Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AntÃnio Nunes Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9513
Resumo: Diversos trabalhos na Ãrea de ensino de FÃsica, assim como documentos oficiais, apontam uma necessidade da introduÃÃo de conceitos ligados à FÃsica Moderna e ContemporÃnea no nÃvel mÃdio. Nesse trabalho trazemos uma nova proposta para o ensino da Relatividade Restrita no nÃvel mÃdio, em que os conteÃdos sÃo divididos em blocos e distribuÃdos ao longo dos trÃs anos. O objetivo desse trabalho à triplo: (i) constatar atravÃs de pesquisa com estudantes que os mesmos sentem a necessidade de adquirir conhecimentos de Relatividade; (ii) os professores concordam com a inserÃÃo da Relatividade Restrita no ensino mÃdio e com o fato de que esta deve ser feita a partir da primeira sÃrie do EM; (iii) produzir um material didÃtico que proponha uma divisÃo dos conteÃdos de Relatividade Restrita aos longo dos trÃs anos e que possa ser utilizado por professores. Para fazer isso seguimos o mÃtodo construtivista de ensino, organizamos os conteÃdos de forma a abranger os trÃs anos e elaboramos um material didÃtico com vista na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e os mapas conceituais de Joseph D. Novak. O resultado da aplicaÃÃo do material mostra que a Relatividade à capaz de despertar o interesse dos alunos pelas aulas de FÃsica e que tanto alunos quanto professores anseiam por uma abordagem sequenciada, que ocorra ao longo dos trÃs anos.
id UFC_9ef9141bccc248fc2d5cd24d37fa9538
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6552
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdioA proposal for the progressive education of relativity in high school2013-02-15Carlos Alberto Santos de Almeida14241749372http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 Celio Rodrigues Muniz28924649353Celio Rodrigues MunizLuciana AngÃlica da Silva Nunes83876820391AfrÃnio de AraÃjo Coelho26674149349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784416A801324282371http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292377Z0AntÃnio Nunes OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRrelatividade restrita nÃvel mÃdio proposta de ensinorelativity middle level motion teaching.FISICADiversos trabalhos na Ãrea de ensino de FÃsica, assim como documentos oficiais, apontam uma necessidade da introduÃÃo de conceitos ligados à FÃsica Moderna e ContemporÃnea no nÃvel mÃdio. Nesse trabalho trazemos uma nova proposta para o ensino da Relatividade Restrita no nÃvel mÃdio, em que os conteÃdos sÃo divididos em blocos e distribuÃdos ao longo dos trÃs anos. O objetivo desse trabalho à triplo: (i) constatar atravÃs de pesquisa com estudantes que os mesmos sentem a necessidade de adquirir conhecimentos de Relatividade; (ii) os professores concordam com a inserÃÃo da Relatividade Restrita no ensino mÃdio e com o fato de que esta deve ser feita a partir da primeira sÃrie do EM; (iii) produzir um material didÃtico que proponha uma divisÃo dos conteÃdos de Relatividade Restrita aos longo dos trÃs anos e que possa ser utilizado por professores. Para fazer isso seguimos o mÃtodo construtivista de ensino, organizamos os conteÃdos de forma a abranger os trÃs anos e elaboramos um material didÃtico com vista na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e os mapas conceituais de Joseph D. Novak. O resultado da aplicaÃÃo do material mostra que a Relatividade à capaz de despertar o interesse dos alunos pelas aulas de FÃsica e que tanto alunos quanto professores anseiam por uma abordagem sequenciada, que ocorra ao longo dos trÃs anos. Several studies in the area of physics teaching, as well as official documents, indicate a need to introduce concepts related to Modern and Contemporary Physics at the secondary school. In this paper we present a new proposal for the teaching of Relativity at the average level of education, where the contents are divided in blocks and spread over the three years. The aim of this paper is threefold: (i) verify through research with students that they feel the need to acquire knowledge of Relativity, (ii) teachers agree with the inclusion of relativity in high school and with the fact that this must be made from the first series of EM, (iii) produce educational material to propose a division of the contents of Relativity to the three years and can be used by teachers. To do this follow the constructivist teaching method, arrange the contents to cover the three years and prepare educational material aimed at meaningful learning theory of David Ausubel and conceptual maps of Joseph D. Novak. The result of applying the material shows that Relativity is able to arouse students' interest in physics and the lessons that both students and teachers yearn for a sequenced approach, which takes place over the three years.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9513application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:41Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A proposal for the progressive education of relativity in high school
title Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
spellingShingle Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
AntÃnio Nunes Oliveira
relatividade restrita
nÃvel mÃdio
proposta de ensino
relativity
middle level
motion teaching.
