Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Eufrasio Braga
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8001
Resumo: O trabalho de tese teve por objetivo avaliar a concepÃÃo de ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa, de professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, de escolas da cidade de Fortaleza. No intuito de atingir o objetivo, partiu-se da perspectiva metodolÃgica de MORIN, pela qual o mÃtodo à um caminho a ser traÃado, à medida que a pesquisa se desenvolve. Utilizou-se a tÃcnica de amostragem e determinou-se a quantidade de 15 escolas, da rede pÃblica, e 10 escolas privada, que seriam pesquisadas, de um universo de 282 escolas. No entanto, o trabalho de pesquisa foi feito em 13 escolas particulares e 17 pÃblicas, sendo entrevistados, ao final, 57 professores de MatemÃtica, em efetivo exercÃcio profissional. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista contendo 14 assertivas e 1 questÃo aberta. Para cada assertiva o entrevistado respondeu, inicialmente, à escala (concordo, concordo em parte, discordo) e, a seguir, justificou sua escolha externando sua opiniÃo de forma mais detalhada. Para o registro desse procedimento, usou-se um gravador de fita cassete. Cada entrevista foi gravada, em sua Ãntegra, e depois transcrita usando-se o editor de texto Word for Windows. A anÃlise dos dados foi feita em duas etapas: uma descriÃÃo das respostas por meio da EstatÃstica Descritiva, utilizando-se o programa Statistical Parckage of Social Sciences (SPSS) e uma elaboraÃÃo de categorias por meio do mÃtodo de reduÃÃo fenomenolÃgica de HUSSERL. As categorias finais â prÃtica tradicional de ensino, visÃo renovada de ensino, ensino deficitÃrio, aprendizagem deficiente, Ãnfase no trabalho do professor â direcionaram a anÃlise feita para caracterizar a concepÃÃo dos professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, sobre ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa. Partindo-se da anÃlise, apontou-se que o professorado possui idÃias consolidadas advindas de suas vivÃncias e prÃticas profissionais, que, estando internalizadas, precisam ser operacionalizadas na prÃtica. Boa parte das idÃias, do professorado, converge para as determinaÃÃes legais expressas nos ParÃmetros Curriculares Nacional para o Ensino MÃdio.
id UFC_8c430b4009875f2e2f5bd40b0fdb1a4f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:328
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEnsino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza. TEACHING, LEARNING AND ASSESSMENT PRACTICES OF MATHEMATICS TEACHERS AT INTERMEDIATE LEVEL SCHOOLS IN THE CITY OF FORTALEZA.2006-06-19Brendan Coleman Mc Donald02652218115http://lattes.cnpq.br/2551671785839647 Carmesina Ribeiro Gurgel13887475372http://lattes.cnpq.br/4434379439566922 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Raimundo Benedito do Nascimento0415747830425824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Adriana Eufrasio Braga Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRENSINO DA MATEMÃTICA, PRÃTICA AVALIATIVA, ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIAÃÃO.MATHEMATICS TEACHING, ASSESSMENT PRACTICES, TEACHING, LEARNING, EVALUATION.AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISO trabalho de tese teve por objetivo avaliar a concepÃÃo de ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa, de professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, de escolas da cidade de Fortaleza. No intuito de atingir o objetivo, partiu-se da perspectiva metodolÃgica de MORIN, pela qual o mÃtodo à um caminho a ser traÃado, à medida que a pesquisa se desenvolve. Utilizou-se a tÃcnica de amostragem e determinou-se a quantidade de 15 escolas, da rede pÃblica, e 10 escolas privada, que seriam pesquisadas, de um universo de 282 escolas. No entanto, o trabalho de pesquisa foi feito em 13 escolas particulares e 17 pÃblicas, sendo entrevistados, ao final, 57 professores de MatemÃtica, em efetivo exercÃcio profissional. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista contendo 14 assertivas e 1 questÃo aberta. Para cada assertiva o entrevistado respondeu, inicialmente, à escala (concordo, concordo em parte, discordo) e, a seguir, justificou sua escolha externando sua opiniÃo de forma mais detalhada. Para o registro desse procedimento, usou-se um gravador de fita cassete. Cada entrevista foi gravada, em sua Ãntegra, e depois transcrita usando-se o editor de texto Word for Windows. A anÃlise dos dados foi feita em duas etapas: uma descriÃÃo das respostas por meio da EstatÃstica Descritiva, utilizando-se o programa Statistical Parckage of Social Sciences (SPSS) e uma elaboraÃÃo de categorias por meio do mÃtodo de reduÃÃo fenomenolÃgica de HUSSERL. As categorias finais â prÃtica tradicional de ensino, visÃo renovada de ensino, ensino deficitÃrio, aprendizagem deficiente, Ãnfase no trabalho do professor â direcionaram a anÃlise feita para caracterizar a concepÃÃo