Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MardÃnio e Silva Guedes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9915
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a produÃÃo de discursos sobre planejamento educacional, paternalismo e troca de favores, no Cearà de 1963 a 1982. Para tanto, analisamos programas educacionais, correspondÃncias pessoais e institucionais caracterizadas por solicitaÃÃes da esfera da educaÃÃo destinadas ao polÃtico VirgÃlio TÃvora durante a Ãpoca em que exerceu as funÃÃes de Governador, Deputado e Senador, no Estado do Ceara. As correspondÃncias mencionadas compreendem parte do fundo documental VirgÃlio TÃvora que compÃe o acervo do Arquivo PÃblico do Estado do CearÃ. No trabalho de investigaÃÃo das fontes documentais, abordamos as tensÃes sociais existentes entre aÃÃes de planejamento da educaÃÃo e correspondÃncias sobre o campo educacional, especificamente, as perpassadas pela polÃtica do favor, por discursos associados ao paternalismo, clientelismo, trabalho e qualificaÃÃo profissional. Os programas educacionais de governo referentes ao perÃodo ora focalizado, foram coletados do acervo da Biblioteca PÃblica Menezes Pimentel. Estes documentos estabeleceram diretrizes para o desenvolvimento do setor educacional local e sÃo elementos balizadores da construÃÃo da abordagem proposta por esta pesquisa; na perspectiva de problematizar os embates construÃdos nos domÃnios da gestÃo da educaÃÃo estadual e solicitaÃÃes educacionais destinadas a VirgÃlio TÃvora. A documentaÃÃo aludida permitiu inquirir sobre as estratÃgias discursivas produzidas sobre o campo educacional, entrecortadas pela lÃgica da eficiÃncia, tÃcnica e planejamento estatal, gestados no Cearà durante o corte temporal desta pesquisa. No universo teÃrico-metodolÃgico da investigaÃÃo desenvolvida, procuramos atentar para as construÃÃes e apropriaÃÃes produzidas pelos discursos contidos nas fontes documentais, sobre planejamento educacional, troca de favores, e paternalismo. Elementos constitutivos do cotidiano da educaÃÃo no Cearà que foram alvo de anÃlise do trabalho produzido.
id UFC_ad6bdef29c8c48f0389fcdda58f5fd2f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3993
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)Shortcuts in order: favors, paternalism and educational planning in Cearà (1963-1982)2010-11-23Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 Charliton Josà dos Santos Machado64574423404Francisco RÃgis Lopes Ramos37147757300http://lattes.cnpq.br/0673001612414612Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Rui Martinho Rodrigues0373336039756928513349http://lattes.cnpq.br/5045545504925353MardÃnio e Silva GuedesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPlanejamento Educacional Favor Paternalismo.Educational Planning Favor PatronageEDUCACAOEste trabalho objetiva discutir a produÃÃo de discursos sobre planejamento educacional, paternalismo e troca de favores, no Cearà de 1963 a 1982. Para tanto, analisamos programas educacionais, correspondÃncias pessoais e institucionais caracterizadas por solicitaÃÃes da esfera da educaÃÃo destinadas ao polÃtico VirgÃlio TÃvora durante a Ãpoca em que exerceu as funÃÃes de Governador, Deputado e Senador, no Estado do Ceara. As correspondÃncias mencionadas compreendem parte do fundo documental VirgÃlio TÃvora que compÃe o acervo do Arquivo PÃblico do Estado do CearÃ. No trabalho de investigaÃÃo das fontes documentais, abordamos as tensÃes sociais existentes entre aÃÃes de planejamento da educaÃÃo e correspondÃncias sobre o campo educacional, especificamente, as perpassadas pela polÃtica do favor, por discursos associados ao paternalismo, clientelismo, trabalho e qualificaÃÃo profissional. Os programas educacionais de governo referentes ao perÃodo ora focalizado, foram coletados do acervo da Biblioteca PÃblica Menezes Pimentel. Estes documentos estabeleceram diretrizes para o desenvolvimento do setor educacional local e sÃo elementos balizadores da construÃÃo da abordagem proposta por esta pesquisa; na perspectiva de problematizar os embates construÃdos nos domÃnios da gestÃo da educaÃÃo estadual e solicitaÃÃes educacionais destinadas a VirgÃlio TÃvora. A documentaÃÃo aludida permitiu inquirir sobre as estratÃgias discursivas produzidas sobre o campo educacional, entrecortadas pela lÃgica da eficiÃncia, tÃcnica e planejamento estatal, gestados no Cearà durante o corte temporal desta pesquisa. No universo teÃrico-metodolÃgico da investigaÃÃo desenvolvida, procuramos atentar para as construÃÃes e apropriaÃÃes produzidas pelos discursos contidos nas fontes documentais, sobre planejamento educacional, troca de favores, e paternalismo. Elementos constitutivos do cotidiano da educaÃÃo no Cearà que foram alvo de anÃlise do trabalho produzido. This work aims to discuss the production of discourses on educational planning, paternalism and exchange of favors, in Cearà from 1963 to 1982. To do so, we analyzed educational programs, personal