Um bÃ-a-bà de ordem e progresso: educaÃÃo social e instruÃÃo escolar no Cearà dos anos 1940
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm bÃ-a-bà de ordem e progresso: educaÃÃo social e instruÃÃo escolar no Cearà dos anos 19402017-12-00JoÃo Ernani Furtado Filho61480762334FÃtima Maria LeitÃo AraÃjo24646121387http://lattes.cnpq.br/066062115824889005907902345 http://lattes.cnpq.br/3953757579907516Manuelle AraÃjo da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBREducaÃÃo Social InstruÃÃo Escolar ImprensaSocial Education School Instruction PressHISTORIAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEm janeiro de 1944, o popular matutino diÃrio fortalezense Gazeta de NotÃcias publicou o primeiro nÃmero da coluna intitulada Ensino e EducaÃÃo, assinada por Coelho Sampaio. Com periodicidade irregular, mas sendo, via de regra, semanal, a referida seÃÃo perdurou atà janeiro de 1950. Essa coluna destaca-se por ser um espaÃo jornalÃstico fixo, destinado a refletir sobre motes educacionais no perÃodo, em moldes de ensinamentos ou sistematizaÃÃes de passos a serem seguidos, a fim de se alcanÃar o melhoramento da EducaÃÃo, avaliando como correlato a isso, o engrandecimento da NaÃÃo. Esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender, a partir de um estudo de caso da coluna Ensino e EducaÃÃo, assinada por Coelho Sampaio no jornal cearense Gazeta de NotÃcias, de 1944 a 1950, como se articulam discursos sobre uma instruÃÃo escolar e uma educaÃÃo social pautada por ideais moralizadores e disciplinadores, sob a Ãgide do progresso pÃtrio. Para tanto, investigaram-se problemÃticas educacionais latentes do perÃodo, tais como: o que poderia significar o ideal de moralizar os costumes, na condiÃÃo de tarefa educativa? O que sustentava a ambiÃÃo de higienizar leituras e meios de comunicaÃÃo? Como se idealizou a funÃÃo e a profissÃo docente no perÃodo? Quais as construÃÃes em torno da figura da infÃncia e do aluno? Quais os embasamentos dos ideais de educaÃÃo para o trabalho, em um contexto de industrializaÃÃo e urbanizaÃÃo? De que forma isso influenciou discursos voltados para uma educaÃÃo profissional, rural e de adultos? As fontes jornalÃsticas sÃo as principais nesse estudo, mas sÃo traÃados diÃlogos com outros tipos de documentos. SÃo eles: oficiais, produzidos pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e SaÃde e o Departamento de EducaÃÃo do CearÃ; fontes periÃdicas, como a Revista Brasileira de Estudos PedagÃgicos (RBEP), o Almanaque do Estado do Cearà e o Censo DemogrÃfico do CearÃ; literatura didÃtica; bem como fontes biogrÃficas e memorialÃsticas. No que concerne aos aspectos metodolÃgicos, utiliza-se o conceito de jogos de escala, delineado por Jacques Revel, de modo a investigar as relaÃÃes dos meandros sociais e educacionais, variando os Ãngulos de anÃlise entre abordagens "micro" e "macro". à guisa de conclusÃo, destaca-se que os conceitos de educaÃÃo e de educaÃÃo social mostram-se como mais centrais do que o de ensino e o de instruÃÃo escolar, por serem geradores de outros conceitos atrelados Ãs noÃÃes de moral, civismo e ordem, embora na presente pesquisa eles sejam pensados em relaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20280application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com - |
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