Moderno-Espiritualismo e EspaÃo PÃblico Republicano - MaÃons, EspÃritas e Teosofistas no CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3126 |
Resumo: | Analisa a atuaÃÃo de maÃons, espÃritas e teosofistas no espaÃo pÃblico cearense da primeira metade do sÃculo XX, enquanto componentes de uma configuraÃÃo moderno-espiritualista, aqui definida como vertente espiritualista influenciada pelo racionalismo, cientificismo-positivista e guardando elementos das tradiÃÃes esotÃricas e ocultistas. As ideias moderno-espiritualistas de evoluÃÃo espiritual atravÃs da reencarnaÃÃo, de evoluÃÃo planetÃria e cÃsmica, de comunicabilidade entre os vivos e os mortos (EspÃritos), de fraternidade e unidade essencial de todas as crenÃas religiosas; serà perceptÃvel nos discursos e prÃticas sociais dos seus adeptos, atravÃs da formulaÃÃo de proposiÃÃes alternativas de carÃter religioso, social, polÃtico. Em seu processo de inserÃÃo e difusÃo, aqui percebido entre as dÃcadas de 10 e 30, do sÃculo passado, confrontam-se essas novas ideias com o catolicismo dominante, em reorganizaÃÃo institucional apÃs a secularizaÃÃo republicana e o estabelecimento da liberdade religiosa (ConstituiÃÃo de 1891). Na percepÃÃo dessa disputa, opta-se por entendÃ-los enquanto componentes de duas configuraÃÃes: a moderno-espiritualista (maÃons, espÃritas, teosofistas) e a catÃlica, representada pelo clero e seu laicato; à medida que guardam relaÃÃes de interdependÃncia, em funÃÃo dos laÃos de afinidade positiva presentes na primeira composiÃÃo, e dos laÃos de afinidade negativa desta com a segunda. Disto resulta uma relaÃÃo conflituosa no espaÃo pÃblico (imprensa, associaÃÃes operÃrias, cÃvicas, literÃrias, filantrÃpicas) quando da difusÃo das concepÃÃes moderno-espiritualistas de homem, sociedade e humanidade, tais como liberdade e igualdade religiosas; Estado laico; âquestÃo socialâ como problema moral-espiritual; alianÃa entre a religiÃo e a ciÃncia; e a caridade e fraternidade universal entre povos, crenÃas e raÃas, como condiÃÃo para a evoluÃÃo planetÃria. No polo oposto colocava-se a Igreja CatÃlica acusando-os de vÃcios da modernidade, adeptos do ateÃsmo, liberalismo dissolvente, culto diabÃlico e movimento conspiratÃrio. Assim, a atuaÃÃo de maÃons, espÃritas, teosofistas, como corrente espiritualista diversa do espiritualismo tradicional, constituiu-se alternativa ideolÃgica original; concorrendo com o catolicismo e as organizaÃÃes partidÃrias e sindicais de esquerda, nos embates religiosos e sociopolÃticos no Cearà da Primeira e Segunda RepÃblicas |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisModerno-Espiritualismo e EspaÃo PÃblico Republicano - MaÃons, EspÃritas e Teosofistas no CearÃModern and Republican Public Scene - MaÃons, EspÃritas and Teosofistas in the CearÃ2009-06-26JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 02503999387Gisafran Nazareno Mota JucÃ03268659349Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe05138191349Domingos SÃvio Abreu22092846353http://lattes.cnpq.br/6323771030691888Marion AubrÃe1111111111132346417300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4231556H2Marcos Josà Diniz Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRModerno-espiritualismo Catolicismo EspaÃo pÃblico Espiritismo â Cearà â SÃc. XXModern-spiritualism Catholicism Public sceneSOCIOLOGIAAnalisa a atuaÃÃo de maÃons, espÃritas e teosofistas no espaÃo pÃblico cearense da primeira metade do sÃculo XX, enquanto componentes de uma configuraÃÃo moderno-espiritualista, aqui definida como vertente espiritualista influenciada pelo racionalismo, cientificismo-positivista e guardando elementos das tradiÃÃes esotÃricas e ocultistas. As ideias moderno-espiritualistas de evoluÃÃo espiritual atravÃs da reencarnaÃÃo, de evoluÃÃo planetÃria e cÃsmica, de comunicabilidade entre os vivos e os mortos (EspÃritos), de fraternidade e unidade essencial de todas as crenÃas religiosas; serà perceptÃvel nos discursos e prÃticas sociais dos seus adeptos, atravÃs da formulaÃÃo de proposiÃÃes alternativas de carÃter religioso, social, polÃtico. 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Assim, a atuaÃÃo de maÃons, espÃritas, teosofistas, como corrente espiritualista diversa do espiritualismo tradicional, constituiu-se alternativa ideolÃgica original; concorrendo com o catolicismo e as organizaÃÃes partidÃrias e sindicais de esquerda, nos embates religiosos e sociopolÃticos no Cearà da Primeira e Segunda RepÃblicasAnalyzing the action of freemasons, spiritualist and theologians in cearense public scene in the twentieth century first half, while components of a modern-spiritual configuration, here defined as spiritual approach, influenced by rationalism, positivist-scientificism and saving elements of esoteric and hiding traditions. The modern-spiritual ideas of spiritual evolutions by reincarnation, by planetary and cosmic evolution, by communication between alive and dead (spirits), by fraternity and essencial unit of all religious beliefs; it will be noticeable in the speeches and social practices of their followers, by the formulation of alternative propositions of religious social and political character. In the insertion and diffusion process, here noticed between 1910 and 1930 decades, these new ideas are compared with the dominant Catholicism, in institution reorganization after the republican secularization and the establishment of religious freedom (Constitution of 1891). In the perception of this dispute, it was decided to understand them as components of two configurations: the modern-spiritualist (freemasons, spiritualists, theologians) and the catholic, represented by clergy and its followers; as they save the relation of interdependence, due to the bonds of positive affinity in the first composition, and to the bonds of negative affinity with the second one. From this results a conflicting relation in public scene (press labour, civic, literary, philanthropic associations) when the diffusion of modern-spiritual conceptions of man, society and humanity, such as religious liberty and equality; laicism; âsocial questionsâ as moral-spiritual problem; alliance of religion and science; and clarity and universal fraternity among people, beliefs and races, as conditions to the planetary evolution. On the other side, it was the catholic church accusing the followers of the atheism, liberalism, diabolical cult and conspiratorial movement of modernity vices. This way, the freemasons, spiritualists and theologians action as spiritualism belief diverges from traditional spiritualism, it constitutes the original ideological alternative; competing with Catholicism and the party and labour unions of the left, in the religious and social-political disputes in Cearà of the first and second republic. