SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11402
Resumo: O objetivo desta dissertaÃÃo à demonstrar como Ronaldo Correia de Brito empreende, com o romance Galileia (2008), uma releitura do sertÃo, em sua representaÃÃo tanto espacial quanto cultural. Na obra, o espaÃo sertanejo à mostrado como um territÃrio invadido pelas novas tecnologias, fato gerador de conflitos entre a tradiÃÃo arraigada e a modernidade, permitindo que se analise, no escopo deste trabalho, o confronto entre tais forÃas e as transformaÃÃes causadas pela globalizaÃÃo sobre o indivÃduo, a famÃlia e a sociedade como um todo. Nesse contexto de embates entre o sertÃo tradicional e as novas tecnologias, o romance Galileia apresenta questÃes que se desdobram numa transgressÃo dos limites das tradiÃÃes familiares: o declÃnio do patriarcado, a sutil revoluÃÃo feminina, a homossexualidade, o incesto, o adultÃrio. O romance tambÃm dialoga com a BÃblia, fonte permanente de doutrinaÃÃo e sacralidade do ocidente, mas que tambÃm instiga rupturas, sugere profanaÃÃes e deixa a descoberto a tradiÃÃo centenÃria da famÃlia Rego Castro, representaÃÃo na obra da tradiÃÃo familiar sertaneja. A modernidade à apresentada como fator espontÃneo, ou como consequÃncia, retratada por meio da presenÃa do computador e das lan-houses, da mudanÃa de prÃticas estabelecidas e da substituiÃÃo do barro e do cobre pelo plÃstico e o acrÃlico na manufatura dos utensÃlios domÃsticos. Para um melhor equacionamento dessas discussÃes, revelou-se imprescindÃvel a revisÃo crÃtica de alguns construtos teÃricos, tais como o da identidade e o da memÃria, os quais se configuram como importantes elementos conteudÃsticos e estruturais do romance. No caso do problema identitÃrio, observa-se que este encampa na obra a discussÃo da questÃo Ãtnica, manifestada inclusive pela presenÃa indÃgena e judia como elementos de miscigenaÃÃo no sertÃo nordestino. Em relaÃÃo ao estudo da memÃria, foi de grande importÃncia para as anÃlises deste trabalho o conceito de âmemÃria identitÃriaâ, expressÃo desenvolvida por Janine Ponty e discutida por Joel Candau no livro MemÃria e identidade (2012). A partir da discussÃo da identidade, da memÃria e de outros conceitos, incluindo o de regionalismo literÃrio, foi possÃvel perceber que Ronaldo de Brito, em Galileia, problematiza, e atà denuncia (mas sem levantar bandeira), as situaÃÃes inevitÃveis causadas pela modernidade, o capitalismo que compra a honra, o desarticular da famÃlia tal como se conhece, a infÃncia violada na rua ou no esconderijo do lar, a fome causada nÃo apenas pela seca, mas tambÃm pela mà distribuiÃÃo de renda. Interpretar esse antagonismo de forÃas à o que justifica a realizaÃÃo desta pesquisa.
id UFC_59f17ddfbc97fe5a1adf3996c06e2e46
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7168
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de BritoSertÃo stone and clay: tradition, and break in modern romance galilee Ronaldo Correia Brito2013-08-29StÃlio Torquato Lima28461010353http://lattes.cnpq.br/1661081147524477 32309252387http://lattes.cnpq.br/9526659766961122Carlos Roberto Nogueira de VasconcelosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRIdentidade MemÃria Modernidade SertÃo Ronaldo Correia de Brito.Identity Memory Modernity Hinterland Ronaldo Correia de BritoLINGUA PORTUGUESAO objetivo desta dissertaÃÃo à demonstrar como Ronaldo Correia de Brito empreende, com o romance Galileia (2008), uma releitura do sertÃo, em sua representaÃÃo tanto espacial quanto cultural. Na obra, o espaÃo sertanejo à mostrado como um territÃrio invadido pelas novas tecnologias, fato gerador de conflitos entre a tradiÃÃo arraigada e a modernidade, permitindo que se analise, no escopo deste trabalho, o confronto entre tais forÃas e as transformaÃÃes causadas pela globalizaÃÃo sobre o indivÃduo, a famÃlia e a sociedade como um todo. Nesse contexto de embates entre o sertÃo tradicional e as novas tecnologias, o romance Galileia apresenta questÃes que se desdobram numa transgressÃo dos limites das tradiÃÃes familiares: o declÃnio do patriarcado, a sutil revoluÃÃo feminina, a homossexualidade, o incesto, o adultÃrio. O romance tambÃm dialoga com a BÃblia, fonte permanente de doutrinaÃÃo e sacralidade do ocidente, mas que tambÃm instiga rupturas, sugere profanaÃÃes e deixa a descoberto a tradiÃÃo centenÃria da famÃlia Rego Castro, representaÃÃo na obra da tradiÃÃo familiar sertaneja. A modernidade à apresentada como fator espontÃneo, ou como consequÃncia, retratada