Um background na teoria dos conjuntos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15489 |
Resumo: | A teoria de conjuntos por vezes deixada de lado em algumas escolas de ensino mÃdio, constitui-se em um elemento primordial para o entendimento das funÃÃes, em especial. A nÃo abordagem, ou a sua abordagem superficial, deixa no estudante uma lacuna difÃcil de ser suprida em estudos posteriores. AliÃs, a lacuna deixada pode dificultar o desempenho do estudante no ensino superior. Diante desta constataÃÃo, à objetivo principal desta dissertaÃÃo fazer uma leitura dos principais tÃpicos ligados à Teoria de Conjuntos do ensino mÃdio, ao mesmo tempo em que faz uma ponte entre estes e outros pontos nÃo menos importantes, tratando conjuntos em uma linguagem mais acadÃmica. SerÃo abordados desde as propriedades e teoremas relacionados a conjuntos finitos, atà a sua generalizaÃÃo para conjuntos infinitos, culminando com o teorema de Cantor-Schroeder-Bernstein, o Axioma da Escolha, e o Lema de Zorn. Para tantos, realizaram-se pesquisas bibliogrÃficas em fontes variadas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm background na teoria dos conjuntosOne background in set theory2015-09-29Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Marcos Ferreira de Melo89509811300http://lattes.cnpq.br/5162031037556851 Angelo Papa Neto54857988372http://lattes.cnpq.br/2299411319652778 01458464318 http://lattes.cnpq.br/8052809900537185Francisco Fagner Portela AguiarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRconjuntos teorema de Cantor Lema de Zorn conjuntos finitossets axiom of choice finite setsMATEMATICAA teoria de conjuntos por vezes deixada de lado em algumas escolas de ensino mÃdio, constitui-se em um elemento primordial para o entendimento das funÃÃes, em especial. A nÃo abordagem, ou a sua abordagem superficial, deixa no estudante uma lacuna difÃcil de ser suprida em estudos posteriores. AliÃs, a lacuna deixada pode dificultar o desempenho do estudante no ensino superior. Diante desta constataÃÃo, à objetivo principal desta dissertaÃÃo fazer uma leitura dos principais tÃpicos ligados à Teoria de Conjuntos do ensino mÃdio, ao mesmo tempo em que faz uma ponte entre estes e outros pontos nÃo menos importantes, tratando conjuntos em uma linguagem mais acadÃmica. SerÃo abordados desde as propriedades e teoremas relacionados a conjuntos finitos, atà a sua generalizaÃÃo para conjuntos infinitos, culminando com o teorema de Cantor-Schroeder-Bernstein, o Axioma da Escolha, e o Lema de Zorn. Para tantos, realizaram-se pesquisas bibliogrÃficas em fontes variadas. The set theory sometimes left out in some high schools, is in a key element for understanding the functions in particular. Failure to address this issue or its superficial approach leaves the student a difficult gap to be filled in later studies. Incidentally, the left gap may hinder student performance in higher education. If this is so, is the main objective of this work to a reinterpretation of the main topics linked to the high school set theory, while making a bridge between these and other equally important points dealing with sets in a more academic language. Will be covered from the properties and theorems related to finite sets up its generalization to infinite sets, culminating in the Cantor-Schroeder-Bernstein theorem, the Axiom of Choice and Zornâs Lemma. To this end, there were literature searches in various sources.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15489application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com - |
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