Desenvolvimento de uma metodologia, com base na teoria Fuzzy, aplicada a modelos da demanda bioquÃmica de oxigÃnio (DBO) e oxigÃnio dissolvido (OD), para calcular o risco de degradaÃÃo ambiental em rios naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ada Amelia Sanders Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3801
Resumo: Com base nos PrincÃpios de Transporte de Massa, o modelo matemÃtico desenvolvido neste estudo estabelece as relaÃÃes entre a Demanda BioquÃmica do OxigÃnio (DBO) e o OxigÃnio Dissolvido (OD), para diferentes fontes de lanÃamentos. A aplicaÃÃo da teoria fuzzy neste modelo de transporte de poluente permite que as incertezas existentes nas variÃveis envolvidas nestes processos, especificamente na soluÃÃo da equaÃÃo da difusÃo advectiva, sejam capazes de avaliar os riscos de contaminaÃÃo de um sistema hÃdrico diante dos lanÃamentos de substÃncias poluentes. A metodologia fuzzy foi desenvolvida com o objetivo de transformar o modelo matemÃtico de DBO/OD em um conjunto de equaÃÃes diferenciais fuzzy, onde os principais parÃmetros, contidos neste modelo, foram representados como funÃÃes de pertinÃncia. Um programa computacional foi desenvolvido para este estudo codificado em linguagem FORTRAN 90, que permite construir modelos de simulaÃÃes para qualidade da Ãgua, com base na metodologia proposta. Foram propostos alguns cenÃrios distintos que descrevem as alteraÃÃes na qualidade da Ãgua em rios naturais, com base na investigaÃÃo dos parÃmetros hidrÃulicos, nas formaÃÃes das funÃÃes de pertinÃncia da concentraÃÃo e na propagaÃÃo de uma nuvem poluente. Os resultados apresentam as anÃlises do risco de degradaÃÃo ambiental, e da garantia, que sÃo influenciadas pelos parÃmetros hidrÃulicos e hidrolÃgicos, ressaltando as vazÃes para qualquer tipo de lanÃamento, a declividade e rugosidade. Em sÃntese, a metodologia fuzzy mostrou-se uma ferramenta para o planejamento e para gestÃo dos recursos hÃdricos, e um procedimento alternativo quando aplicado aos processos de transporte de poluente
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