Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÃcera Gilvani de Luna
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9259
Resumo: Diante de um sentimento particular e do reconhecimento nacional do autor surgiu o desejo de encontrar na obra infantil de Monteiro Lobato, e, em suas cartas, pistas que nos levam a crer em uma proposta intencional de metamorfose social atravÃs da leitura de boa qualidade, iniciada desde cedo, no perÃodo de formaÃÃo cognitiva da crianÃa Deste modo, a presente dissertaÃÃo tem o compromisso de tentar promover um olhar diferenciado sobre a literatura infantil lobatiana com a proposta de identificar a intencionalidade do autor em sua atitude literÃria. Portanto visamos promover a valorizaÃÃo das iniciativas sÃcio-literÃrias do escritor sem esquecer suas atitudes pedagÃgicas que visavam à formaÃÃo dos pequenos leitores atravÃs do contato com idÃias trabalhadas em seu texto Assim tem-se como um dos objetivos verificar como o texto de Lobato utiliza recursos literÃrios (simbÃlicos) para dar inÃcio à transformaÃÃo social atravÃs dos pequenos leitores analisando se as histÃrias das aventuras da turma do SÃtio transmitem atravÃs da construÃÃo simbÃlica, um modo diferenciado de lidar com os saberes do mundo real, tornando a crianÃa mais crÃtica e ativa Fazer uma releitura da obra infantil de Monteiro Lobato a partir do contributo dos estudos jà realizados, alÃm de promover um regresso à infÃncia tambÃm possibilitarà a valorizaÃÃo da diversidade interpretativa de sua obra, uma vez que dentre os vÃrios projetos existentes âMetamorfoses Lobatianas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da Literatura Infantil de Monteiro Lobatoâ tem como foco a valorizaÃÃo do projeto social do autor, que dedicou boa parte de sua vida promovendo a conscientizaÃÃo de seus contemporÃneos a respeito da real necessidade de mudanÃa e progresso
id UFC_705bb88ee1f2d700d5f1f2de1f0ab758
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:881
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMetamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro LobatoMÃtamorphoses Lobatiennes: un regard vers la proposition sÃcio-pÃdagogique de la littÃrature enfantine de Monteiro Lobato 2007-08-31Fernanda Maria Abreu Coutinho10484140353Vera LÃcia Albuquerque de Moraes9244867400Antonio Manuel de Andrade Moniz9999999999987622769304http://lattes.cnpq.br/6099229704486255CÃcera Gilvani de LunaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRMetamorfose Sociedade educaÃÃoMÃtamorphose Sociedad EducationLETRASDiante de um sentimento particular e do reconhecimento nacional do autor surgiu o desejo de encontrar na obra infantil de Monteiro Lobato, e, em suas cartas, pistas que nos levam a crer em uma proposta intencional de metamorfose social atravÃs da leitura de boa qualidade, iniciada desde cedo, no perÃodo de formaÃÃo cognitiva da crianÃa Deste modo, a presente dissertaÃÃo tem o compromisso de tentar promover um olhar diferenciado sobre a literatura infantil lobatiana com a proposta de identificar a intencionalidade do autor em sua atitude literÃria. Portanto visamos promover a valorizaÃÃo das iniciativas sÃcio-literÃrias do escritor sem esquecer suas atitudes pedagÃgicas que visavam à formaÃÃo dos pequenos leitores atravÃs do contato com idÃias trabalhadas em seu texto Assim tem-se como um dos objetivos verificar como o texto de Lobato utiliza recursos literÃrios (simbÃlicos) para dar inÃcio à transformaÃÃo social atravÃs dos pequenos leitores analisando se as histÃrias das aventuras da turma do SÃtio transmitem atravÃs da construÃÃo simbÃlica, um modo diferenciado de lidar com os saberes do mundo real, tornando a crianÃa mais crÃtica e ativa Fazer uma releitura da obra infantil de Monteiro Lobato a partir do contributo dos estudos jà realizados, alÃm de promover um regresso à infÃncia tambÃm possibilitarà a valorizaÃÃo da diversidade interpretativa de sua obra, uma vez que dentre os vÃrios projetos existentes âMetamorfoses Lobatianas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da Literatura Infantil de Monteiro Lobatoâ tem como foco a valorizaÃÃo do projeto social do autor, que dedicou boa parte de sua vida promovendo a conscientizaÃÃo de seus contemporÃneos a respeito da real necessidade de mudanÃa e progresso Devant un sentiment particulier et la reconnaissance nationale de lâauteur il a surgi le dÃsir de trouver dans lâÅuvre enfantine de Monteiro Lobato et en ses lettres des signes que nous peuvent emmener à une expresse proposition