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3126application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:11Zmail@mail.com - |
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Analyzing the action of freemasons, spiritualist and theologians in cearense public scene in the twentieth century first half, while components of a modern-spiritual configuration, here defined as spiritual approach, influenced by rationalism, positivist-scientificism and saving elements of esoteric and hiding traditions. The modern-spiritual ideas of spiritual evolutions by reincarnation, by planetary and cosmic evolution, by communication between alive and dead (spirits), by fraternity and essencial unit of all religious beliefs; it will be noticeable in the speeches and social practices of their followers, by the formulation of alternative propositions of religious social and political character. In the insertion and diffusion process, here noticed between 1910 and 1930 decades, these new ideas are compared with the dominant Catholicism, in institution reorganization after the republican secularization and the establishment of religious freedom (Constitution of 1891). In the perception of this dispute, it was decided to understand them as components of two configurations: the modern-spiritualist (freemasons, spiritualists, theologians) and the catholic, represented by clergy and its followers; as they save the relation of interdependence, due to the bonds of positive affinity in the first composition, and to the bonds of negative affinity with the second one. From this results a conflicting relation in public scene (press labour, civic, literary, philanthropic associations) when the diffusion of modern-spiritual conceptions of man, society and humanity, such as religious liberty and equality; laicism; âsocial questionsâ as moral-spiritual problem; alliance of religion and science; and clarity and universal fraternity among people, beliefs and races, as conditions to the planetary evolution. On the other side, it was the catholic church accusing the followers of the atheism, liberalism, diabolical cult and conspiratorial movement of modernity vices. This way, the freemasons, spiritualists and theologians action as spiritualism belief diverges from traditional spiritualism, it constitutes the original ideological alternative; competing with Catholicism and the party and labour unions of the left, in the religious and social-political disputes in Cearà of the first and second republic. |
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Analisa a atuaÃÃo de maÃons, espÃritas e teosofistas no espaÃo pÃblico cearense da primeira metade do sÃculo XX, enquanto componentes de uma configuraÃÃo moderno-espiritualista, aqui definida como vertente espiritualista influenciada pelo racionalismo, cientificismo-positivista e guardando elementos das tradiÃÃes esotÃricas e ocultistas. As ideias moderno-espiritualistas de evoluÃÃo espiritual atravÃs da reencarnaÃÃo, de evoluÃÃo planetÃria e cÃsmica, de comunicabilidade entre os vivos e os mortos (EspÃritos), de fraternidade e unidade essencial de todas as crenÃas religiosas; serà perceptÃvel nos discursos e prÃticas sociais dos seus adeptos, atravÃs da formulaÃÃo de proposiÃÃes alternativas de carÃter religioso, social, polÃtico. Em seu processo de inserÃÃo e difusÃo, aqui percebido entre as dÃcadas de 10 e 30, do sÃculo passado, confrontam-se essas novas ideias com o catolicismo dominante, em reorganizaÃÃo institucional apÃs a secularizaÃÃo republicana e o estabelecimento da liberdade religiosa (ConstituiÃÃo de 1891). Na percepÃÃo dessa disputa, opta-se por entendÃ-los enquanto componentes de duas configuraÃÃes: a moderno-espiritualista (maÃons, espÃritas, teosofistas) e a catÃlica, representada pelo clero e seu laicato; à medida que guardam relaÃÃes de interdependÃncia, em funÃÃo dos laÃos de afinidade positiva presentes na primeira composiÃÃo, e dos laÃos de afinidade negativa desta com a segunda. Disto resulta uma relaÃÃo conflituosa no espaÃo pÃblico (imprensa, associaÃÃes operÃrias, cÃvicas, literÃrias, filantrÃpicas) quando da difusÃo das concepÃÃes moderno-espiritualistas de homem, sociedade e humanidade, tais como liberdade e igualdade religiosas; Estado laico; âquestÃo socialâ como problema moral-espiritual; alianÃa entre a religiÃo e a ciÃncia; e a caridade e fraternidade universal entre povos, crenÃas e raÃas, como condiÃÃo para a evoluÃÃo planetÃria. No polo oposto colocava-se a Igreja CatÃlica acusando-os de vÃcios da modernidade, adeptos do ateÃsmo, liberalismo dissolvente, culto diabÃlico e movimento conspiratÃrio. Assim, a atuaÃÃo de maÃons, espÃritas, teosofistas, como corrente espiritualista diversa do espiritualismo tradicional, constituiu-se alternativa ideolÃgica original; concorrendo com o catolicismo e as organizaÃÃes partidÃrias e sindicais de esquerda, nos embates religiosos e sociopolÃticos no Cearà da Primeira e Segunda RepÃblicas |
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