por meio da presenÃa do computador e das lan-houses, da mudanÃa de prÃticas estabelecidas e da substituiÃÃo do barro e do cobre pelo plÃstico e o acrÃlico na manufatura dos utensÃlios domÃsticos. Para um melhor equacionamento dessas discussÃes, revelou-se imprescindÃvel a revisÃo crÃtica de alguns construtos teÃricos, tais como o da identidade e o da memÃria, os quais se configuram como importantes elementos conteudÃsticos e estruturais do romance. No caso do problema identitÃrio, observa-se que este encampa na obra a discussÃo da questÃo Ãtnica, manifestada inclusive pela presenÃa indÃgena e judia como elementos de miscigenaÃÃo no sertÃo nordestino. Em relaÃÃo ao estudo da memÃria, foi de grande importÃncia para as anÃlises deste trabalho o conceito de âmemÃria identitÃriaâ, expressÃo desenvolvida por Janine Ponty e discutida por Joel Candau no livro MemÃria e identidade (2012). A partir da discussÃo da identidade, da memÃria e de outros conceitos, incluindo o de regionalismo literÃrio, foi possÃvel perceber que Ronaldo de Brito, em Galileia, problematiza, e atà denuncia (mas sem levantar bandeira), as situaÃÃes inevitÃveis causadas pela modernidade, o capitalismo que compra a honra, o desarticular da famÃlia tal como se conhece, a infÃncia violada na rua ou no esconderijo do lar, a fome causada nÃo apenas pela seca, mas tambÃm pela mà distribuiÃÃo de renda. Interpretar esse antagonismo de forÃas à o que justifica a realizaÃÃo desta pesquisa. The aim of this dissertation is to demonstrate how Ronaldo Correia de Brito, in his novel Galileia (2008), does a review of the hinterland in its spatial and cultural representation. In this literary work, the country space is shown as a territory invaded by new technologies, a fact that produces conflicts between tradition and modernity, allowing us to analyze, in this research, the clash between these forces and the changes caused by globalization on the individual people, on the family and on the society as a whole. In this context of clashes between the traditional hinterland and the new technologies, the novel Galileia shows points that unfold in a transgression of the family traditions limits: the decline of patriarchy, the subtle feminine revolution, homosexuality, incest, adultery. The novel also dialogues to the Bible, that is a permanent source of indoctrination and sacredness of the West, but also instigates ruptures, suggests profanities and uncovers a centuries-old tradition of Rego Castroâs family, that represents the inland family tradition in the novel. Modernity is presented as spontaneous factor, or as a consequence, represented through the presence of the computer and Internet cafes, the changing in established practices and the replacement of clay and copper by acrylic and plastic in the household items manufacturing. For a better development of these discussions, it was essential a critical review of some theoretical constructs such as identity and memory, which have become as important content and structural elements of the novel. About the problem of identity, it was observed that it embodies the discussion of ethnicity, even manifested in the book by the presence of the Indian and Jewish ethnicity as elements of miscegenation in the northeastern Brazilian hinterland. Regarding the study of memory, it had great importance for the analyzes in this paper the concept of "identity memory", a term developed by Janine Ponty and that was discussed by Joel Candau in the book Memory and Identity (2012). From the discussion of identity, memory and other concepts, including the literary regionalism, it was revealed that Ronaldo de Brito, in Galilee, discusses, and even denounces (but without raising flags), the unavoidable consequences of the modernity, of the capitalism that buys the honor, of the disarticulation of the family as it is traditionally known, of childhood raped on the street or in the shelter of home, of the famine caused not only by the drought but also by the unequal distribution of wealth. Interpret this antagonism of forces justifies this research.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11402application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SertÃo stone and clay: tradition, and break in modern romance galilee Ronaldo Correia Brito
title SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
spellingShingle SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos
Identidade
MemÃria
Modernidade
SertÃo
Ronaldo Correia de Brito.
