Movimentos de uma juventude bailarina: estigma, sexualidade e formaÃÃo na escola de danÃa de Paracuru
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20336 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo compreender as narrativas de jovens sobre sua formaÃÃo como bailarinos realizada na Escola de DanÃa de Paracuru e dos estigmas enfrentados por serem homens que danÃam balÃ. As principais categorias teÃricas de referÃncia foram: estigma, homofobia, injÃria, juventude, gÃnero e sexualidade. Esta à uma pesquisa qualitativa, que se apoia na abordagem etnogrÃfica, realizada na Escola de DanÃa de Paracuru, no estado do CearÃ. O trabalho de campo foi realizado durante treze meses, por meio de observaÃÃo participante, diÃrio de campo, entrevistas individuais, contando com a colaboraÃÃo direta de oito sujeitos e indireta de toda a equipe da Escola de DanÃa de Paracuru. O resultado da pesquisa aponta os desafios enfrentados pelos bailarinos e bailarinas quanto à aceitaÃÃo e negaÃÃo das suas famÃlias e da cidade de Paracuru no que se refere à danÃa como perspectiva de trabalho, alÃm dos estigmas e preconceitos sofridos a partir das questÃes de sexualidade ligadas à prÃtica do balÃ, principalmente por parte dos homens. As narrativas indicam que, de forma lenta, as agressÃes e o descrÃdito da populaÃÃo foram se atenuando, num processo de desestigmatizaÃÃo das prÃticas e da formaÃÃo em danÃa. Atualmente, a Escola de DanÃa de Paracuru possui status de projeto modelo na cidade, sendo motivo de orgulho e se tornando referÃncia em formaÃÃo da juventude |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMovimentos de uma juventude bailarina: estigma, sexualidade e formaÃÃo na escola de danÃa de Paracuru2018-03-00Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 00247590665http://lattes.cnpq.br/0035698578768000Marcos AntÃnio Almeida Campos Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventude DanÃa Estigma Sexualidade FormaÃÃoYouth Dance Stigma Sexuality TrainingEDUCACAOEsta tese tem como objetivo compreender as narrativas de jovens sobre sua formaÃÃo como bailarinos realizada na Escola de DanÃa de Paracuru e dos estigmas enfrentados por serem homens que danÃam balÃ. As principais categorias teÃricas de referÃncia foram: estigma, homofobia, injÃria, juventude, gÃnero e sexualidade. Esta à uma pesquisa qualitativa, que se apoia na abordagem etnogrÃfica, realizada na Escola de DanÃa de Paracuru, no estado do CearÃ. O trabalho de campo foi realizado durante treze meses, por meio de observaÃÃo participante, diÃrio de campo, entrevistas individuais, contando com a colaboraÃÃo direta de oito sujeitos e indireta de toda a equipe da Escola de DanÃa de Paracuru. O resultado da pesquisa aponta os desafios enfrentados pelos bailarinos e bailarinas quanto à aceitaÃÃo e negaÃÃo das suas famÃlias e da cidade de Paracuru no que se refere à danÃa como perspectiva de trabalho, alÃm dos estigmas e preconceitos sofridos a partir das questÃes de sexualidade ligadas à prÃtica do balÃ, principalmente por parte dos homens. As narrativas indicam que, de forma lenta, as agressÃes e o descrÃdito da populaÃÃo foram se atenuando, num processo de desestigmatizaÃÃo das prÃticas e da formaÃÃo em danÃa. Atualmente, a Escola de DanÃa de Paracuru possui status de projeto modelo na cidade, sendo motivo de orgulho e se tornando referÃncia em formaÃÃo da juventudeThis work aims at persecuting the narratives of young people about their training as dancers performed at the Escola de DanÃa de Paracuru (Paracuru Dance School) and the stigmas faced by men who dance ballet. The main theoretical categories of reference were: stigma, homophobia, insult, youth, gender and sexuality. This is a qualitative research, based on the ethnographic approach, performed at the Escola de DanÃa de Paracuru in the state of CearÃ. The fieldwork was carried out for thirteen months, through participant observation, field journal, individual interviews, with the direct collaboration of eight subjects and indirectly from the entire team of the Escola de DanÃa de Paracuru. The research results point out the challenges faced by both male and female dancers regarding the acceptance and denial of their families and of the city of Paracuru concerning the dance as a work perspective, in addition to the stigmas and prejudices suffered from the matters of sexuality referred to the practice of ballet, mainly by boys. The narratives indicate that, slowly, the aggressions and the discredit of the population were attenuated, in a process of de-stigmatization of practices and training in dance. Nowadays, the Escola de DanÃa de Paracuru has a model status in the town and has become a pride and a reference in the youth developmentnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20336application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com - |
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