Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo Freitas AragÃo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2104
Resumo: A imagem turÃstica tem significativo papel na divulgaÃÃo de destinaÃÃes e sua elaboraÃÃo à utilizada como importante instrumento de propaganda polÃtica cearense. Para a propagaÃÃo dessas imagens, sÃo utilizados os mais diferentes suportes de comunicaÃÃo: folders, brochuras, vÃdeos, revistas nacionais e internacionais, entre outros. As imagens e a publicidade que acompanham essa perspectiva sÃo representativas da invenÃÃo de cidades como destinos turÃsticos, traduzidos em nova utilizaÃÃo desses lugares e da natureza, transformados em mercadorias para fins de seduÃÃo turÃstica. Nesse contexto, o presente trabalho trata da utilizaÃÃo de suportes promocionais institucionais como divulgadores da propaganda polÃtica estadual, alcanÃando difusÃo tanto nacional quanto internacional. à objetivo deste trabalho analisar a elaboraÃÃo da imagem turÃstica cearense, procurando identificar o aparato polÃtico-ideolÃgico governamental local que vem usufruindo dessa imagem. Dessa forma, a anÃlise baseia-se em literatura geral e especÃfica, nos relatÃrios de pesquisa da Secretaria de Turismo do Cearà (SETUR) e, principalmente, nas peÃas promocionais institucionais produzidas por este ÃrgÃo. Por conseguinte, o presente trabalho constata que as imagens do CearÃ, veiculadas, nÃo destacam apenas as belezas naturais, mas tambÃm as realizaÃÃes (obras pÃblicas, infra-estrutura, etc.), os Ãxitos e conquistas dos governantes locais, a partir do âGoverno das MudanÃasâ, sendo por isto transformada em propaganda polÃtica para eles.
id UFC_b57abcdb5c060fcfe635d07d554b8ba4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1921
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOf the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃDas prÃticas marÃtimas à elaboraÃÃo da imagem turÃsticade Fortaleza/CearÃ2005-09-09EustÃgio Wanderley Correia Dantas21856915387http://lattes.cnpq.br/692191560699554301356821005http://lattes.cnpq.br/3432403549965018Raimundo Freitas AragÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Desenvolvimento e Meio AmbienteUFCBRimagem propaganda publicidade maritimidade litoralizaÃÃoimage advertising publicity sea coastlineTURISMOA imagem turÃstica tem significativo papel na divulgaÃÃo de destinaÃÃes e sua elaboraÃÃo à utilizada como importante instrumento de propaganda polÃtica cearense. Para a propagaÃÃo dessas imagens, sÃo utilizados os mais diferentes suportes de comunicaÃÃo: folders, brochuras, vÃdeos, revistas nacionais e internacionais, entre outros. As imagens e a publicidade que acompanham essa perspectiva sÃo representativas da invenÃÃo de cidades como destinos turÃsticos, traduzidos em nova utilizaÃÃo desses lugares e da natureza, transformados em mercadorias para fins de seduÃÃo turÃstica. Nesse contexto, o presente trabalho trata da utilizaÃÃo de suportes promocionais institucionais como divulgadores da propaganda polÃtica estadual, alcanÃando difusÃo tanto nacional quanto internacional. à objetivo deste trabalho analisar a elaboraÃÃo da imagem turÃstica cearense, procurando identificar o aparato polÃtico-ideolÃgico governamental local que vem usufruindo dessa imagem. Dessa forma, a anÃlise baseia-se em literatura geral e especÃfica, nos relatÃrios de pesquisa da Secretaria de Turismo do Cearà (SETUR) e, principalmente, nas peÃas promocionais institucionais produzidas por este ÃrgÃo. Por conseguinte, o presente trabalho constata que as imagens do CearÃ, veiculadas, nÃo destacam apenas as belezas naturais, mas tambÃm as realizaÃÃes (obras pÃblicas, infra-estrutura, etc.), os Ãxitos e conquistas dos governantes locais, a partir do âGoverno das MudanÃasâ, sendo por isto transformada em propaganda polÃtica para eles.The tourist image has a significant paper in the popularization of destinations and his/her elaboration has been used as important instrument of from Cearà political propaganda. For the propagation of those images the most different communication means are used: folders, brochures, videos, national and international magazines, among others. In that context, the present work treats of the use of supports institutional promotings as divulgers of the state political propaganda reaching diffusion so much national as international. In that way, the analysis bases on general and specific literature, in the reports of research of the General office of Tourism of Cearà (SETUR) and mainly in the materials institutional promotings produced by this organ. Consequently, the pres ent work verifies that the images that are transmitted of Cearà don't just detach the natural beauties of the State, but also the accomplishments (public works, infrastructure, etc.), the successes and the local rulers' conquests, starting from the "governo das mudanÃas" (government of the changes), being for this transformed in political propaganda for the same ones. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2104application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:10Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Das prÃticas marÃtimas à elaboraÃÃo da imagem turÃsticade Fortaleza/CearÃ
title Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
spellingShingle Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
Raimundo Freitas AragÃo
imagem
propaganda
publicidade
maritimidade
litoralizaÃÃo
image
advertising
publicity
sea
coastline
TURISMO
title_short Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
title_full Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
