PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sheyla Maria Fontenele Macedo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2618
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo fornecer subsÃdios teÃricos para reflexÃo no campo da avaliaÃÃo educacional frente Ãs prÃticas adotadas na educaÃÃo de jovens e adultos das sÃries iniciais do ensino fundamental e se estas favorecem ou nÃo o exercÃcio do direito à educaÃÃo, centrado no carÃter de permanÃncia, acesso e inclusÃo escolar do aluno. Para tanto, descortinou-se neste ensaio a âteceturaâ entre as concepÃÃes histÃricas da avaliaÃÃo no cenÃrio da educaÃÃo de jovens e adultos, da subjetividade individual e social que dÃo sustentaÃÃo à formaÃÃo da cultura escolar, por meio de suas falas, dialogicidade, relaÃÃes sociais e da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica adotada na EJA. A problemÃtica pode ser traduzida na seguinte questÃo: a prÃtica avaliativa adotada no cenÃrio da EducaÃÃo de Jovens e Adultos em Escolas da Rede PÃblica de Fortaleza favorece o processo de permanÃncia do aluno na escola, corrobora para sua inclusÃo no seio da sociedade e por sua vez, no exercÃcio do direito à educaÃÃo? O trabalho està assentado em pesquisa de cunho bibliogrÃfico, documental e de campo. No campo, buscou-se adotar enquanto instrumentais o questionÃrio aplicado a dez por cento dos professores da rede pÃblica municipal e o grupo focal, aplicado com 06 alunos em escola da Regional seis, onde se procurou pontualizar o âmodus operandiâ da prÃtica avaliativa frente à possibilidade de cumprimento da funÃÃo social de incluir o aluno na escola e na sociedade. O ato de revolver e vasculhar a temÃtica da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica na EducaÃÃo de Jovens e Adultos possibilita que o problema ocupe um espaÃo epistemolÃgico significativo, principalmente quando referenciadas Ãs inÃmeras variÃveis que entrecortam o trabalho do professor na construÃÃo de uma prÃtica avaliativa humanizada. ApÃs breve excursÃo sobre as concepÃÃes assinaladas, chega-se a enunciar como uma das principais consideraÃÃes finais, que o ato de avaliar està preso à formaÃÃo do âhabitusâ do capital cultural internalizado.
id UFC_5e2c7f4024cf61f536baa34f3577c73e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1675
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?Evaluative Practice adopted in the Scene of the and Adults and Youth Education in Public Schools of Fortaleza: factor for its inclusion schoolar? 2008-09-12Marcos Antonio Martins Lima22881212387CÃlia Maria Machado de Brito06106226334http://lattes.cnpq.br/9308824217772725 Sandra HaydÃe Petit6195455130486633619715http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doSheyla Maria Fontenele MacedoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃticas Avaliativas EJA rede pÃblica de FortalezaEvaluative Practices YAE Public Services of FortalezaAVALIACAO DA APRENDIZAGEMA presente pesquisa tem por objetivo fornecer subsÃdios teÃricos para reflexÃo no campo da avaliaÃÃo educacional frente Ãs prÃticas adotadas na educaÃÃo de jovens e adultos das sÃries iniciais do ensino fundamental e se estas favorecem ou nÃo o exercÃcio do direito à educaÃÃo, centrado no carÃter de permanÃncia, acesso e inclusÃo escolar do aluno. Para tanto, descortinou-se neste ensaio a âteceturaâ entre as concepÃÃes histÃricas da avaliaÃÃo no cenÃrio da educaÃÃo de jovens e adultos, da subjetividade individual e social que dÃo sustentaÃÃo à formaÃÃo da cultura escolar, por meio de suas falas, dialogicidade, relaÃÃes sociais e da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica adotada na EJA. A problemÃtica pode ser traduzida na seguinte questÃo: a prÃtica avaliativa adotada no cenÃrio da EducaÃÃo de Jovens e Adultos em Escolas da Rede PÃblica de Fortaleza favorece o processo de permanÃncia do aluno na escola, corrobora para sua inclusÃo no seio da sociedade e por sua vez, no exercÃcio do direito à educaÃÃo? O trabalho està assentado em pesquisa de cunho bibliogrÃfico, documental e de campo. No campo, buscou-se adotar enquanto instrumentais o questionÃrio aplicado a dez por cento dos professores da rede pÃblica municipal e o grupo focal, aplicado com 06 alunos em escola da Regional seis, onde se procurou pontualizar o âmodus operandiâ da prÃtica avaliativa frente à possibilidade de cumprimento da funÃÃo social de incluir o aluno na escola e na sociedade. O ato de revolver e vasculhar a temÃtica da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica na EducaÃÃo de Jovens e Adultos possibilita que o problema ocupe um espaÃo epistemolÃgico significativo, principalmente quando referenciadas Ãs inÃmeras variÃveis que entrecortam o trabalho do professor na construÃÃo de uma prÃtica avaliativa humanizada. ApÃs breve excursÃo sobre as concepÃÃes assinaladas, chega-se a enunciar como uma das principais consideraÃÃes finais, que o ato de avaliar està preso à formaÃÃo do âhabitusâ do capital cultural internalizado. The present research aims to supply theoretical subsidies for