Fatores que modificam a funÃÃo congnitiva e motora na doenÃa de Parkinson: um estudo sobre a influÃncia do jogo de dominÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=867 |
Resumo: | A doenÃa de Parkinson (DP) à caracterizada por acinesia, rigidez e tremor de repouso. FlutuaÃÃes clÃnicas sÃo comumente observadas nessa afecÃÃo e nÃo sÃo bem compreendidas. Tais flutuaÃÃes, provavelmente, guardam relaÃÃo com o estado de neurotransmissÃo dopaminÃrgica e com influÃncias de outros sistemas de neurotransmissores. Casos de jogo compulsivo foram descritos na DP e tem sido associados ao uso de agonistas dopaminÃrgicos. Sabe-se que a via dopaminÃrgica desempenha um papel fundamental no sistema de recompensa e tem sido implicada no reforÃo positivo apÃs o jogo. A prÃtica de jogos tem tambÃm sido associada à melhora da cogniÃÃo em pessoas idosas. O objetivo deste trabalho foi estudar a influÃncia aguda do jogo de dominà sobre a atividade motora e a memÃria na DP. NÃs avaliamos as caracterÃsticas sÃcio-demogrÃficas da populaÃÃo, o estado da funÃÃo motora atravÃs da Unified Parkinsonâs Disease Rating Scale parte III, a presenÃa de sintomas depressivos atravÃs do InventÃrio de DepressÃo de Beck (IDB), a memÃria de trabalho atravÃs do Teste de Stroop parte III e o desempenho motor atravÃs do teste de caminhada e de digitaÃÃo rÃpida. O experimento consistiu na realizaÃÃo de um jogo de dominÃ, entre 8 e 9 horas da manhÃ. Os testes de memÃria e desempenho motor foram realizados antes e apÃs o jogo. ApÃs a realizaÃÃo ou nÃo do jogo os pacientes foram classificados entre os grupos perdedor, vencedor e controle respectivamente. O estudo foi realizado no AmbulatÃrio de DistÃrbios do Movimento do HU da Faculdade de Medicina da UFC. Quarenta pacientes consecutivos, sendo 27 homens (67,5%) com idade entre 48 e 84 anos (63,2Â8,5), com Hoehn &Yahr entre I e III foram avaliados. Na amostra estudada, 28 casos (70%) apresentavam sintomas depressivos (IDB>10). O grupo controle consistiu de 13 indivÃduos que permaneceram sentados sem jogar. Quatorze pacientes foram vencedores e 13 foram perdedores. NÃo houve diferenÃa estatisticamente significante entre os grupos quanto à idade, duraÃÃo da doenÃa, Ãndice de massa corpÃrea, dose de levodopa, uso de Ãlcool, fumo, histÃrico familiar de DP, presenÃa de sintomas depressivos e hÃbitos de jogar jogos de azar. Uma paciente em uso de agonista dopaminÃrgico referiu compulsÃo por jogos de azar. Os pacientes vencedores apresentaram melhor desempenho no teste de memÃria de trabalho (p=0,002) e digitaÃÃo rÃpida (p= 0,01). Os perdedores apresentaram uma tendÃncia de melhora da caminhada apÃs o experimento. Em conclusÃo, nosso estudo mostra que a prÃtica de um jogo de dominà se associa a melhora da memÃria de trabalho e da atividade motora (avaliada pelo teste de digitaÃÃo rÃpida) em indivÃduos com DP. Tais achados podem ser explicados pela liberaÃÃo de dopamina que ocorre apÃs o jogo atravÃs do sistema de recompensa. |
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FlutuaÃÃes clÃnicas sÃo comumente observadas nessa afecÃÃo e nÃo sÃo bem compreendidas. Tais flutuaÃÃes, provavelmente, guardam relaÃÃo com o estado de neurotransmissÃo dopaminÃrgica e com influÃncias de outros sistemas de neurotransmissores. Casos de jogo compulsivo foram descritos na DP e tem sido associados ao uso de agonistas dopaminÃrgicos. Sabe-se que a via dopaminÃrgica desempenha um papel fundamental no sistema de recompensa e tem sido implicada no reforÃo positivo apÃs o jogo. A prÃtica de jogos tem tambÃm sido associada à melhora da cogniÃÃo em pessoas idosas. O objetivo deste trabalho foi estudar a influÃncia aguda do jogo de dominà sobre a atividade motora e a memÃria na DP. 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O grupo controle consistiu de 13 indivÃduos que permaneceram sentados sem jogar. Quatorze pacientes foram vencedores e 13 foram perdedores. NÃo houve diferenÃa estatisticamente significante entre os grupos quanto à idade, duraÃÃo da doenÃa, Ãndice de massa corpÃrea, dose de levodopa, uso de Ãlcool, fumo, histÃrico familiar de DP, presenÃa de sintomas depressivos e hÃbitos de jogar jogos de azar. Uma paciente em uso de agonista dopaminÃrgico referiu compulsÃo por jogos de azar. Os pacientes vencedores apresentaram melhor desempenho no teste de memÃria de trabalho (p=0,002) e digitaÃÃo rÃpida (p= 0,01). Os perdedores apresentaram uma tendÃncia de melhora da caminhada apÃs o experimento. Em conclusÃo, nosso estudo mostra que a prÃtica de um jogo de dominà se associa a melhora da memÃria de trabalho e da atividade motora (avaliada pelo teste de digitaÃÃo rÃpida) em indivÃduos com DP. Tais achados podem ser explicados pela liberaÃÃo de dopamina que ocorre apÃs o jogo atravÃs do sistema de recompensa. Parkinsonâs disease (PD) is a chronic illness characterized by the presence of akinesia, rigidity and resting tremor. Clinical fluctuation is a common finding and is probably related to the oscillation of dopaminergic neurotransmission and also to the influence of other neurotransmitters. Obsessive gambling has been described over the years and it has been associated in many cases with the