de mÃtamorphose sociale à travers la lecture de bonne qualitÃ, trÃs tÃt dÃbutÃe, dans la pÃriode de formation cognitive de lâenfant Ainsi la prÃsente dissertation sâengage à essayer de promouvoir un regard diffÃrencià vers la littÃrature enfantine de Lobato avec la proposition dâidentifier lâintention de lâauteur en son attitude littÃrature En fait, nous concevons de promouvoir la valorisation des initiatives sÃcio-littÃraires de lâÃcrivainz sans oublier ses attitudes pÃdagogiques qui envisageaient la formation des petits lecteurs à travers le contact avec les idÃes travaillÃes en son texte De cette faÃon, nous avons comme objectif de vÃrifier en quelle mesure le texte de Lobato utilise des ressources littÃraires (symboliques) envisageant la transformation sociale à travers les petits lecteurs. De ce point de vue nous montrerons si les histoires de la classe du SÃtio transmettent, à travers la construction symbolique un mode spÃcifique de toucher les savoirs du monde rÃel en rendant lâenfant plus critique et active Faire une nouvelle lecture de lâoeuvre enfantine de Monteiro Lobato à partir lâapport des Ãtudes dÃjà faits en outre de promouvoir un retour à lâenfance permettra aussi la valorisation de la diversità interprÃtative de son Åuvre car parmi les plusieurs projets MÃtamorphoses Lobatiennes : un regard vers la proposition sÃcio-pÃdagogique de la LittÃrature Enfantine de Monteiro Lobato focalise la valorisation du projet social de lâauteur qui a dÃdià une bonne partie de sa vie à proportionner à ses concitoyens la conscience de la rÃelle nÃcessità de changement et de progrÃs FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9259application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MÃtamorphoses Lobatiennes: un regard vers la proposition sÃcio-pÃdagogique de la littÃrature enfantine de Monteiro Lobato
title Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
spellingShingle Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
CÃcera Gilvani de Luna
Metamorfose
Sociedade
educaÃÃo
MÃtamorphose
Sociedad
Education
LETRAS
title_short Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
title_full Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
title_fullStr Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
title_full_unstemmed Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
title_sort Metamorfoses Lobateanas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da literatura infantil de Monteiro Lobato
author CÃcera Gilvani de Luna
author_facet CÃcera Gilvani de Luna
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernanda Maria Abreu Coutinho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10484140353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera LÃcia Albuquerque de Moraes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 9244867400
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Manuel de Andrade Moniz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 99999999999
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 87622769304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6099229704486255
dc.contributor.author.fl_str_mv CÃcera Gilvani de Luna
contributor_str_mv Fernanda Maria Abreu Coutinho
Vera LÃcia Albuquerque de Moraes
Antonio Manuel de Andrade Moniz
dc.subject.por.fl_str_mv Metamorfose
Sociedade
educaÃÃo
topic Metamorfose
Sociedade
educaÃÃo
MÃtamorphose
Sociedad
Education
LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv MÃtamorphose
Sociedad
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diante de um sentimento particular e do reconhecimento nacional do autor surgiu o desejo de encontrar na obra infantil de Monteiro Lobato, e, em suas cartas, pistas que nos levam a crer em uma proposta intencional de metamorfose social atravÃs da leitura de boa qualidade, iniciada desde cedo, no perÃodo de formaÃÃo cognitiva da crianÃa Deste modo, a presente dissertaÃÃo tem o compromisso de tentar promover um olhar diferenciado sobre a literatura infantil lobatiana com a proposta de identificar a intencionalidade do autor em sua atitude literÃria. Portanto visamos promover a valorizaÃÃo das iniciativas sÃcio-literÃrias do escritor sem esquecer suas atitudes pedagÃgicas que visavam à formaÃÃo dos pequenos leitores atravÃs do contato com idÃias trabalhadas em seu texto Assim tem-se como um dos objetivos verificar como o texto de Lobato utiliza recursos literÃrios (simbÃlicos) para dar inÃcio à transformaÃÃo social atravÃs dos pequenos leitores analisando se as histÃrias das