La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco ClÃbio Rodrigues Lopes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=506
Resumo: A formaÃÃo da centralidade de Parangaba mediante a fragmentaÃÃo de Fortaleza à o objeto central da presente dissertaÃÃo. A extensÃo da mancha urbana ocorreu de forma descontÃnua e fragmentada. A ausÃncia de infra-estrutura, equipamentos e serviÃos na periferia e a concentraÃÃo deles no centro resultaram num forte adensamento e num sistema viÃrio congestionado, dificultando maiores possibilidades de consumo. A produÃÃo de novas centralidades aparece como alternativa. Nessa produÃÃo, tem papel fundamental o Poder pÃblico, com a implantaÃÃo de uma legislaÃÃo urbana que favorece a descentralizaÃÃo. No sudoeste da Cidade, emerge uma centralidade no bairro da Parangaba. O bairro, importante nà viÃrio, tem na acessibilidade o elemento mais forte da sua centralidade. A implantaÃÃo do Sistema Integrado de Transporte e dos terminais de Ãnibus o transformou num ponto de convergÃncia e dispersÃo de linhas de Ãnibus. Outro elemento importante à a presenÃa do comÃrcio e dos serviÃos. O comÃrcio, tanto varejista como atacadista, se encontra disperso pelas principais avenidas, embora se identifique maior quantidade de estabelecimentos no centro do bairro. Dentre os serviÃos, destacam-se os de educaÃÃo e saÃde. A anÃlise dos equipamentos de saÃde revelou que a atraÃÃo deles extrapola os limites de Fortaleza. A constituiÃÃo de uma centralidade tem impacto direto na moradia, pois valoriza o solo, ocasionando fragmentaÃÃo e segregaÃÃo. Assistimos nos Ãltimos anos, com a chegada de condomÃnios verticais, ao crescimento da favelizaÃÃo, à diversificaÃÃo do conteÃdo social e à segregaÃÃo. A anÃlise do movimento da centralidade permitiu o entendimento das condiÃÃes que produziram uma cidade monocÃntrica atà a dÃcada de 1970 e, nos decÃnios seguintes, uma forma policÃntrica. Em menor proporÃÃo, esse movimento foi utilizado para compreender os conflitos no entorno do Terminal de Parangaba. A pesquisa revelou, ainda, que a produÃÃo desses novos pontos de acumulaÃÃo e de atraÃÃo de fluxos, definidos como centralidade, surgem como alternativa à reproduÃÃo do capital, pois permitem o consumo de novos signos urbanos.
id UFC_8ba8ce3fdea877d1cbb9d25cb093e1a7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:600
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLa centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)A centralidade da Parangaba como produto da fragmentaÃÃo de Fortaleza (CE)2006-09-13Josà Borzacchiello da Silva02352290910http://lattes.cnpq.br/991576155784918987635097334http://lattes.cnpq.br/5071258587667182Francisco ClÃbio Rodrigues LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em GeografiaUFCBRFragmentaÃÃo centralidade ParangabaGEOCIENCIASA formaÃÃo da centralidade de Parangaba mediante a fragmentaÃÃo de Fortaleza à o objeto central da presente dissertaÃÃo. A extensÃo da mancha urbana ocorreu de forma descontÃnua e fragmentada. A ausÃncia de infra-estrutura, equipamentos e serviÃos na periferia e a concentraÃÃo deles no centro resultaram num forte adensamento e num sistema viÃrio congestionado, dificultando maiores possibilidades de consumo. A produÃÃo de novas centralidades aparece como alternativa. Nessa produÃÃo, tem papel fundamental o Poder pÃblico, com a implantaÃÃo de uma legislaÃÃo urbana que favorece a descentralizaÃÃo. No sudoeste da Cidade, emerge uma centralidade no bairro da Parangaba. O bairro, importante nà viÃrio, tem na acessibilidade o elemento mais forte da sua centralidade. A implantaÃÃo do Sistema Integrado de Transporte e dos terminais de Ãnibus o transformou num ponto de convergÃncia e dispersÃo de linhas de Ãnibus. Outro elemento importante à a presenÃa do comÃrcio e dos serviÃos. O comÃrcio, tanto varejista como atacadista, se encontra disperso pelas principais avenidas, embora