AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Lima Sombra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9771
Resumo: A presente dissertaÃÃo trata da proposiÃÃo de diretrizes para a melhoria do setor serviÃo em HabitaÃÃes de Interesse Social (HIS) tendo-se por base a anÃlise quantitativa e qualitativa de autoconstruÃÃes. Està em andamento, na atualidade, uma mudanÃa na lÃgica de concepÃÃo de novos produtos, na qual as informaÃÃes de clientes em potencial tÃm sido mais amplamente consideradas. No Ãmbito da arquitetura e construÃÃo, sobretudo com a participaÃÃo ativa da iniciativa privada na produÃÃo de HIS, tem-se dado uma maior importÃncia para a consideraÃÃo das necessidades dos futuros usuÃrios na etapa de planejamento e projeto de novas edificaÃÃes. Um tipo de instrumento utilizado para a aferiÃÃo da adequabilidade do espaÃo construÃdo e a satisfaÃÃo dos usuÃrios consiste na AvaliaÃÃo de PÃs-OcupaÃÃo (APO). Pesquisas que relatam os resultados deste tipo de aferiÃÃo, no entanto, tÃm apontado para a insatisfaÃÃo dos usuÃrios com relaÃÃo ao setor serviÃo em HIS. Objetivando propor diretrizes projetuais para este setor, optou-se, assim, por analisar o setor serviÃo em habitaÃÃes autoconstruÃdas como forma de obter informaÃÃes de clientes em potencial para este segmento do mercado imobiliÃrio. Estabeleceram-se duas etapas complementares de coleta e anÃlise de dados: a primeira, quantitativa, e a segunda, qualitativa. O setor serviÃo foi analisado em um total de 80 habitaÃÃes autoconstruÃdas atravÃs de levantamento fÃsico, registro fotogrÃfico e realizaÃÃo de entrevistas com os moradores. O levantamento dos dados permitiu uma anÃlise quantitativa, com base em indicadores tÃcnicos, e qualitativa, com base em entrevistas. Ao final, foi feito um estudo comparativo de todas estas informaÃÃes com diretrizes mÃnimas para o setor serviÃo definidas pela literatura, de forma a validÃ-las e ampliÃ-las. Entende-se que a principal contribuiÃÃo da presente pesquisa consiste na melhoria dos espaÃos de HIS com base em informaÃÃes de clientes em potencial, agregando, assim, valor ao produto final: a edificaÃÃo.
id UFC_64412d31188b3180897081b248349096
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6694
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)Analysis of spontaneous self-built dwellings in the definition of project guidelines for the service area(kitchen and laundry)2012-11-23Josà de Paula Barros Neto38555182387http://lattes.cnpq.br/014877283166064500982961324http://lattes.cnpq.br/8082935132234019Paula Lima SombraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia Civil Estruturas e ConstruÃÃo Civil UFCBRQualidade no projeto HabitaÃÃoEngenharia estruturaldesign quality self-built construction housing service areaENGENHARIA CIVILA presente dissertaÃÃo trata da proposiÃÃo de diretrizes para a melhoria do setor serviÃo em HabitaÃÃes de Interesse Social (HIS) tendo-se por base a anÃlise quantitativa e qualitativa de autoconstruÃÃes. Està em andamento, na atualidade, uma mudanÃa na lÃgica de concepÃÃo de novos produtos, na qual as informaÃÃes de clientes em potencial tÃm sido mais amplamente consideradas. No Ãmbito da arquitetura e construÃÃo, sobretudo com a participaÃÃo ativa da iniciativa privada na produÃÃo de HIS, tem-se dado uma maior importÃncia para a consideraÃÃo das necessidades dos futuros usuÃrios na etapa de planejamento e projeto de novas edificaÃÃes. Um tipo de instrumento utilizado para a aferiÃÃo da adequabilidade do espaÃo construÃdo e a satisfaÃÃo dos usuÃrios consiste na AvaliaÃÃo de PÃs-OcupaÃÃo (APO). Pesquisas que relatam os resultados deste tipo de aferiÃÃo, no entanto, tÃm apontado para a insatisfaÃÃo dos usuÃrios com relaÃÃo ao setor serviÃo em HIS. Objetivando propor diretrizes projetuais para este setor, optou-se, assim, por analisar o setor serviÃo em habitaÃÃes autoconstruÃdas como forma de obter informaÃÃes de clientes em potencial para este segmento do mercado imobiliÃrio. Estabeleceram-se duas etapas complementares de coleta e anÃlise de dados: a primeira, quantitativa, e a segunda, qualitativa. O setor serviÃo foi analisado em um total de 80 habitaÃÃes autoconstruÃdas atravÃs de levantamento fÃsico, registro fotogrÃfico e realizaÃÃo de entrevistas com os moradores. O levantamento dos dados permitiu uma anÃlise quantitativa, com base em indicadores tÃcnicos, e qualitativa, com base em entrevistas. Ao final, foi feito um estudo comparativo de todas estas informaÃÃes com diretrizes mÃnimas para o setor serviÃo definidas pela literatura, de forma a validÃ-las e ampliÃ-las. Entende-se que a principal contribuiÃÃo da presente pesquisa consiste na melhoria dos espaÃos de HIS com base em informaÃÃes de clientes em potencial, agregando, assim, valor ao produto final: a edificaÃÃo.This dissertation deals with the proposition of guidelines for the improvement of the service area in social housing and was based on quantitative