Nomadismo sensÃvel: estÃtica do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black lake
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20375 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga como o videoclipe se estabelece como um gÃnero audiovisual hÃbrido que transita nos diversos dispositivos de exibiÃÃo e fruiÃÃo da imagem, sob o espectro das teorias modernas sobre arte e imagem e dos estudos do videoclipe dentro do seu contexto midÃtico - o universo de discursos e imagens que determinam seu posicionamento histÃrico na produÃÃo cultural. Para tal, colocamos em diÃlogo dois videoclipes da cantora BjÃrk â Black Lakeâ e â Stonemilkerâ . A partir disso, mapearemos quais elementos constit uem a imagem midiÃtica de BjÃrk e que implicaÃÃes esta tem na constituiÃÃo estÃtica das obras estudadas e no trÃnsito do gÃnero entre televisÃo, ciberespaÃo e o espaÃo museolÃgico. Tais reflexÃes se articulam com os estudos sobre territÃrios e nomadismo de Gilles Deleuze e Felix Guattari (2002); sobre histÃria da arte, da imagem e da cultura de Aby Warburg (2015) e sobre a sensorialidade dentro da imagem em movimento de Laura U. Marks (2000); alÃm das teorias sobre televisÃo e anÃlise midiÃtica dos videocli pes de Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) e Arlindo Machado (2000). |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNomadismo sensÃvel: estÃtica do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black lake2017-09-00Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/188046550997294702973981301http://lattes.cnpq.br/8772071259356411Julio Pio MonteiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRVideoclipe EstÃtica BjÃrkMusic video Aesthetics BjÃrkCOMUNICACAOEsta pesquisa investiga como o videoclipe se estabelece como um gÃnero audiovisual hÃbrido que transita nos diversos dispositivos de exibiÃÃo e fruiÃÃo da imagem, sob o espectro das teorias modernas sobre arte e imagem e dos estudos do videoclipe dentro do seu contexto midÃtico - o universo de discursos e imagens que determinam seu posicionamento histÃrico na produÃÃo cultural. Para tal, colocamos em diÃlogo dois videoclipes da cantora BjÃrk â Black Lakeâ e â Stonemilkerâ . A partir disso, mapearemos quais elementos constit uem a imagem midiÃtica de BjÃrk e que implicaÃÃes esta tem na constituiÃÃo estÃtica das obras estudadas e no trÃnsito do gÃnero entre televisÃo, ciberespaÃo e o espaÃo museolÃgico. Tais reflexÃes se articulam com os estudos sobre territÃrios e nomadismo de Gilles Deleuze e Felix Guattari (2002); sobre histÃria da arte, da imagem e da cultura de Aby Warburg (2015) e sobre a sensorialidade dentro da imagem em movimento de Laura U. Marks (2000); alÃm das teorias sobre televisÃo e anÃlise midiÃtica dos videocli pes de Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) e Arlindo Machado (2000).This research investigates how the music video establishes itself as an hybrid audiovisual genre which moves between in a sort of imageâs exhibition and fruition devices, under the spectrum of modern theories about art and imagens and the videoclipe studies in their mediatic context â the universe of discourses and imagens that determine their historial place in the cultural production. For such proposition, we put in dialogue two music videos from the singer BjÃrk â Black Lakeâ and â Stonemilkerâ. From that, weâll map wich elements constitute the mediatic image of BjÃrk and what sort of implications it has in the aesthetic con stitution of the analised works, and the transit of the genre between television, cyberspace and museum spaces. That reflections articulate with the studies about territories and nomadism from Gilles Deleuze and Felix Guattari (2002); Warburg (2015) art, i magem and culture history studies and the moving image sensory in Laura U. Marks (2000); the television studies and mediatic analysis of the music videos proposed by Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) and Arlindo Machado (2000). nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20375application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com - |
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This research investigates how the music video establishes itself as an hybrid audiovisual genre which moves between in a sort of imageâs exhibition and fruition devices, under the spectrum of modern theories about art and imagens and the videoclipe studies in their mediatic context â the universe of discourses and imagens that determine their historial place in the cultural production. For such proposition, we put in dialogue two music videos from the singer BjÃrk â Black Lakeâ and â Stonemilkerâ. From that, weâll map wich elements constitute the mediatic image of BjÃrk and what sort of implications it has in the aesthetic con stitution of the analised works, and the transit of the genre between television, cyberspace and museum spaces. That reflections articulate with the studies about territories and nomadism from Gilles Deleuze and Felix Guattari (2002); Warburg (2015) art, i magem and culture history studies and the moving image sensory in Laura U. Marks (2000); the television studies and mediatic analysis of the music videos proposed by Thiago Soares (2009), Andrew Goodwin (1992) and Arlindo Machado (2000). |
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