se identifique maior quantidade de estabelecimentos no centro do bairro. Dentre os serviÃos, destacam-se os de educaÃÃo e saÃde. A anÃlise dos equipamentos de saÃde revelou que a atraÃÃo deles extrapola os limites de Fortaleza. A constituiÃÃo de uma centralidade tem impacto direto na moradia, pois valoriza o solo, ocasionando fragmentaÃÃo e segregaÃÃo. Assistimos nos Ãltimos anos, com a chegada de condomÃnios verticais, ao crescimento da favelizaÃÃo, à diversificaÃÃo do conteÃdo social e à segregaÃÃo. A anÃlise do movimento da centralidade permitiu o entendimento das condiÃÃes que produziram uma cidade monocÃntrica atà a dÃcada de 1970 e, nos decÃnios seguintes, uma forma policÃntrica. Em menor proporÃÃo, esse movimento foi utilizado para compreender os conflitos no entorno do Terminal de Parangaba. A pesquisa revelou, ainda, que a produÃÃo desses novos pontos de acumulaÃÃo e de atraÃÃo de fluxos, definidos como centralidade, surgem como alternativa à reproduÃÃo do capital, pois permitem o consumo de novos signos urbanos.La formaciÃn de la centralidad de Parangaba por medi o de la fragmentaciÃn de Fortaleza es el objeto central de la presente disertaciÃn. La extensiÃn de la mancha urbana ocurrià de forma descontinua y fragmentada. L a ausencia de infraestructura, equipamientos y servicios en la periferia y la concentracià n de ellos en el centro resultaron en un fuerte adensamiento y en un sistema de vÃas congestionado, dificultando mayores posibilidades de consumo. La producciÃn de nuevas centralidades aparece como alternativa. En esta producciÃn, tiene papel fundamental el Poder pÃblico, con la implantaciÃn de una legislaciÃn urbana que favorece la descentralizaciÃn. En el suroeste de la Ciudad, emerge una centralidad en el barrio de Parangaba. El barrio, importante nudo viario, tiene en la accesibilidad el elemento mÃs fuerte de su centralidad. La implantaciÃn del Sistema Intregrado de Transporte y de los terminales de autobuses lo transformà en un punto de convergencia y dispersiÃn de lÃneas de autobuses. Otro elemento importante es la pre sencia del comercio y servicios. El comercio, tanto minorista como mayorista, se encuentra disperso por las principales avenidas, aunque se identifique mayor cuantidad de establecimientos en el centro del barrio. Entre los servicios, se destacan los de educaciÃn y salud. El anÃlisis de los equipamientos de salud revelà que la atracciÃn de ellos extrapola los lÃmites de Fortaleza. La constituciÃn de una centralidad tiene im pacto directo en la vivienda, puesvalora el suelo, ocasionando fragmentaciÃn y segregaciÃn. Asistimos en los Ãltimos aÃos, con la llegada de condominios verticales, al crecimiento de chabolas, a la diversificaciÃn del contenido social y a la segregaciÃn. El anÃlisis del movimiento de la centralidad permitià el entendimiento de las condiciones que producieron una ciudad monocÃntrica hasta la dÃcada de 1970 y, en los decenios siguintes, una forma policÃntrica. En menor proporciÃn, ese movimiento fue utizado para comprender los conflictos alrededor del Terminal de Parangaba. La investigaciÃn revelÃ, aun, que la producciÃn de esos nuevos puntos de acumulaciÃn y de atracciÃn de flujos, definidos como centralidades, surgen como alternativa a la reproducciÃn del capital, pues permiten el consumo de nuevos signos urbanos. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=506application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:34Zmail@mail.com -
dc.title.es.fl_str_mv La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A centralidade da Parangaba como produto da fragmentaÃÃo de Fortaleza (CE)
title La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
spellingShingle La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
Francisco ClÃbio Rodrigues Lopes
FragmentaÃÃo
centralidade
Parangaba
GEOCIENCIAS
title_short La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
