FamÃlia, CrianÃas e PolÃticas PÃblicas: Uma AvaliaÃÃo do Programa FamÃlia Brasileira Forlatecida em Fortaleza-ce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5077 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFamÃlia, CrianÃas e PolÃticas PÃblicas: Uma AvaliaÃÃo do Programa FamÃlia Brasileira Forlatecida em Fortaleza-ce2010-07-08Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Maria do Socorro Ferreira Osterne04506979320http://lattes.cnpq.br/634638594204336232307594353Maria InÃs Serpa BenevidesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRFamÃlias pobres CrianÃas pobresCIENCIAS HUMANASCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiorEste estudo teve como objetivo avaliar o Programa FamÃlia Brasileira Fortalecida em Fortaleza, em termos de melhoria nas condiÃÃes de vida das crianÃas, por meio do fortalecimento das competÃncias familiares, no processo de cuidar e educar conforme as diretrizes do Programa. Foi realizada pesquisa documental e de campo, tendo esta Ãltima ocorrido no perÃodo de novembro de 2009 a fevereiro de 2010, atravÃs de uma abordagem qualitativa com nuances quantitativas. Os dados foram colhidos no primeiro momento, com 59 sujeitos responsÃveis pelas crianÃas atendidas nos Centros de EducaÃÃo Infantil de Fortaleza, por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas fechadas e abertas. No segundo momento, aplicaram-se entrevistas em profundidade com sete sujeitos selecionados a partir de critÃrios prÃ-definidos, nos quais a diversidade de situaÃÃes das famÃlias foi considerada. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento descritivo, usando frequencia absoluta e relativa, tabelas simples, quadros, cruzamentos e indicadores de referÃncia. Os qualitativos foram abordados à luz de uma anÃlise compreensiva, apoiados nas falas dos sujeitos e em autores que discutem e teorizam famÃlia e polÃticas pÃblicas. Os resultados demonstram os limites que distanciam a famÃlia pensada pelo Programa e a realidade vivida da famÃlia. Essas distÃncias podem ser identificadas nos traÃos caracterÃsticos do perfil das famÃlias, onde situaÃÃes de pobreza associadas ao baixo nÃvel de escolaridade e renda as impedem de exercitar a maioria dos seus ensinamentos, a exemplo da oferta de uma alimentaÃÃo diversificada à sua prole; de desfrutarem das condiÃÃes bÃsicas de higiene, conforto, lazer e exercÃcio da cidadania. Por outra via, alguns ensinamentos estÃo prÃximos da realidade dessas famÃlias porque as polÃticas pÃblicas de saÃde, associadas aos critÃrios dos programas assistenciais de transferÃncia de renda, jà comprometem e responsabilizam essas famÃlias pela matrÃcula das crianÃas nas escolas, pela vacinaÃÃo de seus filhos obedecendo aos calendÃrios de vacinaÃÃo, submetem as mÃes a tratamento prÃ-natal e a amamentaÃÃo dos recÃm-nascidos. As competÃncias familiares que assumem estÃo diretamente relacionadas Ãs condiÃÃes objetivas da luta cotidiana pela sobrevivÃncia. Sendo assim, suas possibilidades sÃo restritas por esses e tantos outros fatores que se entrelaÃam, tirando delas as condiÃÃes de cuidar e educar seus filhos, tal como o Programa sugere.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5077application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:06Zmail@mail.com - |
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Este estudo teve como objetivo avaliar o Programa FamÃlia Brasileira Fortalecida em Fortaleza, em termos de melhoria nas condiÃÃes de vida das crianÃas, por meio do fortalecimento das competÃncias familiares, no processo de cuidar e educar conforme as diretrizes do Programa. Foi realizada pesquisa documental e de campo, tendo esta Ãltima ocorrido no perÃodo de novembro de 2009 a fevereiro de 2010, atravÃs de uma abordagem qualitativa com nuances quantitativas. Os dados foram colhidos no primeiro momento, com 59 sujeitos responsÃveis pelas crianÃas atendidas nos Centros de EducaÃÃo Infantil de Fortaleza, por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas fechadas e abertas. No segundo momento, aplicaram-se entrevistas em profundidade com sete sujeitos selecionados a partir de critÃrios prÃ-definidos, nos quais a diversidade de situaÃÃes das famÃlias foi considerada. Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento descritivo, usando frequencia absoluta e relativa, tabelas simples, quadros, cruzamentos e indicadores de referÃncia. Os qualitativos foram abordados à luz de uma anÃlise compreensiva, apoiados nas falas dos sujeitos e em autores que discutem e teorizam famÃlia e polÃticas pÃblicas. Os resultados demonstram os limites que distanciam a famÃlia pensada pelo Programa e a realidade vivida da famÃlia. Essas distÃncias podem ser identificadas nos traÃos caracterÃsticos do perfil das famÃlias, onde situaÃÃes de pobreza associadas ao baixo nÃvel de escolaridade e renda as impedem de exercitar a maioria dos seus ensinamentos, a exemplo da oferta de uma alimentaÃÃo diversificada à sua prole; de desfrutarem das condiÃÃes bÃsicas de higiene, conforto, lazer e exercÃcio da cidadania. Por outra via, alguns ensinamentos estÃo prÃximos da realidade dessas famÃlias porque as polÃticas pÃblicas de saÃde, associadas aos critÃrios dos programas assistenciais de transferÃncia de renda, jà comprometem e responsabilizam essas famÃlias pela matrÃcula das crianÃas nas escolas, pela vacinaÃÃo de seus filhos obedecendo aos calendÃrios de vacinaÃÃo, submetem as mÃes a tratamento prÃ-natal e a amamentaÃÃo dos recÃm-nascidos. As competÃncias familiares que assumem estÃo diretamente relacionadas Ãs condiÃÃes objetivas da luta cotidiana pela sobrevivÃncia. Sendo assim, suas possibilidades sÃo restritas por esses e tantos outros fatores que se entrelaÃam, tirando delas as condiÃÃes de cuidar e educar seus filhos, tal como o Programa sugere. |
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