ValidaÃÃo de tecnologia assistiva para seficientes visuais na prevenÃÃo de doenÃas sexualmene transmissÃveis.
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10156 |
Resumo: | à indiscutÃvel a relevÃncia da temÃtica de orientaÃÃo à Pessoa com DeficiÃncia (PcD) visual quanto à prevenÃÃo das DoenÃas Sexualmente TransmissÃveis (DST). Se as DST representam um risco Ãs pessoas sem deficiÃncia, para as PcD, os riscos podem se tornar ampliados. Para essa populaÃÃo, dispÃe-se da Tecnologia Assistiva (TA), a qual se constitui de materiais, mÃtodos e processos adaptados Ãs suas necessidades. O crescente nÃmero de ferramentas computacionais direcionadas para a PcD permite a inclusÃo dessas pessoas na educaÃÃo e promoÃÃo da saÃde. O objetivo deste estudo foi validar uma TA na prevenÃÃo de DST para a promoÃÃo da saÃde da PcD visual. Trata-se de estudo de validaÃÃo de TA, desenvolvido no ambiente virtual do LaboratÃrio de ComunicaÃÃo em SaÃde do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cearà (www.labcomsaude.ufc.br). A TA à composta por um texto rimado, gravado em Ãudio e disponibilizado no site do referido laboratÃrio para ser acessada a distÃncia. O perÃodo da coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2012, com a utilizaÃÃo dos endereÃos eletrÃnicos dos sujeitos. Foram sujeitos do estudo 14 especialistas em conteÃdo e aspectos pedagÃgicos. O estudo foi realizado em trÃs etapas: validaÃÃo aparente e de conteÃdo do instrumento de avaliaÃÃo de conteÃdo; validaÃÃo do texto por especialistas em conteÃdo; e validaÃÃo por especialistas em aspectos pedagÃgicos com experiÃncia em educaÃÃo especial. A anÃlise dos dados ocorreu com base nas consideraÃÃes emitidas pelos sujeitos, atravÃs da organizaÃÃo e do processamento das pontuaÃÃes do instrumento, analisadas quantitativamente. Os aspectos Ãticos foram respeitados, conforme ResoluÃÃo 196/96, aprovado sob protocolo 37/12. Quanto ao conteÃdo, referente aos objetivos, apresentaram Ãndices insatisfatÃrios: (1.6) ressalta os tipos de tratamento das DoenÃas Sexualmente TransmissÃveis; (1.9) incentiva mudanÃa de comportamento e atitude e (1.12) esclarece possÃveis dÃvidas sobre a temÃtica. No tocante à estrutura e apresentaÃÃo, os itens (2.4) o tamanho do texto à adequado e (2.5) a sequÃncia do conteÃdo proposto à lÃgica obtiveram Ãndices de concordÃncia inadequados. Na terceira e Ãltima parte, referente à relevÃncia da TA, dois itens tambÃm apresentaram Ãndices de concordÃncia indesejados: (3.2) permite a transferÃncia e generalizaÃÃo do aprendizado para diferentes contextos e (3.5) retrata os aspectos necessÃrios ao esclarecimento à famÃlia (jovens, adultos e idosos). Nos aspectos pedagÃgicos, um dos itens do instrumento, (2.2) està apropriado à faixa etÃria proposta, e suas definiÃÃes operacionais atingiram o Ãndice de concordÃncia tambÃm inadequado. Mesmo com resultados satisfatÃrios, as contribuiÃÃes foram analisadas e acatadas em sua maioria. A TA desenvolvida foi validada em relaÃÃo ao conteÃdo das DST e aos aspectos relacionados à educaÃÃo das PcD visual, ou seja, os aspectos pedagÃgicos. A tecnologia em saÃde tem a capacidade de tornar o processo de aprendizagem conveniente, acessÃvel e estimulante. A utilizaÃÃo do computador e da internet, associada à prÃtica educativa em saÃde, pode se apresentar como meio eficaz de promover a saÃde da PcD visual ao proporcionar o acesso a informaÃÃes e incentivar a autonomia deste. Acredita-se que o incentivo ao uso do preservativo e o conhecimento proporcionado quanto à ocorrÃncia de uma DST sÃo capazes de sensibilizar a PcD visual para necessidade da prevenÃÃo e adoÃÃo de prÃtica sexual segura. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValidaÃÃo de tecnologia assistiva para seficientes visuais na prevenÃÃo de doenÃas sexualmene transmissÃveis.Validation of assistive technology for the visually impaired in the prevention of Sexually Transmitted Diseases.2012-12-19Cristiana Brasil de Almeida RebouÃas62737546320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708934H601357711379http://lattes.cnpq.br/8600161753825279Giselly Oseni Barbosa OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRSexually Transmitted Diseases Self-help devices Visually impaired persons Health promotionENFERMAGEMà indiscutÃvel a relevÃncia da temÃtica de orientaÃÃo à Pessoa com DeficiÃncia (PcD) visual quanto à prevenÃÃo das DoenÃas Sexualmente TransmissÃveis (DST). Se as DST representam um risco Ãs pessoas sem deficiÃncia, para as PcD, os riscos podem se tornar ampliados. 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The aim in this study was to validate an AT on the prevention of STDs with a view to health promotion for visually IPs. An AT validation study was developed in the virtual environment of the Health Communication Laboratory at the Nursing Department of Universidade Federal do Cearà (www.labcomsaude.ufc.br). The AT consists of an audio-recorded rhymed text, which is available on the laboratory website for distance access. Data were collected between May and September 2012, using the subjectsâ electronic addresses. Subjects were 14 experts in contents and pedagogical aspects. The study was undertaken in three phases: face and content validity of the content evaluation instrument; content expert validation of the text; and validation by experts in pedagogical aspects experienced in special education. Data analysis was based on the participantsâ considerations, through the organization and processing of instrument scores, subject to