ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natasha Marques Frota
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9236
Resumo: Os recursos computacionais no ensino de enfermagem sÃo uma realidade que tem se intensificado nos Ãltimos anos. A hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica (PVP), utilizada neste estudo, trata-se de uma tecnologia da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) construÃda para auxiliar os estudantes de enfermagem nesta temÃtica. Dessa forma, percebendo a importÃncia das ferramentas educacionais no ensino de enfermagem, realizou-se o presente estudo com os seguintes objetivos: construir uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica para auxiliar o ensino de enfermagem; validar com os especialistas os aspectos de conteÃdo e tÃcnicos da hipermÃdia educativa; e avaliar a apreensÃo do conhecimento dos acadÃmicos de enfermagem sobre punÃÃo venosa perifÃrica antes e apÃs utilizaÃÃo da hipermÃdia. Trata-se de uma pesquisa metodolÃgica, aplicada, de produÃÃo tecnolÃgica. Dentre as diferentes metodologias para o desenvolvimento da TIC em ambientes virtuais de aprendizagem, optou-se, neste estudo, pela metodologia de Galvis-Panqueva, devido a sua clareza e coesÃo com as finalidades e os objetivos da pesquisa. Assim, as cinco fases que compÃem esta pesquisa sÃo: anÃlise, desenho, desenvolvimento, avaliaÃÃo e administraÃÃo. Dentro destas etapas, o presente estudo contemplou a construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo da hipermÃdia. Na anÃlise foi delimitado os objetivos, conteÃdo, pÃblico-alvo, o ambiente de estudo e a infraestrutura tecnolÃgica. Na fase do desenho foi determinado o ambiente, a estrutura de navegaÃÃo e a interface da hipermÃdia. O desenvolvimento consiste na materializaÃÃo de todo o desenho elaborado na fase anterior, sendo escolhidos os programas, como o Flash e Shockwave, para realizar os efeitos interativos e a seleÃÃo da linguagem de programaÃÃo. Realizadas as trÃs fases de construÃÃo da hipermÃdia, a mesma foi disponibilizada na plataforma SOLAR e em seguida passou pelo processo de validaÃÃo e depois pela avaliaÃÃo com estudantes de enfermagem. No processo de validaÃÃo, foram convidados de acordo com critÃrios prÃ-estabelecidos, vinte e dois especialistas de enfermagem e vinte dois de informÃtica para avaliar a hipermÃdia. Os especialistas de enfermagem avaliaram os objetivos, o conteÃdo, a relevÃncia e o ambiente, jà os especialistas em informÃtica avaliaram funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia. ApÃs esta avaliaÃÃo os especialistas fizeram algumas sugestÃes com vistas a adequar o material educativo. Assim, depois de realizar as modificaÃÃes solicitadas a hipermÃdia tornou-se vÃlida. Em seguida, a mesma foi aplicada com 21 estudantes de enfermagem matriculados na disciplina de Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto II, no perÃodo de outubro de 2012, onde foi aplicado um prÃ-teste com dez questÃes objetivas referentes à PVP. Os estudantes realizaram o curso, por meio da hipermÃdia e apÃs o tÃrmino, responderam o pÃs-teste. Os achados encontrados nesta avaliaÃÃo revelaram resultados estatisticamente significantes, uma vez que apÃs o uso da hipermÃdia os alunos apresentaram maiores acertos e pontuaÃÃes no pÃs-teste sobre a temÃtica de PVP. Percebe-se que a utilizaÃÃo dessas tecnologias constitui uma ferramenta importante para a disseminaÃÃo de informaÃÃes sobre a temÃtica de punÃÃo venosa perifÃrica, alÃm de subsidiar o ensino de enfermagem com o uso da TIC dentro da academia, auxiliando o professor no aprendizado do aluno e fornecendo novas estratÃgias para complementar o ensino presencial.
