Um Lugar do Tamanho do Mundo: socialidade e narrativas do Serviluz.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8235 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo à uma etnografia sobre as formas de socialidade do Serviluz. Tem como fio condutor a narrativa de um elo entre os segmentos culturais atravÃs da qual se procura apreender a heterogeneidade das relaÃÃes sociais dos colaboradores desta pesquisa. Essa etnografia se esforÃa por elucidar os elementos simbÃlicos que atuam na dinÃmica da forma de socialidade constituÃda por eles. Busca se abster da posiÃÃo de um discurso dominante utilizando-se dos princÃpios da antropologia simÃtrica de Bruno Latour e dos ensinamentos de Roy Wagner que propÃem ver a prÃpria cultura como um instrumento para pensar a realidade. O objetivo à desvelar outros mundos possÃveis. Para tanto, o Serviluz à inicialmente apresentado num breve enfoque retrospectivo, seguido pela narrativa das vivÃncias ensejadas ao longo do trabalho de campo. Procede-se, entÃo, uma busca de identificaÃÃo da forma da rede de socialidade para explicitar as perspectivas que se cruzam em sua tessitura composta por significaÃÃes compartilhadas por homens do mar, esportistas, homens e mulheres das associaÃÃes, prostitutas, catadores de lixo, religiosos, toxicÃmanos etc. AlÃm disso, narra-se a vivÃncia de um mÃs de moradia no Serviluz que almejou objetivar uma multiplicidade de representaÃÃes simbÃlicas apresentadas nas diversas maneiras como seus habitantes desempenham suas atividades cotidianas e transmitem suas visÃes de mundo. Esta experiÃncia permitiu concluir que, para alÃm das estereotipias, a dinÃmica de socialidade do Serviluz à marcadamente composta por linhas de fugas que se territorializam em dramas humanos. No Serviluz vai-se da guerra à solidariedade, do andar solitÃrio à fofoca de rua, da toxicomania à contemplaÃÃo da natureza. Essas trajetÃrias de pertencimentos mÃltiplos propiciam representaÃÃes da realidade em que a tensÃo entre os devires assume carÃter integrativo. A dinÃmica de rede do Serviluz, portanto, nÃo pode ser reduzida a categorizaÃÃes. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm Lugar do Tamanho do Mundo: socialidade e narrativas do Serviluz.A Place in the World Size: sociality and narratives of Serviluz.2012-06-12Peregrina Fatima Capelo Cavalcante21083495372http://lattes.cnpq.br/5068236932215857Leonardo Damasceno de SÃ46594620304http://lattes.cnpq.br/0430275226558223Jania Perla DiÃgenes de Aquino62844121349http://lattes.cnpq.br/8171385058849782 Cornelia Eckert26470870082http://lattes.cnpq.br/744612656641357700465600336http://lattes.cnpq.br/6432207986252202Josà Tiago de Queiroz Mendes CamposUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBR Sociologia do cotidiano Etnografia Socialidade.EthnographySocialitySociology of everyday lifeANTROPOLOGIA URBANAEsta dissertaÃÃo à uma etnografia sobre as formas de socialidade do Serviluz. Tem como fio condutor a narrativa de um elo entre os segmentos culturais atravÃs da qual se procura apreender a heterogeneidade das relaÃÃes sociais dos colaboradores desta pesquisa. Essa etnografia se esforÃa por elucidar os elementos simbÃlicos que atuam na dinÃmica da forma de socialidade constituÃda por eles. Busca se abster da posiÃÃo de um discurso dominante utilizando-se dos princÃpios da antropologia simÃtrica de Bruno Latour e dos ensinamentos de Roy Wagner que propÃem ver a prÃpria cultura como um instrumento para pensar a realidade. O objetivo à desvelar outros mundos possÃveis. Para tanto, o Serviluz à inicialmente apresentado num breve enfoque retrospectivo, seguido pela narrativa das vivÃncias ensejadas ao longo do trabalho de campo. Procede-se, entÃo, uma busca de identificaÃÃo da forma da rede de socialidade para explicitar as perspectivas que se cruzam em sua tessitura composta por significaÃÃes compartilhadas por homens do mar, esportistas, homens e mulheres das associaÃÃes, prostitutas, catadores de lixo, religiosos, toxicÃmanos etc. AlÃm disso, narra-se a vivÃncia de um mÃs de moradia no Serviluz que almejou objetivar uma multiplicidade de representaÃÃes simbÃlicas apresentadas nas diversas maneiras como seus habitantes desempenham suas atividades cotidianas e transmitem suas visÃes de mundo. Esta experiÃncia permitiu concluir que, para alÃm das estereotipias, a dinÃmica de socialidade do Serviluz à marcadamente composta por linhas de fugas que se territorializam em dramas humanos. No Serviluz vai-se da guerra à solidariedade, do andar solitÃrio à fofoca de rua, da toxicomania à contemplaÃÃo da natureza. Essas trajetÃrias de pertencimentos mÃltiplos propiciam representaÃÃes da realidade em que a tensÃo entre os devires assume carÃter integrativo. A dinÃmica de rede do Serviluz, portanto, nÃo pode ser reduzida a categorizaÃÃes.This dissertation is an ethnography of the sociality forms of Serviluz. Its conducting wire is the narrative of cultural segments through which the researcher sought to capture the social relations heterogeneity of the colaborators of this research. It strives to elucidate symbolic elements that act in the dynamics of the network woven