A ConstruÃÃo SimbÃlica na NaÃÃo nos Livros Escolares no MoÃambique PÃs-Colonial (1975-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrà Victorino Mindoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7113
Resumo: A presente DissertaÃÃo se propÃe a analisar o processo de construÃÃo da naÃÃo moÃambicana no perÃodo pÃs-colonial (1975-1990) tendo como material empÃrico os livros escolares produzidos e difundidos nesse perÃodo Trata-se concretamente de uma anÃlise de conteÃdo dos livros de leitura dos primeiros anos de escolaridade do ensino primÃrio de gestÃo pÃblica nomeadamente os da 2Â 3Â 4Â 5Â e 6Â classes Afastando-se das concepÃÃes essencialistas o estudo encara o conceito de naÃÃo como sendo uma comunidade polÃtica e simbolicamente imaginada de pessoas que independentemente de suas caracterÃsticas empÃricas estabelecem laÃos de solidariedade entre si suportados por um passado rico de experiÃncias o que lhes torna um grupo peculiar, mas que acima de tudo tem vontade - cultivada por uma elite - de continuar vivendo conjuntamente num espaÃo geograficamente delimitado e que se pretende soberano. Nesta senda os seus resultados sugerem que no MoÃambique pÃs-colonial verificou-se um processo simbÃlico de construÃÃo da naÃÃo que procurava a todo o custo distanciar-se do imaginÃrio social que dominou o perÃodo colonial e as vivÃncias do meio tradicional Tal foi feito pela elite dirigente encabeÃada pelo ex-movimento militar de descolonizaÃÃo, a FRELIMO que fazendo uso do monopÃlio que detinha sobre o processo de produÃÃo e difusÃo dos conteÃdos educativos, como os livros escolares teve a possibilidade de usÃ-los como difusores de suas visÃes de mundo A partir deles a FRELIMO procurou legitimar-se como âdignoâ guia do povo atravÃs da estratÃgia de universalizaÃÃo de suas experiÃncias e auto-imagens para toda a populaÃÃo como se ela e o povo em geral fossem a mesma âunidadeâ Nessa estratÃgia discursiva, as vivÃncias da luta de descolonizaÃÃo foram capitalizadas como sendo o ponto de referÃncia âmÃticoâ onde sÃo destacados atitudes e comportamentos considerados âideaisâ a partir dos quais a nova geraÃÃo de moÃambicanos se devia inspirar Ao mesmo tempo a FRELIMO chamou para si a prerrogativa de definir simbolicamente Ãquilo que em sua visÃo devia caracterizar os moÃambicanos nomeadamente que cultivassem o habitus trabalhador o sentimento guerreiro a exaltaÃÃo da vida em coletividade bem como uma grande predisposiÃÃo para a disciplina e obediÃncia
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Nesta senda os seus resultados sugerem que no MoÃambique pÃs-colonial verificou-se um processo simbÃlico de construÃÃo da naÃÃo que procurava a todo o custo distanciar-se do imaginÃrio social que dominou o perÃodo colonial e as vivÃncias do meio tradicional Tal foi feito pela elite dirigente encabeÃada pelo ex-movimento militar de descolonizaÃÃo, a FRELIMO que fazendo uso do monopÃlio que detinha sobre o processo de produÃÃo e difusÃo dos conteÃdos educativos, como os livros escolares teve a possibilidade de usÃ-los como difusores de suas visÃes de mundo A partir deles a FRELIMO procurou legitimar-se como âdignoâ guia do povo atravÃs da estratÃgia de universalizaÃÃo de suas experiÃncias e auto-imagens para toda a populaÃÃo como se ela e o povo em geral fossem a mesma âunidadeâ Nessa estratÃgia discursiva, as vivÃncias da luta de descolonizaÃÃo foram capitalizadas como sendo o ponto de referÃncia âmÃticoâ onde sÃo destacados atitudes e comportamentos considerados âideaisâ a partir dos quais a nova geraÃÃo de moÃambicanos se devia inspirar Ao mesmo tempo a FRELIMO chamou para si a prerrogativa de definir simbolicamente Ãquilo que em sua visÃo devia caracterizar os moÃambicanos nomeadamente que cultivassem o habitus trabalhador o sentimento guerreiro a exaltaÃÃo da vida em coletividade bem como uma grande predisposiÃÃo para a disciplina e obediÃnciaThis dissertation aims at analyzing the Mozambican Nationâs construction process during the post-colonial period (1975-1990) by investigating as its empirical source school books produced and divulged at the time It is therefore in a very direct way an analysis of school books used in the first grades of public primary schools namely 2nd 3rd 4th 5th and 6th grades Keeping a distance from essentialist conceptions the investigation tackles the concept of nation as a symbolically-devised political community involving people that independently from empirical characteristics establish solidarity-based ties among themselves supported by a past rich of experiences which will weld them as a unique group that will step beyond anything to express its will â cultivated by an elite â of going on living together in a geographically-established supposedly-free space Following this trail the upshot suggests that during pre-colonial time the Mozambican state reveals a symbolic process of erection of a nation that was trying with all its strength to keep itself apart from a fanciful socially-inclined body of ideas that dominated colonial life in its traditional ways That road was taken by the dominating elite headed by the former military decolonization movement the FRELIMO which by using the monopoly that it held over the process of production and divulging of educational contents such as school books had the opportunity to use them as disseminating agents of its ideas and apprehension of the world With the books FRELIMO tried to legitimate itself as a âdignifiedâ leader of the people by means of a strategy bound on a universal approach to its experiences and auto-images directed to all as if FRELIMO and the people was the same âunitâ Following that discursive trail daily actions of decolonization struggles were seen as âmythicalâ reference instances that by attitudes and behavior should be considered an âideal patternâ that should inspire the new generation of Mozambicans At the same time FRELIMO claimed to itself the privilege of symbolically defining what in its interpretation should characterize the Mozambicans namely that they cultivated the workerâs habitus the warriorâs disposition exaltation of collective life and a great disposition for discipline and obedienceConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7113application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:10Zmail@mail.com -
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