UtilizaÃÃo da anÃlise envoltÃria de dados na otimizaÃÃo de um modelo de logÃstica reversa de pneus inservÃveis para Fortaleza.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15381 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo visa utilizar a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA) na otimizaÃÃo de um modelo de logÃstica reversa de pneus inservÃveis para a cidade de Fortaleza. Inicialmente, foi elaborado um diagnÃstico da situaÃÃo atual da coleta e disposiÃÃo final dos pneus inservÃveis no municÃpio a fim de detectar as falhas e ineficiÃncias na sua gestÃo e identificar o que deve ser aplicado para que o cenÃrio existente se adeque à PolÃtica Nacional dos ResÃduos SÃlidos e à ResoluÃÃo n 416/2009 do CONAMA. ApÃs o mapeamento, foi realizado um estudo de otimizaÃÃo do sistema logÃstico de pontos de recuperaÃÃo de pneus por meio da aplicaÃÃo da metodologia multicritÃrio DEA, levando em consideraÃÃo aspectos sociais, de saÃde, de seguranÃa pÃblica e de infraestrutura, alÃm de custos de implantaÃÃo. Assim, constatou-se que os envolvidos na gestÃo dos pneus inservÃveis na cidade trabalham separadamente e que o municÃpio està desempenhando o papel que deveria ser dos fabricantes e importadores de pneus. A configuraÃÃo da rede logÃstica revelou que as melhores condiÃÃes para abrigar e operar postos de coleta de pneus foram obtidas pelos bairros: Parque Dois IrmÃos, Aldeota, Cidade 2000, CocÃ, De Lourdes, Messejana, Guararapes, Jangurussu, Meireles, Conjunto Palmeiras, CoaÃu, Cambeba, Salinas, Conjunto EsperanÃa, Bom Jardim, Vicente Pinzon, Conjunto Josà Walter, Mondubim, Conjunto Cearà I, Conjunto Cearà II, Rodolfo TeÃfilo, Pici, Henrique Jorge e Parque AraxÃ. Esses postos servirÃo como pontos estratÃgicos para que fabricantes e importadores possam dar continuidade ao seu processo de recolhimento e destinaÃÃo ambientalmente adequados, enviando-os preferencialmente para coprocessamento em fornos de cimenteira e para utilizaÃÃo na construÃÃo/restauraÃÃo de pavimentos asfÃlticos, contribuindo para implantaÃÃo da logÃstica reversa de pneus inservÃveis em Fortaleza. |
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A presente dissertaÃÃo visa utilizar a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA) na otimizaÃÃo de um modelo de logÃstica reversa de pneus inservÃveis para a cidade de Fortaleza. Inicialmente, foi elaborado um diagnÃstico da situaÃÃo atual da coleta e disposiÃÃo final dos pneus inservÃveis no municÃpio a fim de detectar as falhas e ineficiÃncias na sua gestÃo e identificar o que deve ser aplicado para que o cenÃrio existente se adeque à PolÃtica Nacional dos ResÃduos SÃlidos e à ResoluÃÃo n 416/2009 do CONAMA. ApÃs o mapeamento, foi realizado um estudo de otimizaÃÃo do sistema logÃstico de pontos de recuperaÃÃo de pneus por meio da aplicaÃÃo da metodologia multicritÃrio DEA, levando em consideraÃÃo aspectos sociais, de saÃde, de seguranÃa pÃblica e de infraestrutura, alÃm de custos de implantaÃÃo. Assim, constatou-se que os envolvidos na gestÃo dos pneus inservÃveis na cidade trabalham separadamente e que o municÃpio està desempenhando o papel que deveria ser dos fabricantes e importadores de pneus. A configuraÃÃo da rede logÃstica revelou que as melhores condiÃÃes para abrigar e operar postos de coleta de pneus foram obtidas pelos bairros: Parque Dois IrmÃos, Aldeota, Cidade 2000, CocÃ, De Lourdes, Messejana, Guararapes, Jangurussu, Meireles, Conjunto Palmeiras, CoaÃu, Cambeba, Salinas, Conjunto EsperanÃa, Bom Jardim, Vicente Pinzon, Conjunto Josà Walter, Mondubim, Conjunto Cearà I, Conjunto Cearà II, Rodolfo TeÃfilo, Pici, Henrique Jorge e Parque AraxÃ. Esses postos servirÃo como pontos estratÃgicos para que fabricantes e importadores possam dar continuidade ao seu processo de recolhimento e destinaÃÃo ambientalmente adequados, enviando-os preferencialmente para coprocessamento em fornos de cimenteira e para utilizaÃÃo na construÃÃo/restauraÃÃo de pavimentos asfÃlticos, contribuindo para implantaÃÃo da logÃstica reversa de pneus inservÃveis em Fortaleza. |
