Nomadismo sensÃvel: estÃtica do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black lake

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Pio Monteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20375
Resumo: Esta pesquisa investiga como o videoclipe se estabelece como um gÃnero audiovisual hÃbrido que transita nos diversos dispositivos de exibiÃÃo e fruiÃÃo da imagem, sob o espectro das teorias modernas sobre arte e imagem e dos estudos do videoclipe dentro do seu contexto midÃtico - o universo de discursos e imagens que determinam seu posicionamento histÃrico na produÃÃo cultural. Para tal, colocamos em diÃlogo dois videoclipes da cantora BjÃrk â Black Lakeâ e â Stonemilkerâ . A partir disso, mapearemos quais elementos constit uem a imagem midiÃtica de BjÃrk e que implicaÃÃes esta tem na constituiÃÃo estÃtica das obras estudadas e no trÃnsito do gÃnero entre televisÃo, ciberespaÃo e o espaÃo museolÃgico. Tais reflexÃes se articulam com os estudos sobre territÃrios e nomadismo de Gilles Deleuze e Felix Guattari (2002); sobre histÃria da arte, da imagem e da cultura de Aby Warburg (2015) e sobre a sensorialidade dentro da imagem em movimento de Laura U. Marks (2000); alÃm das teorias sobre televisÃo e anÃlise midiÃtica dos videocli pes de Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) e Arlindo Machado (2000).
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