Identity
Memory
Modernity
Hinterland
Ronaldo Correia de Brito
LINGUA PORTUGUESA
title_short SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
title_full SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
title_fullStr SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
title_full_unstemmed SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
title_sort SertÃo de Pedra e Argila: TradiÃÃo, Ruptura e Modernidade no Romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito
author Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos
author_facet Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv StÃlio Torquato Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 28461010353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1661081147524477
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 32309252387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9526659766961122
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos
contributor_str_mv StÃlio Torquato Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
MemÃria
Modernidade
SertÃo
Ronaldo Correia de Brito.
topic Identidade
MemÃria
Modernidade
SertÃo
Ronaldo Correia de Brito.
Identity
Memory
Modernity
Hinterland
Ronaldo Correia de Brito
LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Identity
Memory
Modernity
Hinterland
Ronaldo Correia de Brito
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUA PORTUGUESA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo desta dissertaÃÃo à demonstrar como Ronaldo Correia de Brito empreende, com o romance Galileia (2008), uma releitura do sertÃo, em sua representaÃÃo tanto espacial quanto cultural. Na obra, o espaÃo sertanejo à mostrado como um territÃrio invadido pelas novas tecnologias, fato gerador de conflitos entre a tradiÃÃo arraigada e a modernidade, permitindo que se analise, no escopo deste trabalho, o confronto entre tais forÃas e as transformaÃÃes causadas pela globalizaÃÃo sobre o indivÃduo, a famÃlia e a sociedade como um todo. Nesse contexto de embates entre o sertÃo tradicional e as novas tecnologias, o romance Galileia apresenta questÃes que se desdobram numa transgressÃo dos limites das tradiÃÃes familiares: o declÃnio do patriarcado, a sutil revoluÃÃo feminina, a homossexualidade, o incesto, o adultÃrio. O romance tambÃm dialoga com a BÃblia, fonte permanente de doutrinaÃÃo e sacralidade do ocidente, mas que tambÃm instiga rupturas, sugere profanaÃÃes e deixa a descoberto a tradiÃÃo centenÃria da famÃlia Rego Castro, representaÃÃo na obra da tradiÃÃo familiar sertaneja. A modernidade à apresentada como fator espontÃneo, ou como consequÃncia, retratada por meio da presenÃa do computador e das lan-houses, da mudanÃa de prÃticas estabelecidas e da substituiÃÃo do barro e do cobre pelo plÃstico e o acrÃlico na manufatura dos utensÃlios domÃsticos. Para um melhor equacionamento dessas discussÃes, revelou-se imprescindÃvel a revisÃo crÃtica de alguns construtos teÃricos, tais como o da identidade e o da memÃria, os quais se configuram como importantes elementos conteudÃsticos e estruturais do romance. No caso do problema identitÃrio, observa-se que este encampa na obra a discussÃo da questÃo Ãtnica, manifestada inclusive pela presenÃa indÃgena e judia como elementos de miscigenaÃÃo no sertÃo nordestino. Em relaÃÃo ao estudo da memÃria, foi de grande importÃncia para as anÃlises deste trabalho o conceito de âmemÃria identitÃriaâ, expressÃo desenvolvida por Janine Ponty e discutida por Joel Candau no livro MemÃria e identidade (2012). A partir da discussÃo da identidade, da memÃria e de outros conceitos, incluindo o de regionalismo literÃrio, foi possÃvel perceber que Ronaldo de Brito, em Galileia, problematiza, e atà denuncia (mas sem levantar bandeira), as situaÃÃes inevitÃveis causadas pela modernidade, o capitalismo que compra a honra, o desarticular da famÃlia tal como se conhece, a infÃncia violada na rua ou no esconderijo do lar, a fome causada nÃo apenas pela seca, mas tambÃm pela mà distribuiÃÃo de renda. Interpretar esse antagonismo de forÃas à o que justifica a realizaÃÃo desta pesquisa.