"TÃ na Ãgua de Beber": culto aos ancestrais na capoeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8222 |
Resumo: | A capoeira à uma luta-danÃa-jogo que faz parte do conjunto de tradiÃÃes oriundas das heranÃas dos negros raptados no continente africano e submetidos ao regime escravocrata no Brasil. Na capoeira, os ancestrais sÃo objeto de deferÃncia e admiraÃÃo ao longo do ritual da roda e na transmissÃo dos conhecimentos. A pesquisa visa compreender o culto aos ancestrais na capoeira praticada no Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (CECAB), uma associaÃÃo sem fins lucrativos que atua difundindo esta manifestaÃÃo cultural. Partindo de uma perspectiva etnogrÃfica, a observaÃÃo participante apresenta-se como principal procedimento metodolÃgico, priorizando uma anÃlise qualitativa. Para a realizaÃÃo do levantamento bibliogrÃfico, recorremos principalmente à literatura cientÃfica produzida em torno das temÃticas da capoeira, de memÃria coletiva, e dos conceitos de campo, habitus e classe em Pierre Bourdieu. Observamos a devoÃÃo aos ancestrais, no cotidiano do CECAB, ao longo da transmissÃo dos saberes, do ritual da roda, das narrativas e dos discursos do mestre, das relaÃÃes de poder e do tratamento da temÃtica da religiosidade. A memÃria destes personagens, dos acontecimentos e de lugares da histÃria da capoeira à projetada sobre as experiÃncias contemporÃneas, oferecendo suporte ao sentimento de pertenÃa ao grupo e à trajetÃria das culturas negras no Brasil. Os ancestrais sÃo apresentados enquanto autÃnticos representantes da relaÃÃo da capoeira com as demais culturas afro-brasileiras, relaÃÃo esta que, no dia-a-dia dos treinos, das rodas e dos eventos, os capoeiristas do CECAB afirmam o compromisso com a sua continuidade. Os mestres sÃo os guardiÃes das memÃrias dos ancestrais e principais responsÃveis pela preservaÃÃo da tradiÃÃo. Contudo, no culto aos ancestrais, a memÃria à moldada de forma a consolidar a ordem social e legitimar o poder dos seus atuais representantes, os mestres do presente. As representaÃÃes acerca do passado e dos seus personagens sofrem um processo de seleÃÃo a partir das relaÃÃes de poder, dos interesses e das preocupaÃÃes presentes nos universo da capoeira no momento em que sÃo articuladas e expressas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis"Tà na Ãgua de Beber": culto aos ancestrais na capoeira"Tà na Ãgua de Beber": ancestor worship in capoeira2012-06-28Isabelle Braz Peixoto da Silva14159007368http://lattes.cnpq.br/6638958694371670Alba Maria Pinho de Carvalho04393422368http://lattes.cnpq.br/5941867047206757Luiz Renato Vieira13405439898http://lattes.cnpq.br/2001134054398981Marcelo Tavares Natividade00837671779http://lattes.cnpq.br/182419025948924083188690363http://lattes.cnpq.br/4070372849082552Carlos Vinicius Frota de AlbuquerqueUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRMemÃria Culto aos ancestrais CapoeiraMemory Ancestor worship CapoeiraSOCIOLOGIAA capoeira à uma luta-danÃa-jogo que faz parte do conjunto de tradiÃÃes oriundas das heranÃas dos negros raptados no continente africano e submetidos ao regime escravocrata no Brasil. Na capoeira, os ancestrais sÃo objeto de deferÃncia e admiraÃÃo ao longo do ritual da roda e na transmissÃo dos conhecimentos. A pesquisa visa compreender o culto aos ancestrais na capoeira praticada no Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (CECAB), uma associaÃÃo sem fins lucrativos que atua difundindo esta manifestaÃÃo cultural. Partindo de uma perspectiva etnogrÃfica, a observaÃÃo participante apresenta-se como principal procedimento metodolÃgico, priorizando uma anÃlise qualitativa. Para a realizaÃÃo do levantamento bibliogrÃfico, recorremos principalmente à literatura cientÃfica produzida em torno das temÃticas da capoeira, de memÃria coletiva, e dos conceitos de campo, habitus e classe em Pierre Bourdieu. Observamos a devoÃÃo aos ancestrais, no cotidiano do CECAB, ao longo da transmissÃo dos saberes, do ritual da roda, das narrativas e dos discursos do mestre, das relaÃÃes de poder e do tratamento da temÃtica da religiosidade. A memÃria destes personagens, dos acontecimentos e de lugares da histÃria da capoeira à projetada sobre as experiÃncias contemporÃneas, oferecendo suporte ao sentimento de pertenÃa ao grupo e à trajetÃria das culturas negras no Brasil. Os ancestrais sÃo apresentados enquanto autÃnticos representantes da relaÃÃo da capoeira com as demais culturas afro-brasileiras, relaÃÃo esta que, no dia-a-dia dos treinos, das rodas e dos eventos, os capoeiristas do CECAB afirmam o compromisso com a sua continuidade. Os mestres sÃo os guardiÃes das memÃrias dos ancestrais e principais responsÃveis pela preservaÃÃo da tradiÃÃo. Contudo, no culto aos ancestrais, a memÃria à moldada de forma a consolidar a ordem social e legitimar o poder dos seus atuais representantes, os mestres do presente. As representaÃÃes acerca do passado e dos seus personagens sofrem um processo de seleÃÃo a partir das relaÃÃes de poder, dos interesses e das preocupaÃÃes presentes nos universo da capoeira no momento em que sÃo articuladas e expressas.Capoeira is a dance-fight-game that is part of the set of traditions coming from the heritage of blacks kidnapped in Africa and subject to the system of slavery in Brazil. In capoeira, the ancestors are the object of deference and admiration throughout the ritual of the wheel and the transmission of knowledge. The research aims to understand the ancestor worship practiced in the Centro Cultural Capoeira Ãgua de Beber (CECAB), a nonprofit association that operates by spreading this cultural manifestation. From an ethnographic perspective, participant observation presents itself as the main methodological approach, emphasizing a qualitative analysis. To perform a bibliographic review, we turn to the scientific literature produced mainly around the themes of capoeira, the collective memory, and concepts of field, habitus and class in Pierre Bourdieu. We observed the devotion to the ancestors, in the daily CECAB along the transmission of knowledge, the ritual of the wheel, narratives and discourses of the master, power relations and treatment of the theme of religion. The memory of these characters, places and events in the history of capoeira is designed on contemporary experiences, offering support to the feeling of belonging to the group and the trajectory of black culture in Brazil. The ancestors are presented as true representatives of the relationship of capoeira with other African-Brazilian culture, a relationship that, in day-to-day practice, the wheels and events, the capoeiristas of CECAB affirm your commitment to continuity. The masters are the guardians of the memories of ancestors and primarily responsible for the preservation of tradition. However, in the ancestor worship, the memory is shaped so as to consolidate the social order and legitimize the power of its current officers, the masters of this. The representations about the past and its characters undergo a process of selection from power relations, interests and concerns present in poultry in the universe when they are articulated and expressed.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8222application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:16Zmail@mail.com - |
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