O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alba Patricia Passos de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20254
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_a1c3a54b627b12e2c56b72d9408cebe2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12160
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi2017-03-16Rui Martinho Rodrigues03733360397Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/604148707985544800387775331http://lattes.cnpq.br/1081051761778570Alba Patricia Passos de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Cultura Mulheres negras EstereÃtipoEducation CultureBlack womenStereotypeEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO presente estudo tem como enfoque os conhecimentos da mulher negra a partir da modalidade educaÃÃo nÃo intencional informal, pois a mesma alcanÃa vÃrios aprendizados do cotidiano que sÃo influenciados e repassados atravÃs do meio cultural e social do indivÃduo. à bem verdade que as ideias as quais permeiam o termo educaÃÃo estÃo entremeados de fatores ideolÃgicos, religiosos e culturais que exercem influÃncia no ambiente sociocultural da pessoa. Desse modo investigamos como a educaÃÃo informal contribuiu para a construÃÃo de uma cultura da mulher negra do bairro Irapuà II. Nos estudos da Saffioti (1987) apontam que a mulher negra à vÃtima de preconceito triplo, uma vez que sÃo discriminadas, em relaÃÃo ao gÃnero, por homens negros e brancos. SÃo discriminaÃÃes por serem negras ou pertencerem a grupos Ãtnicos, alÃm disso sofrem preconceitos por estarem situadas geograficamente em regiÃes marginalizadas. Assim, a fundamentaÃÃo metodolÃgica da pesquisa baseia-se em Weber (1992) para entender o mÃtodo compreensivo;para interpretar as narrativas, utilizamos o Geertz (2008), jà que nosso estudo à de cunho etnogrÃfico.A pesquisa à de abordagem qualitativa, entÃo, seguimos as orientaÃÃes de Bauer e Gaskell (2008), para falarmos sobre memÃria, como fonte, usamos Halbwachs (1968) e Xavier (2010). Quando falamos de narrativas seguimos o pensamento de Tuchman (1991). Usamos a fotografia como fonte, entÃo, utilizamos as recomendaÃÃes de Loizos (2011). Em relaÃÃo aos instrumentos utilizados na pesquisa, usamos como aporte teÃrico Ferrarotti (2014) e Lakatos (2003). Nossa fundamentaÃÃo teÃrica à a luz da Saffioti (1987), Louro (2003) na discussÃo da mulher enquanto gÃnero. Quando nos referimos a educaÃÃo, construÃmos o texto a partir das compreensÃes de Romanelli (1986), Gadotti (2008,) Farias Filho (2000), assim como o entendimento em relaÃÃo à educaÃÃo informal pelas pesquisas de Gohn (2010), LibÃneo (2010) e Durkheim (2007). Ainda aludimos a uma discussÃo sobre pertencimento, identidade e identificaÃÃo, tendo como o aporte teÃrico se Bauman (2005), Bezerra de Menezes (2000), Hall (1997) Martinho Rodrigues (2014) e Levi Strauss (1993). E, com o intuito de termos uma maior compreensÃo sobre o termo cultura, seguimos o pensamento antropolÃgico de Geertz (2008) e Laraia (1986). Utilizamos outros autores na construÃÃo desse trabalho. Os resultados encontrados nos silÃncios do processo educacional que foram negadas, aos estereÃtipos que foram construÃdos, as discriminaÃÃes que sofreram, mesmo sem perceber pela questÃo da cor da pele e pela origem de lugar. Um silÃncio em uma sociedade que segrega os atores sociais por sua condiÃÃo financeira, polÃtica e cultural.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20254application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
title O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
spellingShingle O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
Alba Patricia Passos de Sousa
EducaÃÃo
Cultura
Mulheres negras
EstereÃtipo
Education
Culture
Black women
Stereotype
EDUCACAO
title_short O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
title_full O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
title_fullStr O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
