Carta-crÃnica: uma tradiÃÃo discursiva no jornalismo potiguar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9272 |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa foi o de descrever e caracterizar a carta-crÃnica como um gÃnero discursivo, numa perspectiva sincrÃnica, e como uma tradiÃÃo discursiva (TD), numa perspectiva diacrÃnica. O referencial teÃrico no qual nos apoiamos para descrever esse gÃnero foi a teoria enunciativa de Bakhtin (2010, 2003, 1988, 1976), especialmente os conceitos de transmutaÃÃo e hibridismo; a teoria dos gÃneros com base em Bhatia (2009, 2004, 2001, 1990; Swales (2009, 2004, 1990); Bazerman (2005, 1994) e Maingueneau (2011, 2006). Para caracterizar a carta como uma TD tomamos como referÃncia Coseriu (1979, 1980, 2007); Schlieben-Lange(1983); Kabatek (2004a,b ) e Koch (2008). A metodologia utilizada baseou-se no modelo proposto por Zavam (2009) para a anÃlise diacrÃnica de gÃneros. A aplicaÃÃo dessa metodologia permitiu que constituÃssemos um corpus de 75 cartas-crÃnica, coletadas nos jornais do Rio Grande do Norte, A RepÃblica, Diario de Natal (Propriedade do âCentro da igreja Catholica) e Tribuna do Norte , no perÃodo de 1914 a 2010. Para conhecer a trajetÃria da carta-crÃnica e identificar as transformaÃÃes pelas quais elas foram afetadas ao longo do tempo, dividimos os corpus em trÃs fases, com uma amostra de 25 cartas em cada fase. A anÃlise dos dados nos autoriza a afirmar que a carta-crÃnica à uma tradiÃÃo discursiva no jornalismo potiguar. Os resultados mostram que a tradiÃÃo discursiva carta-crÃnica se caracteriza pela evocaÃÃo ao passado. Portanto, a narrativa de histÃrias passadas evocadas pela memÃria à o traÃo definidor dessa TD. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCarta-crÃnica: uma tradiÃÃo discursiva no jornalismo potiguar.Chronicle-letter: a discursive tradition in Rio Grande do Norte journalism2012-12-21JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546Maria Margarete Fernandes de Sousa20342047353NukÃcia Meyre Silva AraÃjo23157518372http://lattes.cnpq.br/4953993121138640 Orlando Vian Junior07367936824Junior, Orlando VianAurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D037853520425 http://lattes.cnpq.br/6409617700642776Lucimar Bezerra Dantas da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRCarta-crÃnica GÃnero discursivo TradiÃÃo discursiva MemÃriaChronicle letter Discursive genre Discursive tradition MemoryLINGUISTICAO objetivo geral desta pesquisa foi o de descrever e caracterizar a carta-crÃnica como um gÃnero discursivo, numa perspectiva sincrÃnica, e como uma tradiÃÃo discursiva (TD), numa perspectiva diacrÃnica. O referencial teÃrico no qual nos apoiamos para descrever esse gÃnero foi a teoria enunciativa de Bakhtin (2010, 2003, 1988, 1976), especialmente os conceitos de transmutaÃÃo e hibridismo; a teoria dos gÃneros com base em Bhatia (2009, 2004, 2001, 1990; Swales (2009, 2004, 1990); Bazerman (2005, 1994) e Maingueneau (2011, 2006). Para caracterizar a carta como uma TD tomamos como referÃncia Coseriu (1979, 1980, 2007); Schlieben-Lange(1983); Kabatek (2004a,b ) e Koch (2008). A metodologia utilizada baseou-se no modelo proposto por Zavam (2009) para a anÃlise diacrÃnica de gÃneros. A aplicaÃÃo dessa metodologia permitiu que constituÃssemos um corpus de 75 cartas-crÃnica, coletadas nos jornais do Rio Grande do Norte, A RepÃblica, Diario de Natal (Propriedade do âCentro da igreja Catholica) e Tribuna do Norte , no perÃodo de 1914 a 2010. Para conhecer a trajetÃria da carta-crÃnica e identificar as transformaÃÃes pelas quais elas foram afetadas ao longo do tempo, dividimos os corpus em trÃs fases, com uma amostra de 25 cartas em cada fase. A anÃlise dos dados nos autoriza a afirmar que a carta-crÃnica à uma tradiÃÃo discursiva no jornalismo potiguar. Os resultados mostram que a tradiÃÃo discursiva carta-crÃnica se caracteriza pela evocaÃÃo ao passado. Portanto, a narrativa de histÃrias passadas evocadas pela memÃria à o traÃo definidor dessa TD. As main objective of this research we describe and characterize the chronicle-letter as a discursive genre, in a synchronic perspective, and as a discursive tradition (DT), from a diachronic perspective. The theoretical reference which we based on to describe this genre was the discursive theory by Bakhtin (2010, 2003, 1988, 1976), specially the concepts of transmutation and hybridism; genre theory, based on Bhatia (2009, 2004, 2001, 1990); Swales (2009, 2004, 1990); Bazerman (2005, 1994) and Maingueneau (2011, 2006). To characterize the letter as