MemÃrias e narrativas da Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo em Ubajara â CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Tatianni Carneiro Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20141
Resumo: A presente pesquisa objetivou compreender como ocorreu a fundaÃÃo da Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo da cidade de Ubajara â CE, criada pelo padre Francisco TarcÃsio Melo. O recorte temporal privilegiado foi de 1966 a 1968, perÃodo de criaÃÃo e formaÃÃo da primeira turma. As escolas normais tÃm um papel preponderante na formaÃÃo de professores desde as primeiras dÃcadas do sÃculo XIX, no caso cearense desde do inÃcio do funcionamento da Escola Normal de Fortaleza, em 1884. Nesse contexto nosso trabalho busca entender como era organizada a educaÃÃo ubajarense antes da fundaÃÃo da escola normal, como se deu a implantaÃÃo da escola frente a um cenÃrio desafiador, jà que a conjuntura educacional brasileira passava por transformaÃÃes significativas oriundas da implantaÃÃo da primeira Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional â LDB n 4024/61, bem como apresentar o trabalho desenvolvido pelo padre Francisco TarcÃsio Melo frente ao estabelecimento de ensino desde seus primÃrdios, como fundador e articulador do processo de criaÃÃo. Privilegiamos como fonte primeira de dados as narrativas orais de quatro discentes da primeira turma da escola, sobre suas vivÃncias nesse perÃodo e na instituiÃÃo, as colocando como sujeitos de nossa pesquisa, tambÃm contamos com as falas de duas ex-professoras (uma da Escola Reunida e uma do Grupo Escolar) que nos deram subsÃdios para a compreensÃo do contexto escolar ubajarense, pontuando que preferimos manter nossas informantes anÃnimas, as nomeando como normalistas N1, N2, N3 e N4. Sendo assim, essa à uma pesquisa de cunho qualitativo, em que utilizamos o mÃtodo histÃrico-descritivo. A coleta de dados foi realizada atravÃs de entrevistas semiestruturadas. TambÃm contamos com embasamento documental oriundo dos arquivos escolares, livros de atas da cÃmara municipal de Ubajara, livro de tombo da parÃquia de SÃo Josà de Ubajara, fotografias e documentos de arquivos pessoais das ex-normalistas. Os resultados apontaram que a fundaÃÃo da Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo foi de grande relevÃncia para a educaÃÃo primÃria ubajarense, jà que propiciou a formaÃÃo dos futuros professores, constitui-se tambÃm como um marco no ensino secundÃrio, pois nÃo havia instituiÃÃo que a oferecesse completamente. Representou, tambÃm, mudanÃa significativa para os jovens menos abastados financeiramente que nÃo podia sair da cidade para prosseguir os estudos. AlÃm do que, evidenciou-se como fundamental o papel desempenhado pelo padre Francisco TarcÃsio Melo para a implantaÃÃo e sobrevivÃncia da escola.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMemÃrias e narrativas da Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo em Ubajara â CENarrative and memories Normal School Sagrado CoraÃÃo at Ubajara - CE2017-07-28Francisco Ari de Andrade16576381387Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/604148707985544800371072328 http://lattes.cnpq.br/2753522456739338Francisca Tatianni Carneiro CruzUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRNarrativas orais Escola Normal UbajaraOral narratives Normal School UbajaraEDUCACAOA presente pesquisa objetivou compreender como ocorreu a fundaÃÃo da Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo da cidade de Ubajara â CE, criada pelo padre Francisco TarcÃsio Melo. O recorte temporal privilegiado foi de 1966 a 1968, perÃodo de criaÃÃo e formaÃÃo da primeira turma. As escolas normais tÃm um papel preponderante na formaÃÃo de professores desde as primeiras dÃcadas do sÃculo XIX, no caso cearense desde do inÃcio do funcionamento da Escola Normal de Fortaleza, em 1884. Nesse contexto nosso trabalho busca entender como era organizada a educaÃÃo ubajarense antes da fundaÃÃo da escola normal, como se deu a implantaÃÃo da escola frente a um cenÃrio desafiador, jà que a conjuntura educacional brasileira passava por transformaÃÃes significativas oriundas da implantaÃÃo da primeira Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional â LDB n 4024/61, bem como apresentar o trabalho desenvolvido pelo padre Francisco