quantitative analysis. Ethical aspects were respected, incompliance with Resolution 196/96, approved under protocol 37/12. As regards the contents related to the objectives, the following items obtained unsatisfactory scores: (1.6) highlights the types of treatment for Sexually Transmitted Diseases; (1.9) encourages behavior and attitude change and (1.12) clarifies possible doubts on the theme. Regarding the structure and presentation, items (2.4) the text size is appropriate and (2.5) the sequence of the proposed contents is logical obtained inappropriate agreement rates. In the third and final part, related to the relevance of the AT, two items also showed inappropriate agreement rates: (3.2) permits the transfer and generalization of learning to different contexts and (3.5) pictures the aspects needed to inform the family (young people, adults and elderly). As regards pedagogical aspects, one of the instrument items, (2.2) is appropriate to the proposed age range and its operational definitions also reached an inappropriate agreement level. Despite satisfactory results, the contributions were analyzed and most of them were accepted. The developed AT was validated with regard to the STD contents and the aspects related to the education of visually IPs, that is, the pedagogical aspects. Health technology can turn the learning process convenient, accessible and stimulating. The use of the computer and Internet, associated with health education, can be an effective means to promote the health of visually IPs by granting access to information and encouraging their autonomy. The researchers believe that the encouragement of condom use and knowledge granted on the occurrence of an STD can sensitize visually IPs towards the need for prevention and the adoption of safe sexual practices.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10156application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:13Zmail@mail.com - |
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à indiscutÃvel a relevÃncia da temÃtica de orientaÃÃo à Pessoa com DeficiÃncia (PcD) visual quanto à prevenÃÃo das DoenÃas Sexualmente TransmissÃveis (DST). Se as DST representam um risco Ãs pessoas sem deficiÃncia, para as PcD, os riscos podem se tornar ampliados. Para essa populaÃÃo, dispÃe-se da Tecnologia Assistiva (TA), a qual se constitui de materiais, mÃtodos e processos adaptados Ãs suas necessidades. O crescente nÃmero de ferramentas computacionais direcionadas para a PcD permite a inclusÃo dessas pessoas na educaÃÃo e promoÃÃo da saÃde. O objetivo deste estudo foi validar uma TA na prevenÃÃo de DST para a promoÃÃo da saÃde da PcD visual. Trata-se de estudo de validaÃÃo de TA, desenvolvido no ambiente virtual do LaboratÃrio de ComunicaÃÃo em SaÃde do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cearà (www.labcomsaude.ufc.br). A TA à composta por um texto rimado, gravado em Ãudio e disponibilizado no site do referido laboratÃrio para ser acessada a distÃncia. O perÃodo da coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2012, com a utilizaÃÃo dos endereÃos eletrÃnicos dos sujeitos. Foram sujeitos do estudo 14 especialistas em conteÃdo e aspectos pedagÃgicos. O estudo foi realizado em trÃs etapas: validaÃÃo aparente e de conteÃdo do instrumento de avaliaÃÃo de conteÃdo; validaÃÃo do texto por especialistas em conteÃdo; e validaÃÃo por especialistas em aspectos pedagÃgicos com experiÃncia em educaÃÃo especial. A anÃlise dos dados ocorreu com base nas consideraÃÃes emitidas pelos sujeitos, atravÃs da organizaÃÃo e do processamento das pontuaÃÃes do instrumento, analisadas quantitativamente. Os aspectos Ãticos foram respeitados, conforme ResoluÃÃo 196/96, aprovado sob protocolo 37/12. Quanto ao conteÃdo, referente aos objetivos, apresentaram Ãndices insatisfatÃrios: (1.6) ressalta os tipos de tratamento das DoenÃas Sexualmente TransmissÃveis; (1.9) incentiva mudanÃa de comportamento e atitude e (1.12) esclarece possÃveis dÃvidas sobre a temÃtica. No tocante à estrutura e apresentaÃÃo, os itens (2.4) o tamanho do texto à adequado e (2.5) a sequÃncia do conteÃdo proposto à lÃgica obtiveram Ãndices de concordÃncia inadequados. Na terceira e Ãltima parte, referente à relevÃncia da TA, dois itens tambÃm apresentaram Ãndices de concordÃncia indesejados: (3.2) permite a transferÃncia e generalizaÃÃo do aprendizado para diferentes contextos e (3.5) retrata os aspectos necessÃrios ao esclarecimento à famÃlia (jovens, adultos e idosos). Nos aspectos pedagÃgicos, um dos itens do instrumento, (2.2) està apropriado à faixa etÃria proposta, e suas definiÃÃes operacionais atingiram o Ãndice de concordÃncia tambÃm inadequado. Mesmo com resultados satisfatÃrios, as contribuiÃÃes foram analisadas e acatadas em sua maioria. A TA desenvolvida foi validada em relaÃÃo ao conteÃdo das DST e aos aspectos relacionados à educaÃÃo das PcD visual, ou seja, os aspectos pedagÃgicos. A tecnologia em saÃde tem a capacidade de tornar o processo de aprendizagem conveniente, acessÃvel e estimulante. A utilizaÃÃo do computador e da internet, associada à prÃtica educativa em saÃde, pode se apresentar como meio eficaz de promover a saÃde da PcD visual ao proporcionar o acesso a informaÃÃes e incentivar a autonomia deste. Acredita-se que o incentivo ao uso do preservativo e o conhecimento proporcionado quanto à ocorrÃncia de uma DST sÃo capazes de sensibilizar a PcD visual para necessidade da prevenÃÃo e adoÃÃo de prÃtica sexual segura. |
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