AvaliaÃÃo do Financiamento da Agricultura Familiar na ProduÃÃo, OcupaÃÃo e Renda.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3232 |
Resumo: | Trata-se de uma investigaÃÃo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com Ãnfase na modalidade denominada Pronaf B, voltada para o combate à pobreza rural. O estudo avalia os reflexos do Pronaf B em relaÃÃo à produÃÃo, ocupaÃÃo e renda dos agricultores familiares, com base na atuaÃÃo do programa no Ãmbito do municÃpio de IrauÃuba, no CearÃ. Adotou-se metodologia baseada em pesquisa bibliogrÃfica, documental e pesquisa de campo de natureza quantitativa e qualitativa, levando-se em conta estudo realizado em 2005, o qual à utilizado como Linha de Base. Constatou-se que o Pronaf B à uma relevante polÃtica dirigida aos agricultores pobres, tendo crescido significativamente, entretanto deixando margem para sua ampliaÃÃo. O programa contribuiu para o fortalecimento da ovinocaprinocultura local, de natural vocaÃÃo do municÃpio, com reflexo na elevaÃÃo da produÃÃo e da produtividade da atividade. AlÃm disso, o Pronaf B possibilitou o ingresso dos grupos familiares em novas atividades, bem como a manutenÃÃo em outras que jà eram desenvolvidas pelos agricultores. A ocupaÃÃo principal relaciona-se à agropecuÃria, que emprega uma mÃdia de 2,5 pessoas por famÃlia. A renda mÃdia mensal lÃquida das famÃlias elevou-se dos R$320,79 registrados na Linha de Base, para os atuais R$460,90. A renda das atividades financiadas pelo programa foi superior à das demais atividades, porÃm inferior Ãquela propiciada por programas sociais. Foi constatada a ausÃncia de assistÃncia tÃcnica, assim como de outras formas de apoio, Ãs atividades produtivas financiadas pelo Pronaf B. As famÃlias estudadas fazem parte do Programa Fome Zero-Bolsa FamÃlia, constituindo o mesmo pÃblico-alvo para os dois programas, os quais, no entanto, atuam sem qualquer interaÃÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do Financiamento da Agricultura Familiar na ProduÃÃo, OcupaÃÃo e Renda.Valuation of Family Farming Financing in Production, Occupation and Income. 2008-08-29Francisca Silvania de Sousa Monte16595386372http://lattes.cnpq.br/6074006170274002SÃlvia Maria de Freitas32429959372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727554D8Josà SydriÃo de Alencar JÃnior08119970306Luiz AntÃnio Maciel de Paula16141512372http://lattes.cnpq.br/304879526653489523144912387http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4711219J6JÃnia Maria Pinho SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAgricultura Familiar Pronaf B ProduÃÃo OcupaÃÃo RendaFamily Farming PRONAF B Production Occupation Income.POLITICAS PUBLICASTrata-se de uma investigaÃÃo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com Ãnfase na modalidade denominada Pronaf B, voltada para o combate à pobreza rural. O estudo avalia os reflexos do Pronaf B em relaÃÃo à produÃÃo, ocupaÃÃo e renda dos agricultores familiares, com base na atuaÃÃo do programa no Ãmbito do municÃpio de IrauÃuba, no CearÃ. Adotou-se metodologia baseada em pesquisa bibliogrÃfica, documental e pesquisa de campo de natureza quantitativa e qualitativa, levando-se em conta estudo realizado em 2005, o qual à utilizado como Linha de Base. Constatou-se que o Pronaf B à uma relevante polÃtica dirigida aos agricultores pobres, tendo crescido significativamente, entretanto deixando margem para sua ampliaÃÃo. O programa contribuiu para o fortalecimento da ovinocaprinocultura local, de natural vocaÃÃo do municÃpio, com reflexo na elevaÃÃo da produÃÃo e da produtividade da atividade. AlÃm disso, o Pronaf B possibilitou o ingresso dos grupos familiares em novas atividades, bem como a manutenÃÃo em outras que jà eram desenvolvidas pelos agricultores. A ocupaÃÃo principal relaciona-se à agropecuÃria, que emprega uma mÃdia de 2,5 pessoas por famÃlia. A renda mÃdia mensal lÃquida das famÃlias elevou-se dos R$320,79 registrados na Linha de Base, para os atuais R$460,90. A renda das atividades financiadas pelo programa foi superior à das demais atividades, porÃm inferior Ãquela propiciada por programas sociais. Foi constatada a ausÃncia de assistÃncia tÃcnica, assim como de outras formas de apoio, Ãs atividades produtivas financiadas pelo Pronaf B. As famÃlias estudadas fazem parte do Programa Fome Zero-Bolsa FamÃlia, constituindo o mesmo pÃblico-alvo para os dois programas, os quais, no entanto, atuam sem qualquer interaÃÃo. This study investigates the National Program for Strengthening for the Family Farmers (PRONAF), with a focus on the Group B of this Program, which is directed to reduce the rural poverty. The study evaluates the PRONAF B in terms of production, occupation and income of family farmers in the municipality of IrauÃuba, in the state of CearÃ. The methodology utilized bibliographical and documental research as well as a qualitative and quantitative field research. The results of the present field research were compared to a baseline, that is, a similar study conducted in 2005. The results here achieved demonstrate that PRONAF B can be considered as a relevant public policy that benefits poor family farmers. The program has been expanded although it can spread out even more. The Program has contributed to enhance the local caprine and ovine activities in terms of production and productivity. In addition, PRONAF B allowed family farmers to participate in new activities, and the Program allowed that these farmers do not leave their traditional activities. The main occupation of the family farmers is agriculture and livestock, which employ 2.5 persons per family. The net family income per month raised from R$ 320,79 (in 2005) to R$ 460,90 (2007). The income obtained from the financed activities was superior as compared to the income from non financed activities. However, the income acquired from the governmental social programs was superior as compared to the income from the financed activities. The study concluded that extension services offered to the family farmers does not exist, as well as other means of technical support to the activities financed by PRONAF B. In general, families that are participants of the Zero Hunger Program-Family Stamps qualify for PRONAF B as well. Although these families constitute the same target group, these two programs are not interconnected. Banco do Nordeste do Brasilhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3232application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:18Zmail@mail.com - |
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This study investigates the National Program for Strengthening for the Family Farmers (PRONAF), with a focus on the Group B of this Program, which is directed to reduce the rural poverty. The study evaluates the PRONAF B in terms of production, occupation and income of family farmers in the municipality of IrauÃuba, in the state of CearÃ. The methodology utilized bibliographical and documental research as well as a qualitative and quantitative field research. The results of the present field research were compared to a baseline, that is, a similar study conducted in 2005. The results here achieved demonstrate that PRONAF B can be considered as a relevant public policy that benefits poor family farmers. The program has been expanded although it can spread out even more. The Program has contributed to enhance the local caprine and ovine activities in terms of production and productivity. In addition, PRONAF B allowed family farmers to participate in new activities, and the Program allowed that these farmers do not leave their traditional activities. The main occupation of the family farmers is agriculture and livestock, which employ 2.5 persons per family. The net family income per month raised from R$ 320,79 (in 2005) to R$ 460,90 (2007). The income obtained from the financed activities was superior as compared to the income from non financed activities. However, the income acquired from the governmental social programs was superior as compared to the income from the financed activities. The study concluded that extension services offered to the family farmers does not exist, as well as other means of technical support to the activities financed by PRONAF B. In general, families that are participants of the Zero Hunger Program-Family Stamps qualify for PRONAF B as well. Although these families constitute the same target group, these two programs are not interconnected. |
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