A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
id |
UFC_66d11213b8ac2f45c460dae5a49db683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12269 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo localFortaleza(s) of the World Cup: social representantions of the host city in local jornalism2017-03-31Silvia Helena Belmino Freitas24400122387http://lattes.cnpq.br/6790741818900059Edison Luis Gastaldo48579033004http://lattes.cnpq.br/2914147958220659Francisco Paulo Jamil Almeida Marques63743248387http://lattes.cnpq.br/552335081273400804826363354http://lattes.cnpq.br/4264512568748026Alissa Cendi Vale de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRFortaleza RepresentaÃÃes sociais Jornalismo Cidade-mercadoriaFortaleza Social representation Journalism Commodity cityCOMUNICACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoA dissertaÃÃo teve por objetivo investigar as representaÃÃes sociais de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, que foram produzidas, reforÃadas ou transformadas pelo jornalismo local. Para tanto, a pesquisa articulou dois grandes eixos teÃricos: no primeiro capÃtulo, tratou-se do conceito de representaÃÃes sociais da Psicologia Social e da sua articulaÃÃo com a construÃÃo social da realidade, que à associada tambÃm ao discurso jornalÃstico; no segundo capÃtulo, abordou-se a cidade-mercadoria, modelo de gestÃo de cidades do sÃculo XXI, contextualizando a cidade de Fortaleza como sede do megaevento e a associaÃÃo deste com a promoÃÃo de lugares. A metodologia utilizada foi a categorizaÃÃo temÃtica dos atributos e das regiÃes da cidade presentes em 114 textos informativos publicados nos dois principais jornais de Fortaleza, O Povo e DiÃrio do Nordeste, alÃm de procedimentos da anÃlise de discurso crÃtica de Norman Fairclough (2001; 2012). Os textos foram colhidos em semanas alternadas, durante junho e julho de 2014 (segunda e quarta semanas de junho, primeira e terceira semana de julho). Concluiu-se que o discurso do jornalismo local construiu e fez circular representaÃÃes de Fortaleza como o ambiente ideal para a Copa do Mundo, por seu povo hospitaleiro e animado; de uma cidade que consegue superar seus problemas infraestruturais cotidianos para receber seus visitantes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fortaleza(s) of the World Cup: social representantions of the host city in local jornalism |
title |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
spellingShingle |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local Alissa Cendi Vale de Carvalho Fortaleza RepresentaÃÃes sociais Jornalismo Cidade-mercadoria Fortaleza Social representation Journalism Commodity city COMUNICACAO |
title_short |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
title_full |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
title_fullStr |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
title_full_unstemmed |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
title_sort |
A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local |
author |
Alissa Cendi Vale de Carvalho |
author_facet |
Alissa Cendi Vale de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvia Helena Belmino Freitas |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24400122387 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6790741818900059 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Edison Luis Gastaldo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
48579033004 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2914147958220659 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
63743248387 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5523350812734008 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
04826363354 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4264512568748026 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alissa Cendi Vale de Carvalho |
contributor_str_mv |
Silvia Helena Belmino Freitas Edison Luis Gastaldo Francisco Paulo Jamil Almeida Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fortaleza RepresentaÃÃes sociais Jornalismo Cidade-mercadoria |
topic |
Fortaleza RepresentaÃÃes sociais Jornalismo Cidade-mercadoria Fortaleza Social representation Journalism Commodity city COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fortaleza Social representation Journalism Commodity city |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A dissertaÃÃo teve por objetivo investigar as representaÃÃes sociais de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, que foram produzidas, reforÃadas ou transformadas pelo jornalismo local. Para tanto, a pesquisa articulou dois grandes eixos teÃricos: no primeiro capÃtulo, tratou-se do conceito de representaÃÃes sociais da Psicologia Social e da sua articulaÃÃo com a construÃÃo social da realidade, que à associada tambÃm ao discurso jornalÃstico; no segundo capÃtulo, abordou-se a cidade-mercadoria, modelo de gestÃo de cidades do sÃculo XXI, contextualizando a cidade de Fortaleza como sede do megaevento e a associaÃÃo deste com a promoÃÃo de lugares. A metodologia utilizada foi a categorizaÃÃo temÃtica dos atributos e das regiÃes da cidade presentes em 114 textos informativos publicados nos dois principais jornais de Fortaleza, O Povo e DiÃrio do Nordeste, alÃm de procedimentos da anÃlise de discurso crÃtica de Norman Fairclough (2001; 2012). Os textos foram colhidos em semanas alternadas, durante junho e julho de 2014 (segunda e quarta semanas de junho, primeira e terceira semana de julho). Concluiu-se que o discurso do jornalismo local construiu e fez circular representaÃÃes de Fortaleza como o ambiente ideal para a Copa do Mundo, por seu povo hospitaleiro e animado; de uma cidade que consegue superar seus problemas infraestruturais cotidianos para receber seus visitantes. |
description |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295233420558336 |