Um estudo comparativo de mÃtodos de simulaÃÃo de tecidos virtuais atravÃs de sistemas de partÃculas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10461 |
Resumo: | AnimaÃÃo baseada em FÃsica ganhou muita atenÃÃo dos pesquisadores nas Ãltimas duas dÃcadas, por causa dos desafios de realismo e desempenho propostos pelas indÃstrias de filme e jogos, bem como pelas aplicaÃÃes de realidade virtual e comÃrcio eletrÃnico. Consequentemente, foram feitos avanÃos significativos nessa Ãrea, e vÃrias abordagens foram propostas, tanto para a modelagem de tecidos, quanto para a simulaÃÃo de seu comportamento dinÃmico. Modelar tecido como um sistema massa-mola tem sido uma tÃcnica amplamente utilizada, por causa de sua simplicidade, e porque ela permite soluÃÃes numÃricas mais eficientes para as equaÃÃes diferenciais que governam o problema. Esses mÃtodos de integraÃÃo sÃo divididos em duas categorias principais: os mÃtodos explÃcitos e os mÃtodos implÃcitos. Um conhecimento mais aprofundado sobre o uso desses mÃtodos no contexto de simulaÃÃo dinÃmica de tecidos ainda à pertinente. Dessa forma, o objetivo desta dissertaÃÃo à analisar os mÃtodos de integraÃÃo mais comumente usados na literatura sobre simulaÃÃo de tecidos baseados em sistemas de partÃculas, para entender melhor suas vantagens e desvantagens. Um estudo comparativo desses mÃtodos à feito, considerando os critÃrios de realismo de animaÃÃo, esforÃo computacional e estabilidade numÃrica. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm estudo comparativo de mÃtodos de simulaÃÃo de tecidos virtuais atravÃs de sistemas de partÃculasA comparative study of methods for simulation of virtual fabrics with particulate systems2012-03-26Creto Augusto Vidal1161802738 http://lattes.cnpq.br/9499398320838094Joaquim Bento Cavalcante Neto41039181368http://lattes.cnpq.br/0866205347972203Murilo Pereira de Almeida1221376438703178637540http://lattes.cnpq.br/9113449407790804Laise Lima de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncia da ComputaÃÃoUFCBRSimulaÃÃo de Tecido Sistemas de PartÃculas MÃtodos de integraÃÃoCloth Simulation Particle Systems Integration MethodsCIENCIA DA COMPUTACAOAnimaÃÃo baseada em FÃsica ganhou muita atenÃÃo dos pesquisadores nas Ãltimas duas dÃcadas, por causa dos desafios de realismo e desempenho propostos pelas indÃstrias de filme e jogos, bem como pelas aplicaÃÃes de realidade virtual e comÃrcio eletrÃnico. Consequentemente, foram feitos avanÃos significativos nessa Ãrea, e vÃrias abordagens foram propostas, tanto para a modelagem de tecidos, quanto para a simulaÃÃo de seu comportamento dinÃmico. Modelar tecido como um sistema massa-mola tem sido uma tÃcnica amplamente utilizada, por causa de sua simplicidade, e porque ela permite soluÃÃes numÃricas mais eficientes para as equaÃÃes diferenciais que governam o problema. Esses mÃtodos de integraÃÃo sÃo divididos em duas categorias principais: os mÃtodos explÃcitos e os mÃtodos implÃcitos. Um conhecimento mais aprofundado sobre o uso desses mÃtodos no contexto de simulaÃÃo dinÃmica de tecidos ainda à pertinente. Dessa forma, o objetivo desta dissertaÃÃo à analisar os mÃtodos de integraÃÃo mais comumente usados na literatura sobre simulaÃÃo de tecidos baseados em sistemas de partÃculas, para entender melhor suas vantagens e desvantagens. Um estudo comparativo desses mÃtodos à feito, considerando os critÃrios de realismo de animaÃÃo, esforÃo computacional e estabilidade numÃrica.Physically based cloth animation has gained much attention from researchers in the last two decades, due to the challenges of realism and performance placed by the film and game industries, as well as by the applications of virtual reality and e-commerce. Consequently, there have been overwhelming achievements in this area, and several approaches have been proposed for modeling and simulating the dynamic behavior of cloth. Modeling cloth as a mass-spring system has been widely used, because of its simplicity and since it leads to more efficient numerical solutions to the governing differential equations. These numerical integration methods are divided into two main categories: explicit integration methods and implicit integration methods. A deeper understanding about their use in cloth simulations is still in order. Thus, the objective of this work is to analyze the integration methods most commonly used in the literature of cloth simulation, based on particle systems, to understand the advantages and disadvantages of their use. A comparative study of those methods is done, considering the criteria of animation realism, computational effort and numerical stability.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10461application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:37Zmail@mail.com - |
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Physically based cloth animation has gained much attention from researchers in the last two decades, due to the challenges of realism and performance placed by the film and game industries, as well as by the applications of virtual reality and e-commerce. Consequently, there have been overwhelming achievements in this area, and several approaches have been proposed for modeling and simulating the dynamic behavior of cloth. Modeling cloth as a mass-spring system has been widely used, because of its simplicity and since it leads to more efficient numerical solutions to the governing differential equations. These numerical integration methods are divided into two main categories: explicit integration methods and implicit integration methods. A deeper understanding about their use in cloth simulations is still in order. Thus, the objective of this work is to analyze the integration methods most commonly used in the literature of cloth simulation, based on particle systems, to understand the advantages and disadvantages of their use. A comparative study of those methods is done, considering the criteria of animation realism, computational effort and numerical stability. |
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