and institutional correspondence characterized by requests in the sphere of education and addressed to the political man Virgilio TÃvora during the time he performed the functions of Governor, Deputy and Senator in the State of CearÃ. The correspondences mentioned comprise part of the documentary fund Virgilio TÃvora that put together the collection of the Public Archives of the State of CearÃ. In the investigation of the documentary sources we approached the social tensions between planning actions of education and mails about the educational field specifically the ones pervaded by politics of favor, discourses associated to paternalism, clientele, work and professional qualification. The government educational programs concerning to the period herein focused , were collected from Menezes Pimentel Public Library heap. These documents established guidelines for the development of the educational sector and are hallmarks elements in preparing the proposed approach by this research; aiming to question the clashes built in the structure of state educational management and educational requests addressed to Virgilio TÃvora. The documentation referred to allowed to inquire about the discursive strategies produced on the educational field intersected by the logic of efficiency, technique and state planning, managed in Cearà during the time of this research. In the theoretical methodological universe of the investigation developed, we gave much attention to the constructions and appropriations produced by the discourses found in the documental sources, on educational planning, exchange of favors and patronage. These were the constituent elements of educational every day life in Cearà which were the subject of analysis in this paper.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9915application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:00Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Shortcuts in order: favors, paternalism and educational planning in Cearà (1963-1982)
title Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
spellingShingle Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
MardÃnio e Silva Guedes
Planejamento Educacional
Favor
Paternalismo.
Educational Planning
Favor
Patronage
EDUCACAO
title_short Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
title_full Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
title_fullStr Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
title_full_unstemmed Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
title_sort Nos atalhos do pedir: favores, paternalismo e planejamento educacional no Cearà (1963-1982)
author MardÃnio e Silva Guedes
author_facet MardÃnio e Silva Guedes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 39344037353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Charliton Josà dos Santos Machado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 64574423404
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisco RÃgis Lopes Ramos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 37147757300
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0673001612414612
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Rui Martinho Rodrigues
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 03733360397
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 56928513349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5045545504925353
dc.contributor.author.fl_str_mv MardÃnio e Silva Guedes
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
Charliton Josà dos Santos Machado
Francisco RÃgis Lopes Ramos
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
Rui Martinho Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Educacional
Favor
Paternalismo.
topic Planejamento Educacional
Favor
Paternalismo.
Educational Planning
Favor
Patronage
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Planning
Favor
Patronage
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho objetiva discutir a produÃÃo de discursos sobre planejamento educacional, paternalismo e troca de favores, no Cearà de 1963 a 1982. Para tanto, analisamos programas educacionais, correspondÃncias pessoais e institucionais caracterizadas por solicitaÃÃes da esfera da educaÃÃo destinadas ao polÃtico VirgÃlio TÃvora durante a Ãpoca em que exerceu as funÃÃes de Governador, Deputado e Senador, no Estado do Ceara. As correspondÃncias mencionadas compreendem parte do fundo documental VirgÃlio TÃvora que compÃe o acervo do Arquivo PÃblico do Estado do CearÃ. No trabalho de investigaÃÃo das fontes documentais, abordamos as tensÃes sociais existentes entre aÃÃes de planejamento da educaÃÃo e correspondÃncias sobre o campo educacional, especificamente, as perpassadas pela polÃtica do favor, por discursos associados ao paternalismo, clientelismo, trabalho e qualificaÃÃo profissional. Os programas educacionais de governo referentes ao perÃodo ora focalizado, foram coletados do acervo da Biblioteca PÃblica Menezes Pimentel. Estes documentos