O espaÃo da memÃria em Josà Saramago: literatura e autobiografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO espaÃo da memÃria em Josà Saramago: literatura e autobiografiaThe Space of Memory in Josà Saramago: Literature and authobiography.2017-03-29Odalice de Castro Silva01839330368Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho04545966349http://lattes.cnpq.br/8585429185807402Francisco Agileu de Lima Gadelha02176971353http://lattes.cnpq.br/3371984465489784Geraldo Augusto Fernandes6249489094 1http://lattes.cnpq.br/3081836249489094 Marcelo MagalhÃes LeitÃo72362901300http://lattes.cnpq.br/401957843205170043033407315http://lattes.cnpq.br/4156369878217559Denise Noronha LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRJosà Saramago MemÃria Literatura autobiogrÃfica FicÃÃoJosà Saramago Memory Autobiographical literature FictionLITERATURA COMPARADAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃOs estudos crÃticos envolvendo a obra de Josà Saramago tÃm privilegiado, em sua maioria, os romances, partindo geralmente de Memorial do Convento (1982). Elegendo um gÃnero (o romance) e uma fase (a maturidade do escritor) como principal objeto de anÃlise, a crÃtica acaba por negligenciar tanto a sua produÃÃo anterior à dÃcada de 1980 quanto o gÃnero autobiogrÃfico cultivado pelo autor. Este Ãltimo assume na obra de Saramago principalmente as formas de diÃrio (Cadernos de Lanzarote, DiÃrios I a V, 1994-1998) e memÃrias da infÃncia (As Pequenas MemÃrias, 2006). Considerando essa produÃÃo, pretendemos confrontÃ-la com sua prosa de ficÃÃo, especialmente o romance Manual de Pintura e Caligrafia (1977), e com textos hÃbridos como as crÃnicas (Deste Mundo e do Outro, 1971 e A Bagagem do Viajante, 1973), alÃm de seus poemas, obras da primeira fase do escritor, em que o carÃter autobiogrÃfico à mais evidente. Nosso intuito à investigar, atravÃs desse cotejo, como a obra de Saramago desenvolveu-se paralelamente a sua formaÃÃo pessoal e estÃtica, dentro de um espaÃo cujo elemento fundamental à a memÃria (pessoal, da tradiÃÃo, da HistÃria e do imaginÃrio) acabando por revelar, em qualquer dos gÃneros, uma imagem do autor, deliberada e coerentemente construÃda.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19275application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com - |
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