title_full_unstemmed O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
title_sort O zinidor silencioso das mulheres negras de Floriano-Pi
author Alba Patricia Passos de Sousa
author_facet Alba Patricia Passos de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rui Martinho Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03733360397
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39344037353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Roberto Xavier
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 01357695748
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041487079855448
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00387775331
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1081051761778570
dc.contributor.author.fl_str_mv Alba Patricia Passos de Sousa
contributor_str_mv Rui Martinho Rodrigues
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
Antonio Roberto Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
Cultura
Mulheres negras
EstereÃtipo
topic EducaÃÃo
Cultura
Mulheres negras
EstereÃtipo
Education
Culture
Black women
Stereotype
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Culture
Black women
Stereotype
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo tem como enfoque os conhecimentos da mulher negra a partir da modalidade educaÃÃo nÃo intencional informal, pois a mesma alcanÃa vÃrios aprendizados do cotidiano que sÃo influenciados e repassados atravÃs do meio cultural e social do indivÃduo. à bem verdade que as ideias as quais permeiam o termo educaÃÃo estÃo entremeados de fatores ideolÃgicos, religiosos e culturais que exercem influÃncia no ambiente sociocultural da pessoa. Desse modo investigamos como a educaÃÃo informal contribuiu para a construÃÃo de uma cultura da mulher negra do bairro Irapuà II. Nos estudos da Saffioti (1987) apontam que a mulher negra à vÃtima de preconceito triplo, uma vez que sÃo discriminadas, em relaÃÃo ao gÃnero, por homens negros e brancos. SÃo discriminaÃÃes por serem negras ou pertencerem a grupos Ãtnicos, alÃm disso sofrem preconceitos por estarem situadas geograficamente em regiÃes marginalizadas. Assim, a fundamentaÃÃo metodolÃgica da pesquisa baseia-se em Weber (1992) para entender o mÃtodo compreensivo;para interpretar as narrativas, utilizamos o Geertz (2008), jà que nosso estudo à de cunho etnogrÃfico.A pesquisa à de abordagem qualitativa, entÃo, seguimos as orientaÃÃes de Bauer e Gaskell (2008), para falarmos sobre memÃria, como fonte, usamos Halbwachs (1968) e Xavier (2010). Quando falamos de narrativas seguimos o pensamento de Tuchman (1991). Usamos a fotografia como fonte, entÃo, utilizamos as recomendaÃÃes de Loizos (2011). Em relaÃÃo aos instrumentos utilizados na pesquisa, usamos como aporte teÃrico Ferrarotti (2014) e Lakatos (2003). Nossa fundamentaÃÃo teÃrica à a luz da Saffioti (1987), Louro (2003) na discussÃo da mulher enquanto gÃnero. Quando nos referimos a educaÃÃo, construÃmos o texto a partir das compreensÃes de Romanelli (1986), Gadotti (2008,) Farias Filho (2000), assim como o entendimento em relaÃÃo à educaÃÃo informal pelas pesquisas de Gohn (2010), LibÃneo (2010) e Durkheim (2007). Ainda aludimos a uma discussÃo sobre pertencimento, identidade e identificaÃÃo, tendo como o aporte teÃrico se Bauman (2005), Bezerra de Menezes (2000), Hall (1997) Martinho Rodrigues (2014) e Levi Strauss (1993). E, com o intuito de termos uma maior compreensÃo sobre o termo cultura, seguimos o pensamento antropolÃgico de Geertz (2008) e Laraia (1986). Utilizamos outros autores na construÃÃo desse trabalho. Os resultados encontrados nos silÃncios do processo educacional que foram negadas, aos estereÃtipos que foram construÃdos, as discriminaÃÃes que sofreram, mesmo sem perceber pela questÃo da cor da pele e pela origem de lugar. Um silÃncio em uma sociedade que segrega os atores sociais por sua condiÃÃo financeira, polÃtica e cultural.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20254
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232366739456