A constituiÃÃo paratÃpica do discurso literomusical de Elomar Figueira de Mello

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lia Raquel Vieira de Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16584
Resumo: A presente pesquisa propÃe a anÃlise da obra literomusical do compositor Elomar Figueira Mello que acreditamos se constituir paratopicamente dentro do campo da mÃsica brasileira. A opÃÃo pelo estudo da obra de Elomar surgiu, em princÃpio, da constataÃÃo de que o compositor apresenta qualidades singulares na mÃsica brasileira: à autor de uma obra que contempla aspectos eruditos e populares retomados em um estilo musical inovador, sem, contudo, se comprometer com uma estÃtica do novo. Ao contrÃrio, à inovador por rebuscar o passado da histÃria e da cultura do sertÃo, fazendo referÃncias a elementos da heranÃa erudita galego-portuguesa medieval, conservadas no cancioneiro popular nordestino e na literatura de cordel. O resultado à o resgate da conexÃo entre a arte do trovador, do menestrel medieval e a do cantador sertanejo. O referencial teÃrico principal do presente trabalho à a AnÃlise do Discurso, especificamente os estudos de Maingueneau (2001,2006, 2008a, 2008b, 2010) na abordagem dos conceitos de paratopia, embreagem paratÃpica, interdiscurso e campo discursivo os quais relacionamos com as definiÃÃes de posicionamento, gÃnero, interlÃngua e cenografia. Utilizamos ainda, como referencial teÃrico, os estudos de Costa (2004, 2005a, 2005b, 2007, 2012), sobre o discurso literomusical brasileiro. O objetivo principal deste trabalho à verificar como a paratopia, observada no cÃdigo de linguagem e no investimento cenogrÃfico das canÃÃes de Elomar, à um fator constitutivo do discurso literomusical do compositor, legitimando seu posicionamento na MÃsica Brasileira. AtravÃs da observaÃÃo da embreagem paratÃpica, no plano verbal das canÃÃes, podemos identificar os elementos que conferem a paratopia do compositor, implantados na cenografia e no cÃdigo de linguagem das canÃÃes analisadas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA constituiÃÃo paratÃpica do discurso literomusical de Elomar Figueira de MelloThe paratopic constitution of literomusical discourse of Elomar Figueira Mello2016-01-22Nelson Barros da Costa29848938320JoÃo Batista Costa GonÃalves37809113372LetÃcia Adriana Pires Ferreira dos Santos26241617320http://lattes.cnpq.br/0953514731442495Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Sandra Maia Farias Vasconcelos35623497349Farias91836832320http://lattes.cnpq.br/5843111432953818Lia Raquel Vieira de AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRParatopia Discurso literomusical brasileiro Elomar Figueira MelloParatopia Literomusical brazilian discourse Elomar Figueira MelloLINGUISTICAA presente pesquisa propÃe a anÃlise da obra literomusical do compositor Elomar Figueira Mello que acreditamos se constituir paratopicamente dentro do campo da mÃsica brasileira. A opÃÃo pelo estudo da obra de Elomar surgiu, em princÃpio, da constataÃÃo de que o compositor apresenta qualidades singulares na mÃsica brasileira: à autor de uma obra que contempla aspectos eruditos e populares retomados em um estilo musical inovador, sem, contudo, se comprometer com uma estÃtica do novo. Ao contrÃrio, à inovador por rebuscar o passado da histÃria e da cultura do sertÃo, fazendo referÃncias a elementos da heranÃa erudita galego-portuguesa medieval, conservadas no cancioneiro popular nordestino e na literatura de cordel. O resultado à o resgate da conexÃo entre a arte do trovador, do menestrel medieval e a do cantador sertanejo. O referencial teÃrico principal do presente trabalho à a AnÃlise do Discurso, especificamente os estudos de Maingueneau (2001,2006, 2008a, 2008b, 2010) na abordagem dos conceitos de paratopia, embreagem paratÃpica, interdiscurso e campo discursivo os quais relacionamos com as definiÃÃes de posicionamento, gÃnero, interlÃngua e cenografia. Utilizamos ainda, como referencial teÃrico, os estudos de Costa (2004, 2005a, 2005b, 2007, 2012), sobre o discurso literomusical brasileiro. O objetivo principal deste trabalho à verificar como a paratopia, observada no cÃdigo de linguagem e no investimento cenogrÃfico das canÃÃes de Elomar, à um fator constitutivo do discurso literomusical do compositor, legitimando seu posicionamento na MÃsica Brasileira. AtravÃs da observaÃÃo da embreagem paratÃpica, no plano verbal das canÃÃes, podemos identificar os elementos que conferem a paratopia do compositor, implantados na cenografia e no cÃdigo de linguagem das canÃÃes analisadas.The present research approaches the literomusical pieces of the composer Elomar Figueira Mello, which we believe the constitute paratopically within the Brazilian music. The temporal range of our research is from 1972 to 1983, in which were produced the albums Das barrancas do rio GaviÃo (1972), Na quadrada das Ãguas perdidas (1978) e Cartas catingueiras (1983).The motivation for studying the pieces of Figueira Mello comes from the fact that the composer reunites several important aspects within the Brazilian musical discourse: the pieces, although not losing touch with the contemporary esthetic, bring together both classical and popular expressions in such an innovative way that makes the compositions unique. The originality comes from the rummaging the history of the sertÃo, making references to the medieval galego-portuguese classical heritage, present in the Northeastern music and cordel literature. As result of the composer positioning, he retrieves the connection among the galician-portuguese troubadour poetry, the medieval artists and the singers of the sertÃo. The main theoretical tool used is the discourse analysis, specifically the line proposed by Maingueneau (2001, 2006, 2008a, 2008b, 2010), whose theory is used to approach concepts such as inter-discourse, discursive field, which sums up the definitions of positioning, genre, inter-language and scenography. In addition to the theory of Dominique Maingueneau, the works of Costa (2004, 2005a, 2005b, 2007, 2012) are also used within the Brazilian literomusical context. The objective of this work is to verify how paratopia is a constituent fact in the literolmusical discourse of the composer, by studying the paratopic shifting in his language code and in the proposed scenarios â aspects that mark his position the Brazilian music. By observing the paratopic shifts, in the verbal aspects of the songs, we can identify strong elements which endorse the paratopy of the composer, mainly implemented in the cenography and in the language code of the pieces which we analyzed.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16584application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:57Zmail@mail.com -
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