Entre o pensado e o vivido: a prÃtica sugerindo as competÃncias para a gerÃncia na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13122 |
Resumo: | A gerÃncia na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia surge como prÃtica profissional a partir da necessidade de inserÃÃo de um profissional que esteja voltado a responder as demandas organizacionais e de atenÃÃo à saÃde, bem como articular a Rede de AtenÃÃo à SaÃde para garantir a integralidade da atenÃÃo e do cuidado, na perspectiva da AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde. A partir da existÃncia desse ator, percebemos o grau de responsabilidades que o mesmo vem assumindo, por exigÃncia do territÃrio e pela secretaria municipal de saÃde. Nesse complexo de atribuiÃÃes e fazeres, a sistematizaÃÃo das competÃncias do gerente para a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia faz-se uma necessidade, frente ao desafio que està posto de reconhecer esse profissional como necessÃrio ao bom funcionamento das aÃÃes e dos serviÃos de saÃde. Este estudo teve como objetivo analisar as competÃncias para o gerenciamento em Centros de SaÃde da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia atravÃs da prÃtica dos gerentes do municÃpio de Sobral-CE. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando pesquisa bibliogrÃfica, considerando a abordagem construtivista da competÃncia a partir dos estudos principalmente de Bertrand Shwartz (apud DELUIZ, 2001), Irigoin Barrene e Vargas Zuniga (2004), dentre outras contribuiÃÃes. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2012 a abril de 2013. A coleta de dados consistiu de grupo focal, entrevista semiestruturada e questionÃrio. Teve como sujeitos da pesquisa gerentes, tutores de territÃrio, profissionais da equipe da ESF, gestor municipal e coordenaÃÃo da AtenÃÃo PrimÃria. Essa multiplicidade de sujeitos foi propositadamente relacionada para conformar a abordagem construtivista da competÃncia quando propÃe a participaÃÃo de diferentes sujeitos diretamente ligados Ãs prÃticas profissionais do gerente, para anÃlise das situaÃÃes de trabalho. Para anÃlise dos dados, foi utilizada a anÃlise temÃtica descrita por Minayo (2008). Como resultados, pudemos identificar um grande nÃmero de prÃticas, atribuiÃÃes e responsabilidades que foram sendo assumidas e incorporadas a partir de demandas da gestÃo e do territÃrio de forma assistemÃtica, gerando uma diversidade de âmodelosâ de gerenciamento. Com a anÃlise, foi possÃvel identificar 24 competÃncias, a qual optamos por sistematizÃ-las utilizando o quadrilÃtero da formaÃÃo para a Ãrea da saÃde: GestÃo, AtenÃÃo, EducaÃÃo e Controle Social. Dentre as competÃncias identificadas a gestÃo de pessoas e a gerÃncia de pessoal foi a mais citada pelos sujeitos do estudo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEntre o pensado e o vivido: a prÃtica sugerindo as competÃncias para a gerÃncia na EstratÃgia SaÃde da FamÃliaBetween the thought and the experience: the suggesting skills practice for management in the Family Health Strategy2013-08-21Percy Antonio Galimbertti CatÃniohttp://lattes.cnpq.br/2222107613838755Maria Socorro de AraÃjo Dias41433564300http://lattes.cnpq.br/9251743262592177Maria de FÃtima Antero de Sousa Machado17268672349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702958T869204152320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4237051A6AndrÃa Silveira de Assis LinharesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde da FamÃlia (Campus da UFC em Sobral-CE) UFCBRCompetÃncia GerÃncia EstratÃgia SaÃde da FamÃliaCompetency. Management. Family Health StrategySAUDE PUBLICAA gerÃncia na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia surge como prÃtica profissional a partir da necessidade de inserÃÃo de um profissional que esteja voltado a responder as demandas organizacionais e de atenÃÃo à saÃde, bem como articular a Rede de AtenÃÃo à SaÃde para garantir a integralidade da atenÃÃo e do cuidado, na perspectiva da AtenÃÃo PrimÃria à SaÃde. A partir da existÃncia desse ator, percebemos o grau de responsabilidades que o mesmo vem assumindo, por exigÃncia do territÃrio e pela secretaria municipal de saÃde. Nesse complexo de atribuiÃÃes e fazeres, a sistematizaÃÃo das competÃncias do gerente para a EstratÃgia SaÃde da FamÃlia faz-se uma necessidade, frente ao desafio que està posto de reconhecer esse profissional como necessÃrio ao bom funcionamento das aÃÃes e dos serviÃos de saÃde. Este estudo teve como objetivo analisar as competÃncias para o gerenciamento em Centros de SaÃde da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia atravÃs da prÃtica dos gerentes do municÃpio de Sobral-CE. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando pesquisa bibliogrÃfica, considerando a abordagem construtivista da competÃncia a partir dos estudos principalmente de Bertrand Shwartz (apud DELUIZ, 2001), Irigoin Barrene e Vargas Zuniga (2004), dentre outras contribuiÃÃes. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2012 a abril de 2013. A coleta de dados consistiu de grupo focal, entrevista semiestruturada e questionÃrio. Teve como sujeitos da pesquisa gerentes, tutores de territÃrio, profissionais da equipe da ESF, gestor municipal e coordenaÃÃo da AtenÃÃo PrimÃria. 