A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armstrong Miranda Evangelista
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1098
Resumo: A pesquisa, que culminou com esta tese, foi desenvolvida junto ao NÃcleo CurrÃculo e Ensino, da Faculdade de EducaÃÃo, da Universidade Federal do CearÃ. Objetivou-se com este trabalho investigar a abordagem do conceito de regiÃo, por professores, dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em trÃs escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, com a participaÃÃo de cinco professores de Geografia. A referÃncia teÃrica basilar para o trabalho adveio de trÃs vertentes: 1Â) A Teoria Curricular, expressa na contribuiÃÃo de Bourdieu (1987; 1989; 1996; 1998; 1999). 2Â) Estudos de autores-geÃgrafos que discutem o ensino de Geografia e o conceito de regiÃo, destacando-se: Gomes (2000), Haesbaert (1999; 2002; 2004), Santos (1978; 1985; 1997; 2002), Lacoste (1988; 1989), Lencioni (2003), CorrÃa (1987; 2001), Silva (1999; 2003). 3Â) A abordagem teÃrica sobre as formaÃÃes de professores e saberes docentes, destacando-se Tardif (2002), Tardif e Lessard (2005), Therrien (1994; 2000). A pesquisa encaminhou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, por possibilitar um contato estreito com as escolas objeto da investigaÃÃo, sendo objetivada, principalmente, atravÃs da observaÃÃo de aulas e de realizaÃÃo de entrevistas com os professores, ao longo do ano de 2005. Os dados obtidos por meio dessas tÃcnicas foram analisados com o auxÃlio do software nudist, concebido para o tratamento de dados nÃo-estruturados, comuns à pesquisa qualitativa. Tomou-se como referÃncia teÃrica da metodologia os trabalhos de Ludke e Andrà (1986), Trivinos (1992), Minayo (1994), Richardson (1999) Bogdan e Biklen (1994) e Alves-Mazzoti (2000). A anÃlise dos dados revelou que os professores, prioritariamente, ainda conceituam a regiÃo segundo um ponto de vista tradicional, fortemente vinculado à abordagem do livro didÃtico. A incursÃo analÃtica pelos livros didÃticos detectou que seus os autores nÃo focalizam a regiÃo de forma explÃcita, mas de maneira tÃmida no encarte destinado aos professores. Constatou-se que o conceito de regionalizaÃÃo adquiriu proeminÃncia em relaÃÃo ao de regiÃo, ora sendo superpostos em determinados momentos, ora tendo significados semelhantes. A fim de compreender com mais abrangÃncia a prÃtica pedagÃgica do professor, foram consideradas outras modalidades de conteÃdos, os procedimentos e atitudes. Acerca desses conteÃdos, a anÃlise mostrou que eram abordados de forma menos sistemÃtica do que os conceitos, nÃo recebendo a mesma atenÃÃo, tanto na fase preparatÃria das aulas, quanto durante as aulas, refletindo dificuldades no planejamento das atividades. Quanto aos mÃtodos de ensino empregados, evidenciou-se o predomÃnio de aulas expositivas, com o uso do livro didÃtico e com poucas variaÃÃes, aparecendo, em segundo plano, o trabalho em grupo, a elaboraÃÃo conjunta e o estudo independente.
id UFC_802e5f1e314d769ec92ee8d8354bed02
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:983
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral. The region in the geography teaching:principles of didactic practice.2007-12-18Josà Borzacchiello da Silva02352290910http://lattes.cnpq.br/9915761557849189Luiz Botelho Albuquerque00200220187Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623Ivaine Maria Tonini29120020015http://lattes.cnpq.br/2416351850540491Christian Dennys Monteiro de Oliveira09223548802http://lattes.cnpq.br/667286743388772039402355391http://lattes.cnpq.br/7014398522711293Armstrong Miranda EvangelistaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRGeografia RegiÃo RegionalizaÃÃo EnsinoGeography Region Regionalization TeachingEDUCACAOA pesquisa, que culminou com esta tese, foi desenvolvida junto ao NÃcleo CurrÃculo e Ensino, da Faculdade de EducaÃÃo, da Universidade Federal do CearÃ. Objetivou-se com este trabalho investigar a abordagem do conceito de regiÃo, por professores, dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em trÃs escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, com a participaÃÃo de cinco professores de Geografia. A referÃncia teÃrica basilar para o trabalho adveio de trÃs vertentes: 1Â) A Teoria Curricular, expressa na contribuiÃÃo de Bourdieu (1987; 1989; 1996; 1998; 1999). 2Â) Estudos de autores-geÃgrafos que discutem o ensino de Geografia e o conceito de regiÃo, destacando-se: Gomes (2000), Haesbaert (1999; 2002; 2004), Santos (1978; 1985; 1997; 2002), Lacoste (1988; 1989), Lencioni (2003), CorrÃa (1987; 2001), Silva (1999; 2003). 