O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20241 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_5f3bd2bfc4cd2865eae2eefebac21045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12690 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil2017-03-00Nelson Barros da Costa29848938320Ricardo Lopes Leite44760949372http://lattes.cnpq.br/3883042248145149Sandra Maia Farias Vasconcelos35623497349Farias04255265348http://lattes.cnpq.br/7985138118161960Morgana Ferreira de Lima Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRImagem discursiva Discurso literomusical Movimento Negro Brasileiro Negro Gilberto GilLINGUISTICAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoNo presente trabalho, buscamos analisar as imagens discursivas do negro presente em dez canÃÃes de Gilberto Gil (nas dÃcadas de 70 e 80), no posicionamento da MPB e na trajetÃria do Movimento Negro Brasileiro. A opÃÃo pelo estudo das canÃÃes de Gil surgiu dada a relevÃncia que o cantor e compositor tem para a mÃsica popular brasileira, tanto em virtude da qualidade estÃtica de sua obra, na qual reservou lugar de destaque para falar do povo negro, quanto no que se refere à sua militÃncia polÃtica, na qual como artista negro e ex-ministro da Cultura sempre trouxe à baila questÃes relacionadas à posiÃÃo do negro em nosso paÃs. Para tanto, como critÃrio para a delimitaÃÃo do corpus partimos de um recorte de cunho temporal â dÃcadas de 1970 e 1980 â e da temÃtica â o negro â assim, foram selecionadas 10 canÃÃes para anÃlise, quase todas de autoria do prÃprio Gilberto Gil. Selecionado o corpus, partimos para a escuta atenta das canÃÃes de Gilberto Gil, bem como para a leitura de suas letras, nas quais buscamos analisar a cenografia, o ethos e o cÃdigo linguÃstico. Em nossa pesquisa temos como principal referencial teÃrico a AnÃlise do Discurso de linha francesa, especificamente os estudos do pesquisador francÃs Dominique Maingueneau que nos trazem as categorias de ethos e de cenas da enunciaÃÃo, estando nesta Ãltima incluÃda a cenografia, importante categoria em nosso trabalho e a categoria de cÃdigo linguÃstico, alÃm dos trabalhos de Maingueneau (1997, 2008a, 2008b, 2012, 2013), tambÃm utilizamos como referencial teÃrico os estudos desenvolvidos por Costa (2001, 2005 e 2012) sobre o discurso literomusical brasileiro, pois percebemos que tal relaÃÃo se evidencia, principalmente, a partir do estudo da composiÃÃo do ethos discursivo, da cenografia e do cÃdigo de linguagem presente nas canÃÃes de Gil que falam sobre o negro, bem como nas relaÃÃes que essas estabelecem com a ascensÃo do movimento negro no paÃs. Para, alÃm disso, visualizamos tambÃm que as relaÃÃes do discurso literomusical com o discurso da negritude expressas nas canÃÃes fortalecem o posicionamento de Gilberto Gil no que tange o discurso literomusical brasileiro.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20241application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:37Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
title |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
spellingShingle |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil Morgana Ferreira de Lima Imagem discursiva Discurso literomusical Movimento Negro Brasileiro Negro Gilberto Gil LINGUISTICA |
title_short |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
title_full |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
title_fullStr |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
title_full_unstemmed |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
title_sort |
O mundo negro que viemo mostrar pra vocÃ: as imagens discursivas do negro nas canÃÃes de Gilberto Gil |
author |
Morgana Ferreira de Lima |
author_facet |
Morgana Ferreira de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nelson Barros da Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
29848938320 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ricardo Lopes Leite |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
44760949372 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3883042248145149 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sandra Maia Farias Vasconcelos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
35623497349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
Farias |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
04255265348 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7985138118161960 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgana Ferreira de Lima |
contributor_str_mv |
Nelson Barros da Costa Ricardo Lopes Leite Sandra Maia Farias Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem discursiva Discurso literomusical Movimento Negro Brasileiro Negro Gilberto Gil |
topic |
Imagem discursiva Discurso literomusical Movimento Negro Brasileiro Negro Gilberto Gil LINGUISTICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
No presente trabalho, buscamos analisar as imagens discursivas do negro presente em dez canÃÃes de Gilberto Gil (nas dÃcadas de 70 e 80), no posicionamento da MPB e na trajetÃria do Movimento Negro Brasileiro. A opÃÃo pelo estudo das canÃÃes de Gil surgiu dada a relevÃncia que o cantor e compositor tem para a mÃsica popular brasileira, tanto em virtude da qualidade estÃtica de sua obra, na qual reservou lugar de destaque para falar do povo negro, quanto no que se refere à sua militÃncia polÃtica, na qual como artista negro e ex-ministro da Cultura sempre trouxe à baila questÃes relacionadas à posiÃÃo do negro em nosso paÃs. Para tanto, como critÃrio para a delimitaÃÃo do corpus partimos de um recorte de cunho temporal â dÃcadas de 1970 e 1980 â e da temÃtica â o negro â assim, foram selecionadas 10 canÃÃes para anÃlise, quase todas de autoria do prÃprio Gilberto Gil. Selecionado o corpus, partimos para a escuta atenta das canÃÃes de Gilberto Gil, bem como para a leitura de suas letras, nas quais buscamos analisar a cenografia, o ethos e o cÃdigo linguÃstico. Em nossa pesquisa temos como principal referencial teÃrico a AnÃlise do Discurso de linha francesa, especificamente os estudos do pesquisador francÃs Dominique Maingueneau que nos trazem as categorias de ethos e de cenas da enunciaÃÃo, estando nesta Ãltima incluÃda a cenografia, importante categoria em nosso trabalho e a categoria de cÃdigo linguÃstico, alÃm dos trabalhos de Maingueneau (1997, 2008a, 2008b, 2012, 2013), tambÃm utilizamos como referencial teÃrico os estudos desenvolvidos por Costa (2001, 2005 e 2012) sobre o discurso literomusical brasileiro, pois percebemos que tal relaÃÃo se evidencia, principalmente, a partir do estudo da composiÃÃo do ethos discursivo, da cenografia e do cÃdigo de linguagem presente nas canÃÃes de Gil que falam sobre o negro, bem como nas relaÃÃes que essas estabelecem com a ascensÃo do movimento negro no paÃs. Para, alÃm disso, visualizamos tambÃm que as relaÃÃes do discurso literomusical com o discurso da negritude expressas nas canÃÃes fortalecem o posicionamento de Gilberto Gil no que tange o discurso literomusical brasileiro. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20241 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295237829820416 |