Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldo Pevidor Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18271
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_7c6dc2ede598f71f41a92004d35986e3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11426
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPotencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africanaPotentialities of the African Mancala IV Game for the field of mathematical education, history and African culture2016-09-20Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Sandra HaydÃe Petit61954551304CÃcera Nunes83413529315http://lattes.cnpq.br/8976938140345357Zuleide Fernandes de Queiroz23248084391Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 00086152769http://lattes.cnpq.br/4057204991757493Rinaldo Pevidor PereiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJogos Mancala EducaÃÃo MatemÃtica Ensino de HistÃria Cultura Africana e Afro-brasileiraMancala games Mathematics Education History teaching African culture and Afro-BrazilianEDUCACAOnÃo hÃA Lei 10.639/03 trata da obrigatoriedade de inclusÃo do ensino de histÃria e cultura afro-brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e mÃdio, oficial e particulares. Para tal, se faz necessÃrio a formaÃÃo e a capacitaÃÃo de professores nas diversas Ãreas do saber. No campo da matemÃtica, concluÃmos na pesquisa do mestrado, que à possÃvel articular o ensino desta Ãrea do saber com a Lei 10.639/03, por intermÃdio de jogos africanos, em particular, o jogo Mancala. O termo Mancala à utilizado para designar uma famÃlia com mais de duzentas variaÃÃes de jogos de covas, classificados por Mancala II, III e IV. No mestrado, a pesquisa concentrou-se no Mancala II, por ser esta, uma variaÃÃo de fÃcil manuseio bem como a mais conhecida pelo mundo ocidental. Jà o Mancala IV, à mais conhecido na Ãfrica Oriental e na Ãsia. à a variaÃÃo mais complexa desses jogos, tanto em seu manuseio como nas operaÃÃes matemÃticas envolvidas em sua prÃtica. AlÃm disso, esta variaÃÃo traz consigo prÃticas culturais provenientes da Ãfrica Oriental, pouco conhecido por nÃs ocidentais. Foi neste contexto que percebemos a necessidade de aprofundarmos a pesquisa iniciada no mestrado com o Mancala II para o Mancala IV. Neste sentido, a tese se propÃe a investigar as potencialidades do jogo africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, ensino de histÃria e cultura africana. Para tanto, nos propomos a construir conceitos de matemÃtica bem como conhecimentos sobre histÃria e cultura africana a partir de situaÃÃes concretas do jogo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratÃria, tipo etnogrÃfica, que teve como lÃcus da pesquisa, trÃs cidades da provÃncia de Nampula em MoÃambique. Os sujeitos da pesquisa foram um grupo de trinta pessoas, alguns deles, membros da AssociaÃÃo Provincial de Jogos Tradicionais de Nampula, outros, intelectuais do campo da filosofia e sociologia e, a grande maioria, com pouca instruÃÃo escolar. Em MoÃambique, a investigaÃÃo ficou centrada em duas variaÃÃes do Mancala IV, o Mâpale e o Mthadje. No campo da histÃria e cultura africana, concluÃmos nesta pesquisa, que este jogo contribui para preservar a identidade cultural do africano, pois enquanto jogam, os anciÃes transmitem para os mais jovens, os saberes ancestrais africanos. Na prÃtica do jogo, tambÃm se transmite valores filosÃficos e sociais que contribuem para a convivÃncia coletiva. Dentre os referenciais culturais africanos apurados, encontramos a circularidade, partilha, coletividade, ancestralidade, cosmovisÃo africana, religiosidade, ludicidade e oralidade. Estes referenciais tambÃm estÃo presentes nos valores civilizatÃrios afro-brasileiros. Sendo assim, concluÃmos nesta pesquisa que o jogo Mancala IV tambÃm pode contribuir para o ensino de histÃria e cultura afro-brasileira. O Mancala IV à um jogo de estratÃgia que exige rapidez mental e muita concentraÃÃo. à um jogo matemÃtico por estar envolvido em sua prÃtica o cÃlculo mental e operaÃÃes matemÃticas simples e complexas. As diversas possibilidades de movimentos podem ser potencializadas para a construÃÃo de conceitos matemÃticos sistematizados pela a escola. Neste sentido, consideramos que este jogo pode contribuir, dependendo da orientaÃÃo do professor, como um material didÃtico para o campo da educaÃÃo matemÃtica, pedagogia, ensino de histÃria e cultura africana e afro-brasileirahttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18271application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Potentialities of the African Mancala IV Game for the field of mathematical education, history and African culture
title Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
spellingShingle Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
Rinaldo Pevidor Pereira
Jogos Mancala
EducaÃÃo MatemÃtica
Ensino de HistÃria
Cultura Africana e Afro-brasileira
Mancala games
Mathematics Education
History teaching
African culture and Afro-Brazilian
EDUCACAO
title_short Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
