Acesso ao ensino superior no CearÃ: a contribuiÃÃo do Instituto Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magda Alves Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20417
Resumo: O ensino superior teve avanÃos significativos nas duas Ãltimas dÃcadas, mas ainda à desafiador atingir a meta proposta pelo Plano Nacional de EducaÃÃo. Algumas polÃticas pÃblicas foram implantadas com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso, dentre elas a expansÃo da Rede Federal de EducaÃÃo Profissional, CientÃfica e TecnolÃgica. Diversos estudos jà foram realizados com foco no crescimento da educaÃÃo superior no Brasil, mas qual o estado da arte quanto ao acesso no CearÃ? Como està o acesso para esse nÃvel considerando as mesorregiÃes do Estado? Qual a contribuiÃÃo do Instituto Federal nesse processo? Tendo essas indagaÃÃes como ponto de partida, esta pesquisa busca analisar a contribuiÃÃo do Instituto Federal do Cearà na promoÃÃo do acesso ao ensino superior no Estado. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos da anÃlise documental, com levantamento de dados secundÃrios, atravÃs das informaÃÃes disponÃveis nas bases do INEP e IBGE. As variÃveis analisadas foram: quantitativo de matrÃculas, cursos, instituiÃÃes de ensino, Ãreas, municÃpios atendidos, projeÃÃo de populaÃÃo e PIB per capita, tendo como ano base 2016. A anÃlise dos dados aponta que a predominÃncia de matrÃculas à da categoria administrativa privada, com 66,5% do total. No entanto, considerando individualmente as mesorregiÃes, a oferta pÃblica à superior em 4 (quatro), dentre as 7 (sete): Norte, Noroeste, Sul e Centro-Sul. O Instituto Federal do Cearà està presente nas 7 (sete) MesorregiÃes do Estado com no mÃnimo 2 (dois) campi com cursos de graduaÃÃo em cada. No decÃnio 2009-2018 jà formou mais de 3.700 profissionais e vem contribuindo para atenuar o dÃficit de interiorizaÃÃo da educaÃÃo superior, estando presente em 23 municÃpios, dos 31 que contam com InstituiÃÃes de Ensino Superior.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAcesso ao ensino superior no CearÃ: a contribuiÃÃo do Instituto Federal2018-07-00Andrà Jalles Monteiro32370490349http://lattes.cnpq.br/3993754230332852 00197907326http://lattes.cnpq.br/1482516396049730Magda Alves VieiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREnsino superior acesso mesorregiÃes Instituto Federal do CearÃHigher Education access mesoregions Federal Institute of CearÃPOLITICA PUBLICA E POPULACAOO ensino superior teve avanÃos significativos nas duas Ãltimas dÃcadas, mas ainda à desafiador atingir a meta proposta pelo Plano Nacional de EducaÃÃo. Algumas polÃticas pÃblicas foram implantadas com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso, dentre elas a expansÃo da Rede Federal de EducaÃÃo Profissional, CientÃfica e TecnolÃgica. Diversos estudos jà foram realizados com foco no crescimento da educaÃÃo superior no Brasil, mas qual o estado da arte quanto ao acesso no CearÃ? Como està o acesso para esse nÃvel considerando as mesorregiÃes do Estado? Qual a contribuiÃÃo do Instituto Federal nesse processo? Tendo essas indagaÃÃes como ponto de partida, esta pesquisa busca analisar a contribuiÃÃo do Instituto Federal do Cearà na promoÃÃo do acesso ao ensino superior no Estado. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos da anÃlise documental, com levantamento de dados secundÃrios, atravÃs das informaÃÃes disponÃveis nas bases do INEP e IBGE. As variÃveis analisadas foram: quantitativo de matrÃculas, cursos, instituiÃÃes de ensino, Ãreas, municÃpios atendidos, projeÃÃo de populaÃÃo e PIB per capita, tendo como ano base 2016. A anÃlise dos dados aponta que a predominÃncia de matrÃculas à da categoria administrativa privada, com 66,5% do total. No entanto, considerando individualmente as mesorregiÃes, a oferta pÃblica à superior em 4 (quatro), dentre as 7 (sete): Norte, Noroeste, Sul e Centro-Sul. O Instituto Federal do Cearà està presente nas 7 (sete) MesorregiÃes do Estado com no mÃnimo 2 (dois) campi com cursos de graduaÃÃo em cada. No decÃnio 2009-2018 jà formou mais de 3.700 profissionais e vem contribuindo para atenuar o dÃficit de interiorizaÃÃo da educaÃÃo superior, estando presente em 23 municÃpios, dos 31 que contam com InstituiÃÃes de Ensino Superior.Higher education has made significant advances in the last two decades, but it is still challenging to achieve the goal proposed by the National Education Plan. Some public policies were implemented with the objective of increasing access opportunities, among them the expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Several studies have already been carried out focusing on the growth of higher education in Brazil, but what is the state of the art regarding access in CearÃ? How is access to this level considering the mesoregions of the State? What is the contribution of the Federal Institute in this process? Taking these questions as a starting point, this research seeks to analyze the contribution of the Federal Institute of Cearà in promoting access to higher education in the State. For the data collection were used the documentary analysis procedures, with secondary data collection, through the information available at the INEP and IBGE databases. The variables analyzed were: number of registrations, courses, educational institutions, areas, municipalities served, projection of population and GDP per capita, having as base year 2016. Data analysis shows that the predominance of enrollments is of the private administrative category, with 66.5% of the total. However, considering the mesoregions individually, the public offering is higher in 4 (four), among the 7 (seven): North, Northwest, South and Center-South. The Federal Institute of Cearà is present in 7 (seven) Mesoregions of the State with at least 2 (two) campuses with undergraduate courses in each. In the decade 2009-2018, it has graduated more than 3,700 professionals and has been contributing to reduce the deficit of higher education in interior State, being present in 23 municipalities, of the 31 that count on Institutions of Higher Education.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20417application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com -
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