EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noemi Alencar Araripe Cordeiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4375
Resumo: A presente pesquisa investiga se o processo eletivo de diretores escolares tem propiciado a participaÃÃo dos segmentos escolares - pais, alunos, professores e funcionÃrios, nas decisÃes cotidianas da aÃÃo educativa, objetivando a democratizaÃÃo da gestÃo. Esta discussÃo à importante no sentido de visualizarmos como tem ocorrido o processo de eleiÃÃo de diretores escolares, desde 1995 no estado do CearÃ, ao mesmo tempo, que permite perceber como os seus atores centrais na escola tÃm trabalhado a questÃo da participaÃÃo. A metodologia adotada foi pesquisa bibliogrÃfica e de campo, com aplicaÃÃo de questionÃrios e realizaÃÃo de entrevistas com professores, alunos, funcionÃrios, pais e membros do NÃcleo Gestor de duas escolas pÃblicas da rede estadual de ensino: Escola do Ensino Fundamental e MÃdio - EEFM SÃo Paulo e EEFM SÃo Caetano. Os resultados demonstram que, embora os entrevistados aceitem e achem positivo o processo de eleiÃÃes para diretores escolares, a participaÃÃo de todos nos rumos da escola ainda nÃo se concretiza plenamente: porque desconhecem como se dà o processo educativo; ou por falta de interesse pelos rumos da escola; por nÃo se sentirem co-participes da aÃÃo de educar; ou, ainda, porque nÃo lhes à dada à oportunidade de se envolverem. Os resultados da pesquisa nos remetem para o redirecionamento das prÃticas de participaÃÃo, no sentido de propiciar a vivÃncia do fazer coletivo nas atividades desenvolvidas na escola, que impÃem mudanÃas de crenÃas e valores, entendendo a participaÃÃo na perspectiva de consolidaÃÃo e realizaÃÃo da democracia, que vai alÃm da escolha dos diretores escolares por meio de eleiÃÃes diretas.
id UFC_5409247bf362ba83e4159d3815c62482
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:718
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolarElection of directors: the participation of school segments in the process of democratization of school management2006-06-23Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/561197021509438310472231391Noemi Alencar Araripe CordeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBREleiÃÃo de Diretores GestÃo Escolar Segmentos EscolaresElection of Directors School Management, School SegmentsPOLITICAS PUBLICASA presente pesquisa investiga se o processo eletivo de diretores escolares tem propiciado a participaÃÃo dos segmentos escolares - pais, alunos, professores e funcionÃrios, nas decisÃes cotidianas da aÃÃo educativa, objetivando a democratizaÃÃo da gestÃo. Esta discussÃo à importante no sentido de visualizarmos como tem ocorrido o processo de eleiÃÃo de diretores escolares, desde 1995 no estado do CearÃ, ao mesmo tempo, que permite perceber como os seus atores centrais na escola tÃm trabalhado a questÃo da participaÃÃo. A metodologia adotada foi pesquisa bibliogrÃfica e de campo, com aplicaÃÃo de questionÃrios e realizaÃÃo de entrevistas com professores, alunos, funcionÃrios, pais e membros do NÃcleo Gestor de duas escolas pÃblicas da rede estadual de ensino: Escola do Ensino Fundamental e MÃdio - EEFM SÃo Paulo e EEFM SÃo Caetano. Os resultados demonstram que, embora os entrevistados aceitem e achem positivo o processo de eleiÃÃes para diretores escolares, a participaÃÃo de todos nos rumos da escola ainda nÃo se concretiza plenamente: porque desconhecem como se dà o processo educativo; ou por falta de interesse pelos rumos da escola; por nÃo se sentirem co-participes da aÃÃo de educar; ou, ainda, porque nÃo lhes à dada à oportunidade de se envolverem. Os resultados da pesquisa nos remetem para o redirecionamento das prÃticas de participaÃÃo, no sentido de propiciar a vivÃncia do fazer coletivo nas atividades desenvolvidas na escola, que impÃem mudanÃas de crenÃas e valores, entendendo a participaÃÃo na perspectiva de consolidaÃÃo e realizaÃÃo da democracia, que vai alÃm da escolha dos diretores escolares por meio de eleiÃÃes diretas.This presente research investigate if the head teachers election process have been mading with the participation of the school segments â parents, students, teachers and employees in day-today decisions of the education action, in objective of democracy of the management. This discussion is important for us in the sense that, how the head teachers election has been happen, since 1995 in the Cearà State, and the sametime, if it is possible to see how the school central actors had worked on the participation question. In the methodology we made bibliographyc and local research and in that time, we applied questionnaire and we made interview with teachers, students, employees, parents and members of the management nucleus of two state public schools: SÃo Paulo school and SÃo Caetano school: the results shows that, although they accept and they think that the election process of head teachers is positive, theirs participation in the schools direction is not full yet, because they donât know how the education process happens; or because they donât have interest on the school direction, because they donât feel like participating in the education process; or because they are not envolved. The results make us to re-direction the participation practice, in the sence of make real the collective make in the school activities, that impose beliefs and values changes, understanding the participation in a view of consolidation and realization of the democratic management, that goes over of the head teachers choise by direct elections.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4375application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Election of directors: the participation of school segments in the process of democratization of school management
title EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
spellingShingle EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
Noemi Alencar Araripe Cordeiro
EleiÃÃo de Diretores
GestÃo Escolar
Segmentos Escolares
Election of Directors
School Management, School Segments
POLITICAS PUBLICAS
