O espaÃo a serviÃo do tempo: a estrada de ferro de Baturità e a invenÃÃo do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19864
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO espaÃo a serviÃo do tempo: a estrada de ferro de Baturità e a invenÃÃo do CearÃSpace -time service : the Baturità Railroad and the invention of CearÃ2015-05-15KÃnia Sousa Rios58046445304EurÃpedes AntÃnio Funes05774500187Frederico de Castro Neves50932659772Franciane Gama Lacerda29615950297http://lattes.cnpq.br/1007392320101957Lorelai Brilhante Kury87505991787http://lattes.cnpq.br/323017335906408291414725353lattes.cnpq.br/3792207396709806Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez ReisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRHistÃria Natureza FerroviaHistory Nature RailroadHISTORIA DO BRASILnÃo hÃA edificaÃÃo da Estrada de Ferro de Baturità provocou a alteraÃÃo das paisagens em seu entorno, o que contribuiu para a construÃÃo de outro CearÃ, no final do sÃculo XIX e inÃcio do XX. Essa construÃÃo fazia parte do projeto de integraÃÃo nacional do paÃs, atravÃs da formaÃÃo de um Estado Territorial, que articulou a centralizaÃÃo administrativa do territÃrio, tendo as vias de comunicaÃÃo como caminho para as tarefas polÃticas do Estado, e contribuiu para a invenÃÃo da prÃpria naÃÃo brasileira. De outro lado, a Estrada de Ferro de Baturità foi apresentada como parte de um processo mais amplo de expansÃo do capitalismo, como instrumento para inversÃo e expansÃo do capital estrangeiro. Nesse sentido, a ferrovia foi considerada uma das portas de entrada do capitalismo no CearÃ. Essa compreensÃo norteou este estudo sobre a progressiva alteraÃÃo das paisagens em seu entorno, processo que significou o aparelhamento do espaÃo cearense em funÃÃo do tempo moderno e ideia de progresso nos moldes europeu ocidentais. Desse modo, as alteraÃÃes da paisagem â percebidas nos desmatamentos, destocamentos, produÃÃo de dormentes, presenÃa massiva de trabalhadores com suas famÃlias ao longo dos trilhos, sistematizaÃÃes de novos horÃrios de trabalho, na pauperizaÃÃo dos operÃrios e na disseminaÃÃo de doenÃas nos abarracamentos da EFB â significaram neste estudo um estabelecimento de relaÃÃes com o ambiente, profundamente influenciado pela introduÃÃo de relaÃÃes e concepÃÃes capitalistas de mundo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19864application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:14Zmail@mail.com -
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