id UFC_b4c7e5164d928a6e1d3f162ff4b0e366
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6285
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.Construction and validation of an educational hypermedia about peripheral catheterization.2012-12-14Joselany Afio Caetano44215924391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795635H0ZÃlia Maria de Sousa AraÃjo Santos 10462635368Priscila de Sousa Aquino9737292731562257005368Natasha Marques FrotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRInformation technology Hypermedia Nursing Peripheral catheterization Nursing students. ENFERMAGEMOs recursos computacionais no ensino de enfermagem sÃo uma realidade que tem se intensificado nos Ãltimos anos. A hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica (PVP), utilizada neste estudo, trata-se de uma tecnologia da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) construÃda para auxiliar os estudantes de enfermagem nesta temÃtica. Dessa forma, percebendo a importÃncia das ferramentas educacionais no ensino de enfermagem, realizou-se o presente estudo com os seguintes objetivos: construir uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica para auxiliar o ensino de enfermagem; validar com os especialistas os aspectos de conteÃdo e tÃcnicos da hipermÃdia educativa; e avaliar a apreensÃo do conhecimento dos acadÃmicos de enfermagem sobre punÃÃo venosa perifÃrica antes e apÃs utilizaÃÃo da hipermÃdia. Trata-se de uma pesquisa metodolÃgica, aplicada, de produÃÃo tecnolÃgica. Dentre as diferentes metodologias para o desenvolvimento da TIC em ambientes virtuais de aprendizagem, optou-se, neste estudo, pela metodologia de Galvis-Panqueva, devido a sua clareza e coesÃo com as finalidades e os objetivos da pesquisa. Assim, as cinco fases que compÃem esta pesquisa sÃo: anÃlise, desenho, desenvolvimento, avaliaÃÃo e administraÃÃo. Dentro destas etapas, o presente estudo contemplou a construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo da hipermÃdia. Na anÃlise foi delimitado os objetivos, conteÃdo, pÃblico-alvo, o ambiente de estudo e a infraestrutura tecnolÃgica. Na fase do desenho foi determinado o ambiente, a estrutura de navegaÃÃo e a interface da hipermÃdia. O desenvolvimento consiste na materializaÃÃo de todo o desenho elaborado na fase anterior, sendo escolhidos os programas, como o Flash e Shockwave, para realizar os efeitos interativos e a seleÃÃo da linguagem de programaÃÃo. Realizadas as trÃs fases de construÃÃo da hipermÃdia, a mesma foi disponibilizada na plataforma SOLAR e em seguida passou pelo processo de validaÃÃo e depois pela avaliaÃÃo com estudantes de enfermagem. No processo de validaÃÃo, foram convidados de acordo com critÃrios prÃ-estabelecidos, vinte e dois especialistas de enfermagem e vinte dois de informÃtica para avaliar a hipermÃdia. Os especialistas de enfermagem avaliaram os objetivos, o conteÃdo, a relevÃncia e o ambiente, jà os especialistas em informÃtica avaliaram funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia. ApÃs esta avaliaÃÃo os especialistas fizeram algumas sugestÃes com vistas a adequar o material educativo. Assim, depois de realizar as modificaÃÃes solicitadas a hipermÃdia tornou-se vÃlida. Em seguida, a mesma foi aplicada com 21 estudantes de enfermagem matriculados na disciplina de Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto II, no perÃodo de outubro de 2012, onde foi aplicado um prÃ-teste com dez questÃes objetivas referentes à PVP. Os estudantes realizaram o curso, por meio da hipermÃdia e apÃs o tÃrmino, responderam o pÃs-teste. Os achados encontrados nesta avaliaÃÃo revelaram resultados estatisticamente significantes, uma vez que apÃs o uso da hipermÃdia os alunos apresentaram maiores acertos e pontuaÃÃes no pÃs-teste sobre a temÃtica de PVP. Percebe-se que a utilizaÃÃo dessas tecnologias constitui uma ferramenta importante para a disseminaÃÃo de informaÃÃes sobre a temÃtica de punÃÃo venosa perifÃrica, alÃm de subsidiar o ensino de enfermagem com o uso da TIC dentro da academia, auxiliando o professor no aprendizado do aluno e fornecendo novas estratÃgias para complementar o ensino presencial.The computing resources in nursing education is a reality that has intensified in recent years. The educational hypermedia on venipuncture (PVP), used in this study, it is an information technology and communication (ICT) built to assist nursing students in this subject. Thus, realizing the importance of educational tools in nursing education, was held this study with the following objectives: build a hypermedia educational about venipuncture to aid the teaching of nursing experts validate the content and technical aspects hypermedia educational, and evaluate the acquisition of knowledge of nursing students about venipuncture before and after use of hypermedia. This is a methodological research, applied production technology. Among the different methodologies for the development of ICT in virtual learning environments, we decided in this study, the methodology Galvis-Panqueva due to its clarity and cohesion with the purposes and objectives of the research. Thus, the five phases of