and qualitative analysis of self-built houses. Currently, the design logic of new products has been changing, and the potential customerâs information have been more widely considered. In the building and construction field, especially because of the growth ofthe private sector participation in the production social housing, Ithas been given greater importance to the consideration of the future usersâ needs at the stage of planning and designing new buildings. One type of instrument used to measure the suitability of the building and the userâs satisfaction is the Post-Occupancy Evaluation (POE). Surveys report that the results of this type of measurement, however, have pointed to the usersâ dissatisfaction in the regard of theservice area in social housing. This research aims to propose design guidelines for this sector, so it has been decided to analyzeof the service areain self-built housing, considering that It would be possible to generate information about potential customers in social housing. Two complementary stages of data collection and analysis were settled: the first one, quantitative, and the second one, qualitative. The service area was analyzed in a total of 80 self-built dwellings through physical survey, photographic records and interviews with residents. The survey data allowed a quantitative analysis, based on technical indicators, and a qualitativeanalysis, based on the interviews. Finally, a comparative study was made of all this information opposed to guidelines for the service area defined in the literature in order to validate them and enlarge them as well. It is understood that the main contribution of this research is the improvementsocial housing environments based on potential customersâinformation, adding value to the final product: the building.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9771application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of spontaneous self-built dwellings in the definition of project guidelines for the service area(kitchen and laundry)
title AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
spellingShingle AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
Paula Lima Sombra
Qualidade no projeto
HabitaÃÃo
Engenharia estrutural
design quality
self-built construction
housing
service area
ENGENHARIA CIVIL
title_short AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
title_full AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
title_fullStr AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
title_full_unstemmed AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
title_sort AnÃlise de habitaÃÃes autoconstruÃdas espontÃneas na definÃÃo de diretrizes projetuais para o setor de serviÃos (cozinha e lavanderia)
author Paula Lima Sombra
author_facet Paula Lima Sombra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà de Paula Barros Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38555182387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0148772831660645
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00982961324
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8082935132234019
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Lima Sombra
contributor_str_mv Josà de Paula Barros Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade no projeto
HabitaÃÃo
Engenharia estrutural
topic Qualidade no projeto
HabitaÃÃo
Engenharia estrutural
design quality
self-built construction
housing
service area
ENGENHARIA CIVIL
dc.subject.eng.fl_str_mv design quality
self-built construction
housing
service area
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA CIVIL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente dissertaÃÃo trata da proposiÃÃo de diretrizes para a melhoria do setor serviÃo em HabitaÃÃes de Interesse Social (HIS) tendo-se por base a anÃlise quantitativa e qualitativa de autoconstruÃÃes. Està em andamento, na atualidade, uma mudanÃa na lÃgica de concepÃÃo de novos produtos, na qual as informaÃÃes de clientes em potencial tÃm sido mais amplamente consideradas. No Ãmbito da arquitetura e construÃÃo, sobretudo com a participaÃÃo ativa da iniciativa privada na produÃÃo de HIS, tem-se dado uma maior importÃncia para a consideraÃÃo das necessidades dos futuros usuÃrios na etapa de planejamento e projeto de novas edificaÃÃes. Um tipo de instrumento utilizado para a aferiÃÃo da adequabilidade do espaÃo construÃdo e a satisfaÃÃo dos usuÃrios consiste na AvaliaÃÃo de PÃs-OcupaÃÃo (APO). Pesquisas que relatam os resultados deste tipo de aferiÃÃo, no entanto, tÃm apontado para a insatisfaÃÃo dos usuÃrios com relaÃÃo ao setor serviÃo em HIS. Objetivando propor diretrizes projetuais para este setor, optou-se, assim, por analisar o setor serviÃo em habitaÃÃes autoconstruÃdas como forma de obter informaÃÃes de clientes em potencial para este segmento do mercado imobiliÃrio. Estabeleceram-se duas etapas complementares de coleta e anÃlise de dados: a