Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TeÃfilo Bezerra Dutra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6350
Resumo: Simular uma multidÃo à uma tarefa custosa computacionalmente, onde hà a necessidade de reproduzir o comportamento de vÃrios (dezenas a milhares) agentes realisticamente em um ambiente bidimensional ou tridimensional. Os agentes precisam interagir entre si e com o ambiente, reagindo a situaÃÃes, alternando comportamentos e/ou aprendendo novos comportamentos durante sua âvidaâ. Muitos modelos para simulaÃÃo de multidÃo foram desenvolvidos nos Ãltimos anos e podem ser classificados em dois grandes grupos (macroscÃpico e microscÃpico) de acordo com a forma como os agente sÃo gerenciados. Existem alguns trabalhos na literatura baseados em modelos macroscÃpicos, onde os agentes sÃo agrupados e guiados pelo campo potencial gerado para seu grupo. A construÃÃo desses campos à o gargalo desse tipo de modelo, sendo necessÃria a utilizaÃÃo de poucos grupos para que uma simulaÃÃo execute a taxas de quadros interativas. Neste trabalho à proposto um modelo baseado em um modelo macroscÃpico, que tem como objetivo principal diminuir o custo do cÃlculo dos campos potenciais dos grupos, discretizando os mesmos de acordo com a necessidade do ambiente. Ao mesmo tempo à proposta a adiÃÃo de grupos que podem dirigir os agentes de uma simulaÃÃo a objetivos momentÃneos, o que fornece à multidÃo uma maior variedade de comportamentos. Por fim, propÃe-se a utilizaÃÃo de um modelo de forÃas sociais para a prevenÃÃo de colisÃes entre os agentes e entre agentes e obstÃculos
id UFC_5854b64c53042aee3567f7c943ad6458
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4596
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo realA hybrid model for simulating crowds with different behaviors in real time2011-03-14Joaquim Bento Cavalcante Neto41039181368http://lattes.cnpq.br/0866205347972203Creto Augusto Vidal1161802738 http://lattes.cnpq.br/9499398320838094Soraia Raupp Musse60294582053http://lattes.cnpq.br/2302314954133011 02115134311http://lattes.cnpq.br/7848977262203139TeÃfilo Bezerra DutraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃoUFCBRSimulaÃÃo de multidÃo DinÃmica contÃnua ForÃas sociais Comportamentos escalÃveisCrowd simulation Continuum dynamics Social forces Scalable behaviorsCIENCIA DA COMPUTACAOSimular uma multidÃo à uma tarefa custosa computacionalmente, onde hà a necessidade de reproduzir o comportamento de vÃrios (dezenas a milhares) agentes realisticamente em um ambiente bidimensional ou tridimensional. Os agentes precisam interagir entre si e com o ambiente, reagindo a situaÃÃes, alternando comportamentos e/ou aprendendo novos comportamentos durante sua âvidaâ. Muitos modelos para simulaÃÃo de multidÃo foram desenvolvidos nos Ãltimos anos e podem ser classificados em dois grandes grupos (macroscÃpico e microscÃpico) de acordo com a forma como os agente sÃo gerenciados. Existem alguns trabalhos na literatura baseados em modelos macroscÃpicos, onde os agentes sÃo agrupados e guiados pelo campo potencial gerado para seu grupo. A construÃÃo desses campos à o gargalo desse tipo de modelo, sendo necessÃria a utilizaÃÃo de poucos grupos para que uma simulaÃÃo execute a taxas de quadros interativas. Neste trabalho à proposto um modelo baseado em um modelo macroscÃpico, que tem como objetivo principal diminuir o custo do cÃlculo dos campos potenciais dos grupos, discretizando os mesmos de acordo com a necessidade do ambiente. Ao mesmo tempo à proposta a adiÃÃo de grupos que podem dirigir os agentes de uma simulaÃÃo a objetivos momentÃneos, o que fornece à multidÃo uma maior variedade de comportamentos. Por fim, propÃe-se a utilizaÃÃo de um modelo de forÃas sociais para a prevenÃÃo de colisÃes entre os agentes e entre agentes e obstÃculosCrowd simulation is a computationally expensive task, where there is the need to reproduce the behavior of many (tens to thousands) agents in a two-dimensional or three-dimensional environment realistically. The agents need to interact to each other and with the environment, reacting to situations, alternating behaviors and/or learning new behaviors during his âlifetimeâ. Many models to simulate crowds have been developed over the years and can be classified into two big groups (macroscopic and microscopic) according to how the agents are managed. There are some works in the literature based on macroscopic models, where the agents are grouped and guided by the potential field of their group. The construction of these fields is the bottleneck of these models, so it is necessary to use few groups if it is needed for a simulation to run at interactive frame rates. In this work is proposed a model based on a macroscopic model, which aims mainly to reduce the cost of calculating the potential fields of the groups, by using groups discretized according to the needs of the environment. At the same time it is proposed the addition of groups that can steer the agents of a simulation to momentary goals, which gives the crowd a wider variety of behaviors. Finally, it is proposed the use of a social forces model to prevent collisions between agents and between agents and obstaclesnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6350application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A hybrid model for simulating crowds with different behaviors in real time
title Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
spellingShingle Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
TeÃfilo Bezerra Dutra
SimulaÃÃo de multidÃo
DinÃmica contÃnua
ForÃas sociais
Comportamentos escalÃveis
Crowd simulation
Continuum dynamics
Social forces
Scalable behaviors
CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
title_full Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
title_fullStr Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
title_full_unstemmed Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