this research are: analysis, design, development, evaluation and administration. Within these steps, this study included the construction, evaluation and validation of hypermedia. The analysis was limited objectives, content, target audience, the study environment and technology infrastructure. In the design phase was evaluated environment, interface and navigation structure of the hypermedia. The development consists in the materialization of any drawing prepared in the previous phase, being chosen programs like Flash and Shockwave, to perform the interactive effects and the selection of the programming language. Conducted three phases of construction of hypermedia, was released on the same platform SOLAR and then went through the evaluation process, which was divided into two stages: expert validation and evaluation for nursing students. In the validation process, were invited according to predetermined criteria, twenty-two skilled nursing and twenty two computer to evaluate hypermedia. The experts have made some suggestions in order to adapt the educational material. So after making the changes requested hypermedia became valid. Then, an assessment was made with nursing students, where we applied a pretest with ten objective questions regarding PVP. The students took the course through the hypermedia and after completion, answered the post-test. The findings of this evaluation revealed statistically significant results, since after the use of hypermedia students had higher scores on the successes and post-test on the subject of PVP. It is noticed that the use of these technologies is an important tool for the dissemination of information on the subject of venipuncture, in addition to supporting nursing education with the use of ICT within the academy, assisting the teacher in student learning and providing new strategies to complement classroom teaching.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9236application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:19Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construction and validation of an educational hypermedia about peripheral catheterization.
title ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
spellingShingle ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
Natasha Marques Frota
Information technology
Hypermedia
Nursing
Peripheral catheterization
Nursing students.
ENFERMAGEM
title_short ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
title_full ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
title_fullStr ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
title_full_unstemmed ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
title_sort ConstruÃÃo e validaÃÃo de uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica.
author Natasha Marques Frota
author_facet Natasha Marques Frota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joselany Afio Caetano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215924391
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795635H0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ZÃlia Maria de Sousa AraÃjo Santos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 10462635368
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Priscila de Sousa Aquino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 97372927315
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62257005368
dc.contributor.author.fl_str_mv Natasha Marques Frota
contributor_str_mv Joselany Afio Caetano
ZÃlia Maria de Sousa AraÃjo Santos
Priscila de Sousa Aquino
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology
Hypermedia
Nursing
Peripheral catheterization
Nursing students.
topic Information technology
Hypermedia
Nursing
Peripheral catheterization
Nursing students.
ENFERMAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os recursos computacionais no ensino de enfermagem sÃo uma realidade que tem se intensificado nos Ãltimos anos. A hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica (PVP), utilizada neste estudo, trata-se de uma tecnologia da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) construÃda para auxiliar os estudantes de enfermagem nesta temÃtica. Dessa forma, percebendo a importÃncia das ferramentas educacionais no ensino de enfermagem, realizou-se o presente estudo com os seguintes objetivos: construir uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica para auxiliar o ensino de enfermagem; validar com os especialistas os aspectos de conteÃdo e tÃcnicos da hipermÃdia educativa; e avaliar a apreensÃo do conhecimento dos acadÃmicos de enfermagem sobre punÃÃo venosa perifÃrica antes e apÃs utilizaÃÃo da hipermÃdia. Trata-se de uma pesquisa metodolÃgica, aplicada, de produÃÃo tecnolÃgica. Dentre as diferentes metodologias para o desenvolvimento da TIC em ambientes virtuais de aprendizagem, optou-se, neste estudo, pela metodologia de Galvis-Panqueva, devido a sua clareza e coesÃo com as finalidades e os objetivos da pesquisa. Assim, as cinco fases que compÃem esta pesquisa sÃo: anÃlise, desenho, desenvolvimento, avaliaÃÃo e administraÃÃo. Dentro destas etapas, o presente estudo contemplou a construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo da hipermÃdia. Na anÃlise foi delimitado os objetivos, conteÃdo, pÃblico-alvo, o ambiente de estudo e a infraestrutura tecnolÃgica. Na fase do desenho foi determinado o ambiente, a estrutura de navegaÃÃo e a interface da hipermÃdia. O desenvolvimento consiste na materializaÃÃo de todo o desenho elaborado na fase anterior, sendo escolhidos os programas, como o Flash e Shockwave, para realizar os efeitos interativos e a seleÃÃo da linguagem de programaÃÃo. Realizadas as trÃs fases de construÃÃo da hipermÃdia, a mesma foi disponibilizada na plataforma SOLAR e em seguida passou pelo processo de validaÃÃo e depois pela avaliaÃÃo com estudantes de enfermagem. No processo de validaÃÃo, foram convidados de acordo com critÃrios prÃ-estabelecidos, vinte e dois especialistas de enfermagem e vinte dois de informÃtica para avaliar a hipermÃdia. Os especialistas de enfermagem avaliaram os objetivos, o conteÃdo, a relevÃncia e o ambiente, jà os especialistas em informÃtica avaliaram funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia. ApÃs esta avaliaÃÃo os especialistas fizeram algumas sugestÃes com vistas a adequar o material educativo. Assim, depois de realizar as modificaÃÃes solicitadas a hipermÃdia tornou-se vÃlida. Em seguida, a mesma foi aplicada com 21 estudantes de enfermagem matriculados na disciplina de Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto II, no perÃodo de outubro de 2012, onde foi aplicado um prÃ-teste com dez questÃes objetivas referentes à PVP. Os estudantes realizaram o curso, por meio da hipermÃdia e apÃs o tÃrmino, responderam o pÃs-teste. Os achados encontrados nesta avaliaÃÃo revelaram resultados estatisticamente significantes, uma vez que apÃs o uso da hipermÃdia os alunos apresentaram maiores acertos e pontuaÃÃes no pÃs-teste sobre a temÃtica de PVP. Percebe-se que a utilizaÃÃo dessas tecnologias constitui uma ferramenta importante para a disseminaÃÃo de informaÃÃes sobre a temÃtica de punÃÃo venosa perifÃrica, alÃm de subsidiar o ensino de enfermagem com o uso da TIC dentro da academia, auxiliando o professor no aprendizado do aluno e fornecendo novas estratÃgias para complementar o ensino presencial.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The computing resources in nursing education is a reality that has intensified in recent years. The educational hypermedia on venipuncture (PVP), used in this study, it is an information technology and communication (ICT) built to assist nursing students in this subject. Thus, realizing the importance of educational tools in nursing education, was held this study with the following objectives: build a hypermedia educational about venipuncture to aid the teaching of nursing experts validate the content and technical aspects hypermedia educational, and evaluate the acquisition of knowledge of nursing students about venipuncture before and after use of hypermedia. This is a methodological research, applied production technology. Among the different methodologies for the development of ICT in virtual learning environments, we decided in this study, the methodology Galvis-Panqueva due to its clarity and cohesion with the purposes and objectives of the research. Thus, the five phases of this research are: analysis, design, development, evaluation and administration. Within these steps, this study included the construction, evaluation and validation of hypermedia. The analysis was limited objectives, content, target audience, the study environment and technology infrastructure. In the design phase was evaluated environment, interface and navigation structure of the hypermedia. The development consists in the materialization of any drawing prepared in the previous phase, being chosen programs like Flash and Shockwave, to perform the interactive effects and the selection of the programming language. Conducted three phases of construction of hypermedia, was released on the same platform SOLAR and then went through the evaluation process, which was divided into two stages: expert validation and evaluation for nursing students. In the validation process, were invited according to predetermined criteria, twenty-two skilled nursing and twenty two computer to evaluate hypermedia. The experts have made some suggestions in order to adapt the educational material. So after making the changes requested hypermedia became valid. Then, an assessment was made with nursing students, where we applied a pretest with ten objective questions regarding PVP. The students took the course through the hypermedia and after completion, answered the post-test. The findings of this evaluation revealed statistically significant results, since after the use of hypermedia students had higher scores on the successes and post-test on the subject of PVP. It is noticed that the use of these technologies is an important tool for the dissemination of information on the subject of venipuncture, in addition to supporting nursing education with the use of ICT within the academy, assisting the teacher in student learning and providing new strategies to complement classroom teaching.
