AnÃlise sobre o impacto da densidade veicular, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de protocolos de roteamento para redes veiculares
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7647 |
Resumo: | Os avanÃos alcanÃados na computaÃÃo mÃvel e na comunicaÃÃo sem o levaram ao desenvolvimento do Sistema Inteligente de Transporte, onde se pode destacar as redes veiculares. Nelas, o roteamento à uma tarefa desaadora devido à alta mobi- lidade dos nÃs, à instabilidade dos enlaces sem-o e a diversidade de cenÃrios. Por essa razÃo, diversos protocolos de roteamento foram projetados com o objetivo de solucionar um ou mais problemas especÃcos de cada cenÃrio. Entretanto, apesar de existirem vÃrias soluÃÃes propostas para o problema do roteamento em redes veicu- lares, nenhuma delas alcanÃou um desempenho satisfatÃrio em mais de um cenÃrio, como urbano e rodovia. Sendo assim, nesta dissertaÃÃo, analisamos atravÃs de si- mulaÃÃes o impacto da densidade, da carga da rede e da mobilidade no desempenho de um protocolo de roteamento para fornecer diretrizes para os projetistas de redes veiculares desenvolverem protocolos de roteamento ecientes, capazes de se adaptar aos cenÃrios urbano e de rodovia. Para alcanÃar esse objetivo, quatro protocolos existentes na literatura foram avaliados nos cenÃrios urbano e de rodovia, dois deles voltados diretamente para redes veiculares e os outro dois tradicionais de redes âd hoâ. |
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