Eu sou o ogà confirmado da casa: ogÃs e energias espirituais em rituais de umbanda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Oliveira de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19624
Resumo: Esta dissertaÃÃo visa descrever e interpretar as prÃticas mÃgico-religiosas dos ogÃs, as pessoas responsÃveis por tocar tambores e fazer circular energias espirituais, em terreiros de umbanda omolocà de naÃÃo. A pesquisa foi realizada no Abassà de Omolu e Ilà de IansÃ, terreiro situado na cidade de Fortaleza, no bairro Joaquim TÃvora. Proponho uma abordagem antropolÃgica orientada em leituras sobre a magia. Por esse motivo, e ao contrÃrio dos diversos trabalhos que abordam as prÃticas dos ogÃs e a musicalidade em terreiros de religiÃes afro-brasileiras, opto pela denominaÃÃo prÃticas mÃgico-religiosas como alternativa à expressÃo prÃticas musicais. Tais prÃticas serÃo aqui compreendidas tendo como foco as giras, rituais pÃblicos de incorporaÃÃo de entidades espirituais.
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Esta dissertaÃÃo visa descrever e interpretar as prÃticas mÃgico-religiosas dos ogÃs, as pessoas responsÃveis por tocar tambores e fazer circular energias espirituais, em terreiros de umbanda omolocà de naÃÃo. A pesquisa foi realizada no Abassà de Omolu e Ilà de IansÃ, terreiro situado na cidade de Fortaleza, no bairro Joaquim TÃvora. Proponho uma abordagem antropolÃgica orientada em leituras sobre a magia. Por esse motivo, e ao contrÃrio dos diversos trabalhos que abordam as prÃticas dos ogÃs e a musicalidade em terreiros de religiÃes afro-brasileiras, opto pela denominaÃÃo prÃticas mÃgico-religiosas como alternativa à expressÃo prÃticas musicais. Tais prÃticas serÃo aqui compreendidas tendo como foco as giras, rituais pÃblicos de incorporaÃÃo de entidades espirituais.
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This paper aims to describe and interpret the magical-religious practices of ogÃs, the people responsible for drumming and circulate spiritual energies, in houses of Umbanda Omolocà de NaÃÃo. The research was conducted at the Abassà de Omolu and Ilà de IansÃ, located in Fortaleza, in the neighbourhood of Joaquim TÃvora. An anthropological approach based in readings about magic is proposed. Therefore, despite the fact that are many researches about ogÃs actions and musicalities in houses of afro-Brazilian religions, this paper intends to denominate magical-religious actions as an alternative to the expression of musical actions. These actions will be focused on giras, public rituals of incorporation of spirituals entities.
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