O escÃndalo da razÃo diante do paradoxo da fà em Soren Kierkegaard
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16110 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a tensÃo entre fà e razÃo no pensamento de SÃren Kierkegaard, tendo como nÃcleo interpretativo o conceito de Paradoxo. O estudo discute as questÃes mais fundamentais dessa problemÃtica. Em um primeiro momento, o qual consiste na instauraÃÃo do Paradoxo da fÃ, serà considerada a crÃtica feita por Kierkegaard à sÃntese hegeliana entre fà e razÃo. Tendo como referÃncia a primeira seÃÃo do PÃs-Escrito conclusivo e nÃo-cientÃfico, notar-se-Ã, neste ponto, a recusa kierkegaardiana a uma fà fundada histÃrica e racionalmente, bem como a rejeiÃÃo de um sistema que, no Ãmbito da existÃncia, tenha a pretensÃo da plena verdade. Com isso, o filÃsofo de Copenhague traceja com bastante nitidez os limites do conhecimento racional. Em um segundo percurso, a pesquisa concentrar-se-à na anÃlise da natureza da fÃ, partindo, sobretudo, da emblemÃtica categoria do Cavaleiro da fà apresentada por Kierkegaard em Temor e tremor. A anÃlise da noÃÃo de fà tornarà imprescindÃvel a discussÃo de conceitos mais diretamente relacionados, a saber: a noÃÃo de Salto, a relaÃÃo entre a fà e as vÃrias categorias existenciais â ResignaÃÃo, Sofrimento, AngÃstia e SolidÃo â, bem como a noÃÃo de Paradoxo absoluto e a relaÃÃo entre fà e EscÃndalo. Por fim, acentuando mais uma vez o distanciamento entre o autor dos Discursos edificantes e o pensamento hegeliano, discutir-se-à a permanÃncia do paradoxo. Em Kierkegaard, como veremos, o Paradoxo nÃo à apreendido e descortinado pela razÃo. Ele persiste e se expressa nas mais variadas categorias existenciais. Ver-se-Ã, portanto, que o Cavaleiro da fà encontra-se sempre em tensÃo, seja entre a angÃstia e a edificaÃÃo, seja entre o risco e a convicÃÃo, ou mesmo entre a SuspensÃo teleolÃgica da Ãtica e o dever de amar o prÃximo. Na relaÃÃo com o infinito, o Paradoxo à o companheiro que embala o Cavaleiro em sua existÃncia finita. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO escÃndalo da razÃo diante do paradoxo da fà em Soren KierkegaardThe scandal of reason before the paradox of faith in Soren Kierkegaard2016-01-29Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668Ãtila Amaral Brilhante30211336300http://lattes.cnpq.br/3964055069648793 Maria Celeste de Sousa41004124368http://lattes.cnpq.br/432871309725952761769754253 http://lattes.cnpq.br/5969708571997536Josà da Cruz Lopes MarquesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRFà RazÃo EscÃndalo Paradoxo CristianismoFaith Reason Paradox Scandal ChristianityFILOSOFIAO presente trabalho tem por objetivo analisar a tensÃo entre fà e razÃo no pensamento de SÃren Kierkegaard, tendo como nÃcleo interpretativo o conceito de Paradoxo. O estudo discute as questÃes mais fundamentais dessa problemÃtica. Em um primeiro momento, o qual consiste na instauraÃÃo do Paradoxo da fÃ, serà considerada a crÃtica feita por Kierkegaard à sÃntese hegeliana entre fà e razÃo. Tendo como referÃncia a primeira seÃÃo do PÃs-Escrito conclusivo e nÃo-cientÃfico, notar-se-Ã, neste ponto, a recusa kierkegaardiana a uma fà fundada histÃrica e racionalmente, bem como a rejeiÃÃo de um sistema que, no Ãmbito da existÃncia, tenha a pretensÃo da plena verdade. Com isso, o filÃsofo de Copenhague traceja com bastante nitidez os limites do conhecimento racional. Em um segundo percurso, a pesquisa concentrar-se-à na anÃlise da natureza da fÃ, partindo, sobretudo, da emblemÃtica categoria do Cavaleiro da fà apresentada por Kierkegaard em Temor e tremor. A anÃlise da noÃÃo de fà tornarà imprescindÃvel a discussÃo de conceitos mais diretamente relacionados, a saber: a noÃÃo de Salto, a relaÃÃo entre a fà e as vÃrias categorias existenciais â ResignaÃÃo, Sofrimento, AngÃstia e SolidÃo â, bem como a noÃÃo de Paradoxo absoluto e a relaÃÃo entre fà e EscÃndalo. Por fim, acentuando mais uma vez o distanciamento entre o autor dos Discursos edificantes e o pensamento hegeliano, discutir-se-à a permanÃncia do paradoxo. Em Kierkegaard, como veremos, o Paradoxo nÃo à apreendido e descortinado pela razÃo. Ele persiste e se expressa nas mais variadas categorias existenciais. Ver-se-Ã, portanto, que o Cavaleiro da fà encontra-se sempre em tensÃo, seja entre a angÃstia e a edificaÃÃo, seja entre o risco e a convicÃÃo, ou mesmo entre a SuspensÃo teleolÃgica da Ãtica e o dever de amar o prÃximo. Na relaÃÃo com o infinito, o Paradoxo à o companheiro que embala o Cavaleiro em sua existÃncia finita. This study aims to analyze the tension between faith and reason in the thought of SÃren Kierkegaard, whose interpretive core the concept of paradox. The study discusses the most fundamental questions of this problem. At first, which is to introduce the paradox of faith, it will be considered the criticism by Kierkegaard to the Hegelian synthesis between faith and reason. Referring to the first section of the Concluding Unscientific Postscript, you will notice, in this point, the refusal of Kierkegaard to a faith founded historically and rationally as well as the rejection of a system that, in the context of existence intend the full truth. Thus the philosopher of Copenhagen outlines quite clearly the limits of rational