estabeleceram diretrizes para o desenvolvimento do setor educacional local e sÃo elementos balizadores da construÃÃo da abordagem proposta por esta pesquisa; na perspectiva de problematizar os embates construÃdos nos domÃnios da gestÃo da educaÃÃo estadual e solicitaÃÃes educacionais destinadas a VirgÃlio TÃvora. A documentaÃÃo aludida permitiu inquirir sobre as estratÃgias discursivas produzidas sobre o campo educacional, entrecortadas pela lÃgica da eficiÃncia, tÃcnica e planejamento estatal, gestados no Cearà durante o corte temporal desta pesquisa. No universo teÃrico-metodolÃgico da investigaÃÃo desenvolvida, procuramos atentar para as construÃÃes e apropriaÃÃes produzidas pelos discursos contidos nas fontes documentais, sobre planejamento educacional, troca de favores, e paternalismo. Elementos constitutivos do cotidiano da educaÃÃo no Cearà que foram alvo de anÃlise do trabalho produzido.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work aims to discuss the production of discourses on educational planning, paternalism and exchange of favors, in Cearà from 1963 to 1982. To do so, we analyzed educational programs, personal and institutional correspondence characterized by requests in the sphere of education and addressed to the political man Virgilio TÃvora during the time he performed the functions of Governor, Deputy and Senator in the State of CearÃ. The correspondences mentioned comprise part of the documentary fund Virgilio TÃvora that put together the collection of the Public Archives of the State of CearÃ. In the investigation of the documentary sources we approached the social tensions between planning actions of education and mails about the educational field specifically the ones pervaded by politics of favor, discourses associated to paternalism, clientele, work and professional qualification. The government educational programs concerning to the period herein focused , were collected from Menezes Pimentel Public Library heap. These documents established guidelines for the development of the educational sector and are hallmarks elements in preparing the proposed approach by this research; aiming to question the clashes built in the structure of state educational management and educational requests addressed to Virgilio TÃvora. The documentation referred to allowed to inquire about the discursive strategies produced on the educational field intersected by the logic of efficiency, technique and state planning, managed in Cearà during the time of this research. In the theoretical methodological universe of the investigation developed, we gave much attention to the constructions and appropriations produced by the discourses found in the documental sources, on educational planning, exchange of favors and patronage. These were the constituent elements of educational every day life in Cearà which were the subject of analysis in this paper.
description Este trabalho objetiva discutir a produÃÃo de discursos sobre planejamento educacional, paternalismo e troca de favores, no Cearà de 1963 a 1982. Para tanto, analisamos programas educacionais, correspondÃncias pessoais e institucionais caracterizadas por solicitaÃÃes da esfera da educaÃÃo destinadas ao polÃtico VirgÃlio TÃvora durante a Ãpoca em que exerceu as funÃÃes de Governador, Deputado e Senador, no Estado do Ceara. As correspondÃncias mencionadas compreendem parte do fundo documental VirgÃlio TÃvora que compÃe o acervo do Arquivo PÃblico do Estado do CearÃ. No trabalho de investigaÃÃo das fontes documentais, abordamos as tensÃes sociais existentes entre aÃÃes de planejamento da educaÃÃo e correspondÃncias sobre o campo educacional, especificamente, as perpassadas pela polÃtica do favor, por discursos associados ao paternalismo, clientelismo, trabalho e qualificaÃÃo profissional. Os programas educacionais de governo referentes ao perÃodo ora focalizado, foram coletados do acervo da Biblioteca PÃblica Menezes Pimentel. Estes documentos estabeleceram diretrizes para o desenvolvimento do setor educacional local e sÃo elementos balizadores da construÃÃo da abordagem proposta por esta pesquisa; na perspectiva de problematizar os embates construÃdos nos domÃnios da gestÃo da educaÃÃo estadual e solicitaÃÃes educacionais destinadas a VirgÃlio TÃvora. A documentaÃÃo aludida permitiu inquirir sobre as estratÃgias discursivas produzidas sobre o campo educacional, entrecortadas pela lÃgica da eficiÃncia, tÃcnica e planejamento estatal, gestados no Cearà durante o corte temporal desta pesquisa. No universo teÃrico-metodolÃgico da investigaÃÃo desenvolvida, procuramos atentar para as construÃÃes e apropriaÃÃes produzidas pelos discursos contidos nas fontes documentais, sobre planejamento educacional, troca de favores, e paternalismo. Elementos constitutivos do cotidiano da educaÃÃo no Cearà que foram alvo de anÃlise do trabalho produzido.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9915
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173928550400