title_fullStr Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
title_full_unstemmed Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
title_sort Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/CearÃ
author Raimundo Freitas AragÃo
author_facet Raimundo Freitas AragÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EustÃgio Wanderley Correia Dantas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21856915387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6921915606995543
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01356821005
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3432403549965018
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo Freitas AragÃo
contributor_str_mv EustÃgio Wanderley Correia Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv imagem
propaganda
publicidade
maritimidade
litoralizaÃÃo
topic imagem
propaganda
publicidade
maritimidade
litoralizaÃÃo
image
advertising
publicity
sea
coastline
TURISMO
dc.subject.eng.fl_str_mv image
advertising
publicity
sea
coastline
dc.subject.cnpq.fl_str_mv TURISMO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A imagem turÃstica tem significativo papel na divulgaÃÃo de destinaÃÃes e sua elaboraÃÃo à utilizada como importante instrumento de propaganda polÃtica cearense. Para a propagaÃÃo dessas imagens, sÃo utilizados os mais diferentes suportes de comunicaÃÃo: folders, brochuras, vÃdeos, revistas nacionais e internacionais, entre outros. As imagens e a publicidade que acompanham essa perspectiva sÃo representativas da invenÃÃo de cidades como destinos turÃsticos, traduzidos em nova utilizaÃÃo desses lugares e da natureza, transformados em mercadorias para fins de seduÃÃo turÃstica. Nesse contexto, o presente trabalho trata da utilizaÃÃo de suportes promocionais institucionais como divulgadores da propaganda polÃtica estadual, alcanÃando difusÃo tanto nacional quanto internacional. à objetivo deste trabalho analisar a elaboraÃÃo da imagem turÃstica cearense, procurando identificar o aparato polÃtico-ideolÃgico governamental local que vem usufruindo dessa imagem. Dessa forma, a anÃlise baseia-se em literatura geral e especÃfica, nos relatÃrios de pesquisa da Secretaria de Turismo do Cearà (SETUR) e, principalmente, nas peÃas promocionais institucionais produzidas por este ÃrgÃo. Por conseguinte, o presente trabalho constata que as imagens do CearÃ, veiculadas, nÃo destacam apenas as belezas naturais, mas tambÃm as realizaÃÃes (obras pÃblicas, infra-estrutura, etc.), os Ãxitos e conquistas dos governantes locais, a partir do âGoverno das MudanÃasâ, sendo por isto transformada em propaganda polÃtica para eles.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The tourist image has a significant paper in the popularization of destinations and his/her elaboration has been used as important instrument of from Cearà political propaganda. For the propagation of those images the most different communication means are used: folders, brochures, videos, national and international magazines, among others. In that context, the present work treats of the use of supports institutional promotings as divulgers of the state political propaganda reaching diffusion so much national as international. In that way, the analysis bases on general and specific literature, in the reports of research of the General office of Tourism of Cearà (SETUR) and mainly in the materials institutional promotings produced by this organ. Consequently, the pres ent work verifies that the images that are transmitted of Cearà don't just detach the natural beauties of the State, but also the accomplishments (public works, infrastructure, etc.), the successes and the local rulers' conquests, starting from the "governo das mudanÃas" (government of the changes), being for this transformed in political propaganda for the same ones.
description A imagem turÃstica tem significativo papel na divulgaÃÃo de destinaÃÃes e sua elaboraÃÃo à utilizada como importante instrumento de propaganda polÃtica cearense. Para a propagaÃÃo dessas imagens, sÃo utilizados os mais diferentes suportes de comunicaÃÃo: folders, brochuras, vÃdeos, revistas nacionais e internacionais, entre outros. As imagens e a publicidade que acompanham essa perspectiva sÃo representativas da invenÃÃo de cidades como destinos turÃsticos, traduzidos em nova utilizaÃÃo desses lugares e da natureza, transformados em mercadorias para fins de seduÃÃo turÃstica. Nesse contexto, o presente trabalho trata da utilizaÃÃo de suportes promocionais institucionais como divulgadores da propaganda polÃtica estadual, alcanÃando difusÃo tanto nacional quanto internacional. à objetivo deste trabalho analisar a elaboraÃÃo da imagem turÃstica cearense, procurando identificar o aparato polÃtico-ideolÃgico governamental local que vem usufruindo dessa imagem. Dessa forma, a anÃlise baseia-se em literatura geral e especÃfica, nos relatÃrios de pesquisa da Secretaria de Turismo do Cearà (SETUR) e, principalmente, nas peÃas promocionais institucionais produzidas por este ÃrgÃo. Por conseguinte, o presente trabalho constata que as imagens do CearÃ, veiculadas, nÃo destacam apenas as belezas naturais, mas tambÃm as realizaÃÃes (obras pÃblicas, infra-estrutura, etc.), os Ãxitos e conquistas dos governantes locais, a partir do âGoverno das MudanÃasâ, sendo por isto transformada em propaganda polÃtica para eles.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2104
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Desenvolvimento e Meio Ambiente
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122899599360