title_full Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
title_fullStr Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
title_full_unstemmed Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
title_sort Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, histÃria e cultura africana
author Rinaldo Pevidor Pereira
author_facet Rinaldo Pevidor Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CÃcera Nunes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 83413529315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8976938140345357
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Zuleide Fernandes de Queiroz
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 23248084391
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00086152769
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4057204991757493
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldo Pevidor Pereira
contributor_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
Sandra HaydÃe Petit
CÃcera Nunes
Zuleide Fernandes de Queiroz
Celecina de Maria Veras Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Mancala
EducaÃÃo MatemÃtica
Ensino de HistÃria
Cultura Africana e Afro-brasileira
topic Jogos Mancala
EducaÃÃo MatemÃtica
Ensino de HistÃria
Cultura Africana e Afro-brasileira
Mancala games
Mathematics Education
History teaching
African culture and Afro-Brazilian
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mancala games
Mathematics Education
History teaching
African culture and Afro-Brazilian
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A Lei 10.639/03 trata da obrigatoriedade de inclusÃo do ensino de histÃria e cultura afro-brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e mÃdio, oficial e particulares. Para tal, se faz necessÃrio a formaÃÃo e a capacitaÃÃo de professores nas diversas Ãreas do saber. No campo da matemÃtica, concluÃmos na pesquisa do mestrado, que à possÃvel articular o ensino desta Ãrea do saber com a Lei 10.639/03, por intermÃdio de jogos africanos, em particular, o jogo Mancala. O termo Mancala à utilizado para designar uma famÃlia com mais de duzentas variaÃÃes de jogos de covas, classificados por Mancala II, III e IV. No mestrado, a pesquisa concentrou-se no Mancala II, por ser esta, uma variaÃÃo de fÃcil manuseio bem como a mais conhecida pelo mundo ocidental. Jà o Mancala IV, à mais conhecido na Ãfrica Oriental e na Ãsia. à a variaÃÃo mais complexa desses jogos, tanto em seu manuseio como nas operaÃÃes matemÃticas envolvidas em sua prÃtica. AlÃm disso, esta variaÃÃo traz consigo prÃticas culturais provenientes da Ãfrica Oriental, pouco conhecido por nÃs ocidentais. Foi neste contexto que percebemos a necessidade de aprofundarmos a pesquisa iniciada no mestrado com o Mancala II para o Mancala IV. Neste sentido, a tese se propÃe a investigar as potencialidades do jogo africano Mancala IV para o campo da educaÃÃo matemÃtica, ensino de histÃria e cultura africana. Para tanto, nos propomos a construir conceitos de matemÃtica bem como conhecimentos sobre histÃria e cultura africana a partir de situaÃÃes concretas do jogo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratÃria, tipo etnogrÃfica, que teve como lÃcus da pesquisa, trÃs cidades da provÃncia de Nampula em MoÃambique. Os sujeitos da pesquisa foram um grupo de trinta pessoas, alguns deles, membros da AssociaÃÃo Provincial de Jogos Tradicionais de Nampula, outros, intelectuais do campo da filosofia e sociologia e, a grande maioria, com pouca instruÃÃo escolar. Em MoÃambique, a investigaÃÃo ficou centrada em duas variaÃÃes do Mancala IV, o Mâpale e o Mthadje. No campo da histÃria e cultura africana, concluÃmos nesta pesquisa, que este jogo contribui para preservar a identidade cultural do africano, pois enquanto jogam, os anciÃes transmitem para os mais jovens, os saberes ancestrais africanos. Na prÃtica do jogo, tambÃm se transmite valores filosÃficos e sociais que contribuem para a convivÃncia coletiva. Dentre os referenciais culturais africanos apurados, encontramos a circularidade, partilha, coletividade, ancestralidade, cosmovisÃo africana, religiosidade, ludicidade e oralidade. Estes referenciais tambÃm estÃo presentes nos valores civilizatÃrios afro-brasileiros. Sendo assim, concluÃmos nesta pesquisa que o jogo Mancala IV tambÃm pode contribuir para o ensino de histÃria e cultura afro-brasileira. O Mancala IV à um jogo de estratÃgia que exige rapidez mental e muita concentraÃÃo. à um jogo matemÃtico por estar envolvido em sua prÃtica o cÃlculo mental e operaÃÃes matemÃticas simples e complexas. As diversas possibilidades de movimentos podem ser potencializadas para a construÃÃo de conceitos matemÃticos sistematizados pela a escola. Neste sentido, consideramos que este jogo pode contribuir, dependendo da orientaÃÃo do professor, como um material didÃtico para o campo da educaÃÃo matemÃtica, pedagogia, ensino de histÃria e cultura africana e afro-brasileira
description nÃo hÃ
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18271
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295228905390080