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Management in the Family Health Strategy (FHS) arises as professional practice from the need for the insertion of a professional that is directed to responding organizational and health care demands, as well as articulating the Health Care Network to guarantee care integrality and the care a person needs, in the Primary Health Care perspective.From the existence of this actor, we understand the level of responsibility that they have been taking on, through territorial demand and by the municipal secretary of health. In this complex of attributions and duties, the systematization of management competencies for the Family Health Strategy becomes a need, facing the challenge that is placed in recognizing this professional as necessary for the proper functioning of health actions and services. This study had as objective to analyze the competencies for the management of Health Centers in FHS through the practice of managers in the municipality of Sobral, CearÃ.This is, therefore, a case study type study, with qualitative approach, using bibliographic survey, considering the constructivist approach of competency mainly from studies by Bertrand Shwartz (apud DELUIZ, 2001) and Irigoin Barrene and Vargas Zuniga (2004) among other contributions. The study was conducted between October 2012 and April 2013. Data collection consisted of group focus, a semi-structured interview and a questionnaire. The subjects of this study were managers, tutors from the territory, FHS professionals, the municipal manager and Primary Care coordination. This multiplicity of subjects was purposely related to comply with the constructivist approach of competency when it proposes the participation of different subjects directly linked to the professional practice of the manager, for the analysis of work situations.For data analysis, we used the thematic analysis described Minayo (2008). With the results, we were able to identify a large number of practices, attributions and responsibilities that are being taken on and incorporated from management and territorial demands in a non-systematic manner, generating a diversity of management âmodelsâ.From the analysis, it was possible to identify 24 competencies, from which we opted to systematize, using the quadrilateral formation for the area of health: Management, Care, Education and Social Control. Among the competencies identified people management and personnel management were most cited by the study subjects.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13122application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:32Zmail@mail.com - |
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Management in the Family Health Strategy (FHS) arises as professional practice from the need for the insertion of a professional that is directed to responding organizational and health care demands, as well as articulating the Health Care Network to guarantee care integrality and the care a person needs, in the Primary Health Care perspective.From the existence of this actor, we understand the level of responsibility that they have been taking on, through territorial demand and by the municipal secretary of health. In this complex of attributions and duties, the systematization of management competencies for the Family Health Strategy becomes a need, facing the challenge that is placed in recognizing this professional as necessary for the proper functioning of health actions and services. This study had as objective to analyze the competencies for the management of Health Centers in FHS through the practice of managers in the municipality of Sobral, CearÃ.This is, therefore, a case study type study, with qualitative approach, using bibliographic survey, considering the constructivist approach of competency mainly from studies by Bertrand Shwartz (apud DELUIZ, 2001) and Irigoin Barrene and Vargas Zuniga (2004) among other contributions. The study was conducted between October 2012 and April 2013. Data collection consisted of group focus, a semi-structured interview and a questionnaire. The subjects of this study were managers, tutors from the territory, FHS professionals, the municipal manager and Primary Care coordination. This multiplicity of subjects was purposely related to comply with the constructivist approach of competency when it proposes the participation of different subjects directly linked to the professional practice of the manager, for the analysis of work situations.For data analysis, we used the thematic analysis described Minayo (2008). With the results, we were able to identify a large number of practices, attributions and responsibilities that are being taken on and incorporated from management and territorial demands in a non-systematic manner, generating a diversity of management âmodelsâ.From the analysis, it was possible to identify 24 competencies, from which we opted to systematize, using the quadrilateral formation for the area of health: Management, Care, Education and Social Control. Among the competencies identified people management and personnel management were most cited by the study subjects. |
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