A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alissa Cendi Vale de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305
Resumo: FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
id UFC_66d11213b8ac2f45c460dae5a49db683
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12269
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo localFortaleza(s) of the World Cup: social representantions of the host city in local jornalism2017-03-31Silvia Helena Belmino Freitas24400122387http://lattes.cnpq.br/6790741818900059Edison Luis Gastaldo48579033004http://lattes.cnpq.br/2914147958220659Francisco Paulo Jamil Almeida Marques63743248387http://lattes.cnpq.br/552335081273400804826363354http://lattes.cnpq.br/4264512568748026Alissa Cendi Vale de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRFortaleza RepresentaÃÃes sociais Jornalismo Cidade-mercadoriaFortaleza Social representation Journalism Commodity cityCOMUNICACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoA dissertaÃÃo teve por objetivo investigar as representaÃÃes sociais de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, que foram produzidas, reforÃadas ou transformadas pelo jornalismo local. Para tanto, a pesquisa articulou dois grandes eixos teÃricos: no primeiro capÃtulo, tratou-se do conceito de representaÃÃes sociais da Psicologia Social e da sua articulaÃÃo com a construÃÃo social da realidade, que à associada tambÃm ao discurso jornalÃstico; no segundo capÃtulo, abordou-se a cidade-mercadoria, modelo de gestÃo de cidades do sÃculo XXI, contextualizando a cidade de Fortaleza como sede do megaevento e a associaÃÃo deste com a promoÃÃo de lugares. A metodologia utilizada foi a categorizaÃÃo temÃtica dos atributos e das regiÃes da cidade presentes em 114 textos informativos publicados nos dois principais jornais de Fortaleza, O Povo e DiÃrio do Nordeste, alÃm de procedimentos da anÃlise de discurso crÃtica de Norman Fairclough (2001; 2012). Os textos foram colhidos em semanas alternadas, durante junho e julho de 2014 (segunda e quarta semanas de junho, primeira e terceira semana de julho). Concluiu-se que o discurso do jornalismo local construiu e fez circular representaÃÃes de Fortaleza como o ambiente ideal para a Copa do Mundo, por seu povo hospitaleiro e animado; de uma cidade que consegue superar seus problemas infraestruturais cotidianos para receber seus visitantes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fortaleza(s) of the World Cup: social representantions of the host city in local jornalism
title A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
spellingShingle A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
Alissa Cendi Vale de Carvalho
Fortaleza
RepresentaÃÃes sociais
Jornalismo
Cidade-mercadoria
Fortaleza
Social representation
Journalism
Commodity city
COMUNICACAO
title_short A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
title_full A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
title_fullStr A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
title_full_unstemmed A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
title_sort A(s) Fortaleza(s) da copa do mundo: representaÃÃes sociais da cidade-sede no jornalismo local
author Alissa Cendi Vale de Carvalho
author_facet Alissa Cendi Vale de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvia Helena Belmino Freitas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24400122387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6790741818900059
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edison Luis Gastaldo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 48579033004
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2914147958220659
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 63743248387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5523350812734008
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04826363354
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4264512568748026
dc.contributor.author.fl_str_mv Alissa Cendi Vale de Carvalho
contributor_str_mv Silvia Helena Belmino Freitas
Edison Luis Gastaldo
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Fortaleza
RepresentaÃÃes sociais
Jornalismo
Cidade-mercadoria
topic Fortaleza
RepresentaÃÃes sociais
Jornalismo
Cidade-mercadoria
Fortaleza
Social representation
Journalism
Commodity city
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Fortaleza
Social representation
Journalism
Commodity city
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A dissertaÃÃo teve por objetivo investigar as representaÃÃes sociais de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, que foram produzidas, reforÃadas ou transformadas pelo jornalismo local. Para tanto, a pesquisa articulou dois grandes eixos teÃricos: no primeiro capÃtulo, tratou-se do conceito de representaÃÃes sociais da Psicologia Social e da sua articulaÃÃo com a construÃÃo social da realidade, que à associada tambÃm ao discurso jornalÃstico; no segundo capÃtulo, abordou-se a cidade-mercadoria, modelo de gestÃo de cidades do sÃculo XXI, contextualizando a cidade de Fortaleza como sede do megaevento e a associaÃÃo deste com a promoÃÃo de lugares. A metodologia utilizada foi a categorizaÃÃo temÃtica dos atributos e das regiÃes da cidade presentes em 114 textos informativos publicados nos dois principais jornais de Fortaleza, O Povo e DiÃrio do Nordeste, alÃm de procedimentos da anÃlise de discurso crÃtica de Norman Fairclough (2001; 2012). Os textos foram colhidos em semanas alternadas, durante junho e julho de 2014 (segunda e quarta semanas de junho, primeira e terceira semana de julho). Concluiu-se que o discurso do jornalismo local construiu e fez circular representaÃÃes de Fortaleza como o ambiente ideal para a Copa do Mundo, por seu povo hospitaleiro e animado; de uma cidade que consegue superar seus problemas infraestruturais cotidianos para receber seus visitantes.
description FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233420558336