3Â) A abordagem teÃrica sobre as formaÃÃes de professores e saberes docentes, destacando-se Tardif (2002), Tardif e Lessard (2005), Therrien (1994; 2000). A pesquisa encaminhou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, por possibilitar um contato estreito com as escolas objeto da investigaÃÃo, sendo objetivada, principalmente, atravÃs da observaÃÃo de aulas e de realizaÃÃo de entrevistas com os professores, ao longo do ano de 2005. Os dados obtidos por meio dessas tÃcnicas foram analisados com o auxÃlio do software nudist, concebido para o tratamento de dados nÃo-estruturados, comuns à pesquisa qualitativa. Tomou-se como referÃncia teÃrica da metodologia os trabalhos de Ludke e Andrà (1986), Trivinos (1992), Minayo (1994), Richardson (1999) Bogdan e Biklen (1994) e Alves-Mazzoti (2000). A anÃlise dos dados revelou que os professores, prioritariamente, ainda conceituam a regiÃo segundo um ponto de vista tradicional, fortemente vinculado à abordagem do livro didÃtico. A incursÃo analÃtica pelos livros didÃticos detectou que seus os autores nÃo focalizam a regiÃo de forma explÃcita, mas de maneira tÃmida no encarte destinado aos professores. Constatou-se que o conceito de regionalizaÃÃo adquiriu proeminÃncia em relaÃÃo ao de regiÃo, ora sendo superpostos em determinados momentos, ora tendo significados semelhantes. A fim de compreender com mais abrangÃncia a prÃtica pedagÃgica do professor, foram consideradas outras modalidades de conteÃdos, os procedimentos e atitudes. Acerca desses conteÃdos, a anÃlise mostrou que eram abordados de forma menos sistemÃtica do que os conceitos, nÃo recebendo a mesma atenÃÃo, tanto na fase preparatÃria das aulas, quanto durante as aulas, refletindo dificuldades no planejamento das atividades. Quanto aos mÃtodos de ensino empregados, evidenciou-se o predomÃnio de aulas expositivas, com o uso do livro didÃtico e com poucas variaÃÃes, aparecendo, em segundo plano, o trabalho em grupo, a elaboraÃÃo conjunta e o estudo independente. The research, that resulted in this thesis, was developed in the curriculum and teaching nucleus, of the Faculty of education, of the Universidade Federal do CearÃ. This thesis aimed at approaching the concept of region spread by teachers of the last primary schooling classes. The research took place in three municipal schools of Teresina-PI, with the participation of five Geography teachers. The theoretical reference, that supports this thesis, comes from three sources: the curricular theory, a contribution of Bourdieu (1987, 1989, 1996, 1998, 1999); studies of Geography authors that discuss the Geography teaching and the concept of region, such as: Gomes (2000), Haesbaert (1999, 2002, 2004), Santos (1978,1985, 1997, 2002), Lacoste (1988, 1989), Lencioni (2003), CorrÃa (1987, 2001), Silva (1999, 2003); and the theoretical approaching to the background and knowledge of the teachers, with the support of Tardif (2002), Tardif e Lessard (2005), Therrien (1994, 2000). The qualitative methodology was the most suitable one for approaching the goal of this thesis, with the help of lesson observations and of interviews with the teachers, during the year of 2005. The data, obtained with these techniques, were analyzed with the help of software nudist, designed for the treatment of non-structured data, peculiar to qualitative research. The methodological theoretical references were the works of Ludke e Andrà (1986), Trivinos (1992), Minayo (1994), Richardson (1999) Bogdan e Biklen (1994) e Alves-Mazzoti (2000). The analysis of the data revealed that, with priority, the teachers still work with the traditional concept of region, strongly linked with the didactical book. The examination of the didactical books showed that their authors do not deal with the concept of region clearly, but only unremarkably in the booklet for the teachers. At the end this research, it was verified that sometimes the concept of regionalization obtained prominence in relationship to the concept of region, sometimes both concepts were used interchangeably, sometimes both terms were used with the same meaning. In order to understand the pedagogical practice in wide way, other modalities of contents, procedure and attitudes were contemplated. About these contents, the analysis revealed that they were approached less systematically than the concepts, not receiving the treatment as in preparatory phase of the lessons as during the lessons, indicating to have trouble planning activities. As for the applied teaching methods, it was revealed that there was predominance of expositive lessons, with the use of didactical book and with little variation, appearing, in second place, the teamwork, the collective elaboration and the independent studyCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1098application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:19Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The region in the geography teaching:principles of didactic practice.
title A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
spellingShingle A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
Armstrong Miranda Evangelista
Geografia
RegiÃo
RegionalizaÃÃo
Ensino
Geography
Region
Regionalization
Teaching
EDUCACAO
title_short A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
title_full A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
title_fullStr A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
title_full_unstemmed A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
title_sort A regiÃo no ensino de Geografia: fundamentos da prÃtica professoral.