dos professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, sobre ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa. Partindo-se da anÃlise, apontou-se que o professorado possui idÃias consolidadas advindas de suas vivÃncias e prÃticas profissionais, que, estando internalizadas, precisam ser operacionalizadas na prÃtica. Boa parte das idÃias, do professorado, converge para as determinaÃÃes legais expressas nos ParÃmetros Curriculares Nacional para o Ensino MÃdio. This study has as its objective the evaluation the teaching, learning and assessment practices of mathematic teachers at Intermediate Level Schools in the city of Fortaleza. To attain this object the methodological perspective of MORIN was used. Morin insists that method is a route to be followed as the research develops. The sample was technically arrives at and it determined that 15 public schools and 10 private ones be used in the research from a universe of 282 schools. However, the study in fact covered 13 private schools and 17 public schools. Fifty seven mathematics teachers, currently teaching, were interviewed. The data was collected through interviews containing 14 closed questions and one open one. In each closed question the person being interviewed initially answered as follows on the scale: I agree, I agree in part, I disagree. This was followed by justifying his choice or opinion in more precise detail. All interviews were fully recorded on a tape recorder. Afterwards these recordings were transcribed and edited by the text editor Word for Windows. An analysis of the data was carried out in two stages: a description of the answers by means of Descriptive Statistics, using the program Statistical Package of Social Science (SPSS) and the elaboration into categories using the phenomenological method of reduction of Husserl. The final categories â traditional practice of teaching, renewed vision of teaching, deficient teaching, emphasis in the work of the teacher, - directed the analysis being carried out to characterize the conception of mathematic teachers at Intermediate Level regarding teaching, learning and academic assessment. The results showed that the teachers have consolidated ideas concerning their professional practice that when internalized need to be put into operation in practice. A considerable part of the teachers ideas are in accordance wit the legal determinations expresses in National Curriculum Parameters for Intermediate Teaching. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8001application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:22Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TEACHING, LEARNING AND ASSESSMENT PRACTICES OF MATHEMATICS TEACHERS AT INTERMEDIATE LEVEL SCHOOLS IN THE CITY OF FORTALEZA.
title Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
spellingShingle Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
Adriana Eufrasio Braga
ENSINO DA MATEMÃTICA, PRÃTICA AVALIATIVA, ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIAÃÃO.
MATHEMATICS TEACHING, ASSESSMENT PRACTICES, TEACHING, LEARNING, EVALUATION.
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
title_full Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
title_fullStr Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
title_full_unstemmed Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
title_sort Ensino, Aprendizagem e PrÃtica Avaliativa dos Professores de Matematica, do Ensino MÃdio, em Escolas de Fortaleza.
author Adriana Eufrasio Braga
author_facet Adriana Eufrasio Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brendan Coleman Mc Donald
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02652218115
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2551671785839647
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carmesina Ribeiro Gurgel
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13887475372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4434379439566922
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11240393334
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Meirecele CalÃope Leitinho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 03425061372
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Raimundo Benedito do Nascimento
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 04157478304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 25824848300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Eufrasio Braga
contributor_str_mv Brendan Coleman Mc Donald
Carmesina Ribeiro Gurgel
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes
Meirecele CalÃope Leitinho
Raimundo Benedito do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DA MATEMÃTICA, PRÃTICA AVALIATIVA, ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIAÃÃO.
topic ENSINO DA MATEMÃTICA, PRÃTICA AVALIATIVA, ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIAÃÃO.
MATHEMATICS TEACHING, ASSESSMENT PRACTICES, TEACHING, LEARNING, EVALUATION.
