Por uma redeniÃÃo da narrativa à luz da narratologia contemporÃnea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3337 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPor uma redeniÃÃo da narrativa à luz da narratologia contemporÃneaFor a redefinition of the narrative based on the contemporary narratology2009-05-18Marlene GonÃalves Mattes1830461303475597977334http://lattes.cnpq.br/2313125387563520Josà Vanderlei CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRContemporaneidade Sujeito Tempo Intriga HermenÃutica NarratolÃgicaContemporaneity Subject Time Intrigue Narratological HermeneuticsLINGUISTICA, LETRAS E ARTESCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorPretendemos com esta pesquisa redenir categorias teÃricas e metodolÃgicas que possam servir como ferramentas de anÃlise interpretativa da narrativa, da qual decorre o tÃtulo redeniÃÃo da narrativa à luz da narratologia contemporÃnea. A fim de atingirmos o nosso objetivo, tomaremos duas ordens de fundamentaÃÃo teÃrica. A primeira engloba as teorias pÃs-modernas do campo da filosofa e pÃs-modernismo da teoria literÃria como possibilidade de superar o pensamento estruturalista que tem agenciado a compreensÃo de estudos da narrativa pela linguÃstica; na segunda, nos apoiamos nas abordagens teÃricas da linguÃstica textual, implÃcita ou explicitamente, a partir dos trabalhos de Jean-Michel Adam (1992, 1999), Adam e Revaz (1997), e na concepÃÃo hermenÃutica de texto, principalmente, presente na obra de Paul Ricoeur (1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1997). Durante a nossa elaboraÃÃo teÃrica, exemplificamos com textos literÃrios, especificamente com contos de autores brasileiros. A tese foi organizada em cinco capÃtulos. O primeiro define o que compreendemos por contemporaneidade, exatamente por ser o termo sem fronteira conceitual, identifiado quase sempre como contexto epocal. O segundo trata da no- ÃÃo de sujeito numa perspectiva de tornÃ-la uma categoria suficiente de anÃlise do texto narrativo, a qual chamamos de sujeito ficcional. O terceiro aponta a noÃÃo de tempo como categoria linguÃstica mediadora entre a experiÃncia de tempo do sujeito empÃrico e de tempo no texto. No quarto capÃtulo, redefinimos a noÃÃo de intriga, dando-lhe uma funÃÃo de organizaÃÃo das mÃltiplas aÃÃes constitutivas do texto narrativo e, por Ãltimo, desenvolvemos uma proposta de mÃtodo para estudos da narrativa contemporÃnea, ou seja, hermenÃutica narratolÃgica. O nosso propÃsito de estudo està estabelecido como interdisciplinar (linguÃstica textual, produÃÃo literÃ- ria e hermenÃutica filosÃfica) por entendermos que a produÃÃo de cultura emergente exige o rompimento com as gramÃticas exclusivas de cada ciÃncia especÃfica. Portanto, redefinir narrativa na compreensÃo contemporÃnea à definir procedimentos teÃricos metodolÃgicos de anÃlise interpretativa do texto ficcional.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3337application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:30Zmail@mail.com - |
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Pretendemos com esta pesquisa redenir categorias teÃricas e metodolÃgicas que possam servir como ferramentas de anÃlise interpretativa da narrativa, da qual decorre o tÃtulo redeniÃÃo da narrativa à luz da narratologia contemporÃnea. A fim de atingirmos o nosso objetivo, tomaremos duas ordens de fundamentaÃÃo teÃrica. A primeira engloba as teorias pÃs-modernas do campo da filosofa e pÃs-modernismo da teoria literÃria como possibilidade de superar o pensamento estruturalista que tem agenciado a compreensÃo de estudos da narrativa pela linguÃstica; na segunda, nos apoiamos nas abordagens teÃricas da linguÃstica textual, implÃcita ou explicitamente, a partir dos trabalhos de Jean-Michel Adam (1992, 1999), Adam e Revaz (1997), e na concepÃÃo hermenÃutica de texto, principalmente, presente na obra de Paul Ricoeur (1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1997). Durante a nossa elaboraÃÃo teÃrica, exemplificamos com textos literÃrios, especificamente com contos de autores brasileiros. A tese foi organizada em cinco capÃtulos. O primeiro define o que compreendemos por contemporaneidade, exatamente por ser o termo sem fronteira conceitual, identifiado quase sempre como contexto epocal. O segundo trata da no- ÃÃo de sujeito numa perspectiva de tornÃ-la uma categoria suficiente de anÃlise do texto narrativo, a qual chamamos de sujeito ficcional. O terceiro aponta a noÃÃo de tempo como categoria linguÃstica mediadora entre a experiÃncia de tempo do sujeito empÃrico e de tempo no texto. No quarto capÃtulo, redefinimos a noÃÃo de intriga, dando-lhe uma funÃÃo de organizaÃÃo das mÃltiplas aÃÃes constitutivas do texto narrativo e, por Ãltimo, desenvolvemos uma proposta de mÃtodo para estudos da narrativa contemporÃnea, ou seja, hermenÃutica narratolÃgica. O nosso propÃsito de estudo està estabelecido como interdisciplinar (linguÃstica textual, produÃÃo literÃ- ria e hermenÃutica filosÃfica) por entendermos que a produÃÃo de cultura emergente exige o rompimento com as gramÃticas exclusivas de cada ciÃncia especÃfica. Portanto, redefinir narrativa na compreensÃo contemporÃnea à definir procedimentos teÃricos metodolÃgicos de anÃlise interpretativa do texto ficcional. |
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