title_full La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
title_fullStr La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
title_full_unstemmed La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
title_sort La centralidad del Parangaba como producto de fragmentacciÃn de Fortaleza(CE)
author Francisco ClÃbio Rodrigues Lopes
author_facet Francisco ClÃbio Rodrigues Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Borzacchiello da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02352290910
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9915761557849189
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 87635097334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5071258587667182
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco ClÃbio Rodrigues Lopes
contributor_str_mv Josà Borzacchiello da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv FragmentaÃÃo
centralidade
Parangaba
topic FragmentaÃÃo
centralidade
Parangaba
GEOCIENCIAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv GEOCIENCIAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A formaÃÃo da centralidade de Parangaba mediante a fragmentaÃÃo de Fortaleza à o objeto central da presente dissertaÃÃo. A extensÃo da mancha urbana ocorreu de forma descontÃnua e fragmentada. A ausÃncia de infra-estrutura, equipamentos e serviÃos na periferia e a concentraÃÃo deles no centro resultaram num forte adensamento e num sistema viÃrio congestionado, dificultando maiores possibilidades de consumo. A produÃÃo de novas centralidades aparece como alternativa. Nessa produÃÃo, tem papel fundamental o Poder pÃblico, com a implantaÃÃo de uma legislaÃÃo urbana que favorece a descentralizaÃÃo. No sudoeste da Cidade, emerge uma centralidade no bairro da Parangaba. O bairro, importante nà viÃrio, tem na acessibilidade o elemento mais forte da sua centralidade. A implantaÃÃo do Sistema Integrado de Transporte e dos terminais de Ãnibus o transformou num ponto de convergÃncia e dispersÃo de linhas de Ãnibus. Outro elemento importante à a presenÃa do comÃrcio e dos serviÃos. O comÃrcio, tanto varejista como atacadista, se encontra disperso pelas principais avenidas, embora se identifique maior quantidade de estabelecimentos no centro do bairro. Dentre os serviÃos, destacam-se os de educaÃÃo e saÃde. A anÃlise dos equipamentos de saÃde revelou que a atraÃÃo deles extrapola os limites de Fortaleza. A constituiÃÃo de uma centralidade tem impacto direto na moradia, pois valoriza o solo, ocasionando fragmentaÃÃo e segregaÃÃo. Assistimos nos Ãltimos anos, com a chegada de condomÃnios verticais, ao crescimento da favelizaÃÃo, à diversificaÃÃo do conteÃdo social e à segregaÃÃo. A anÃlise do movimento da centralidade permitiu o entendimento das condiÃÃes que produziram uma cidade monocÃntrica atà a dÃcada de 1970 e, nos decÃnios seguintes, uma forma policÃntrica. Em menor proporÃÃo, esse movimento foi utilizado para compreender os conflitos no entorno do Terminal de Parangaba. A pesquisa revelou, ainda, que a produÃÃo desses novos pontos de acumulaÃÃo e de atraÃÃo de fluxos, definidos como centralidade, surgem como alternativa à reproduÃÃo do capital, pois permitem o consumo de novos signos urbanos.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv La formaciÃn de la centralidad de Parangaba por medi o de la fragmentaciÃn de Fortaleza es el objeto central de la presente disertaciÃn. La extensiÃn de la mancha urbana ocurrià de forma descontinua y fragmentada. L a ausencia de infraestructura, equipamientos y servicios en la periferia y la concentracià n de ellos en el centro resultaron en un fuerte adensamiento y en un sistema de vÃas congestionado, dificultando mayores posibilidades de consumo. La producciÃn de nuevas centralidades aparece como alternativa. En esta producciÃn, tiene papel fundamental el Poder pÃblico, con la implantaciÃn de una legislaciÃn urbana que favorece