FISICA
title_short Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
title_full Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
title_fullStr Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
title_sort Uma proposta para o ensino progressivo da relatividade restrita no nÃvel mÃdio
author AntÃnio Nunes Oliveira
author_facet AntÃnio Nunes Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Santos de Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14241749372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4841596242259728
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celio Rodrigues Muniz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 28924649353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv Celio Rodrigues Muniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciana AngÃlica da Silva Nunes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 83876820391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv AfrÃnio de AraÃjo Coelho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 26674149349
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784416A8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01324282371
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292377Z0
dc.contributor.author.fl_str_mv AntÃnio Nunes Oliveira
contributor_str_mv Carlos Alberto Santos de Almeida
Celio Rodrigues Muniz
Luciana AngÃlica da Silva Nunes
AfrÃnio de AraÃjo Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv relatividade restrita
nÃvel mÃdio
proposta de ensino
topic relatividade restrita
nÃvel mÃdio
proposta de ensino
relativity
middle level
motion teaching.
FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv relativity
middle level
motion teaching.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FISICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diversos trabalhos na Ãrea de ensino de FÃsica, assim como documentos oficiais, apontam uma necessidade da introduÃÃo de conceitos ligados à FÃsica Moderna e ContemporÃnea no nÃvel mÃdio. Nesse trabalho trazemos uma nova proposta para o ensino da Relatividade Restrita no nÃvel mÃdio, em que os conteÃdos sÃo divididos em blocos e distribuÃdos ao longo dos trÃs anos. O objetivo desse trabalho à triplo: (i) constatar atravÃs de pesquisa com estudantes que os mesmos sentem a necessidade de adquirir conhecimentos de Relatividade; (ii) os professores concordam com a inserÃÃo da Relatividade Restrita no ensino mÃdio e com o fato de que esta deve ser feita a partir da primeira sÃrie do EM; (iii) produzir um material didÃtico que proponha uma divisÃo dos conteÃdos de Relatividade Restrita aos longo dos trÃs anos e que possa ser utilizado por professores. Para fazer isso seguimos o mÃtodo construtivista de ensino, organizamos os conteÃdos de forma a abranger os trÃs anos e elaboramos um material didÃtico com vista na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e os mapas conceituais de Joseph D. Novak. O resultado da aplicaÃÃo do material mostra que a Relatividade à capaz de despertar o interesse dos alunos pelas aulas de FÃsica e que tanto alunos quanto professores anseiam por uma abordagem sequenciada, que ocorra ao longo dos trÃs anos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Several studies in the area of physics teaching, as well as official documents, indicate a need to introduce concepts related to Modern and Contemporary Physics at the secondary school. In this paper we present a new proposal for the teaching of Relativity at the average level of education, where the contents are divided in blocks and spread over the three years. The aim of this paper is threefold: (i) verify through research with students that they feel the need to acquire knowledge of Relativity, (ii) teachers agree with the inclusion of relativity in high school and with the fact that this must be made from the first series of EM, (iii) produce educational material to propose a division of the contents of Relativity to the three years and can be used by teachers. To do this follow the constructivist teaching method, arrange the contents to cover the three years and prepare educational material aimed at meaningful learning theory of David Ausubel and conceptual maps of Joseph D. Novak. The result of applying the material shows that Relativity is able to arouse students' interest in physics and the lessons that both students and teachers yearn for a sequenced approach, which takes place over the three years.
description Diversos trabalhos na Ãrea de ensino de FÃsica, assim como documentos oficiais, apontam uma necessidade da introduÃÃo de conceitos ligados à FÃsica Moderna e ContemporÃnea no nÃvel mÃdio. Nesse trabalho trazemos uma nova proposta para o ensino da Relatividade Restrita no nÃvel mÃdio, em que os conteÃdos sÃo divididos em blocos e distribuÃdos ao longo dos trÃs anos. O objetivo desse trabalho à triplo: (i) constatar atravÃs de pesquisa com estudantes que os mesmos sentem a necessidade de adquirir conhecimentos de Relatividade; (ii) os professores concordam com a inserÃÃo da Relatividade Restrita no ensino mÃdio e com o fato de que esta deve ser feita a partir da primeira sÃrie do EM; (iii) produzir um material didÃtico que proponha uma divisÃo dos conteÃdos de Relatividade Restrita aos longo dos trÃs anos e que possa ser utilizado por professores. Para fazer isso seguimos o mÃtodo construtivista de ensino, organizamos os conteÃdos de forma a abranger os trÃs anos e elaboramos um material didÃtico com vista na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e os mapas conceituais de Joseph D. Novak. O resultado da aplicaÃÃo do material mostra que a Relatividade à capaz de despertar o interesse dos alunos pelas aulas de FÃsica e que tanto alunos quanto professores anseiam por uma abordagem sequenciada, que ocorra ao longo dos trÃs anos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9513
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295172154359808