ValidaÃÃo de tecnologia assistiva para a deficiente visual: UtilizaÃÃo do preservativo feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10086 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValidaÃÃo de tecnologia assistiva para a deficiente visual: UtilizaÃÃo do preservativo femininoValidation of Assistive Technology for the women visually impaired: use of the female condom2013-02-15Cristiana Brasil de Almeida RebouÃas62737546320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708934H6Grazielle Roberta Freitas da Silva87894696315http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774017T3Priscila de Sousa Aquino97372927315LÃa Maria Moura Barroso77302796300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4755248A302399066324Luana Duarte Wanderley CavalcanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRVisually Impaired Persons. Technology. Sexual and Reproductive Health. Health Promotion. Nursing.ENFERMAGEMFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoAtualmente, a maioria dos recursos disponÃveis nÃo abrange de forma efetiva o desenvolvimento da promoÃÃo da saÃde nos seus diversos aspectos quando aplicados Ãs pessoas com deficiÃncia visual, sobretudo no concernente à saÃde sexual e reprodutiva. Diante desse cenÃrio, existe a urgÃncia em desenvolver mÃtodos e materiais acessÃveis a esta clientela. A Tecnologia Assistiva (TA), alÃm de favorecer Ãs pessoas com deficiÃncia a igualdade de acesso Ãs informaÃÃes e ferramentas, propicia maior independÃncia, melhor qualidade de vida e inclusÃo social. Objetivou-se validar a TA Construir para aprender a usar o preservativo feminino para mulheres deficientes visuais por meio do acesso a distÃncia. Estudo de validaÃÃo de tecnologia, desenvolvido na pÃgina web do LaboratÃrio de ComunicaÃÃo em SaÃde do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do CearÃ. Utilizou-se como referencial metodolÃgico o modelo de Pasquali (2010). A coleta de dados ocorreu entre maio e outubro de 2012. Participaram 17 juÃzes, sendo dez especialistas em saÃde sexual e reprodutiva e sete em educaÃÃo especial. O estudo foi realizado em trÃs etapas: validaÃÃo aparente e de conteÃdo do instrumento de avaliaÃÃo da TA por trÃs especialistas em saÃde sexual e reprodutiva, validaÃÃo da TA por sete especialistas em saÃde sexual e reprodutiva e validaÃÃo da TA por sete especialistas em educaÃÃo especial. Para a anÃlise, os dados foram descritos, avaliados individualmente e organizados na forma de quadros e tabelas. Foram utilizados os programas computacionais Excel 2010 e o Software SPSS versÃo 14.0 e tambÃm foi calculada a adequaÃÃo da representaÃÃo comportamental dos itens. AlÃm disso, foram comparadas e analisadas as sugestÃes dos juÃzes. Os aspectos Ãticos foram respeitados segundo a ResoluÃÃo 196/96. Na validaÃÃo do instrumento, os juÃzes apontaram a necessidade de alterar alguns itens. ApÃs as sugestÃes, o mesmo ganhou um conteÃdo mais completo, objetivo e de fÃcil leitura e compreensÃo. Na validaÃÃo da TA pelos juÃzes de saÃde sexual e reprodutiva, ressalta-se que a maioria das respostas se concentrou nas valoraÃÃes concordantes com a tecnologia. Diante disto, pode-se inferir que nÃo houve discordÃncia significativa, pois das 105 (100%) respostas, 97 (92,4%) versaram em Plenamente Adequado (PA) e Adequado (A). Nesta Ãrea, alguns ajustes foram incorporados à tecnologia, como por exemplo: acrescentar material (papel e saco) para representar o colo do Ãtero e descrever as partes do preservativo feminino. Na validaÃÃo da TA pelos especialistas em educaÃÃo especial, verificou-se tambÃm que as respostas se concentraram nas valoraÃÃes concordantes, pois das 70 (100%) respostas, 68 (97,1%) foram PA e A. Dentre os ajustes, foi pertinente adicionar que o usuÃrio deve ouvir as instruÃÃes por duas vezes e acrescentar um espaÃo de tempo maior entre as instruÃÃes no Ãudio. De acordo com a anÃlise comportamental dos itens, verificou-se que, nas duas avaliaÃÃes, todos os itens atingiram o parÃmetro adotado de 70% (0,7) de concordÃncia. Conclui-se que o instrumento foi validado e tornou-se capaz de avaliar com precisÃo a TA. Esta, por sua vez, foi validada por dois tipos de especialistas e està adequada quanto aos objetivos, estrutura/apresentaÃÃo e relevÃncia. Acredita-se que a TA à um instrumento de promoÃÃo da saÃde, vÃlido e de baixo custo, que poderà auxiliar mulheres com deficiÃncia visual a utilizar o preservativo feminino e, assim, evitar uma gravidez nÃo desejada e o contÃgio com doenÃas sexualmente transmissÃveis. Espera-se que este estudo possa encorajar os enfermeiros a realizar uma educaÃÃo em saÃde inclusiva, que englobe a pessoa com deficiÃncia visual e sua saÃde sexual, com a utilizaÃÃo de uma tecnologia inovadora e de baixo custo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10086application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:06Zmail@mail.com - |
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