description Os recursos computacionais no ensino de enfermagem sÃo uma realidade que tem se intensificado nos Ãltimos anos. A hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica (PVP), utilizada neste estudo, trata-se de uma tecnologia da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) construÃda para auxiliar os estudantes de enfermagem nesta temÃtica. Dessa forma, percebendo a importÃncia das ferramentas educacionais no ensino de enfermagem, realizou-se o presente estudo com os seguintes objetivos: construir uma hipermÃdia educativa sobre punÃÃo venosa perifÃrica para auxiliar o ensino de enfermagem; validar com os especialistas os aspectos de conteÃdo e tÃcnicos da hipermÃdia educativa; e avaliar a apreensÃo do conhecimento dos acadÃmicos de enfermagem sobre punÃÃo venosa perifÃrica antes e apÃs utilizaÃÃo da hipermÃdia. Trata-se de uma pesquisa metodolÃgica, aplicada, de produÃÃo tecnolÃgica. Dentre as diferentes metodologias para o desenvolvimento da TIC em ambientes virtuais de aprendizagem, optou-se, neste estudo, pela metodologia de Galvis-Panqueva, devido a sua clareza e coesÃo com as finalidades e os objetivos da pesquisa. Assim, as cinco fases que compÃem esta pesquisa sÃo: anÃlise, desenho, desenvolvimento, avaliaÃÃo e administraÃÃo. Dentro destas etapas, o presente estudo contemplou a construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo da hipermÃdia. Na anÃlise foi delimitado os objetivos, conteÃdo, pÃblico-alvo, o ambiente de estudo e a infraestrutura tecnolÃgica. Na fase do desenho foi determinado o ambiente, a estrutura de navegaÃÃo e a interface da hipermÃdia. O desenvolvimento consiste na materializaÃÃo de todo o desenho elaborado na fase anterior, sendo escolhidos os programas, como o Flash e Shockwave, para realizar os efeitos interativos e a seleÃÃo da linguagem de programaÃÃo. Realizadas as trÃs fases de construÃÃo da hipermÃdia, a mesma foi disponibilizada na plataforma SOLAR e em seguida passou pelo processo de validaÃÃo e depois pela avaliaÃÃo com estudantes de enfermagem. No processo de validaÃÃo, foram convidados de acordo com critÃrios prÃ-estabelecidos, vinte e dois especialistas de enfermagem e vinte dois de informÃtica para avaliar a hipermÃdia. Os especialistas de enfermagem avaliaram os objetivos, o conteÃdo, a relevÃncia e o ambiente, jà os especialistas em informÃtica avaliaram funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia. ApÃs esta avaliaÃÃo os especialistas fizeram algumas sugestÃes com vistas a adequar o material educativo. Assim, depois de realizar as modificaÃÃes solicitadas a hipermÃdia tornou-se vÃlida. Em seguida, a mesma foi aplicada com 21 estudantes de enfermagem matriculados na disciplina de Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto II, no perÃodo de outubro de 2012, onde foi aplicado um prÃ-teste com dez questÃes objetivas referentes à PVP. Os estudantes realizaram o curso, por meio da hipermÃdia e apÃs o tÃrmino, responderam o pÃs-teste. Os achados encontrados nesta avaliaÃÃo revelaram resultados estatisticamente significantes, uma vez que apÃs o uso da hipermÃdia os alunos apresentaram maiores acertos e pontuaÃÃes no pÃs-teste sobre a temÃtica de PVP. Percebe-se que a utilizaÃÃo dessas tecnologias constitui uma ferramenta importante para a disseminaÃÃo de informaÃÃes sobre a temÃtica de punÃÃo venosa perifÃrica, alÃm de subsidiar o ensino de enfermagem com o uso da TIC dentro da academia, auxiliando o professor no aprendizado do aluno e fornecendo novas estratÃgias para complementar o ensino presencial.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9236
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295169797160960