reflection in the field of the educational evaluation facing the practices adopted in the education of youth and adults in the initial series of basic education and if these benefit or not the exercise of the education right, focused on the permanence aspect, access and scholar inclusion of the pupil. So, the âweavingâ was disclosed in this essay among the historical conceptions of the evaluation in the scene of youth and adults education, of the individual and social subjectivity that supports the schooling culture formation, through its speech, dialog aspect, social relations and evaluation concerning the adopted pedagogic practice in YAE. The topic might be translated into the following question: the evaluative practice adopted in the scene of the and Adults and Youth Education in Public Schools of Fortaleza suggests the permanence process of the pupil in the school, corroborates for its inclusion in the heart of society and then, in the exercise of education right? The work is based on bibliographical, documental and realistic experiments research. Through the experiments, we tried to adopt, as instrumentals, the commonly applied survey to ten percent of the MUNICIPAL public school teachers and the focused group, applying with 06 students from Regional VI schools, where we tried to point the âmodus operandiâ of the evaluative practice concerning the possibility of compliance of the social role of including the pupil in the school and in the society.Th e act of digging and searching the thematic of the evaluation as a pedagogical practice in Youth and Adult Education allows the problem to occupy a significant epistemologic space, mainly when we refer to the several variable aspects that cross the work developed by the teacher in the construction of a humanized evaluative practice. After an excursion on the designated conceptions, we can announce it as one of the main final considerations, which the act of evaluating is tied to the formation of the internalized âhabitusâ culturally. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2618application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluative Practice adopted in the Scene of the and Adults and Youth Education in Public Schools of Fortaleza: factor for its inclusion schoolar?
title PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
spellingShingle PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
Sheyla Maria Fontenele Macedo
PrÃticas Avaliativas
EJA
rede pÃblica de Fortaleza
Evaluative Practices
YAE
Public Services of Fortaleza
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
title_full PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
title_fullStr PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
title_full_unstemmed PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
title_sort PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar?
author Sheyla Maria Fontenele Macedo
author_facet Sheyla Maria Fontenele Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CÃlia Maria Machado de Brito
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06106226334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9308824217772725
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 86633619715
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Sheyla Maria Fontenele Macedo
contributor_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
CÃlia Maria Machado de Brito
Sandra HaydÃe Petit
dc.subject.por.fl_str_mv PrÃticas Avaliativas
EJA
rede pÃblica de Fortaleza
topic PrÃticas Avaliativas
EJA
rede pÃblica de Fortaleza
Evaluative Practices
YAE
Public Services of Fortaleza
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluative Practices
YAE
Public Services of Fortaleza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa tem por objetivo fornecer subsÃdios teÃricos para reflexÃo no campo da avaliaÃÃo educacional frente Ãs prÃticas adotadas na educaÃÃo de jovens e adultos das sÃries iniciais do ensino fundamental e se estas favorecem ou nÃo o exercÃcio do direito à educaÃÃo, centrado no carÃter de permanÃncia, acesso e inclusÃo escolar do aluno. Para tanto, descortinou-se neste ensaio a âteceturaâ entre as concepÃÃes histÃricas da avaliaÃÃo no cenÃrio da educaÃÃo de jovens e adultos, da subjetividade individual e social que dÃo sustentaÃÃo à formaÃÃo da cultura escolar, por meio de suas falas, dialogicidade, relaÃÃes sociais e da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica adotada na EJA. A problemÃtica pode ser traduzida na seguinte questÃo: a prÃtica avaliativa adotada no cenÃrio da EducaÃÃo de Jovens e Adultos em Escolas da Rede PÃblica de Fortaleza favorece o processo de permanÃncia do aluno na escola, corrobora para sua inclusÃo no seio da sociedade e por sua vez, no exercÃcio do direito à educaÃÃo? O trabalho està assentado em pesquisa de cunho bibliogrÃfico, documental e de campo. No campo, buscou-se adotar enquanto instrumentais o questionÃrio aplicado a dez por cento dos professores da rede pÃblica municipal e o grupo focal, aplicado com 06 alunos em escola da Regional seis, onde se procurou pontualizar o âmodus operandiâ da prÃtica avaliativa frente à possibilidade de cumprimento da funÃÃo social de incluir o aluno na escola e na sociedade. O ato de revolver e vasculhar a temÃtica da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica na EducaÃÃo de Jovens e Adultos possibilita que o problema ocupe um espaÃo epistemolÃgico significativo, principalmente quando referenciadas Ãs inÃmeras variÃveis que entrecortam o trabalho do professor na construÃÃo de uma prÃtica avaliativa humanizada. ApÃs breve excursÃo sobre as concepÃÃes assinaladas, chega-se a enunciar como uma das principais consideraÃÃes finais, que o ato de avaliar està preso à formaÃÃo do âhabitusâ do capital cultural internalizado.