title_sort Um modelo hÃbrido para simulaÃÃo de multidÃo com comportamentos variados em tempo real
author TeÃfilo Bezerra Dutra
author_facet TeÃfilo Bezerra Dutra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joaquim Bento Cavalcante Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 41039181368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0866205347972203
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Creto Augusto Vidal
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 1161802738
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9499398320838094
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soraia Raupp Musse
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 60294582053
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2302314954133011
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02115134311
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7848977262203139
dc.contributor.author.fl_str_mv TeÃfilo Bezerra Dutra
contributor_str_mv Joaquim Bento Cavalcante Neto
Creto Augusto Vidal
Soraia Raupp Musse
dc.subject.por.fl_str_mv SimulaÃÃo de multidÃo
DinÃmica contÃnua
ForÃas sociais
Comportamentos escalÃveis
topic SimulaÃÃo de multidÃo
DinÃmica contÃnua
ForÃas sociais
Comportamentos escalÃveis
Crowd simulation
Continuum dynamics
Social forces
Scalable behaviors
CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Crowd simulation
Continuum dynamics
Social forces
Scalable behaviors
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Simular uma multidÃo à uma tarefa custosa computacionalmente, onde hà a necessidade de reproduzir o comportamento de vÃrios (dezenas a milhares) agentes realisticamente em um ambiente bidimensional ou tridimensional. Os agentes precisam interagir entre si e com o ambiente, reagindo a situaÃÃes, alternando comportamentos e/ou aprendendo novos comportamentos durante sua âvidaâ. Muitos modelos para simulaÃÃo de multidÃo foram desenvolvidos nos Ãltimos anos e podem ser classificados em dois grandes grupos (macroscÃpico e microscÃpico) de acordo com a forma como os agente sÃo gerenciados. Existem alguns trabalhos na literatura baseados em modelos macroscÃpicos, onde os agentes sÃo agrupados e guiados pelo campo potencial gerado para seu grupo. A construÃÃo desses campos à o gargalo desse tipo de modelo, sendo necessÃria a utilizaÃÃo de poucos grupos para que uma simulaÃÃo execute a taxas de quadros interativas. Neste trabalho à proposto um modelo baseado em um modelo macroscÃpico, que tem como objetivo principal diminuir o custo do cÃlculo dos campos potenciais dos grupos, discretizando os mesmos de acordo com a necessidade do ambiente. Ao mesmo tempo à proposta a adiÃÃo de grupos que podem dirigir os agentes de uma simulaÃÃo a objetivos momentÃneos, o que fornece à multidÃo uma maior variedade de comportamentos. Por fim, propÃe-se a utilizaÃÃo de um modelo de forÃas sociais para a prevenÃÃo de colisÃes entre os agentes e entre agentes e obstÃculos
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Crowd simulation is a computationally expensive task, where there is the need to reproduce the behavior of many (tens to thousands) agents in a two-dimensional or three-dimensional environment realistically. The agents need to interact to each other and with the environment, reacting to situations, alternating behaviors and/or learning new behaviors during his âlifetimeâ. Many models to simulate crowds have been developed over the years and can be classified into two big groups (macroscopic and microscopic) according to how the agents are managed. There are some works in the literature based on macroscopic models, where the agents are grouped and guided by the potential field of their group. The construction of these fields is the bottleneck of these models, so it is necessary to use few groups if it is needed for a simulation to run at interactive frame rates. In this work is proposed a model based on a macroscopic model, which aims mainly to reduce the cost of calculating the potential fields of the groups, by using groups discretized according to the needs of the environment. At the same time it is proposed the addition of groups that can steer the agents of a simulation to momentary goals, which gives the crowd a wider variety of behaviors. Finally, it is proposed the use of a social forces model to prevent collisions between agents and between agents and obstacles
description Simular uma multidÃo à uma tarefa custosa computacionalmente, onde hà a necessidade de reproduzir o comportamento de vÃrios (dezenas a milhares) agentes realisticamente em um ambiente bidimensional ou tridimensional. Os agentes precisam interagir entre si e com o ambiente, reagindo a situaÃÃes, alternando comportamentos e/ou aprendendo novos comportamentos durante sua âvidaâ. Muitos modelos para simulaÃÃo de multidÃo foram desenvolvidos nos Ãltimos anos e podem ser classificados em dois grandes grupos (macroscÃpico e microscÃpico) de acordo com a forma como os agente sÃo gerenciados. Existem alguns trabalhos na literatura baseados em modelos macroscÃpicos, onde os agentes sÃo agrupados e guiados pelo campo potencial gerado para seu grupo. A construÃÃo desses campos à o gargalo desse tipo de modelo, sendo necessÃria a utilizaÃÃo de poucos grupos para que uma simulaÃÃo execute a taxas de quadros interativas. Neste trabalho à proposto um modelo baseado em um modelo macroscÃpico, que tem como objetivo principal diminuir o custo do cÃlculo dos campos potenciais dos grupos, discretizando os mesmos de acordo com a necessidade do ambiente. Ao mesmo tempo à proposta a adiÃÃo de grupos que podem dirigir os agentes de uma simulaÃÃo a objetivos momentÃneos, o que fornece à multidÃo uma maior variedade de comportamentos. Por fim, propÃe-se a utilizaÃÃo de um modelo de forÃas sociais para a prevenÃÃo de colisÃes entre os agentes e entre agentes e obstÃculos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6350
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295152007020544