by them. This research moves away from the position of dominant discourse, using Bruno Latourâs principles of symmetrical Antropology and Roy Wagnerâs teachings, which propose the very culture as tool to think reality. The goal is to uncover other possible worlds. Therefore, Serviluz is presented retrospectivelly, and followed by the narrative of experiences in the work field. A search for identification of the forms of sociality networks succeeds the narrative, in an attempt to show perspectives and significations shared by men of the sea, sportsmen, men and women associations, garbage pickers, religious people, drug addicts, and others. Interviews collected from Serviluz inhabitants and witnessing their day-to-day activities during one month housing there were the main source of this research. This experience evidenced that, apart from stereotypes, the dynamics of sociality of Serviluz is substantially composed of scape lines of human drama. In Serviluz one might move from war to solidarity, from solitude to street gossip, from drug addiction to contemplation of nature. The tension arose from the intersection of these multiple trajectories produces the integrative character of Serviluz. Its network dynamics therefore cannot be reduced to categorizations.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8235application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:16Zmail@mail.com - |
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This dissertation is an ethnography of the sociality forms of Serviluz. Its conducting wire is the narrative of cultural segments through which the researcher sought to capture the social relations heterogeneity of the colaborators of this research. It strives to elucidate symbolic elements that act in the dynamics of the network woven by them. This research moves away from the position of dominant discourse, using Bruno Latourâs principles of symmetrical Antropology and Roy Wagnerâs teachings, which propose the very culture as tool to think reality. The goal is to uncover other possible worlds. Therefore, Serviluz is presented retrospectivelly, and followed by the narrative of experiences in the work field. A search for identification of the forms of sociality networks succeeds the narrative, in an attempt to show perspectives and significations shared by men of the sea, sportsmen, men and women associations, garbage pickers, religious people, drug addicts, and others. Interviews collected from Serviluz inhabitants and witnessing their day-to-day activities during one month housing there were the main source of this research. This experience evidenced that, apart from stereotypes, the dynamics of sociality of Serviluz is substantially composed of scape lines of human drama. In Serviluz one might move from war to solidarity, from solitude to street gossip, from drug addiction to contemplation of nature. The tension arose from the intersection of these multiple trajectories produces the integrative character of Serviluz. Its network dynamics therefore cannot be reduced to categorizations. |
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Esta dissertaÃÃo à uma etnografia sobre as formas de socialidade do Serviluz. Tem como fio condutor a narrativa de um elo entre os segmentos culturais atravÃs da qual se procura apreender a heterogeneidade das relaÃÃes sociais dos colaboradores desta pesquisa. Essa etnografia se esforÃa por elucidar os elementos simbÃlicos que atuam na dinÃmica da forma de socialidade constituÃda por eles. Busca se abster da posiÃÃo de um discurso dominante utilizando-se dos princÃpios da antropologia simÃtrica de Bruno Latour e dos ensinamentos de Roy Wagner que propÃem ver a prÃpria cultura como um instrumento para pensar a realidade. O objetivo à desvelar outros mundos possÃveis. Para tanto, o Serviluz à inicialmente apresentado num breve enfoque retrospectivo, seguido pela narrativa das vivÃncias ensejadas ao longo do trabalho de campo. Procede-se, entÃo, uma busca de identificaÃÃo da forma da rede de socialidade para explicitar as perspectivas que se cruzam em sua tessitura composta por significaÃÃes compartilhadas por homens do mar, esportistas, homens e mulheres das associaÃÃes, prostitutas, catadores de lixo, religiosos, toxicÃmanos etc. AlÃm disso, narra-se a vivÃncia de um mÃs de moradia no Serviluz que almejou objetivar uma multiplicidade de representaÃÃes simbÃlicas apresentadas nas diversas maneiras como seus habitantes desempenham suas atividades cotidianas e transmitem suas visÃes de mundo. Esta experiÃncia permitiu concluir que, para alÃm das estereotipias, a dinÃmica de socialidade do Serviluz à marcadamente composta por linhas de fugas que se territorializam em dramas humanos. No Serviluz vai-se da guerra à solidariedade, do andar solitÃrio à fofoca de rua, da toxicomania à contemplaÃÃo da natureza. Essas trajetÃrias de pertencimentos mÃltiplos propiciam representaÃÃes da realidade em que a tensÃo entre os devires assume carÃter integrativo. A dinÃmica de rede do Serviluz, portanto, nÃo pode ser reduzida a categorizaÃÃes. |
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