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv MATHEMATICS TEACHING, ASSESSMENT PRACTICES, TEACHING, LEARNING, EVALUATION.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho de tese teve por objetivo avaliar a concepÃÃo de ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa, de professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, de escolas da cidade de Fortaleza. No intuito de atingir o objetivo, partiu-se da perspectiva metodolÃgica de MORIN, pela qual o mÃtodo à um caminho a ser traÃado, à medida que a pesquisa se desenvolve. Utilizou-se a tÃcnica de amostragem e determinou-se a quantidade de 15 escolas, da rede pÃblica, e 10 escolas privada, que seriam pesquisadas, de um universo de 282 escolas. No entanto, o trabalho de pesquisa foi feito em 13 escolas particulares e 17 pÃblicas, sendo entrevistados, ao final, 57 professores de MatemÃtica, em efetivo exercÃcio profissional. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista contendo 14 assertivas e 1 questÃo aberta. Para cada assertiva o entrevistado respondeu, inicialmente, à escala (concordo, concordo em parte, discordo) e, a seguir, justificou sua escolha externando sua opiniÃo de forma mais detalhada. Para o registro desse procedimento, usou-se um gravador de fita cassete. Cada entrevista foi gravada, em sua Ãntegra, e depois transcrita usando-se o editor de texto Word for Windows. A anÃlise dos dados foi feita em duas etapas: uma descriÃÃo das respostas por meio da EstatÃstica Descritiva, utilizando-se o programa Statistical Parckage of Social Sciences (SPSS) e uma elaboraÃÃo de categorias por meio do mÃtodo de reduÃÃo fenomenolÃgica de HUSSERL. As categorias finais â prÃtica tradicional de ensino, visÃo renovada de ensino, ensino deficitÃrio, aprendizagem deficiente, Ãnfase no trabalho do professor â direcionaram a anÃlise feita para caracterizar a concepÃÃo dos professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, sobre ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa. Partindo-se da anÃlise, apontou-se que o professorado possui idÃias consolidadas advindas de suas vivÃncias e prÃticas profissionais, que, estando internalizadas, precisam ser operacionalizadas na prÃtica. Boa parte das idÃias, do professorado, converge para as determinaÃÃes legais expressas nos ParÃmetros Curriculares Nacional para o Ensino MÃdio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study has as its objective the evaluation the teaching, learning and assessment practices of mathematic teachers at Intermediate Level Schools in the city of Fortaleza. To attain this object the methodological perspective of MORIN was used. Morin insists that method is a route to be followed as the research develops. The sample was technically arrives at and it determined that 15 public schools and 10 private ones be used in the research from a universe of 282 schools. However, the study in fact covered 13 private schools and 17 public schools. Fifty seven mathematics teachers, currently teaching, were interviewed. The data was collected through interviews containing 14 closed questions and one open one. In each closed question the person being interviewed initially answered as follows on the scale: I agree, I agree in part, I disagree. This was followed by justifying his choice or opinion in more precise detail. All interviews were fully recorded on a tape recorder. Afterwards these recordings were transcribed and edited by the text editor Word for Windows. An analysis of the data was carried out in two stages: a description of the answers by means of Descriptive Statistics, using the program Statistical Package of Social Science (SPSS) and the elaboration into categories using the phenomenological method of reduction of Husserl. The final categories â traditional practice of teaching, renewed vision of teaching, deficient teaching, emphasis in the work of the teacher, - directed the analysis being carried out to characterize the conception of mathematic teachers at Intermediate Level regarding teaching, learning and academic assessment. The results showed that the teachers have consolidated ideas concerning their professional practice that when internalized need to be put into operation in practice. A considerable part of the teachers ideas are in accordance wit the legal determinations expresses in National Curriculum Parameters for Intermediate Teaching.
description O trabalho de tese teve por objetivo avaliar a concepÃÃo de ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa, de professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, de escolas da cidade de Fortaleza. No intuito de atingir o objetivo, partiu-se da perspectiva metodolÃgica de MORIN, pela qual o mÃtodo à um caminho a ser traÃado, à medida que a pesquisa se desenvolve. Utilizou-se a tÃcnica de amostragem e determinou-se a quantidade de 15 escolas, da rede pÃblica, e 10 escolas privada, que seriam pesquisadas, de um universo de 282 escolas. No entanto, o trabalho de pesquisa foi feito em 13 escolas particulares e 17 pÃblicas, sendo entrevistados, ao final, 57 professores de MatemÃtica, em efetivo exercÃcio profissional. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista contendo 14 assertivas e 1 questÃo aberta. Para cada assertiva o entrevistado respondeu, inicialmente, à escala (concordo, concordo em parte, discordo) e, a seguir, justificou sua escolha externando sua opiniÃo de forma mais detalhada. Para o registro desse procedimento, usou-se um gravador de fita cassete. Cada entrevista foi gravada, em sua Ãntegra, e depois transcrita usando-se o editor de texto Word for Windows. A anÃlise dos dados foi feita em duas etapas: uma descriÃÃo das respostas por meio da EstatÃstica Descritiva, utilizando-se o programa Statistical Parckage of Social Sciences (SPSS) e uma elaboraÃÃo de categorias por meio do mÃtodo de reduÃÃo fenomenolÃgica de HUSSERL. As categorias finais â prÃtica tradicional de ensino, visÃo renovada de ensino, ensino deficitÃrio, aprendizagem deficiente, Ãnfase no trabalho do professor â direcionaram a anÃlise feita para caracterizar a concepÃÃo dos professores de MatemÃtica, do Ensino MÃdio, sobre ensino, aprendizagem e prÃtica avaliativa. Partindo-se da anÃlise, apontou-se que o professorado possui idÃias consolidadas advindas de suas vivÃncias e prÃticas profissionais, que, estando internalizadas, precisam ser operacionalizadas na prÃtica. Boa parte das idÃias, do professorado, converge para as determinaÃÃes legais expressas nos ParÃmetros Curriculares Nacional para o Ensino MÃdio.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8001
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295124996751360