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The aim of this dissertation is to demonstrate how Ronaldo Correia de Brito, in his novel Galileia (2008), does a review of the hinterland in its spatial and cultural representation. In this literary work, the country space is shown as a territory invaded by new technologies, a fact that produces conflicts between tradition and modernity, allowing us to analyze, in this research, the clash between these forces and the changes caused by globalization on the individual people, on the family and on the society as a whole. In this context of clashes between the traditional hinterland and the new technologies, the novel Galileia shows points that unfold in a transgression of the family traditions limits: the decline of patriarchy, the subtle feminine revolution, homosexuality, incest, adultery. The novel also dialogues to the Bible, that is a permanent source of indoctrination and sacredness of the West, but also instigates ruptures, suggests profanities and uncovers a centuries-old tradition of Rego Castroâs family, that represents the inland family tradition in the novel. Modernity is presented as spontaneous factor, or as a consequence, represented through the presence of the computer and Internet cafes, the changing in established practices and the replacement of clay and copper by acrylic and plastic in the household items manufacturing. For a better development of these discussions, it was essential a critical review of some theoretical constructs such as identity and memory, which have become as important content and structural elements of the novel. About the problem of identity, it was observed that it embodies the discussion of ethnicity, even manifested in the book by the presence of the Indian and Jewish ethnicity as elements of miscegenation in the northeastern Brazilian hinterland. Regarding the study of memory, it had great importance for the analyzes in this paper the concept of "identity memory", a term developed by Janine Ponty and that was discussed by Joel Candau in the book Memory and Identity (2012). From the discussion of identity, memory and other concepts, including the literary regionalism, it was revealed that Ronaldo de Brito, in Galilee, discusses, and even denounces (but without raising flags), the unavoidable consequences of the modernity, of the capitalism that buys the honor, of the disarticulation of the family as it is traditionally known, of childhood raped on the street or in the shelter of home, of the famine caused not only by the drought but also by the unequal distribution of wealth. Interpret this antagonism of forces justifies this research.
description O objetivo desta dissertaÃÃo à demonstrar como Ronaldo Correia de Brito empreende, com o romance Galileia (2008), uma releitura do sertÃo, em sua representaÃÃo tanto espacial quanto cultural. Na obra, o espaÃo sertanejo à mostrado como um territÃrio invadido pelas novas tecnologias, fato gerador de conflitos entre a tradiÃÃo arraigada e a modernidade, permitindo que se analise, no escopo deste trabalho, o confronto entre tais forÃas e as transformaÃÃes causadas pela globalizaÃÃo sobre o indivÃduo, a famÃlia e a sociedade como um todo. Nesse contexto de embates entre o sertÃo tradicional e as novas tecnologias, o romance Galileia apresenta questÃes que se desdobram numa transgressÃo dos limites das tradiÃÃes familiares: o declÃnio do patriarcado, a sutil revoluÃÃo feminina, a homossexualidade, o incesto, o adultÃrio. O romance tambÃm dialoga com a BÃblia, fonte permanente de doutrinaÃÃo e sacralidade do ocidente, mas que tambÃm instiga rupturas, sugere profanaÃÃes e deixa a descoberto a tradiÃÃo centenÃria da famÃlia Rego Castro, representaÃÃo na obra da tradiÃÃo familiar sertaneja. A modernidade à apresentada como fator espontÃneo, ou como consequÃncia, retratada por meio da presenÃa do computador e das lan-houses, da mudanÃa de prÃticas estabelecidas e da substituiÃÃo do barro e do cobre pelo plÃstico e o acrÃlico na manufatura dos utensÃlios domÃsticos. Para um melhor equacionamento dessas discussÃes, revelou-se imprescindÃvel a revisÃo crÃtica de alguns construtos teÃricos, tais como o da identidade e o da memÃria, os quais se configuram como importantes elementos conteudÃsticos e estruturais do romance. No caso do problema identitÃrio, observa-se que este encampa na obra a discussÃo da questÃo Ãtnica, manifestada inclusive pela presenÃa indÃgena e judia como elementos de miscigenaÃÃo no sertÃo nordestino. Em relaÃÃo ao estudo da memÃria, foi de grande importÃncia para as anÃlises deste trabalho o conceito de âmemÃria identitÃriaâ, expressÃo desenvolvida por Janine Ponty e discutida por Joel Candau no livro MemÃria e identidade (2012). A partir da discussÃo da identidade, da memÃria e de outros conceitos, incluindo o de regionalismo literÃrio, foi possÃvel perceber que Ronaldo de Brito, em Galileia, problematiza, e atà denuncia (mas sem levantar bandeira), as situaÃÃes inevitÃveis causadas pela modernidade, o capitalismo que compra a honra, o desarticular da famÃlia tal como se conhece, a infÃncia violada na rua ou no esconderijo do lar, a fome causada nÃo apenas pela seca, mas tambÃm pela mà distribuiÃÃo de renda. Interpretar esse antagonismo de forÃas à o que justifica a realizaÃÃo desta pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11402
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295184872538112