knowledge. In the second route, the research will focus on the analysis of the nature of faith, based, above all, the flagship category of the knight of faith presented by Kierkegaard in Fear and Trembling. The analysis of the notion of faith become essential to discuss more directly related concepts, namely, the notion of Leap, the relationship between faith and the various existential categories - Resignation, Suffering, Anguish and Loneliness â as well as the notion of absolute paradox and the relationship between faith and scandal. Finally, stressing once again the gap between the author of Edifying speeches and Hegelian thought, it will be discussed-the permanence of the paradox. In Kierkegaard, as we shall see, the paradox is not seized by and revealed by reason. It persists and is expressed in various existential categories. See It will, therefore, that the faith Knight is always in tension, is between anguish and the building, whether between risk and conviction, or even between the teleological suspension of ethics and duty to love the neighbor. In relation to the infinite, the Paradox is the companion that packs the Knight in his finite existence.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16110application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:17Zmail@mail.com - |
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This study aims to analyze the tension between faith and reason in the thought of SÃren Kierkegaard, whose interpretive core the concept of paradox. The study discusses the most fundamental questions of this problem. At first, which is to introduce the paradox of faith, it will be considered the criticism by Kierkegaard to the Hegelian synthesis between faith and reason. Referring to the first section of the Concluding Unscientific Postscript, you will notice, in this point, the refusal of Kierkegaard to a faith founded historically and rationally as well as the rejection of a system that, in the context of existence intend the full truth. Thus the philosopher of Copenhagen outlines quite clearly the limits of rational knowledge. In the second route, the research will focus on the analysis of the nature of faith, based, above all, the flagship category of the knight of faith presented by Kierkegaard in Fear and Trembling. The analysis of the notion of faith become essential to discuss more directly related concepts, namely, the notion of Leap, the relationship between faith and the various existential categories - Resignation, Suffering, Anguish and Loneliness â as well as the notion of absolute paradox and the relationship between faith and scandal. Finally, stressing once again the gap between the author of Edifying speeches and Hegelian thought, it will be discussed-the permanence of the paradox. In Kierkegaard, as we shall see, the paradox is not seized by and revealed by reason. It persists and is expressed in various existential categories. See It will, therefore, that the faith Knight is always in tension, is between anguish and the building, whether between risk and conviction, or even between the teleological suspension of ethics and duty to love the neighbor. In relation to the infinite, the Paradox is the companion that packs the Knight in his finite existence. |
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O presente trabalho tem por objetivo analisar a tensÃo entre fà e razÃo no pensamento de SÃren Kierkegaard, tendo como nÃcleo interpretativo o conceito de Paradoxo. O estudo discute as questÃes mais fundamentais dessa problemÃtica. Em um primeiro momento, o qual consiste na instauraÃÃo do Paradoxo da fÃ, serà considerada a crÃtica feita por Kierkegaard à sÃntese hegeliana entre fà e razÃo. Tendo como referÃncia a primeira seÃÃo do PÃs-Escrito conclusivo e nÃo-cientÃfico, notar-se-Ã, neste ponto, a recusa kierkegaardiana a uma fà fundada histÃrica e racionalmente, bem como a rejeiÃÃo de um sistema que, no Ãmbito da existÃncia, tenha a pretensÃo da plena verdade. Com isso, o filÃsofo de Copenhague traceja com bastante nitidez os limites do conhecimento racional. Em um segundo percurso, a pesquisa concentrar-se-à na anÃlise da natureza da fÃ, partindo, sobretudo, da emblemÃtica categoria do Cavaleiro da fà apresentada por Kierkegaard em Temor e tremor. A anÃlise da noÃÃo de fà tornarà imprescindÃvel a discussÃo de conceitos mais diretamente relacionados, a saber: a noÃÃo de Salto, a relaÃÃo entre a fà e as vÃrias categorias existenciais â ResignaÃÃo, Sofrimento, AngÃstia e SolidÃo â, bem como a noÃÃo de Paradoxo absoluto e a relaÃÃo entre fà e EscÃndalo. Por fim, acentuando mais uma vez o distanciamento entre o autor dos Discursos edificantes e o pensamento hegeliano, discutir-se-à a permanÃncia do paradoxo. Em Kierkegaard, como veremos, o Paradoxo nÃo à apreendido e descortinado pela razÃo. Ele persiste e se expressa nas mais variadas categorias existenciais. Ver-se-Ã, portanto, que o Cavaleiro da fà encontra-se sempre em tensÃo, seja entre a angÃstia e a edificaÃÃo, seja entre o risco e a convicÃÃo, ou mesmo entre a SuspensÃo teleolÃgica da Ãtica e o dever de amar o prÃximo. Na relaÃÃo com o infinito, o Paradoxo à o companheiro que embala o Cavaleiro em sua existÃncia finita. |
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