Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre Barbosa de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_afa10eede6697ce4cf9ce15217581d9e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11743
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciadaIta-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated school2016-10-21Isabelle Braz Peixoto da Silva14159007368http://lattes.cnpq.br/6638958694371670Jouberth Max MaranhÃo Piorsky Aires71461523400Carlos Kleber Saraiva de Sousa42550343387http://lattes.cnpq.br/790797589095301573773611315http://lattes.cnpq.br/5642720278712607Andre Barbosa de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRIdentidade Cultura Escola IndÃgena PitaguaryIdentity Culture Indigenous School PitaguarySOCIOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs educaÃÃo diferenciada na escola ItÃ-Ara, tÃtulo desta pesquisa, à um trabalho de investigaÃÃo antropolÃgico sobre o papel da educaÃÃo escolar indÃgena na constituiÃÃo do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construÃÃo da âculturaâ desta etnia gerando o sentimento de pertencimento atravÃs de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educaÃÃo, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino à realizado nas disciplinas ministradas pela escola, nÃo deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como nÃo curriculares, sÃo trabalhados atravÃs dessa instituiÃÃo de ensino. A metodologia utilizada foi a observaÃÃo direta do lÃcus pesquisado que pretendeu apreender as relaÃÃes sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indÃgena. Para uma melhor apreensÃo sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionÃrio e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretaÃÃes sobre a etnia Pitaguary. Os capÃtulos foram divididos de forma a apreender como a Escola ItÃ-Ara està formada dentro da educaÃÃo escolar e da educaÃÃo especÃfica. No primeiro capÃtulo, faz-se um breve contexto sobre os Ãndios do Nordeste do PaÃs, a construÃÃo da sua identidade e a educaÃÃo escolar indÃgena. No segundo capÃtulo, hà uma contextualizaÃÃo histÃrica da educaÃÃo escolar indÃgena no Brasil atà o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formaÃÃo da identidade indÃgena dos Pitaguary. No Ãltimo capÃtulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indÃgena. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ita-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated school
title Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
spellingShingle Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
Andre Barbosa de Oliveira
Identidade
Cultura
Escola IndÃgena
Pitaguary
Identity
Culture
Indigenous School
Pitaguary
SOCIOLOGIA
title_short Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
title_full Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
title_fullStr Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
title_full_unstemmed Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
title_sort Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
author Andre Barbosa de Oliveira
author_facet Andre Barbosa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabelle Braz Peixoto da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14159007368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6638958694371670
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jouberth Max MaranhÃo Piorsky Aires
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 71461523400
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Kleber Saraiva de Sousa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 42550343387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7907975890953015
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 73773611315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5642720278712607
dc.contributor.author.fl_str_mv Andre Barbosa de Oliveira
contributor_str_mv Isabelle Braz Peixoto da Silva
Jouberth Max MaranhÃo Piorsky Aires
Carlos Kleber Saraiva de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Cultura
Escola IndÃgena
Pitaguary
topic Identidade
Cultura
Escola IndÃgena
Pitaguary
Identity
Culture
Indigenous School
Pitaguary
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Identity
Culture
Indigenous School
Pitaguary
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs educaÃÃo diferenciada na escola ItÃ-Ara, tÃtulo desta pesquisa, à um trabalho de investigaÃÃo antropolÃgico sobre o papel da educaÃÃo escolar indÃgena na constituiÃÃo do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construÃÃo da âculturaâ desta etnia gerando o sentimento de pertencimento atravÃs de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educaÃÃo, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino à realizado nas disciplinas ministradas pela escola, nÃo deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como nÃo curriculares, sÃo trabalhados atravÃs dessa instituiÃÃo de ensino. A metodologia utilizada foi a observaÃÃo direta do lÃcus pesquisado que pretendeu apreender as relaÃÃes sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indÃgena. Para uma melhor apreensÃo sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionÃrio e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretaÃÃes sobre a etnia Pitaguary. Os capÃtulos foram divididos de forma a apreender como a Escola ItÃ-Ara està formada dentro da educaÃÃo escolar e da educaÃÃo especÃfica. No primeiro capÃtulo, faz-se um breve contexto sobre os Ãndios do Nordeste do PaÃs, a construÃÃo da sua identidade e a educaÃÃo escolar indÃgena. No segundo capÃtulo, hà uma contextualizaÃÃo histÃrica da educaÃÃo escolar indÃgena no Brasil atà o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formaÃÃo da identidade indÃgena dos Pitaguary. No Ãltimo capÃtulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indÃgena.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234445017088