O Primado OntolÃgico do Outro em O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19966 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Primado OntolÃgico do Outro em O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre2008-04-23CustÃdio Luis Silva de Almeida26311178320 http://lattes.cnpq.br/2127408625276716OdÃlio Alves Aguiar24133949315http://lattes.cnpq.br/801113170295990665440820310Carlos Henrique Carvalho SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRFilosofia contemporÃnea Jean-Paul Sartre Sadismo OntologiaFILOSOFIAFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoO objetivo deste trabalho à ressaltar o problema da alteridade ontolÃgica como grande contribuiÃÃo sartriana à filosofia contemporÃnea. A temÃtica do outro se constitui juntamente com a liberdade, o objeto de estudo mais presente no pensamento filosÃfico de Jean-Paul Sartre. Para tanto, o trabalho se encontra dividido em trÃs capÃtulos: o primeiro, aborda fundamentalmente as estruturas ontolÃgicas do ser, em-si e para-si, expondo a numa perspectiva ontolÃgica e existencial. No segundo capÃtulo inicia-se de fato, a discussÃo acerca da existÃncia do outro e sua relaÃÃo de conflito e constante desafio com o sujeito, a partir da anÃlise do primeiro capÃtulo da terceira parte da obra O ser e o nada. A primeira prova da existÃncia do outro se encontra na experiÃncia da vergonha. Posteriormente, a constataÃÃo da existÃncia da alteridade ontolÃgica atravÃs do olhar e do corpo nos coloca diante da idÃia de que a presenÃa do outro, por ser evidÃncia, jamais poderà ser demonstrada e nem negada. Num primeiro momento, quando o eu olha o outro, o và simplesmente como um objeto, ou seja, hà um distanciamento da ciÃncia do eu que reduz o outro. Precisamente, o aspecto mais interessante desta questÃo à o do olhar do outro, pois à a partir daÃ, que toda a estrutura ontolÃgica do eu à abalada, passando-se de sujeito para objeto. Esta questÃo à aprofundada no terceiro capÃtulo que trata de esmiuÃar a relaÃÃo com o outro a partir de duas atitudes: assimilaÃÃo, marcada pelo amor, pela linguagem ou pelo masoquismo ou objetivaÃÃo que tem como fundamento a indiferenÃa, o desejo, o Ãdio e o sadismo. TambÃm, serà dado Ãnfase a questÃo do NÃs enquanto possibilidade de unificaÃÃo entre as consciÃncias opostas, bem como a noÃÃo do conflito na existÃncia dessas. Por Ãltimo, dedicaremos uma anÃlise entre Ãtica e ontologia no pensamento sartriano de modo que enriqueÃa significativamente este trabalho. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19966application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:20Zmail@mail.com - |
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O objetivo deste trabalho à ressaltar o problema da alteridade ontolÃgica como grande contribuiÃÃo sartriana à filosofia contemporÃnea. A temÃtica do outro se constitui juntamente com a liberdade, o objeto de estudo mais presente no pensamento filosÃfico de Jean-Paul Sartre. Para tanto, o trabalho se encontra dividido em trÃs capÃtulos: o primeiro, aborda fundamentalmente as estruturas ontolÃgicas do ser, em-si e para-si, expondo a numa perspectiva ontolÃgica e existencial. No segundo capÃtulo inicia-se de fato, a discussÃo acerca da existÃncia do outro e sua relaÃÃo de conflito e constante desafio com o sujeito, a partir da anÃlise do primeiro capÃtulo da terceira parte da obra O ser e o nada. A primeira prova da existÃncia do outro se encontra na experiÃncia da vergonha. Posteriormente, a constataÃÃo da existÃncia da alteridade ontolÃgica atravÃs do olhar e do corpo nos coloca diante da idÃia de que a presenÃa do outro, por ser evidÃncia, jamais poderà ser demonstrada e nem negada. Num primeiro momento, quando o eu olha o outro, o và simplesmente como um objeto, ou seja, hà um distanciamento da ciÃncia do eu que reduz o outro. Precisamente, o aspecto mais interessante desta questÃo à o do olhar do outro, pois à a partir daÃ, que toda a estrutura ontolÃgica do eu à abalada, passando-se de sujeito para objeto. Esta questÃo à aprofundada no terceiro capÃtulo que trata de esmiuÃar a relaÃÃo com o outro a partir de duas atitudes: assimilaÃÃo, marcada pelo amor, pela linguagem ou pelo masoquismo ou objetivaÃÃo que tem como fundamento a indiferenÃa, o desejo, o Ãdio e o sadismo. TambÃm, serà dado Ãnfase a questÃo do NÃs enquanto possibilidade de unificaÃÃo entre as consciÃncias opostas, bem como a noÃÃo do conflito na existÃncia dessas. Por Ãltimo, dedicaremos uma anÃlise entre Ãtica e ontologia no pensamento sartriano de modo que enriqueÃa significativamente este trabalho. |
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