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This thesis aims to use the data envelopment analysis (DEA) in optimizing a reverse logistics model of waste tires to the city of Fortaleza. Initially, It has produced a diagnosis of the current situation of the collection and disposal of tires useless in the municipality in order to detect the flaws and inefficiencies in the management and identify which should be applied to the existing scenario fits the National Policy for Solid Waste and Resolution No. 416/2009 of CONAMA. After mapping was conducted an optimization study of the logistics system of tire recovery points By applying the methodology DEA multiple criteria, taking into account aspects social, health, public infrastructure and security, and deployment costs. Thus, it was found that those involved in the management of scrap tires in the city work separately and that the council is playing the role it should be manufacturers and tire importers. The configuration of the logistics network revealed that the best conditions to house and operate tire collection points were obtained through the neighborhoods: Two Park Brothers, Meireles, City 2000, Coco, Lourdes, Messejana, Guararapes, Jangurussu, Meireles, Conjunto Palmeiras, CoaÃu, Cambeba, Salinas, set Hope, Bom Jardim, Vicente Pinzon, set Joseph Walter, Mondubim, Cearà Set I, Set II CearÃ, Rodolfo Teofilo, Pici, Henry George and Park AraxÃ. These stations serve as points strategic for manufacturers and importers can continue its process collection and environmentally sound disposal, sending them preferentially to co-processing in cement kilns and for use in the construction / restoration asphalt pavements, helping to reverse logistics implementation of scrap tires In fortaleza. |
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A presente dissertaÃÃo visa utilizar a AnÃlise EnvoltÃria de Dados (DEA) na otimizaÃÃo de um modelo de logÃstica reversa de pneus inservÃveis para a cidade de Fortaleza. Inicialmente, foi elaborado um diagnÃstico da situaÃÃo atual da coleta e disposiÃÃo final dos pneus inservÃveis no municÃpio a fim de detectar as falhas e ineficiÃncias na sua gestÃo e identificar o que deve ser aplicado para que o cenÃrio existente se adeque à PolÃtica Nacional dos ResÃduos SÃlidos e à ResoluÃÃo n 416/2009 do CONAMA. ApÃs o mapeamento, foi realizado um estudo de otimizaÃÃo do sistema logÃstico de pontos de recuperaÃÃo de pneus por meio da aplicaÃÃo da metodologia multicritÃrio DEA, levando em consideraÃÃo aspectos sociais, de saÃde, de seguranÃa pÃblica e de infraestrutura, alÃm de custos de implantaÃÃo. Assim, constatou-se que os envolvidos na gestÃo dos pneus inservÃveis na cidade trabalham separadamente e que o municÃpio està desempenhando o papel que deveria ser dos fabricantes e importadores de pneus. A configuraÃÃo da rede logÃstica revelou que as melhores condiÃÃes para abrigar e operar postos de coleta de pneus foram obtidas pelos bairros: Parque Dois IrmÃos, Aldeota, Cidade 2000, CocÃ, De Lourdes, Messejana, Guararapes, Jangurussu, Meireles, Conjunto Palmeiras, CoaÃu, Cambeba, Salinas, Conjunto EsperanÃa, Bom Jardim, Vicente Pinzon, Conjunto Josà Walter, Mondubim, Conjunto Cearà I, Conjunto Cearà II, Rodolfo TeÃfilo, Pici, Henrique Jorge e Parque AraxÃ. Esses postos servirÃo como pontos estratÃgicos para que fabricantes e importadores possam dar continuidade ao seu processo de recolhimento e destinaÃÃo ambientalmente adequados, enviando-os preferencialmente para coprocessamento em fornos de cimenteira e para utilizaÃÃo na construÃÃo/restauraÃÃo de pavimentos asfÃlticos, contribuindo para implantaÃÃo da logÃstica reversa de pneus inservÃveis em Fortaleza. |
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