title_short EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
title_full EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
title_fullStr EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
title_full_unstemmed EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
title_sort EleiÃÃo de diretores: a participaÃÃo dos segmentos escolares no processo de democratizaÃÃo da gestÃo escolar
author Noemi Alencar Araripe Cordeiro
author_facet Noemi Alencar Araripe Cordeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10472231391
dc.contributor.author.fl_str_mv Noemi Alencar Araripe Cordeiro
contributor_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv EleiÃÃo de Diretores
GestÃo Escolar
Segmentos Escolares
topic EleiÃÃo de Diretores
GestÃo Escolar
Segmentos Escolares
Election of Directors
School Management, School Segments
POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Election of Directors
School Management, School Segments
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICAS PUBLICAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa investiga se o processo eletivo de diretores escolares tem propiciado a participaÃÃo dos segmentos escolares - pais, alunos, professores e funcionÃrios, nas decisÃes cotidianas da aÃÃo educativa, objetivando a democratizaÃÃo da gestÃo. Esta discussÃo à importante no sentido de visualizarmos como tem ocorrido o processo de eleiÃÃo de diretores escolares, desde 1995 no estado do CearÃ, ao mesmo tempo, que permite perceber como os seus atores centrais na escola tÃm trabalhado a questÃo da participaÃÃo. A metodologia adotada foi pesquisa bibliogrÃfica e de campo, com aplicaÃÃo de questionÃrios e realizaÃÃo de entrevistas com professores, alunos, funcionÃrios, pais e membros do NÃcleo Gestor de duas escolas pÃblicas da rede estadual de ensino: Escola do Ensino Fundamental e MÃdio - EEFM SÃo Paulo e EEFM SÃo Caetano. Os resultados demonstram que, embora os entrevistados aceitem e achem positivo o processo de eleiÃÃes para diretores escolares, a participaÃÃo de todos nos rumos da escola ainda nÃo se concretiza plenamente: porque desconhecem como se dà o processo educativo; ou por falta de interesse pelos rumos da escola; por nÃo se sentirem co-participes da aÃÃo de educar; ou, ainda, porque nÃo lhes à dada à oportunidade de se envolverem. Os resultados da pesquisa nos remetem para o redirecionamento das prÃticas de participaÃÃo, no sentido de propiciar a vivÃncia do fazer coletivo nas atividades desenvolvidas na escola, que impÃem mudanÃas de crenÃas e valores, entendendo a participaÃÃo na perspectiva de consolidaÃÃo e realizaÃÃo da democracia, que vai alÃm da escolha dos diretores escolares por meio de eleiÃÃes diretas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This presente research investigate if the head teachers election process have been mading with the participation of the school segments â parents, students, teachers and employees in day-today decisions of the education action, in objective of democracy of the management. This discussion is important for us in the sense that, how the head teachers election has been happen, since 1995 in the Cearà State, and the sametime, if it is possible to see how the school central actors had worked on the participation question. In the methodology we made bibliographyc and local research and in that time, we applied questionnaire and we made interview with teachers, students, employees, parents and members of the management nucleus of two state public schools: SÃo Paulo school and SÃo Caetano school: the results shows that, although they accept and they think that the election process of head teachers is positive, theirs participation in the schools direction is not full yet, because they donât know how the education process happens; or because they donât have interest on the school direction, because they donât feel like participating in the education process; or because they are not envolved. The results make us to re-direction the participation practice, in the sence of make real the collective make in the school activities, that impose beliefs and values changes, understanding the participation in a view of consolidation and realization of the democratic management, that goes over of the head teachers choise by direct elections.
description A presente pesquisa investiga se o processo eletivo de diretores escolares tem propiciado a participaÃÃo dos segmentos escolares - pais, alunos, professores e funcionÃrios, nas decisÃes cotidianas da aÃÃo educativa, objetivando a democratizaÃÃo da gestÃo. Esta discussÃo à importante no sentido de visualizarmos como tem ocorrido o processo de eleiÃÃo de diretores escolares, desde 1995 no estado do CearÃ, ao mesmo tempo, que permite perceber como os seus atores centrais na escola tÃm trabalhado a questÃo da participaÃÃo. A metodologia adotada foi pesquisa bibliogrÃfica e de campo, com aplicaÃÃo de questionÃrios e realizaÃÃo de entrevistas com professores, alunos, funcionÃrios, pais e membros do NÃcleo Gestor de duas escolas pÃblicas da rede estadual de ensino: Escola do Ensino Fundamental e MÃdio - EEFM SÃo Paulo e EEFM SÃo Caetano. Os resultados demonstram que, embora os entrevistados aceitem e achem positivo o processo de eleiÃÃes para diretores escolares, a participaÃÃo de todos nos rumos da escola ainda nÃo se concretiza plenamente: porque desconhecem como se dà o processo educativo; ou por falta de interesse pelos rumos da escola; por nÃo se sentirem co-participes da aÃÃo de educar; ou, ainda, porque nÃo lhes à dada à oportunidade de se envolverem. Os resultados da pesquisa nos remetem para o redirecionamento das prÃticas de participaÃÃo, no sentido de propiciar a vivÃncia do fazer coletivo nas atividades desenvolvidas na escola, que impÃem mudanÃas de crenÃas e valores, entendendo a participaÃÃo na perspectiva de consolidaÃÃo e realizaÃÃo da democracia, que vai alÃm da escolha dos diretores escolares por meio de eleiÃÃes diretas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4375
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295137227341824