primeira, quantitativa, e a segunda, qualitativa. O setor serviÃo foi analisado em um total de 80 habitaÃÃes autoconstruÃdas atravÃs de levantamento fÃsico, registro fotogrÃfico e realizaÃÃo de entrevistas com os moradores. O levantamento dos dados permitiu uma anÃlise quantitativa, com base em indicadores tÃcnicos, e qualitativa, com base em entrevistas. Ao final, foi feito um estudo comparativo de todas estas informaÃÃes com diretrizes mÃnimas para o setor serviÃo definidas pela literatura, de forma a validÃ-las e ampliÃ-las. Entende-se que a principal contribuiÃÃo da presente pesquisa consiste na melhoria dos espaÃos de HIS com base em informaÃÃes de clientes em potencial, agregando, assim, valor ao produto final: a edificaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation deals with the proposition of guidelines for the improvement of the service area in social housing and was based on quantitative and qualitative analysis of self-built houses. Currently, the design logic of new products has been changing, and the potential customerâs information have been more widely considered. In the building and construction field, especially because of the growth ofthe private sector participation in the production social housing, Ithas been given greater importance to the consideration of the future usersâ needs at the stage of planning and designing new buildings. One type of instrument used to measure the suitability of the building and the userâs satisfaction is the Post-Occupancy Evaluation (POE). Surveys report that the results of this type of measurement, however, have pointed to the usersâ dissatisfaction in the regard of theservice area in social housing. This research aims to propose design guidelines for this sector, so it has been decided to analyzeof the service areain self-built housing, considering that It would be possible to generate information about potential customers in social housing. Two complementary stages of data collection and analysis were settled: the first one, quantitative, and the second one, qualitative. The service area was analyzed in a total of 80 self-built dwellings through physical survey, photographic records and interviews with residents. The survey data allowed a quantitative analysis, based on technical indicators, and a qualitativeanalysis, based on the interviews. Finally, a comparative study was made of all this information opposed to guidelines for the service area defined in the literature in order to validate them and enlarge them as well. It is understood that the main contribution of this research is the improvementsocial housing environments based on potential customersâinformation, adding value to the final product: the building.
description A presente dissertaÃÃo trata da proposiÃÃo de diretrizes para a melhoria do setor serviÃo em HabitaÃÃes de Interesse Social (HIS) tendo-se por base a anÃlise quantitativa e qualitativa de autoconstruÃÃes. Està em andamento, na atualidade, uma mudanÃa na lÃgica de concepÃÃo de novos produtos, na qual as informaÃÃes de clientes em potencial tÃm sido mais amplamente consideradas. No Ãmbito da arquitetura e construÃÃo, sobretudo com a participaÃÃo ativa da iniciativa privada na produÃÃo de HIS, tem-se dado uma maior importÃncia para a consideraÃÃo das necessidades dos futuros usuÃrios na etapa de planejamento e projeto de novas edificaÃÃes. Um tipo de instrumento utilizado para a aferiÃÃo da adequabilidade do espaÃo construÃdo e a satisfaÃÃo dos usuÃrios consiste na AvaliaÃÃo de PÃs-OcupaÃÃo (APO). Pesquisas que relatam os resultados deste tipo de aferiÃÃo, no entanto, tÃm apontado para a insatisfaÃÃo dos usuÃrios com relaÃÃo ao setor serviÃo em HIS. Objetivando propor diretrizes projetuais para este setor, optou-se, assim, por analisar o setor serviÃo em habitaÃÃes autoconstruÃdas como forma de obter informaÃÃes de clientes em potencial para este segmento do mercado imobiliÃrio. Estabeleceram-se duas etapas complementares de coleta e anÃlise de dados: a primeira, quantitativa, e a segunda, qualitativa. O setor serviÃo foi analisado em um total de 80 habitaÃÃes autoconstruÃdas atravÃs de levantamento fÃsico, registro fotogrÃfico e realizaÃÃo de entrevistas com os moradores. O levantamento dos dados permitiu uma anÃlise quantitativa, com base em indicadores tÃcnicos, e qualitativa, com base em entrevistas. Ao final, foi feito um estudo comparativo de todas estas informaÃÃes com diretrizes mÃnimas para o setor serviÃo definidas pela literatura, de forma a validÃ-las e ampliÃ-las. Entende-se que a principal contribuiÃÃo da presente pesquisa consiste na melhoria dos espaÃos de HIS com base em informaÃÃes de clientes em potencial, agregando, assim, valor ao produto final: a edificaÃÃo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9771
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia Civil Estruturas e ConstruÃÃo Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295172905140224