A importÃncia econÃmica da pavimentaÃÃo da Br-020 para a microrregiÃo de SÃo Raimundo Nonato.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA importÃncia econÃmica da pavimentaÃÃo da Br-020 para a microrregiÃo de SÃo Raimundo Nonato.The importance ECONOMIC paving of the BR-020 to the microregion of Sao Raimundo Nonato. 2010-06-24FlÃvio Ataliba Flexa Daltro Barreto32198477300JoÃo MÃrio de FranÃa00000000085Emerson LuÃs Lemos Marinho0730341631500011155522VinÃcio Rondinelle Ferreira MagalhÃesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRCrescimento econÃmico PolÃtica Rodoviarista BR â 020 EstadoEconomic growth Roads Policy BR - 020 StateCIENCIAS SOCIAIS APLICADASnÃo hÃOs modelos de crescimento econÃmico apresentam como elemento fundamental de sua estrutura a realizaÃÃo de investimentos. Nesse contexto o setor pÃblico se mostra como um dos fomentadores dessa importante variÃvel. Na polÃtica econÃmica brasileira, os investimentos do Estado em infra-estrutura foram uma importante aÃÃo econÃmica que transformou o paÃs numa naÃÃo industrializada e com perspectivas de desenvolvimento econÃmico. Nesse contexto diversas polÃticas foram desenvolvidas para servir de logÃstica ao crescimento econÃmico, dentre elas a rodoviarista. O modelo de polÃtica rodoviarista foi adotado de maneira mais visÃvel a partir do final da dÃcada de 1950, onde atravÃs da indÃstria automotiva levou o Estado a ampliar a malha viÃria existente e efetuar a interligaÃÃo entre as regiÃes de modo mais sofisticado. Contudo, o resultado dessa polÃtica foi a discriminaÃÃo da regiÃo nordeste, jà que a malha viÃria acompanhou os nichos da polÃtica desenvolvimentista, nesse caso privilegiando o centro sul em detrimento da regiÃo Nordeste. A consequÃncia principal dessa situaÃÃo foi a pouca irrigaÃÃo rodoviÃria presente na regiÃo mais pobre do paÃs, paradoxalmente, a que mais demandada economicamente desse tipo de investimento, a exemplo do estado do PiauÃ. Partindo desse contexto tem-se como objetivo desse estudo verificar a importÃncia da pavimentaÃÃo de um sub-trecho de rodovia (BR-020) e sua relevÃncia econÃmica para a regiÃo. Como metodologia para esse estudo opta-se por uma revisÃo de literatura e documental. O resultado dessa pesquisa leva a concluir que a pavimentaÃÃo da BR-020 à uma forma do Estado resgatar a dinÃmica econÃmica das regiÃes mais pobres do paÃs, incentivando a economia local e integrando essas regiÃes historicamente esquecidas pelas polÃticas centrais.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5701application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com - |
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Os modelos de crescimento econÃmico apresentam como elemento fundamental de sua estrutura a realizaÃÃo de investimentos. Nesse contexto o setor pÃblico se mostra como um dos fomentadores dessa importante variÃvel. Na polÃtica econÃmica brasileira, os investimentos do Estado em infra-estrutura foram uma importante aÃÃo econÃmica que transformou o paÃs numa naÃÃo industrializada e com perspectivas de desenvolvimento econÃmico. Nesse contexto diversas polÃticas foram desenvolvidas para servir de logÃstica ao crescimento econÃmico, dentre elas a rodoviarista. O modelo de polÃtica rodoviarista foi adotado de maneira mais visÃvel a partir do final da dÃcada de 1950, onde atravÃs da indÃstria automotiva levou o Estado a ampliar a malha viÃria existente e efetuar a interligaÃÃo entre as regiÃes de modo mais sofisticado. Contudo, o resultado dessa polÃtica foi a discriminaÃÃo da regiÃo nordeste, jà que a malha viÃria acompanhou os nichos da polÃtica desenvolvimentista, nesse caso privilegiando o centro sul em detrimento da regiÃo Nordeste. A consequÃncia principal dessa situaÃÃo foi a pouca irrigaÃÃo rodoviÃria presente na regiÃo mais pobre do paÃs, paradoxalmente, a que mais demandada economicamente desse tipo de investimento, a exemplo do estado do PiauÃ. Partindo desse contexto tem-se como objetivo desse estudo verificar a importÃncia da pavimentaÃÃo de um sub-trecho de rodovia (BR-020) e sua relevÃncia econÃmica para a regiÃo. Como metodologia para esse estudo opta-se por uma revisÃo de literatura e documental. O resultado dessa pesquisa leva a concluir que a pavimentaÃÃo da BR-020 à uma forma do Estado resgatar a dinÃmica econÃmica das regiÃes mais pobres do paÃs, incentivando a economia local e integrando essas regiÃes historicamente esquecidas pelas polÃticas centrais. |
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