Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_afa10eede6697ce4cf9ce15217581d9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11743 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciadaIta-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated school2016-10-21Isabelle Braz Peixoto da Silva14159007368http://lattes.cnpq.br/6638958694371670Jouberth Max MaranhÃo Piorsky Aires71461523400Carlos Kleber Saraiva de Sousa42550343387http://lattes.cnpq.br/790797589095301573773611315http://lattes.cnpq.br/5642720278712607Andre Barbosa de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRIdentidade Cultura Escola IndÃgena PitaguaryIdentity Culture Indigenous School PitaguarySOCIOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs educaÃÃo diferenciada na escola ItÃ-Ara, tÃtulo desta pesquisa, à um trabalho de investigaÃÃo antropolÃgico sobre o papel da educaÃÃo escolar indÃgena na constituiÃÃo do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construÃÃo da âculturaâ desta etnia gerando o sentimento de pertencimento atravÃs de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educaÃÃo, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino à realizado nas disciplinas ministradas pela escola, nÃo deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como nÃo curriculares, sÃo trabalhados atravÃs dessa instituiÃÃo de ensino. A metodologia utilizada foi a observaÃÃo direta do lÃcus pesquisado que pretendeu apreender as relaÃÃes sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indÃgena. Para uma melhor apreensÃo sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionÃrio e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretaÃÃes sobre a etnia Pitaguary. Os capÃtulos foram divididos de forma a apreender como a Escola ItÃ-Ara està formada dentro da educaÃÃo escolar e da educaÃÃo especÃfica. No primeiro capÃtulo, faz-se um breve contexto sobre os Ãndios do Nordeste do PaÃs, a construÃÃo da sua identidade e a educaÃÃo escolar indÃgena. No segundo capÃtulo, hà uma contextualizaÃÃo histÃrica da educaÃÃo escolar indÃgena no Brasil atà o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formaÃÃo da identidade indÃgena dos Pitaguary. No Ãltimo capÃtulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indÃgena. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ita-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated school |
title |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
spellingShingle |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada Andre Barbosa de Oliveira Identidade Cultura Escola IndÃgena Pitaguary Identity Culture Indigenous School Pitaguary SOCIOLOGIA |
title_short |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
title_full |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
title_fullStr |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
title_full_unstemmed |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
title_sort |
Escola ItÃ-Ara: a afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs da escola diferenciada |
author |
Andre Barbosa de Oliveira |
author_facet |
Andre Barbosa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isabelle Braz Peixoto da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
14159007368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6638958694371670 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jouberth Max MaranhÃo Piorsky Aires |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
71461523400 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carlos Kleber Saraiva de Sousa |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
42550343387 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7907975890953015 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
73773611315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5642720278712607 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andre Barbosa de Oliveira |
contributor_str_mv |
Isabelle Braz Peixoto da Silva Jouberth Max MaranhÃo Piorsky Aires Carlos Kleber Saraiva de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Cultura Escola IndÃgena Pitaguary |
topic |
Identidade Cultura Escola IndÃgena Pitaguary Identity Culture Indigenous School Pitaguary SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Identity Culture Indigenous School Pitaguary |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A afirmaÃÃo da identidade Pitaguary atravÃs educaÃÃo diferenciada na escola ItÃ-Ara, tÃtulo desta pesquisa, à um trabalho de investigaÃÃo antropolÃgico sobre o papel da educaÃÃo escolar indÃgena na constituiÃÃo do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construÃÃo da âculturaâ desta etnia gerando o sentimento de pertencimento atravÃs de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educaÃÃo, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino à realizado nas disciplinas ministradas pela escola, nÃo deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como nÃo curriculares, sÃo trabalhados atravÃs dessa instituiÃÃo de ensino. A metodologia utilizada foi a observaÃÃo direta do lÃcus pesquisado que pretendeu apreender as relaÃÃes sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indÃgena. Para uma melhor apreensÃo sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionÃrio e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretaÃÃes sobre a etnia Pitaguary. Os capÃtulos foram divididos de forma a apreender como a Escola ItÃ-Ara està formada dentro da educaÃÃo escolar e da educaÃÃo especÃfica. No primeiro capÃtulo, faz-se um breve contexto sobre os Ãndios do Nordeste do PaÃs, a construÃÃo da sua identidade e a educaÃÃo escolar indÃgena. No segundo capÃtulo, hà uma contextualizaÃÃo histÃrica da educaÃÃo escolar indÃgena no Brasil atà o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formaÃÃo da identidade indÃgena dos Pitaguary. No Ãltimo capÃtulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indÃgena. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295234445017088 |