TarcÃsio Melo frente ao estabelecimento de ensino desde seus primÃrdios, como fundador e articulador do processo de criaÃÃo. Privilegiamos como fonte primeira de dados as narrativas orais de quatro discentes da primeira turma da escola, sobre suas vivÃncias nesse perÃodo e na instituiÃÃo, as colocando como sujeitos de nossa pesquisa, tambÃm contamos com as falas de duas ex-professoras (uma da Escola Reunida e uma do Grupo Escolar) que nos deram subsÃdios para a compreensÃo do contexto escolar ubajarense, pontuando que preferimos manter nossas informantes anÃnimas, as nomeando como normalistas N1, N2, N3 e N4. Sendo assim, essa à uma pesquisa de cunho qualitativo, em que utilizamos o mÃtodo histÃrico-descritivo. A coleta de dados foi realizada atravÃs de entrevistas semiestruturadas. TambÃm contamos com embasamento documental oriundo dos arquivos escolares, livros de atas da cÃmara municipal de Ubajara, livro de tombo da parÃquia de SÃo Josà de Ubajara, fotografias e documentos de arquivos pessoais das ex-normalistas. Os resultados apontaram que a fundaÃÃo da Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo foi de grande relevÃncia para a educaÃÃo primÃria ubajarense, jà que propiciou a formaÃÃo dos futuros professores, constitui-se tambÃm como um marco no ensino secundÃrio, pois nÃo havia instituiÃÃo que a oferecesse completamente. Representou, tambÃm, mudanÃa significativa para os jovens menos abastados financeiramente que nÃo podia sair da cidade para prosseguir os estudos. AlÃm do que, evidenciou-se como fundamental o papel desempenhado pelo padre Francisco TarcÃsio Melo para a implantaÃÃo e sobrevivÃncia da escola.The presente research aimed to understand how was the foundation of the Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo of the city of Ubajara â CE, created by priest Francisco TarcÃsio Melo. The provileged period was from 1966 to 1968, the period of creation and formation of the first group. Normal schools have a important role in teacher training since the first decades of the 19th century, in the case of Cearà since the beginning of the Normal School of Fortaleza in 1984. In this context, our work seeks to understand how the education of Ubajara was organized before the foundation of the normal school, how was the shcool forward deployment to a challenging environment, as the Brazilian aducational situation was undergoing significant changes arising from the implementation of the first Law of Directives and Bases of National Education â LDB n 4024/61, as well as to present the work developed by the Priest Francisco TarcÃsio Melo conducting the teaching establishment from its beginnings, as founder and articulator of the creation process. We privilege as first data source the oral narratives of four students of the first class of the school, their experiences in this period and the institution, placing them as subjects o four research, we also counted with the statements of two former teachers (one from the Escola Reunida and one from Grupo Escolar) who gave us subsides for the comprehension of the Ubajara scholl context, poiting out that we prefer to keep our informants anonymous, naming them as normalists N1, N2, N3 and N4. Therefore, this is a qualitative research, in which we use the historical- dewscriptive method. Data collection was conducted through semi-structured interviews. We also have documentar basis coming from the school archives, minutes books from Ubajara city hall, tomb book from the parish of SÃo Josà de Ubajara, photos and documents from the former normalistsâ personal files. The results showed that the foundation of the Escola Normal do Sagrado CoraÃÃo was of great relevance to Ubajara primary education, as it led to the formation of future teachers, it is also a milestone in secundary education Because there was no institution that offered completely. It also represented significant change for the less financially affluent youth who couldnât leave the city to pursue their studies. Besides, it was shown how important the role played by priest Francisco TarcÃsio Melo for the implementation and school survival.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20141application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:30Zmail@mail.com -
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