aventuras da turma do SÃtio transmitem atravÃs da construÃÃo simbÃlica, um modo diferenciado de lidar com os saberes do mundo real, tornando a crianÃa mais crÃtica e ativa Fazer uma releitura da obra infantil de Monteiro Lobato a partir do contributo dos estudos jà realizados, alÃm de promover um regresso à infÃncia tambÃm possibilitarà a valorizaÃÃo da diversidade interpretativa de sua obra, uma vez que dentre os vÃrios projetos existentes âMetamorfoses Lobatianas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da Literatura Infantil de Monteiro Lobatoâ tem como foco a valorizaÃÃo do projeto social do autor, que dedicou boa parte de sua vida promovendo a conscientizaÃÃo de seus contemporÃneos a respeito da real necessidade de mudanÃa e progresso
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Devant un sentiment particulier et la reconnaissance nationale de lâauteur il a surgi le dÃsir de trouver dans lâÅuvre enfantine de Monteiro Lobato et en ses lettres des signes que nous peuvent emmener à une expresse proposition de mÃtamorphose sociale à travers la lecture de bonne qualitÃ, trÃs tÃt dÃbutÃe, dans la pÃriode de formation cognitive de lâenfant Ainsi la prÃsente dissertation sâengage à essayer de promouvoir un regard diffÃrencià vers la littÃrature enfantine de Lobato avec la proposition dâidentifier lâintention de lâauteur en son attitude littÃrature En fait, nous concevons de promouvoir la valorisation des initiatives sÃcio-littÃraires de lâÃcrivainz sans oublier ses attitudes pÃdagogiques qui envisageaient la formation des petits lecteurs à travers le contact avec les idÃes travaillÃes en son texte De cette faÃon, nous avons comme objectif de vÃrifier en quelle mesure le texte de Lobato utilise des ressources littÃraires (symboliques) envisageant la transformation sociale à travers les petits lecteurs. De ce point de vue nous montrerons si les histoires de la classe du SÃtio transmettent, à travers la construction symbolique un mode spÃcifique de toucher les savoirs du monde rÃel en rendant lâenfant plus critique et active Faire une nouvelle lecture de lâoeuvre enfantine de Monteiro Lobato à partir lâapport des Ãtudes dÃjà faits en outre de promouvoir un retour à lâenfance permettra aussi la valorisation de la diversità interprÃtative de son Åuvre car parmi les plusieurs projets MÃtamorphoses Lobatiennes : un regard vers la proposition sÃcio-pÃdagogique de la LittÃrature Enfantine de Monteiro Lobato focalise la valorisation du projet social de lâauteur qui a dÃdià une bonne partie de sa vie à proportionner à ses concitoyens la conscience de la rÃelle nÃcessità de changement et de progrÃs
description Diante de um sentimento particular e do reconhecimento nacional do autor surgiu o desejo de encontrar na obra infantil de Monteiro Lobato, e, em suas cartas, pistas que nos levam a crer em uma proposta intencional de metamorfose social atravÃs da leitura de boa qualidade, iniciada desde cedo, no perÃodo de formaÃÃo cognitiva da crianÃa Deste modo, a presente dissertaÃÃo tem o compromisso de tentar promover um olhar diferenciado sobre a literatura infantil lobatiana com a proposta de identificar a intencionalidade do autor em sua atitude literÃria. Portanto visamos promover a valorizaÃÃo das iniciativas sÃcio-literÃrias do escritor sem esquecer suas atitudes pedagÃgicas que visavam à formaÃÃo dos pequenos leitores atravÃs do contato com idÃias trabalhadas em seu texto Assim tem-se como um dos objetivos verificar como o texto de Lobato utiliza recursos literÃrios (simbÃlicos) para dar inÃcio à transformaÃÃo social atravÃs dos pequenos leitores analisando se as histÃrias das aventuras da turma do SÃtio transmitem atravÃs da construÃÃo simbÃlica, um modo diferenciado de lidar com os saberes do mundo real, tornando a crianÃa mais crÃtica e ativa Fazer uma releitura da obra infantil de Monteiro Lobato a partir do contributo dos estudos jà realizados, alÃm de promover um regresso à infÃncia tambÃm possibilitarà a valorizaÃÃo da diversidade interpretativa de sua obra, uma vez que dentre os vÃrios projetos existentes âMetamorfoses Lobatianas: um olhar sobre a proposta sÃcio-pedagÃgica da Literatura Infantil de Monteiro Lobatoâ tem como foco a valorizaÃÃo do projeto social do autor, que dedicou boa parte de sua vida promovendo a conscientizaÃÃo de seus contemporÃneos a respeito da real necessidade de mudanÃa e progresso
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9259
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295171931013120