a Discourse Tradition we have taken into account Coseriu (1979, 1980, 2007); Schilieben-Lange (1983); Kabatek (2004a,b) and Koch (2008). The methodology was based on the model proposed by Zavan (2009) to analyze genre diachronically. Through this methodology we constituted a corpus composed of 75 chronicle lett ers, collected in the following newspapers from Rio Grande do Norte, Brazil: A RepÃblica, DiÃrio de Natal , (a Catholic Church Center Newspaper), and Tribuna do Norte, from Rio Grande do Norte, in the period from 1914 to 2010. In order to analize the route of the chronicle letter and to identify the transformations that affected them along time, we approached them in three phases, with a sample of 25 letters in each one. The data analysis allows us to affirm that the chronicle letter is a Discursive Tradition in Rio Grande do Norte journalism. The results show that a chronicle letter Discursive Tradition is characterized by past evocation. Thus, the narrative of evoked past histories through memories is a defining feature in this Discursive Tradition.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9272application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:23Zmail@mail.com - |
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O objetivo geral desta pesquisa foi o de descrever e caracterizar a carta-crÃnica como um gÃnero discursivo, numa perspectiva sincrÃnica, e como uma tradiÃÃo discursiva (TD), numa perspectiva diacrÃnica. O referencial teÃrico no qual nos apoiamos para descrever esse gÃnero foi a teoria enunciativa de Bakhtin (2010, 2003, 1988, 1976), especialmente os conceitos de transmutaÃÃo e hibridismo; a teoria dos gÃneros com base em Bhatia (2009, 2004, 2001, 1990; Swales (2009, 2004, 1990); Bazerman (2005, 1994) e Maingueneau (2011, 2006). Para caracterizar a carta como uma TD tomamos como referÃncia Coseriu (1979, 1980, 2007); Schlieben-Lange(1983); Kabatek (2004a,b ) e Koch (2008). A metodologia utilizada baseou-se no modelo proposto por Zavam (2009) para a anÃlise diacrÃnica de gÃneros. A aplicaÃÃo dessa metodologia permitiu que constituÃssemos um corpus de 75 cartas-crÃnica, coletadas nos jornais do Rio Grande do Norte, A RepÃblica, Diario de Natal (Propriedade do âCentro da igreja Catholica) e Tribuna do Norte , no perÃodo de 1914 a 2010. Para conhecer a trajetÃria da carta-crÃnica e identificar as transformaÃÃes pelas quais elas foram afetadas ao longo do tempo, dividimos os corpus em trÃs fases, com uma amostra de 25 cartas em cada fase. A anÃlise dos dados nos autoriza a afirmar que a carta-crÃnica à uma tradiÃÃo discursiva no jornalismo potiguar. Os resultados mostram que a tradiÃÃo discursiva carta-crÃnica se caracteriza pela evocaÃÃo ao passado. Portanto, a narrativa de histÃrias passadas evocadas pela memÃria à o traÃo definidor dessa TD. |
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As main objective of this research we describe and characterize the chronicle-letter as a discursive genre, in a synchronic perspective, and as a discursive tradition (DT), from a diachronic perspective. The theoretical reference which we based on to describe this genre was the discursive theory by Bakhtin (2010, 2003, 1988, 1976), specially the concepts of transmutation and hybridism; genre theory, based on Bhatia (2009, 2004, 2001, 1990); Swales (2009, 2004, 1990); Bazerman (2005, 1994) and Maingueneau (2011, 2006). To characterize the letter as a Discourse Tradition we have taken into account Coseriu (1979, 1980, 2007); Schilieben-Lange (1983); Kabatek (2004a,b) and Koch (2008). The methodology was based on the model proposed by Zavan (2009) to analyze genre diachronically. Through this methodology we constituted a corpus composed of 75 chronicle lett ers, collected in the following newspapers from Rio Grande do Norte, Brazil: A RepÃblica, DiÃrio de Natal , (a Catholic Church Center Newspaper), and Tribuna do Norte, from Rio Grande do Norte, in the period from 1914 to 2010. In order to analize the route of the chronicle letter and to identify the transformations that affected them along time, we approached them in three phases, with a sample of 25 letters in each one. The data analysis allows us to affirm that the chronicle letter is a Discursive Tradition in Rio Grande do Norte journalism. The results show that a chronicle letter Discursive Tradition is characterized by past evocation. Thus, the narrative of evoked past histories through memories is a defining feature in this Discursive Tradition. |
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