A GestÃo da inovaÃÃo tecnolÃgica em ferrovias brasileiras de cargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexildo Velozo Vaz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3179
Resumo: O transporte ferroviÃrio de cargas foi inventado hà pouco mais de 200 anos e, desde entÃo, sua tecnologia sofreu mudanÃas acentuadas, que foram diminuindo em intensidade e qualidade à medida que o setor amadureceu. A inovaÃÃo tecnolÃgica, que esteve sempre presente nas primeiras companhias ferroviÃrias como parte de sua estratÃgia empresarial, foi repassada pelas modernas empresas do setor, de forma gradual, aos seus fornecedores, enquanto a parte intrÃnseca ao serviÃo de transporte permaneceu no Ãmbito da empresa. Em um contexto no qual a pressÃo por reduÃÃo de custos e aumento de eficiÃncia operacional sÃo cada vez maiores, ganha importÃncia a compreensÃo da forma como surgem essas inovaÃÃes incrementais. Enfoque especial deve ser dado Ãs inovaÃÃes voltadas para a eficiÃncia energÃtica, visto que atà 70% do custo operacional à decorrente da compra de combustÃvel. Considerando este cenÃrio, esta pesquisa investigou as ferramentas e recursos que as trÃs maiores empresas brasileiras de transporte ferroviÃrio de cargas â Companhia Vale do Rio Doce, AmÃrica Latina LogÃstica e MRS LogÃstica â usam para manter-se competitivas e atingirem os objetivos estratÃgicos estabelecidos por seus acionistas, transformando Pesquisa e Desenvolvimento em resultados pelo uso da gestÃo da inovaÃÃo. O estudo de caso foi construÃdo sobre os conceitos de inovaÃÃo, trajetÃria tecnolÃgica, modelos de inovaÃÃo e sistemas de inovaÃÃo, confrontados com a prÃtica de gestÃo em inovaÃÃo nas ferrovias. Os resultados apresentados foram obtidos a partir de entrevistas com especialistas das ferrovias e tiveram como objetivo principal identificar o tratamento dado Ãs inovaÃÃes tecnolÃgicas pelas ferrovias de carga. Como contribuiÃÃo da pesquisa sÃo fornecidos subsÃdios para o apoio Ãs polÃticas e estratÃgias de fomento à inovaÃÃo no setor ferroviÃrio
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA GestÃo da inovaÃÃo tecnolÃgica em ferrovias brasileiras de cargasTechnological innovation management in brazilian freight railway2008-09-26Waldemiro de Aquino Pereira Neto73468568304http://lattes.cnpq.br/1249366337893581Nadja Glheuca da Silva Dutra 4300874735RogÃrio Teixeira MÃsih 42551404304KarÃnina Martins Teixeira6377643020695821708753http://lattes.cnpq.br/3168218022818105 Alexildo Velozo VazUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRInovaÃÃo GestÃo GestÃo de InovaÃÃo InovaÃÃo TecnolÃgica Transporte Ferrovia Planejamentotechnological innovation railroad railway innovation management transportation planningENGENHARIA DE TRANSPORTESO transporte ferroviÃrio de cargas foi inventado hà pouco mais de 200 anos e, desde entÃo, sua tecnologia sofreu mudanÃas acentuadas, que foram diminuindo em intensidade e qualidade à medida que o setor amadureceu. A inovaÃÃo tecnolÃgica, que esteve sempre presente nas primeiras companhias ferroviÃrias como parte de sua estratÃgia empresarial, foi repassada pelas modernas empresas do setor, de forma gradual, aos seus fornecedores, enquanto a parte intrÃnseca ao serviÃo de transporte permaneceu no Ãmbito da empresa. Em um contexto no qual a pressÃo por reduÃÃo de custos e aumento de eficiÃncia operacional sÃo cada vez maiores, ganha importÃncia a compreensÃo da forma como surgem essas inovaÃÃes incrementais. Enfoque especial deve ser dado Ãs inovaÃÃes voltadas para a eficiÃncia energÃtica, visto que atà 70% do custo operacional à decorrente da compra de combustÃvel. Considerando este cenÃrio, esta pesquisa investigou as ferramentas e recursos que as trÃs maiores empresas brasileiras de transporte ferroviÃrio de cargas â Companhia Vale do Rio Doce, AmÃrica Latina LogÃstica e MRS LogÃstica â usam para manter-se competitivas e atingirem os objetivos estratÃgicos estabelecidos por seus acionistas, transformando Pesquisa e Desenvolvimento em resultados pelo uso da gestÃo da inovaÃÃo. O estudo de caso foi construÃdo sobre os conceitos de inovaÃÃo, trajetÃria tecnolÃgica, modelos de inovaÃÃo e sistemas de inovaÃÃo, confrontados com a prÃtica de gestÃo em inovaÃÃo nas ferrovias. Os resultados apresentados foram obtidos a partir de entrevistas com especialistas das ferrovias e tiveram como objetivo principal identificar o tratamento dado Ãs inovaÃÃes tecnolÃgicas pelas ferrovias de carga. Como contribuiÃÃo da pesquisa sÃo fornecidos subsÃdios para o apoio Ãs polÃticas e estratÃgias de fomento à inovaÃÃo no setor ferroviÃrioThe railway freight transport system was invented 200 years ago and, since then, its technological framework has undergone a great deal of change that was reduced in intensity and quality while the industry matured. Technological innovation was very much present in the first railroad companies as part of their entrepreneurial strategy but it has been delivered to suppliers slowly in recent times, seen that a small part, inherent to transportation services, was retained. In a context where the pressure for cost reduction and operational efficiency increasing are higher every day, it becomes more important to understand how such incremental innovations can be generated. Considering that 70% of operational costs are spent on fuel, innovation in power efficiency is particularly important. This was the background for the search for the tools and resources used by the three main Brazilian freight railway companies â Companhia Vale do Rio Doce, AmÃrica Latina LogÃstica and MRS LogÃstica â to remain competitive and to achieve their strategic objectives, established by their shareholders, transforming Research and Development into results by innovation management. The case study was built on the concepts of innovation, technological trajectory, innovation systems and models in parallel with railroad innovation management practices. Such practices are presented in the results of interviews with railway specialists and engineers and the main objective is to identify how the railways represented by these specialists deal with the innovations. The most important contribution of this research is to deliver additional information to policies and strategies to improve technological innovation in the national railway transportation industrynÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3179application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:15Zmail@mail.com -
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