use of dopaminergic agonists. The explanation for these findings might be that dopamine is involved in a reward system at the central nervous system. Games has also been associated with improvement of cognition in the elderly. The aim of this study was to evaluate the acute effect of playing dominoe on working memory, as evaluated by the Stroop test, and motor activity as evaluated by the 14-meter walk and the finger-tap test, on a population with PD. Besides socio-demographic data, patients were evaluated with the Unified Parkinson Disease Rating Scale Part III and with the Beck Depression Inventory (BDI). Experiment consisted on performing a game of dominoe, between 8 and 9 hours A.M. Patients were tested before and after experiment. Control group remained kept without specific activity for the same amount of time as the others. Patients were classified in winners, non-winners and control respectively, after experiment. The study was performed at the University Hospital of Federal University of CearÃ. All cases were out patients from a movement disorders clinic. Forty consecutive patients, 27 male (67,5%), age from 48 to 84 years (63,2Â8,5), Hoehn &Yahr between I e III were included. Twenty-eight cases (70%) presented depressive symptoms (BDI>10). Control group was made of 13 cases, 14 were winners and 13 were non-winners. Comparison among groups did not show any differences statistics regarding age, disease duration, age at presentation of symptoms, body mass index, alcohol use, smoking habit, family history, depressive symptoms, levodopa dose, and practice of games. One female patient on use of dopaminergic agonist referred compulsion for gambling. In this study, winners presented significantly better results on working memory as evaluated by the Stroop test (p=0,002) and of motor activity as evaluated by the finger-tap test (p= 0,01). Non-winners showed a trend of better performance in the 14-meter walk test. In conclusion, our study shows that in PD, performing a simple dominoe game is associated with improvement of working memory as evaluated by the Stroop Test and of motor activity as evaluated by the finger-tap test. These findings may be explained by a liberation of dopamine that occurs with gaming through the reward system. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=867application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:53Zmail@mail.com - |
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Parkinsonâs disease (PD) is a chronic illness characterized by the presence of akinesia, rigidity and resting tremor. Clinical fluctuation is a common finding and is probably related to the oscillation of dopaminergic neurotransmission and also to the influence of other neurotransmitters. Obsessive gambling has been described over the years and it has been associated in many cases with the use of dopaminergic agonists. The explanation for these findings might be that dopamine is involved in a reward system at the central nervous system. Games has also been associated with improvement of cognition in the elderly. The aim of this study was to evaluate the acute effect of playing dominoe on working memory, as evaluated by the Stroop test, and motor activity as evaluated by the 14-meter walk and the finger-tap test, on a population with PD. Besides socio-demographic data, patients were evaluated with the Unified Parkinson Disease Rating Scale Part III and with the Beck Depression Inventory (BDI). Experiment consisted on performing a game of dominoe, between 8 and 9 hours A.M. Patients were tested before and after experiment. Control group remained kept without specific activity for the same amount of time as the others. Patients were classified in winners, non-winners and control respectively, after experiment. The study was performed at the University Hospital of Federal University of CearÃ. All cases were out patients from a movement disorders clinic. Forty consecutive patients, 27 male (67,5%), age from 48 to 84 years (63,2Â8,5), Hoehn &Yahr between I e III were included. Twenty-eight cases (70%) presented depressive symptoms (BDI>10). Control group was made of 13 cases, 14 were winners and 13 were non-winners. Comparison among groups did not show any differences statistics regarding age, disease duration, age at presentation of symptoms, body mass index, alcohol use, smoking habit, family history, depressive symptoms, levodopa dose, and practice of games. One female patient on use of dopaminergic agonist referred compulsion for gambling. In this study, winners presented significantly better results on working memory as evaluated by the Stroop test (p=0,002) and of motor activity as evaluated by the finger-tap test (p= 0,01). Non-winners showed a trend of better performance in the 14-meter walk test. In conclusion, our study shows that in PD, performing a simple dominoe game is associated with improvement of working memory as evaluated by the Stroop Test and of motor activity as evaluated by the finger-tap test. These findings may be explained by a liberation of dopamine that occurs with gaming through the reward system. |
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