author Armstrong Miranda Evangelista
author_facet Armstrong Miranda Evangelista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Borzacchiello da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02352290910
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9915761557849189
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 41990797300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ivaine Maria Tonini
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 29120020015
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2416351850540491
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Christian Dennys Monteiro de Oliveira
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 09223548802
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6672867433887720
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39402355391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7014398522711293
dc.contributor.author.fl_str_mv Armstrong Miranda Evangelista
contributor_str_mv Josà Borzacchiello da Silva
Luiz Botelho Albuquerque
Maria Socorro Lucena Lima
Ivaine Maria Tonini
Christian Dennys Monteiro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
RegiÃo
RegionalizaÃÃo
Ensino
topic Geografia
RegiÃo
RegionalizaÃÃo
Ensino
Geography
Region
Regionalization
Teaching
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Region
Regionalization
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa, que culminou com esta tese, foi desenvolvida junto ao NÃcleo CurrÃculo e Ensino, da Faculdade de EducaÃÃo, da Universidade Federal do CearÃ. Objetivou-se com este trabalho investigar a abordagem do conceito de regiÃo, por professores, dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em trÃs escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, com a participaÃÃo de cinco professores de Geografia. A referÃncia teÃrica basilar para o trabalho adveio de trÃs vertentes: 1Â) A Teoria Curricular, expressa na contribuiÃÃo de Bourdieu (1987; 1989; 1996; 1998; 1999). 2Â) Estudos de autores-geÃgrafos que discutem o ensino de Geografia e o conceito de regiÃo, destacando-se: Gomes (2000), Haesbaert (1999; 2002; 2004), Santos (1978; 1985; 1997; 2002), Lacoste (1988; 1989), Lencioni (2003), CorrÃa (1987; 2001), Silva (1999; 2003). 3Â) A abordagem teÃrica sobre as formaÃÃes de professores e saberes docentes, destacando-se Tardif (2002), Tardif e Lessard (2005), Therrien (1994; 2000). A pesquisa encaminhou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, por possibilitar um contato estreito com as escolas objeto da investigaÃÃo, sendo objetivada, principalmente, atravÃs da observaÃÃo de aulas e de realizaÃÃo de entrevistas com os professores, ao longo do ano de 2005. Os dados obtidos por meio dessas tÃcnicas foram analisados com o auxÃlio do software nudist, concebido para o tratamento de dados nÃo-estruturados, comuns à pesquisa qualitativa. Tomou-se como referÃncia teÃrica da metodologia os trabalhos de Ludke e Andrà (1986), Trivinos (1992), Minayo (1994), Richardson (1999) Bogdan e Biklen (1994) e Alves-Mazzoti (2000). A anÃlise dos dados revelou que os professores, prioritariamente, ainda conceituam a regiÃo segundo um ponto de vista tradicional, fortemente vinculado à abordagem do livro didÃtico. A incursÃo analÃtica pelos livros didÃticos detectou que seus os autores nÃo focalizam a regiÃo de forma explÃcita, mas de maneira tÃmida no encarte destinado aos professores. Constatou-se que o conceito de regionalizaÃÃo adquiriu proeminÃncia em relaÃÃo ao de regiÃo, ora sendo superpostos em determinados momentos, ora tendo significados semelhantes. A fim de compreender com mais abrangÃncia a prÃtica pedagÃgica do professor, foram consideradas outras modalidades de conteÃdos, os procedimentos e atitudes. Acerca desses conteÃdos, a anÃlise mostrou que eram abordados de forma menos sistemÃtica do que os conceitos, nÃo recebendo a mesma atenÃÃo, tanto na fase preparatÃria das aulas, quanto durante as aulas, refletindo dificuldades no planejamento das atividades. Quanto aos mÃtodos de ensino empregados, evidenciou-se o predomÃnio de aulas expositivas, com o uso do livro didÃtico e com poucas variaÃÃes, aparecendo, em segundo plano, o trabalho em grupo, a elaboraÃÃo conjunta e o estudo independente.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The research, that resulted in this thesis, was developed in the curriculum and teaching nucleus, of the Faculty of education, of the Universidade Federal do CearÃ. This thesis aimed at approaching the concept of region spread by teachers of the last primary schooling classes. The research took place in three municipal schools of Teresina-PI, with the participation of five Geography teachers. The theoretical reference, that supports this thesis, comes from three sources: the curricular theory, a contribution of Bourdieu (1987, 1989, 1996, 1998, 1999); studies of Geography authors that discuss the Geography teaching and the concept of region, such as: Gomes (2000), Haesbaert (1999, 2002, 2004), Santos (1978,1985, 1997, 2002), Lacoste (1988, 1989), Lencioni (2003), CorrÃa (1987, 2001), Silva (1999, 2003); and the theoretical approaching to the background and knowledge of the teachers, with the support of Tardif (2002), Tardif e Lessard (2005), Therrien (1994, 2000). The qualitative methodology was the most suitable one for approaching the goal of this thesis, with the help of lesson observations and of interviews with the teachers, during the year of 2005. The data, obtained with these techniques, were analyzed with the help of software nudist, designed for the treatment of non-structured data, peculiar to qualitative research. The methodological theoretical references were the works of Ludke e Andrà (1986), Trivinos (1992), Minayo (1994), Richardson (1999) Bogdan e Biklen (1994) e Alves-Mazzoti (2000). The analysis of the data revealed that, with priority, the teachers still work with the traditional concept of region, strongly linked with the didactical book. The examination of the didactical books showed that their authors do not deal with the concept of region clearly, but only unremarkably in the booklet for the teachers. At the end this research, it was verified that sometimes the concept of regionalization obtained prominence in relationship to the concept of region, sometimes both concepts were used interchangeably, sometimes both terms were used with the same meaning. In order to understand the pedagogical practice in wide way, other modalities of contents, procedure and attitudes were contemplated. About these contents, the analysis revealed that they were approached less systematically than the concepts, not receiving the treatment as in preparatory phase of the lessons as during the lessons, indicating to have trouble planning activities. As for the applied teaching methods, it was revealed that there was predominance of expositive lessons, with the use of didactical book and with little variation, appearing, in second place, the teamwork, the collective elaboration and the independent study
description A pesquisa, que culminou com esta tese, foi desenvolvida junto ao NÃcleo CurrÃculo e Ensino, da Faculdade de EducaÃÃo, da Universidade Federal do CearÃ. Objetivou-se com este trabalho investigar a abordagem do conceito de regiÃo, por professores, dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em trÃs escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, com a participaÃÃo de cinco professores de Geografia. A referÃncia teÃrica basilar para o trabalho adveio de trÃs vertentes: 1Â) A Teoria Curricular, expressa na contribuiÃÃo de Bourdieu (1987; 1989; 1996; 1998; 1999). 2Â) Estudos de autores-geÃgrafos que discutem o ensino de Geografia e o conceito de regiÃo, destacando-se: Gomes (2000), Haesbaert (1999; 2002; 2004), Santos (1978; 1985; 1997; 2002), Lacoste (1988; 1989), Lencioni (2003), CorrÃa (1987; 2001), Silva (1999; 2003). 3Â) A abordagem teÃrica sobre as formaÃÃes de professores e saberes docentes, destacando-se Tardif (2002), Tardif e Lessard (2005), Therrien (1994; 2000). A pesquisa encaminhou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, por possibilitar um contato estreito com as escolas objeto da investigaÃÃo, sendo objetivada, principalmente, atravÃs da observaÃÃo de aulas e de realizaÃÃo de entrevistas com os professores, ao longo do ano de 2005. Os dados obtidos por meio dessas tÃcnicas foram analisados com o auxÃlio do software nudist, concebido para o tratamento de dados nÃo-estruturados, comuns à pesquisa qualitativa. Tomou-se como referÃncia teÃrica da metodologia os trabalhos de Ludke e Andrà (1986), Trivinos (1992), Minayo (1994), Richardson (1999) Bogdan e Biklen (1994) e Alves-Mazzoti (2000). A anÃlise dos dados revelou que os professores, prioritariamente, ainda conceituam a regiÃo segundo um ponto de vista tradicional, fortemente vinculado à abordagem do livro didÃtico. A incursÃo analÃtica pelos livros didÃticos detectou que seus os autores nÃo focalizam a regiÃo de forma explÃcita, mas de maneira tÃmida no encarte destinado aos professores. Constatou-se que o conceito de regionalizaÃÃo adquiriu proeminÃncia em relaÃÃo ao de regiÃo, ora sendo superpostos em determinados momentos, ora tendo significados semelhantes. A fim de compreender com mais abrangÃncia a prÃtica pedagÃgica do professor, foram consideradas outras modalidades de conteÃdos, os procedimentos e atitudes. Acerca desses conteÃdos, a anÃlise mostrou que eram abordados de forma menos sistemÃtica do que os conceitos, nÃo recebendo a mesma atenÃÃo, tanto na fase preparatÃria das aulas, quanto durante as aulas, refletindo dificuldades no planejamento das atividades. Quanto aos mÃtodos de ensino empregados, evidenciou-se o predomÃnio de aulas expositivas, com o uso do livro didÃtico e com poucas variaÃÃes, aparecendo, em segundo plano, o trabalho em grupo, a elaboraÃÃo conjunta e o estudo independente.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1098
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295123961806848