la descentralizaciÃn. En el suroeste de la Ciudad, emerge una centralidad en el barrio de Parangaba. El barrio, importante nudo viario, tiene en la accesibilidad el elemento mÃs fuerte de su centralidad. La implantaciÃn del Sistema Intregrado de Transporte y de los terminales de autobuses lo transformà en un punto de convergencia y dispersiÃn de lÃneas de autobuses. Otro elemento importante es la pre sencia del comercio y servicios. El comercio, tanto minorista como mayorista, se encuentra disperso por las principales avenidas, aunque se identifique mayor cuantidad de establecimientos en el centro del barrio. Entre los servicios, se destacan los de educaciÃn y salud. El anÃlisis de los equipamientos de salud revelà que la atracciÃn de ellos extrapola los lÃmites de Fortaleza. La constituciÃn de una centralidad tiene im pacto directo en la vivienda, puesvalora el suelo, ocasionando fragmentaciÃn y segregaciÃn. Asistimos en los Ãltimos aÃos, con la llegada de condominios verticales, al crecimiento de chabolas, a la diversificaciÃn del contenido social y a la segregaciÃn. El anÃlisis del movimiento de la centralidad permitià el entendimiento de las condiciones que producieron una ciudad monocÃntrica hasta la dÃcada de 1970 y, en los decenios siguintes, una forma policÃntrica. En menor proporciÃn, ese movimiento fue utizado para comprender los conflictos alrededor del Terminal de Parangaba. La investigaciÃn revelÃ, aun, que la producciÃn de esos nuevos puntos de acumulaciÃn y de atracciÃn de flujos, definidos como centralidades, surgen como alternativa a la reproducciÃn del capital, pues permiten el consumo de nuevos signos urbanos.
description A formaÃÃo da centralidade de Parangaba mediante a fragmentaÃÃo de Fortaleza à o objeto central da presente dissertaÃÃo. A extensÃo da mancha urbana ocorreu de forma descontÃnua e fragmentada. A ausÃncia de infra-estrutura, equipamentos e serviÃos na periferia e a concentraÃÃo deles no centro resultaram num forte adensamento e num sistema viÃrio congestionado, dificultando maiores possibilidades de consumo. A produÃÃo de novas centralidades aparece como alternativa. Nessa produÃÃo, tem papel fundamental o Poder pÃblico, com a implantaÃÃo de uma legislaÃÃo urbana que favorece a descentralizaÃÃo. No sudoeste da Cidade, emerge uma centralidade no bairro da Parangaba. O bairro, importante nà viÃrio, tem na acessibilidade o elemento mais forte da sua centralidade. A implantaÃÃo do Sistema Integrado de Transporte e dos terminais de Ãnibus o transformou num ponto de convergÃncia e dispersÃo de linhas de Ãnibus. Outro elemento importante à a presenÃa do comÃrcio e dos serviÃos. O comÃrcio, tanto varejista como atacadista, se encontra disperso pelas principais avenidas, embora se identifique maior quantidade de estabelecimentos no centro do bairro. Dentre os serviÃos, destacam-se os de educaÃÃo e saÃde. A anÃlise dos equipamentos de saÃde revelou que a atraÃÃo deles extrapola os limites de Fortaleza. A constituiÃÃo de uma centralidade tem impacto direto na moradia, pois valoriza o solo, ocasionando fragmentaÃÃo e segregaÃÃo. Assistimos nos Ãltimos anos, com a chegada de condomÃnios verticais, ao crescimento da favelizaÃÃo, à diversificaÃÃo do conteÃdo social e à segregaÃÃo. A anÃlise do movimento da centralidade permitiu o entendimento das condiÃÃes que produziram uma cidade monocÃntrica atà a dÃcada de 1970 e, nos decÃnios seguintes, uma forma policÃntrica. Em menor proporÃÃo, esse movimento foi utilizado para compreender os conflitos no entorno do Terminal de Parangaba. A pesquisa revelou, ainda, que a produÃÃo desses novos pontos de acumulaÃÃo e de atraÃÃo de fluxos, definidos como centralidade, surgem como alternativa à reproduÃÃo do capital, pois permitem o consumo de novos signos urbanos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=506
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295115018502144