AnÃlise Comparativa da AplicaÃÃo de Modelos para ImputaÃÃo do Volume MÃdio DiÃrio de SÃries HistÃricas de Volume de TrÃfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonia Fabiana Marques Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7012
Resumo: Para melhorias do sistema rodoviÃrio, tanto no que se refere à infra-estrutura quanto à operaÃÃo, à necessÃrio a realizaÃÃo de estudos e planejamento, buscando a melhor utilizaÃÃo dos recursos existentes. Para tanto, faz-se o uso de uma importante medida de trÃfego, o volume veicular. Os dados de trÃfego sÃo coletados por meio manuais ou eletrÃnicos, porÃm, ambos podem apresentar falhas e nÃo coletar os dados em sua totalidade. No caso dos equipamentos eletrÃnicos de contagem, a coleta contÃnua pode formar uma sÃrie histÃrica, que, devido a nÃo coleta, gera falhas ao longo da base de dados, as quais podem comprometer os estudos embasados nestas informaÃÃes. Este trabalho busca, portanto, realizar anÃlises de mÃtodos empregados para estimaÃÃo destes valores faltosos, buscando conhecer o modelo mais eficaz para a variÃvel Volume MÃdio DiÃrio dos dados obtidos pelos postos de contagem contÃnua instalados nas rodovias estaduais do CearÃ. Os modelos de estimaÃÃo aplicados neste trabalho sÃo os modelos ARIMA de anÃlise de sÃries temporais, e modelos simples, que apresentam aplicaÃÃo menos complexa e processamento mais rÃpido, enquanto que o ARIMA demanda maior conhecimento especÃfico do profissional que o utiliza. Assim, o mÃtodo mais eficaz aqui considerado foi o que obteve menores erros apÃs aplicaÃÃo do modelo. Para estas aplicaÃÃes foram selecionados quatro postos permanentes, de acordo com o percentual de dados vÃlidos e sua localizaÃÃo, buscando a utilizaÃÃo de postos em pontos representativos do estado. O melhor modelo encontrado foi o ARIMA (1,0,1)7 (com erro mÃdio de 1,816%), porÃm, um dos modelos simples, o MS2, obteve resultados prÃximos aos do ARIMA (erro mÃdio 1,837%), e tambÃm pode ser considerado satisfatÃrio para aplicaÃÃo na imputaÃÃo de valores faltosos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise Comparativa da AplicaÃÃo de Modelos para ImputaÃÃo do Volume MÃdio DiÃrio de SÃries HistÃricas de Volume de TrÃfegoCOMPARATIVE ANALYSIS OF THE APPLICATION OF MODELS FOR THE IMPUTATION OF AVERAGE DAILY VOLUME OF TRAFFIC VOLUME TIME SERIES2010-09-29Maria Elisabeth Pinheiro Moreira12075507368Ricardo Almeida de Melo68495978415Manoel MendonÃa de Castro Neto6233355036800488329361Antonia Fabiana Marques AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRAnÃlise de SÃries Temporais Modelo ARIMAControle de TrÃfegoTime Series Analysis ARIMA Model Traffic Monitoring Simple ModelsENGENHARIA DE TRANSPORTESPara melhorias do sistema rodoviÃrio, tanto no que se refere à infra-estrutura quanto à operaÃÃo, à necessÃrio a realizaÃÃo de estudos e planejamento, buscando a melhor utilizaÃÃo dos recursos existentes. Para tanto, faz-se o uso de uma importante medida de trÃfego, o volume veicular. Os dados de trÃfego sÃo coletados por meio manuais ou eletrÃnicos, porÃm, ambos podem apresentar falhas e nÃo coletar os dados em sua totalidade. No caso dos equipamentos eletrÃnicos de contagem, a coleta contÃnua pode formar uma sÃrie histÃrica, que, devido a nÃo coleta, gera falhas ao longo da base de dados, as quais podem comprometer os estudos embasados nestas informaÃÃes. Este trabalho busca, portanto, realizar anÃlises de mÃtodos empregados para estimaÃÃo destes valores faltosos, buscando conhecer o modelo mais eficaz para a variÃvel Volume MÃdio DiÃrio dos dados obtidos pelos postos de contagem contÃnua instalados nas rodovias estaduais do CearÃ. Os modelos de estimaÃÃo aplicados neste trabalho sÃo os modelos ARIMA de anÃlise de sÃries temporais, e modelos simples, que apresentam aplicaÃÃo menos complexa e processamento mais rÃpido, enquanto que o ARIMA demanda maior conhecimento especÃfico do profissional que o utiliza. Assim, o mÃtodo mais eficaz aqui considerado foi o que obteve menores erros apÃs aplicaÃÃo do modelo. Para estas aplicaÃÃes foram selecionados quatro postos permanentes, de acordo com o percentual de dados vÃlidos e sua localizaÃÃo, buscando a utilizaÃÃo de postos em pontos representativos do estado. O melhor modelo encontrado foi o ARIMA (1,0,1)7 (com erro mÃdio de 1,816%), porÃm, um dos modelos simples, o MS2, obteve resultados prÃximos aos do ARIMA (erro mÃdio 1,837%), e tambÃm pode ser considerado satisfatÃrio para aplicaÃÃo na imputaÃÃo de valores faltosos.In order to improve the road system, with regard to its infrastructure and operation, it is necessary to perform studies and planning, by seeking the best use of existing resources. Therefore an important traffic measure is used, i.e., vehicle volume. Traffic data is collected either manually or electronically; however both ways can fail and not collect all data. In the case of electronic counting equipment, the continuous data collection may form a time series, which produces failures in the database due to non-collection, which can compromise the studies based on this information. Therefore this work aims to perform analysis of methods used to estimate these missing values, by trying to know the most effective model for the Average Daily Volume variable of the data obtained by the continuous counting stations installed in the state highways of CearÃ. The estimation models used in this work are the ARIMA models for time series analysis, and simple models, which present a less complex application and a faster processing, while the ARIMA requires more specific knowledge of the professional who uses it. The most effective method considered herein was the one that obtained smaller errors after the application of the models. Four permanent counting stations were selected for these applications, according to the percentage of valid data and its location, by seeking the use of stations in representative points of the state. The best model found was ARIMA (1,0,1)7 (with an average error of 1.816%), however one of the simplest models, MS2, produced results similar to those of ARIMA (an average error of 1.837%), and it can also be considered suitable for application in the allocation of missing values.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7012application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:04Zmail@mail.com -
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