A TransvaloraÃÃo dos Valores em O Nascimento da TragÃdia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà William Moreira Moreno Filho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19971
Resumo: A proposta deste trabalho tem como objetivo central explicitar a presenÃa de um carÃter transvalorativo na primeira obra publicada por Nietzsche: O nascimento da tragÃdia. Esta traz embrionariamente, segundo o prÃprio filÃsofo, o que seria mais tarde o objetivo central de toda sua filosofia: a transvaloraÃÃo de todos os valores, isto Ã, o nascimento de um novo parÃmetro de avaliaÃÃo, de novos valores. Nietzsche, em textos de seu Ãltimo perÃodo filosÃfico como Tentativa de autocrÃtica, CrepÃsculo dos Ãdolos e Ecce Homo, [aponta para essa intenÃÃo de redimensionamento de suas teses iniciais; ou seja,] alega que O nascimento da tragÃdia foi a sua primeira TransvaloraÃÃo de todos os valores. Focando exclusivamente em textos escritos na sua juventude (1872 â 1875) e maturidade (1886 â 1888) filosÃfica, a relaÃÃo entre arte e conhecimento, nos perÃodos apontados, indicarà em que sentido a transvaloraÃÃo deve seguir. à na arte, mais precisamente na arte trÃgica, que Nietzsche vislumbra uma existÃncia positiva, no sentido de que a arte afirma a vida. O homem, assumindo uma vida artÃstica, ou seja, reconhecendo-se como criador e destruidor de valores, torna-se capaz de promover uma mudanÃa radical nos valores vigentes, uma transvaloraÃÃo dos valores. Entretanto, a crenÃa no conhecimento ilimitado, que a tendÃncia inartÃstica do socratismo engendrou em nossa sociedade moderna, obsta a vinda de uma nova era trÃgica (artÃstica). Essa crenÃa supervaloriza a razÃo dotando-a, segundo Nietzsche, erroneamente da capacidade de desvendar os enigmas da vida. Assim, O nascimento da tragÃdia traz em si as bases da filosofia tardia nietzschiana, pois nela jà se encontram temas de extrema importÃncia do seu filosofar, sÃo eles: crÃtica à razÃo exacerbada iniciada por uma tendÃncia inartÃstica denominada de socratismo (estÃtico e teÃrico) e a apologia a uma sabedoria trÃgica (dionisÃaca), a qual sà pode ser aprendida atravÃs da arte. A luta de Nietzsche Ã, portanto, alertar o homem moderno, herdeiro do socratismo, o quanto a vida guiada por essa tendÃncia inartÃstica à decadente; à mostrar que sà atravÃs de uma existÃncia artÃstica o homem seria capaz de superar valores decadentes. A valorizaÃÃo da arte à a proposta afirmativa de Nietzsche em O nascimento da tragÃdia que serà retomada em sua filosofia derradeira, pois à somente por meio dela que uma transvaloraÃÃo de todos os valores se tornarà possÃvel e, consequentemente, a vida serà tonificada e afirmada.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA TransvaloraÃÃo dos Valores em O Nascimento da TragÃdia2008-09-24Maria Aparecida de Paiva Montenegro22948317304http://lattes.cnpq.br/5306598522874088 Dilmar Santos de Miranda03864065704Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/4315233410228338Fernanda de Machado BulhÃes0338074970295513507315Josà William Moreira Moreno FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRNascimento da tragÃdia TransvaloraÃÃo de todos os valores Arte Conhecimento CiÃncia Vida The birth of tragedy Revaluation of all values Art knowledge Science Life FILOSOFIAA proposta deste trabalho tem como objetivo central explicitar a presenÃa de um carÃter transvalorativo na primeira obra publicada por Nietzsche: O nascimento da tragÃdia. Esta traz embrionariamente, segundo o prÃprio filÃsofo, o que seria mais tarde o objetivo central de toda sua filosofia: a transvaloraÃÃo de todos os valores, isto Ã, o nascimento de um novo parÃmetro de avaliaÃÃo, de novos valores. Nietzsche, em textos de seu Ãltimo perÃodo filosÃfico como Tentativa de autocrÃtica, CrepÃsculo dos Ãdolos e Ecce Homo, [aponta para essa intenÃÃo de redimensionamento de suas teses iniciais; ou seja,] alega que O nascimento da tragÃdia foi a sua primeira TransvaloraÃÃo de todos os valores. Focando exclusivamente em textos escritos na sua juventude (1872 â 1875) e maturidade (1886 â 1888) filosÃfica, a relaÃÃo entre arte e conhecimento, nos perÃodos apontados, indicarà em que sentido a transvaloraÃÃo deve seguir. à na arte, mais precisamente na arte trÃgica, que Nietzsche vislumbra uma existÃncia positiva, no sentido de que a arte afirma a vida. 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In the late period of his philosophical works, such as Ecce homo, Twilight of idols and Attempt of self-critique, Nietzsche points out to that intention of a reformulation of his initial conceptions. That is to say, he declares that The birth of tragedy was his first revaluation of all values. If we mainly focus on his early (1872 â 1875) as well as his late (1886 â 1888) philosophical works, we can find throughout the relation between art and knowledge in what sense the revaluation of all values is to be conceived. It is on art, more specifically on the art of tragedy that Nietzsche sees a positive way for human existence, since art makes life become positive. If mankind adopted a way of life guided by its own artistical powers, it could recognize its proper skills either to create or to destroy moral values, becoming able of promoting a radical change of predominant moral values, that is, a revaluation of all values. Nevertheless, the belief of an unlimited knowledge, which the unartistic tendency inherited from the aesthetic socratism opposes the offspring of a new tragic (artistic) approach. That belief erroneously over-estimates rationality as it were able to solve all enigmas of life. Therefore, The birth of tragedy brings the very foundations of Nietzscheâs late philosophy, since one can find in that work the most important issues of his thought: the critique of an exaggerated rationality initiated by an unartistic tendency named aesthetical socratism; the apology of a tragic wisdom (dionisiac), which will only be apprehended by art. Nietzscheâs struggle, therefore, aimed to call modern mankindâs attention, witch inherited aesthetic socratism, to realize the decadence of a lifestyle guided by unartistic tendencies; he also pointed out that only throughout an artistic existence mankind would be able to overcome decadent values. In that sense, art is Nietzscheâs affirmative proposal in The birth of tragedy which will be maintained in his latest philosophy. That is because it is only by that first work that the philosopher would be able to propose a revaluation of all values in his final work, by means of which life would be toned up in order to become positive. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19971application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com -
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