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present research aims to supply theoretical subsidies for reflection in the field of the educational evaluation facing the practices adopted in the education of youth and adults in the initial series of basic education and if these benefit or not the exercise of the education right, focused on the permanence aspect, access and scholar inclusion of the pupil. So, the âweavingâ was disclosed in this essay among the historical conceptions of the evaluation in the scene of youth and adults education, of the individual and social subjectivity that supports the schooling culture formation, through its speech, dialog aspect, social relations and evaluation concerning the adopted pedagogic practice in YAE. The topic might be translated into the following question: the evaluative practice adopted in the scene of the and Adults and Youth Education in Public Schools of Fortaleza suggests the permanence process of the pupil in the school, corroborates for its inclusion in the heart of society and then, in the exercise of education right? The work is based on bibliographical, documental and realistic experiments research. Through the experiments, we tried to adopt, as instrumentals, the commonly applied survey to ten percent of the MUNICIPAL public school teachers and the focused group, applying with 06 students from Regional VI schools, where we tried to point the âmodus operandiâ of the evaluative practice concerning the possibility of compliance of the social role of including the pupil in the school and in the society.Th e act of digging and searching the thematic of the evaluation as a pedagogical practice in Youth and Adult Education allows the problem to occupy a significant epistemologic space, mainly when we refer to the several variable aspects that cross the work developed by the teacher in the construction of a humanized evaluative practice. After an excursion on the designated conceptions, we can announce it as one of the main final considerations, which the act of evaluating is tied to the formation of the internalized âhabitusâ culturally.
description A presente pesquisa tem por objetivo fornecer subsÃdios teÃricos para reflexÃo no campo da avaliaÃÃo educacional frente Ãs prÃticas adotadas na educaÃÃo de jovens e adultos das sÃries iniciais do ensino fundamental e se estas favorecem ou nÃo o exercÃcio do direito à educaÃÃo, centrado no carÃter de permanÃncia, acesso e inclusÃo escolar do aluno. Para tanto, descortinou-se neste ensaio a âteceturaâ entre as concepÃÃes histÃricas da avaliaÃÃo no cenÃrio da educaÃÃo de jovens e adultos, da subjetividade individual e social que dÃo sustentaÃÃo à formaÃÃo da cultura escolar, por meio de suas falas, dialogicidade, relaÃÃes sociais e da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica adotada na EJA. A problemÃtica pode ser traduzida na seguinte questÃo: a prÃtica avaliativa adotada no cenÃrio da EducaÃÃo de Jovens e Adultos em Escolas da Rede PÃblica de Fortaleza favorece o processo de permanÃncia do aluno na escola, corrobora para sua inclusÃo no seio da sociedade e por sua vez, no exercÃcio do direito à educaÃÃo? O trabalho està assentado em pesquisa de cunho bibliogrÃfico, documental e de campo. No campo, buscou-se adotar enquanto instrumentais o questionÃrio aplicado a dez por cento dos professores da rede pÃblica municipal e o grupo focal, aplicado com 06 alunos em escola da Regional seis, onde se procurou pontualizar o âmodus operandiâ da prÃtica avaliativa frente à possibilidade de cumprimento da funÃÃo social de incluir o aluno na escola e na sociedade. O ato de revolver e vasculhar a temÃtica da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica na EducaÃÃo de Jovens e Adultos possibilita que o problema ocupe um espaÃo epistemolÃgico significativo, principalmente quando referenciadas Ãs inÃmeras variÃveis que entrecortam o trabalho do professor na construÃÃo de uma prÃtica avaliativa humanizada. ApÃs breve excursÃo sobre as concepÃÃes assinaladas, chega-se a enunciar como uma das principais consideraÃÃes finais, que o ato de avaliar està preso à formaÃÃo do âhabitusâ do capital cultural internalizado.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2618
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295126565421056